Qual a melhor bebida energética/Isotonica?

synclever

Member
Caro Marçal ainda não percebi bem se percebe de nutrição ou apenas fala do que lê.)
Estamos a falar de atletas que não são de alta competição, logo isso das carnes vermelhas não funciona bem assim.
Em relação às bebidas energéticas, que eu saiba são todas à base de dextrose, o que é absorvido mais rápidamente que o mel e os cubos de marmelada.
Em relação à perda de minerais conheço que já esteve internado devido à desidratação extrema.
Acho que cada um deve ler um pouco de nutrição e conhecer como funciona o seu corpo
 

Mach 4

New Member
Atenção!!

Uma amiga minha formada em nutricionismo uma vez disse-me o seguinte :

- "Sabes, toda a gente diz que o colesterol "mau" (HDL) é prejudicial para o organismo, MAS muita gente não sabe é que é MUITO PIOR é ter esse colesterol MUITO BAIXO".
Qual é a energia da qual o nosso cérebro precisa para funcionar a 100%??
Pois é...é mesmo essa do colesterol, que só faz mesmo mal se for em demasia, como de resto em tudo na nossa vida.
O colesterol é a fonte primária do nosso cérebro e se abdicarem a 100% da carne vermelha e respectivas gorduras então estão a fazer mal em vez de fazer bem.
O importante é saberem dosear a carne vermelha com a carne branca, assim como os legumes, frutas e hidratos de carbono. Por ex. eu se comer arroz não como batatas, se comer batatas passo o arroz. Uma salada é sempre bem vinda e se beber um pouco mais de alcóol á noite no dia seguinte bebo água fresca logo em jejum. Mas isto tudo depende muito da fisiologia de cada um, pois existe pessoal cujo organismo necessita mais de uns nutrientes do que outros.
O importante é conseguirem perceber como funciona o vosso, e educá-lo para assim tirarem o maior partido do mesmo.
 

Patitos

Active Member
Sumol de laranja com 2 Amp KCL EV, 2 Amp NACL Ev, 2 Amp Mag+ Ev, 50ml Bicarbonato sódio EV , e por fim 2 Amp Glicose Hipertónica 30%.
 

Rui Marçal

New Member
Boas tardes synclever,

Percebo algo de nutrição e também falo do que leio, não nasci ensinado lol...

Não sei de que atletas estamos a falar pois não os conheço, mas realmente deduzo que sejam como eu, não são de alta competição.

"logo isso das carnes vermelhas não funciona bem assim". Aqui não entendi bem a ideia. Eu disse que as carnes vermelhas tem mais gorduras "más" que as carnes brancas e isso funciona assim em Portugal, em qualquer parte do mundo, para o indivíduo que não faz nada ou para o atleta de alta competição. Em parte alguma disse que era proibido comer carnes vermelhas, mas devem-se evitar, se possível em detrimento de carnes brancas ou de aves. Por mim continuo de vez em quando a comer a bela costeleta de bovino cheia de gordura, mas só de vez em quanto.

Em relação à dextrose, é um açúcar simples que existe na marmelada e no mel. Não conheço todas as bebidas energéticas, mas normalmente tem dextrose na sua composição.

Não se deve tomar açucares antes do treino, como a marmelada ou o mel. Estes açucares simples são imediatamente absorvidos pelo organismo e a sua chegada ao sangue vai estimular a produção de insulina. Logo baixa a glicemia evitando a hiperglicemia. Mas, mesmo depois de normalizar a glicemia, o pâncreas continua a produzir insulina durante mais algum tempo, provoca o que não se pretende, uma hipoglicemia (diminuição de glucose no sangue, ou seja, falta de energia para pedalar).

Durante o treino menos mal, desde que não seja em quantidade excessiva, mas por vezes a malta abusa e dá mau resultado. As bebidas energéticas são absorvidas pelo organismo rapidamente, mas consegues controlar mais facilmente a quantidade que é ingerida através da bebida. pois sabemos a composição das bebidas e além disso sempre se hidrata o organismo e é isso que mais interessa. No caso de se comer mel ou marmelada é mais difícil quantificar quanto já comemos em dextrose e depois temos de complementar com água.

Não se deve "comer" mais de 60 grs/litro de glucose, dextrose ou sacarose, senão há uma transferência de água do sangue para o intestino e isso não se pretende...

Em caso de perda de minerais e para se chegar a esse ponto, ou há um problema metabólico com o individuo ou um esforço extremo, e, aqui já devemos estar a falar de alta competição mal acompanhada, um individuo saudável cai 1º para o lado estafado do que por falta de minerais.

Como dizes e bem, cada um deve ler um pouco de nutrição e conhecer como funciona o seu corpo. É isso que tenho feito.

Mach4,

A tua amiga fala muito bem e estou de acordo com tudo o que escreveste...

Sabes que o nosso cérebro tem prioridades energéticas acima de qualquer outro orgão que temos, pode não haver energia para mais nada, mas se isso acontecer, o cérebro "desliga" as outras fontes que "comem" energia para se salvaguardar e sobreviver, é caso para dizer que o cérebro é a última coisa a morrer em casos de extrema falta de energia?

Claro que isto só acontece se não comermos durante muitas semanas ou mais de um mês. Sobrevivemos, mas temos de ter água, basta uns dias para morreremos se não tivermos água. Nas greves de fome durante semanas a malta não morre, mas eles que experimentem a fazer greves de água, lol...vão desta para melhor em menos de uma semana.

A carne vermelha é importante, pois tem alguns nutrientes que são necessários, mas quando digo importante não é comer só carne vermelha 3 ou 4 vezes por semana, é ir comendo...lol...


 

synclever

Member
Caro Marçal desta vez concordo com tudo o que disse.
Quando falei que "carnes vermelhas não é bem assim" referia-me a atletas que não as consomrm com o intuito de baixar ao minimo a bodyfat.
 

jmcafonso

Member
Eu costumo levar agua misturada com 1scoop de Xtend da marca Scivation (são BCAA). Tem aminoacidos (importantes devido ao desgaste muscular), electrolitos e ainda sal. nao tem açucaresmas é propositado Uma vez que levo barritas energeticas.
Isto para voltas de 3h-3h30
 
Top