Qual a melhor hora para treinar ?

atx.team

New Member
tenho esta duvida ja ha algum tempo e como acho que é benéfico para todos optei por por aqui e não mandar uma mensagem privada ao sr Paulo Marinheiro !

para poder treinar aproveito deslocar-me para o local de trabalho de bicicleta que são 25 minutos de caminho

a duvida é a seguinte:

o que é melhor?

sair de casa as por volta das 6:30-7 dependendo do treino a fazer de modo a chegar ao local de trabalho as 9 da manhã e voltar a noite num ritmo moderado as 20:00 e chegar a casa as

ou


deslocar-me para o trabalho as 7:30 - 8 e ir treinar as 20:00 até as 22 ?

acho que isto é uma informação útil para todos pois todos temos trabalho família e tb cremos treinar e andar de bicicleta

( o que eu gostava mesmo era de andar de bicicleta e tb ter família e trabalho :mrgreen: :mrgreen:)

desde ja agradeço a colaboração de todos e em especial do sr Paulo Marinheiro que de certo me saberá esclarecer esta dúvida!

obrigado e bons treinos a todos!
 

MrOrbea

New Member
Re: Qual a melhor hora para treinar ????????????????????????????????

É preferivel acordares mais cedo e treinares de manhã e á noite tentares deitar-te o mais cedo possivel.

Mas certamente o Paulo saberá esclarecer-te muito melhor que eu.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Re: Qual a melhor hora para treinar ????????????????????????????????

Atx.team,

O ideal se fosses profissional era treinares 3/4 horas depois de acordares e que essa hora fosse à volta das 11 horas, pois entre as 10/11 está o nosso pico a nível de testoesterona (uma explicação simplista, que me foi dada em curso e procurei saber mais noutros lados mas básicamente é isto), e como nós deveriamos treinar na situação em que estivessemos mais fortes para que o treino seja o mais intenso (dentro do prescrito) possível. Depois farias outro treino, já depois de teres almoçado e feito uma sesta de 2 ou 3 horas, com 1 a 2 horas de recuperação ou algo pouco intenso. A partir daqui e não sendo obviamente pró, tudo são compromissos numa escala que vai piorando para quanto mais cedo ou mais tarde fizeres o treino.
Cedo, porque ainda mal acordaste o teu organismo, e concerteza não tens a digestão do pequeno almoço feita, logo muito do sangue que deveria estar ao dispôr dos musculos levando nutrientes e oxigenio está ao serviço do processo de digestão, o teu figado está sem glicogénio nenhum, pois esteve toda a noite ao serviço do "pensante", que só come glicogénio (o fino nem toca em reservas de gordura...) e levará umas horas a repôr, sendo estas as maiores, entre outras desvantagens.
Tarde, porque já levas um desgaste de 100Km da vida (trabalho, stress, etc...) e vais colocar mais carga em cima. Aí às 18/19 horas a coisa está no amarelo, às 20/21 no laranja, e a partir das 21.30h/22h no vermelho mesmo. E porquê? Porque saimos fora da fase do dia em que temos fisiológicamente predisposição para treinar, seja por produção de testoesterona, seja por mais factores fora da questão do dia de trabalho (mesmo que não tivesses feito nada, estarias pior às 9 da noite, que às 11 da manhã), e por cima e mais grave, se treinares duro às 9 da noite, o teu descanso nocturno fica totalmente comprometido por ficares num nível de excitação alto demais, e com ele a tua recuperação a todos os níveis e principalmente ao nível dos processos anabólicos (reconstrução de tecidos musculares danificados no treino num processo catabólico, que serão substituídos por melhores tecidos, por um processo de melhoramento necessário ao esforço, por isso os musculos de um atleta são maiores, mais definidos que do mesmo antes de treinar, e este processo envolve também e principalmente a nossa máquina, o coração que também é um musculo que precisa de descanso, para recuperar e tornar-se mais forte) que só se dão quase em exclusivo quando dormimos (por isso os prós fazem uma sesta, e tem que dormir mesmo, não adianta descansar à frente da TV), por isso se não dormes bem, não recuperas, se não recuperas e pegas num treino forte a seguir, queimas, se não pegas num forte, não progrides o que poderias. O segredo do sucesso desportivo está, mais do que nas cargas, na sua assimilação, e assimilar uma carga é nutrir bem e descansar melhor.
Por isso atx, amanhã despede-te e começa a acordar às 7h e treinar às 11h, dormir das 13.30h às 16.30h, e treinar macio das 17 às 18h, isto 6 vezes /semana, e encomenda a camisola já. Se de contrário, não te despedes... tens que treinar quando e como possas... que nem todos somos Absalons. Atenção que isto é um pouco falso, pois quase todos os prós internacionais trabalham, ainda que em part-time, pois de contrário agarravam da cabeça, virando bichos de dormir e treinar, 6 dias por semana quase sem falar com nimguém... trabalha o Florian Vogell, o Frishnett, o Nino Shurter, e muitos mais que por razões finaceiras não necessitariam concerteza. Tirar um curso, ainda que levando 3 ou 4 anos mais que os sedentários, trabalhar numa coisa gira, é sempre básico, pois senão o homem quando fosse a uma prova nem queria correr... queria conversar... muito!

