Qual bicicleta escolher? <900€

Joseelias

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Acho que a RR900 não dá hipótese às outras. Só a suspensão que tem montada custa mais 150€ que qualquer uma das que vêm montadas nas outras e com um funcionamento muito superior. E se falarmos das rodas estamos a comparar Mavic Crossride com rodas que me parecem ser genéricas nas outras com cubos Shimano sem gama. Só aqui estará mais uma diferença de 100€ ou mais. E nem estou a falar do grupo 1x11.

Para além que pesa menos 1kg que a única que anuncia o peso que é a Merida, mas as outras não andarão longe dos +13kg.

E ainda consegue ser uma bicicleta 100€ mais barata que a BH e Merida. Terias que gastar muitas centenas de € para equiparar as outras bikes em termos de componentes com a RR, e mesmo assim nenhuma delas terá um quadro de espessura variável dupla como a RR porque senão anunciaria logo nas páginas das bicicletas. A menos que tenhas preferência por alguma das marcas ou pela estética de alguma das outras, em termos técnicos e de componentes a RR está noutro campeonato.
 

ChargerGTi

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Obrigado pela resposta. Sobre preferências, assumo que gosto muito do quadro da Olympia. Mas uma pessoa tem de olhar para o pacote todo, já que não pretendo andar a trocar tudo o que é peça.

É comprar e andar.

Será que se vende só o quadro? É que a Olympia Bill nem está no catálogo deles actual
 
Sem dúvida que a Rockrider está muito bem equipada para a gama de preços. O quadro, parece-me que é o mesmo material nas 4. alumínio 6061. Quanto aos componentes claramente a rockrider é a melhor, suspensão( principalmente a suspensão) e transmissão muito boas. Quanto às rodas....é um misto de sentimentos....ou seja, são "mavic" mas já não são o que eram, neste momento as crossride não são a melhor escolha, mas continuam a ser melhor que as outras alternativas!

Se comprares só o quadro da Olympia, vais acabar por gastar muito mais do que 800€ ! Só em rodas e suspensão gastas mais do que 300-400 €
 
mack1, das duas, claramente a Radon, ainda mais com o desconto 100€ . Não é preciso pensar 2 vezes. Rodas, travões, pedaleiro e shifters são bem melhores na Radon, e que justificam a escolha!

Um pequeno reparo: tem noção de que a Radon é uma 27,5 e a Canyon uma 29?
 

Joseelias

Well-Known Member
Essa Radon já está mais próxima da RR900 em termos de componentes. A suspensão parece-me ser a mesma, a transmissão com XT e SLX é bastante boa e tem sistema 2x10 o que não a inferioriza em relação ao sistema 1x11 e pode até ser preferido por alguns pois é mais versátil, e o peso final não anda longe da RR900 o que indica que as rodas e/ou o quadro deverão ser de qualidade mais ou menos semelhante.

Já a Canyon é inferior em termos de componentes. A suspensão é semelhante à outras opções mencionadas acima e é básica, e a transmissão embora não seja má é mais fraca que a Radon se compararmos as gamas Shimano.

A Radon é sem dúvida uma boa rival para a RR900. A diferença está na compra em loja vs. compra online e serviço pós-venda com acesso a uma loja contra contacto à distância. Se a compra online não for obstáculo acho que tudo se resume à preferência pessoal.
 
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Hardskin

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Atenção que nem a Radon como a Canyon ficam ao preço apresentado. A caixa de transporte e os portes acrescem ao valor indicado.
A Radon tem "representante" físico em Portugal pelo qual pode ser feito a encomenda e resolver qualquer situação futura.
 
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Joseelias

Well-Known Member
Se considerarmos os componentes, facilidade no serviço pós-venda e até mesmo na rapidez da compra, a Radon não compensa os 100€ a mais.

O que a Radon tem é um equipamento mais ou menos equiparado à RR900 e portanto superior a todas as outras referidas aqui, e compete directamente com a Decathlon nesse aspecto. Pede é "apenas" mais 100€ e não as muitas centenas de euros a mais que as outras marcas cobrariam pelo mesmos componentes.

Os 100€ extra podem é compensar para algumas pessoas pela preferência da estética, pela marca ou por outra razão menos "racional" que não apenas a montagem.
 