bons treinos, e espero ter-te tirado a duvida,
paulo marinheiro
 

atx.team

New Member
obrigado sr paulo!

axo k com o decorrer do meu dia a dia e como não me posso despedir! vou optar por treinar de manhã pois assim aconteça o k acontecer durante o dia o treino ja ta feito e ninguem mo tira!

talvez eu cometa um erro mas quando vou andar cedo é muito raro o dia em k tomo o pequeno almoço levo é uma banana para comer dou-me melhor assim do k a tomar o pequeno almoço!
 

Dadupe

New Member
atx.team said:
obrigado sr paulo!

axo k com o decorrer do meu dia a dia e como não me posso despedir! vou optar por treinar de manhã pois assim aconteça o k acontecer durante o dia o treino ja ta feito e ninguem mo tira!

talvez eu cometa um erro mas quando vou andar cedo é muito raro o dia em k tomo o pequeno almoço levo é uma banana para comer dou-me melhor assim do k a tomar o pequeno almoço!

Eu não sou especialista na matéria (sou licenciado em Biologia e não em métodos de treinos), mas o que o Paulo disse tem razão. O cérebro durante a noite dá cabo das reservas de glicogénio do fígado. Não só isso, mas passaste pelo menos 8 horas de sono sem ingerir nada. O teu corpo precisa de alimento antes do exercício.

Dizem os antigos (como diz a minha sogra :mrgreen:) que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Isto porquê. Se tiveres um bom pequeno almoço, já com as quantidades ideais de hidratos de carbono, proteínas e lípidos (que consequentemente levam consigo minerais e vitaminas) terás tudo o que é necessário para começar o dia melhor e para que o treino te corra melhor.
Pelo contrário. Se não comeres bem, vais passar todo o dia em déficit. Logo irás tentar compensar a falta de determinados nutrientes em outras refeições. Com a pressa e com o stress do trabalho muitas pessoas acabam por não almoçar convenientemente e acabam por tornar o jantar na refeição mais rica em termos nutritivos. Precisamente quando o corpo já começa a produzir determinadas hormonas para diminuir a velocidade do metabolismo.
Nesta fase já é tarde demais para tentar compensar as falhas nutritivas do dia, porque o corpo já vai automáticamente transformar a maior parte dos hidratos e proteínas em reservas lipídicas, para que possamos enfrentar o outro dia a seguir.

Claro que as pessoas no outro dia voltam a fazer os mesmos erros.

Isto tudo para dizer que o ideal é acordares ainda mais cedo e tentares tomar uma refeição (nem que seja mínima, mas mais que uma banana (até porque a banana é de difícil digestão - tenta yogurt com cereais all brans - ricos em todas as vitaminas, fibra e sem açucar em demasia) que a digestão é fácil). Tenta fazer um pouco de digestão e como não se pode ter tudo, não faças um treino muito puxado, porque não ganhas nada com isso. Se não comeste o treino não vai ser assimilado, se comeste a digestão vai-te prejudicar o treino.

Quem trabalha é assim.

Outra sugestão é jogares no Euro milhões e esperar que te calhe, para que possas deixar o trabalho e te dedicares ao ciclismo e família... :mrgreen: :mrgreen:
 

atx.team

New Member
conclusão se um gajo não trabalha é calão de um gajo trabalha não passa de empenado! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

pois entao se calhar tenho de acordar as 6 comer e arrancar as 7 !
30 minutos de aquecimento e ja da para puxar um pouco

estará melhor assim?

vou ja telefonar a minha mulher! " compra-me allbrane" :rotfl: :rotfl:
 

Bruno Malheiro

New Member
Treina mas é de noite pela fresquinha,e assim vais me fazendo companhia :mrgreen:
Isso de acordar cedo para ir peladar não é comigo,já basta quando é para ir trabalhar :roll:

A noite é que é bom!!! :lol:

Morcegos
 

João Matos

New Member
Eu quando tenho aulas de tarde (como no 1º semestre) chegava a casa entre as 5 e as 6, e treinava das 6:30 até às 20:00 (todos os dias). Como este semestre tenho as tardes todas livres, treino por volta das 4 até às 6 (todos os dias também). Não gosto muito de treinar logo de manhã, acho que tenho menos rendimento, prefiro treinar ao fim do dia, ou mesmo à noite pela fresca.
 