Na minha opinião, sim justifica-se. Acho as rodas dt swiss melhores que as mavic, os travões deore também são melhores que os tektro, o pedaleiro da Radon é duplo, o que por si só é uma vantagem para quem está a iniciar( se for o caso).... de resto é uma questão de gosto! Se fosse eu a escolher, optava pelar Radon apenas por causa do quadro! Para mim o quadro tem sempre uma importância incomparável! Já reparas-te na "morfologia" de ambos os quadros, o "slopin" do mesmo....?
 

ChargerGTi

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Obrigado pessoal

Estive a ver, e com o envio a Randon chega quase aos 200€ de diferença. Se fosse só pelo quadro ia para a Olympia.

Não consigo gostar da Radon, lamento.
 

edununo

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Para quem está a iniciar, o pedaleiro simples até é uma vantagem. É muito mais simples. É só mudar na cassete. Nem imaginas o filme que é para muitos iniciantes ter que trocar de andamentos também à frente.
Por outro lado, a relação mais leve da Radon é 26/40. A da Rockrider é 30/42. A diferença não é muita. 26/40 é ligeiramente mais leve.
O travões da Radon não são bem Deore. Os M506 são um mix de manípulos 506 e calipers m447. Se fossem uns 596 ou 615 isso sim.

Quanto ao quadro, nestas gamas não se encontram grandes diferenças. Nada me diz que a Rockrider é inferior.
 

Joseelias

Well-Known Member
Penso que o quadro da RR900 é de facto superior ao da Radon. Estive a ver nos sites e em lado algum a Radon anuncia que o seu quadro tem tubos com espessura interna variável dupla. Por outro lado a Decathlon anuncia isso e usa-o como argumento de venda, como qualquer marca faz quando os usa. Basta ver a imagem que uso no meu avatar.

O facto de usar tubos com espessura variável é sinal de que não se estão a usar tubos comuns, mas sim de uma gama superior. Mesmo que sejam do mesmo material (alumínio 6061) não são a versão básica.
 
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ChargerGTi

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Estou a ver que a este nível de preços as rockrider são as melhores.

900 é muito superior à 560? Pena não haver a 580
 

Joseelias

Well-Known Member
Uma bicicleta de gama mais alta como a RR900 vai sem dúvida ajudar em alguns aspectos, desde o peso e em particular nas rodas, até à tecnologia usada na suspensão com a possibilidade de ajuste quase infinita das molas de ar e controlo do retorno ou ressalto após a compressão e mesmo suavidade e sensibilidade superior. Em alguns casos o peso reduzido pode permitir fazer mais uns quilómetros ou ajudar numa situação de maior esforço, e a suspensão superior vai aumentar o conforto, o controlo e em situações extremas até a segurança.

Mas como eu costumo dizer, se uma pessoa não se diverte com uma bicicleta de gama mais baixa, não vai ser uma de gama mais alta que nos vai divertir. Isto é, a RR900 não te vai fazer divertir mais e apreciar melhor o Btt. Dá-te é ferramentas que te podem facilitar a vida e uma base para evoluíres a bicicleta até níveis superiores se assim o quiseres fazer, ou ficar como está pois já é excelente. E nestas gamas de preços ainda estamos num campo em que até 50€ a mais podem significar uma boa evolução em relação à bicicleta de gama abaixo. Não é como nas bikes de 5.000€ em que o preço mais elevado já não compra funcionalidade mas quase só peso mais leve. Nestas gamas o preço mais alto compra peso inferior e tecnologia superior.

Se pagares o preço da RR900 não for muito custoso para ti e não tiveres que andar a mexer em dinheiros que podes precisar, acho que é sem dúvida uma excelente compra. Mas se é para gastar dinheiro que podes precisar e gastar esse valor for para ti uma pequena "loucura" acho que a RR560 vai fazer o mesmo serviço.

Só uma nota. Como a RR900 tem suspensão a ar é obrigatório comprares uma bomba de ar especifica para a suspensão (+-20€ na Decathlon). Embora o pipo da suspensão seja do tipo Schrader e compativel com as bombas de ar dos pneus, como a câmara de ar é pequena uma bombada de uma bomba para pneus pode dar cabo daquilo tudo pela quantidade de ar que injecta. Se conheceres alguém que tenha uma pede emprestado para o ajuste inicial, pois é algo que se usa com relativa pouca frequência já que a suspensão não permite a fuga de ar com muita facilidade. Podes depois comprar uma.
 
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