Dr.Toxic

New Member
Boas pessaoal..tambem tenho esssa duvida já ha algum tempo..alem do btt tenho como complemento a nataçao e corrida..pratico quase todos os dias 1hora/1hora e meia mas a um ritmo elevado porque o tempo tambem nao é muito..o problema é k é sempre ás 20h ou 21h..a minha duvida nao é se estou a ganhar menos em treinar a esta hora mas sim se estou a prejudicar a minha maquina..como o trabalho me ocupa muito tempo ando a esta hora.. nao me sinto bem se nao treino,mas tambem nao quero estar a prejudicar a minha saúde..
 

paulo orlando

New Member
o meu treino de semana é ao fim da tarde quando saio trabalho e no domingo de manha
E sempre quando dá os belos nocturnos com os MORCEGOS
 

prasquete

New Member
Ola...
Penso que nao se deve treinar sempre à mesma hora... mas preferencialmente de manha... nao logo depois do pequeno almoço, mas como o paulo diz, por volta das 10h /11h... é o que tempo fazer quando tenho possibilidade... umas vezes mais cedo, outras mais tarde...

cups...
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Dr.Toxic, como bem dizes, sentes-te bem a treinar e pior sem treinar, mesmo que seja a essa hora... aí está o caso em que a melhor resposta te deu o teu corpo... claro que não sendo melhor para a performance treinar a essa hora do que treinar à hora correcta, mesmo para a performance assim como para o bem estar geral de quem praticando desporto de lazer, é bom perceber que é de longe e sem comparação, muito melhor treinar à hora que se puder, seja ela qual fôr, que... nãotreinar! E claro que não sendo nós profissionais, temos que fazer compromissos. O que postei atrás sobre o horário ideal, não é para assustar ninguém... apenas para o pessoal saber qual a melhor hora para treinar para quem possa, fazê-lo a essa hora.

paulo marinheiro
 

vanike

New Member
Trabalho versus Treino

Boas pessoal gostava que me dissessem como é que conseguem conciliar os treinos com o trabalho...
É que eu saio de casa às 7h00 e so chego com sorte às 19 e pouco...

Como evoluir no ciclismo, ou melhor, como treinar nestas condições?

Abraços
 

castroma

New Member
Viva.

À semelhança do ATX eu tb costumo ir de manhã para o emprego de bicicleta (levanto-me ás 06 para tomar o pequeno almoço e ás 07 saio a pedalar), sendo que demoro cerca de 30 minutos para percorrer o caminho até ao emprego.
No horário de inverno, limitava-me a percorrer o caminho de volta para casa pois já se fazia noite, mas agora com o novo horário de verão, quando saio ás 16 ou 17h ainda há luz para fazer mais 1:30 ou 2h de pedal.

Tento repetir isto pelo menos 3 vezes por semana, mas por vezes devido ao cansaço acumulado no dia de trabalho faço apenas 2.

Pode ser uma alternativa ao que já aqui foi sugerido.

Cumps

Castroma
 
J

JorgeRusso

Guest
Já agora,

Tenho 39 anos e ando de bicicleta muito ocasionalmente. No entanto, quero começar a andar mais e a aproveitar o gosto pela bicicleta para visitar coisas, ou seja, quero aliar dois prazeres, viajar e conhecer locais com andar de bicicleta.

Para que o possa fazer desfrutando realmente, quero estar em forma, caso contrário será só penoso :)

Para isso gostava de começar a treinar como complemento das voltinhas que lá vou dando com os amigos.

Basicamente devo ter dois a três dias por semana para um treino de uma hora, sempre por volta das 20h30.

alguma sugestão de plano de treinos?

Abraços e obrigado desde já

JR
 

guilhas

Active Member
para min a melhor hora´ou saio de casa +- ás 8 horas, ou então lá par as 17h, 18, para min é das melhores alturas tá mais fresco
 

bttreinos

New Member
Jorge Russo,
Aproveita essa hora que tens para nesta 1ª fase andares de bike essa hora seguida, sem pausas e a uma intensidade moderada (aeróbia), desta forma vais adquirir resistência de base que te vai preparar o corpo para o que pretendes... se não conseguires andar de bicicleta... corre e/ou caminha em ritmo de marcha durante 35 a 50 minutos no mesmo regime (aeróbio), pois este exercício também vai aportar o teu organismo com resistência de base. No final do treino, bike ou corrida, deves fazer sempre 15 a 20 minutos de alongamentos (estáticos e sem forçar) de forma a ajudar na recuperação muscular e prevenir lesões futuras.

espero ter ajudado
abraço
http://bttreinos.blogspot.com
 

ric-santos

New Member
Boas!

Vejo aquí que existe bastante pessoal que vai para o trabalho de BTT, alguns chegam a demorar mais de 1h (Castroma).

Eu também gostava de fazer isso, aliàs já cheguei a fazer e embora faça o percursso em cerca de 20-25 minutos, chego ao trabalho todo suado, o que é complicado quando fico no escritório. (a unica vez que assim fiz, sabia que iria trabalhar em fábrica na zona de produção)

Gostava de saber como o pessoal faz?
Existe alguma solução que eu não esteja a ver. . . . é que o ideal seria tomar um duche no trabalho, mas isso. . .
 
Top