Qual a melhor bebida energética/Isotonica?

Rui Marçal

New Member
Olá Xandrinho,

Como já disse antes o mel não serve para nada...e nem tem nada a ver com o Gold Nutrition...

Em relação aos produtos Carboom, não encontrei qualquer bebida hidratante. Eles tem geis e outras cenas que são mais usados para a malta que faz competição. Pelas características deles dá para tomar no máximo 2 por hora, mas sempre regados por muita água, sem água não há transformação dos hidratos em energia. Portanto se é para por bombas destas e se no verão deve-se beber de 1 a 1,5l de água por hora, o melhor é passar a beber mais de 2l de água por hora, lol...
 
Não sabia que a Carboom não tinha hidratantes, pensei que sim em conversa com um colega. Sendo assim fica fora de questão para já.
Eu até não sou muito fã de geis, tomo os que recebo nos brindes lol.
 

Duck

Member
Olá Xandrinho,

Como já disse antes o mel não serve para nada...e nem tem nada a ver com o Gold Nutrition...

Em relação aos produtos Carboom, não encontrei qualquer bebida hidratante. Eles tem geis e outras cenas que são mais usados para a malta que faz competição. Pelas características deles dá para tomar no máximo 2 por hora, mas sempre regados por muita água, sem água não há transformação dos hidratos em energia. Portanto se é para por bombas destas e se no verão deve-se beber de 1 a 1,5l de água por hora, o melhor é passar a beber mais de 2l de água por hora, lol...

Boas.

Eu tenho bebida isotonica Carb Boom.. Carb Boom Electrolytes..
 

karne

New Member
Boas,

Quanto às bebidas eu uso G Nutrition em treinos ou voltas mais duras, à excepção daqueles em que não é adequado beber muito pois existe o risco de "chamar o gregório".
Em treinos mais curtos, até duas horas, uso apenas àgua e esta uso a da marca Monchique que pelas suas propriedades (PH = 9) ajuda a combater as cãibras. Após o treino esta àgua também faz muito bem. O GN também misturo com esta àgua nas quantidades por eles ali recomendadas ou inferiores, nunca em quantidade superior.

Apareceu agora a marca "Nutriendi" vendida na SportZone, que tem as propriedades semelhantes à GN (parece a linha branca destes), que tem preços acessiveis. No forum irmão (ciclismo) esta marca tem sido debatida e é ali afirmado que aparentemente não existem diferenças.

Em conversa com um colega "pró" de grandes distâncias, este falou-me que bebe "Vitargo", pois a bebida deles, como já foi dito, tem mais hidratos o que vem substituir em parte a toma de barras ou geis e que estando diluida é mais rapidamnete absorvida pelo organismo que não tem que estar a decompor os tais sólidos.

Boas pedaladas
 
Last edited:

hesitate

Member
Não minha opinião que já experimentei várias bebidas e marcas, a combinação ideal é, Vitargo num bidão e água noutro. GN, sinceramente acho que é das piores que já experimentei, tanto que neste momento levo sempre água simples e uso o Vitargo apenas para treinos muito longos e provas. Um conselho que dou a todos, experimentem Vitargo e vão ver a diferença, atenção que eu não tenho fins comerciais, apenas estou a dar o meu ´´´bitaite``, não tendo ligação nenhuma com esta ou qualquer outra marca de suplementação.
 
Mas o Vitargo tem outros "componentes" bastante diferentes do GN ou estou enganado? Porque fala em carbo hidratos e afins, o GN é mais sais certo?
 

Rui Marçal

New Member
Nas bebidas hidratantes o mais importante é a quantidade de Carbohidratos ou açucares...

Não deve ter mais de 60grs por litro. O organismo só tem esta capacidade de absorção por hora. Muitas bebidas líquidas que são vendidas, normalmente tem sempre mais. Até as bebidas em pó, nas doses recomendadas para fazer a mistura tem mais. Isto deve-se só para dar um gosto mais doce na bebida. Na prática ter mais "açucar" no significa mais energia, pois há um limite de absorção pelo organismo.

No caso das bebidas vendidas já em líquido, a não ser que adicionem água para dissolver o que não é prático, não há muito a fazer. Normalmente estas bebidas ditas de hidratantes, são melhores para tomar antes e depois, não durante o treino.

No caso das bebidas em pó e não entrando em marcas, pois no fundo é quase tudo igual e só difere no preço e sabor, embora algumas sejam mais completas em termos de sais ou vitaminas, o melhor é ver a quantidade de hidratos que fornecem por 1l de água e isso consta nas características da bebida, é só fazer as contas.

Como tal, no inverno, como se sua menos e a temperatura é mais baixa, pode-se carregar mais no pó, pois neste caso o arrefecimento ou a água perdida durante o treino é menor e a bebida sempre fica mais doce para os gulosos, lol..

Mas no verão já não deve ser assim. A temperatura é muito alta e o corpo tem de arrefecer e isso é a prioridade máxima, não é repor energia. Nós temos milhares de kcal na gordura espalhadas por todo o lado, demora é algum tempo a transformarem-se em energia, mas estão lá, lol...Então, temos é de hidratar ao máximo, como? Bebendo pelo menos no verão 1l de água por hora, dependa da malta. Como já disse antes, para transformar os hidratos em energia é necessária muita água, por isso estamos a roubar recursos (água) que serve para arrefecer para transformar hidratos em energia...Se metermos mais do que precisamos por hora pior ainda...
 

hesitate

Member
Rui Marçal, acho que estás enganado, nas bebidas hidratantes o mais importante, como indica o nome é o poder de hidratação, ou seja o quanto consegue manter o nosso corpo com os níveis de electrólito sódio equilibrados, reduzir a diurese e facilitar a absorção intestinal. Por outro lado, as bebidas à base de hidratos de carbono tem a função levar ´´combustível`` instantâneo aos músculos para evitar o esgotamento e a fadiga muscular quando acaba o glicogénio muscular. Embora existam bebidas que tem as duas funções, hidratante e energética, nem todas são tão energéticas quanto se fazem vender pelas publicidades. Isto é uma visão muito superficial do assunto, mas os princípios básicos são estes.
 

Rui Marçal

New Member
Olá hesitate,

Estamos a falar do mesmo mas por outras palavras...

Simplesmente não entrei tanto nos termos técnicos como tu porque muita malta não os conhece...

Claro que as bebidas hidratantes servem para hidratar como o nome o diz, mas isso também é a função da água. Para perderes a quantidade de sódio no teu organismo ao ponto de ficar desiquilibrado é necessário suares muito mesmo, algo que só deve acontecer em alta competição se não houver cuidado. Tu tens muito sódio no teu organismo, até demais, pois tudo o que comemos na nossa dieta mediterranica é rica é sal...Por isso as bebidas terem na sua constituição sódio, para o caso de se perder demais, mas está lá mais por segurança...mas faz muita falta, não pode ser é em demasia.

As bebidas com hidratos de carbono e penso que todas os tem servem mesmo para repor alguma energia, mas o que elas repoem é muito pouco.

Quando falas em combustível instantaneo, são sempre para cima de 30 minutos para o organismo o começar a absorver, e depois demora mais uma ou 2 horas até acabar de absorver o resto. São hidratos de absorção lenta ou de índice glicémico muito baixo. O que se quer é uma absorção lenta, por isso não se deve comer mel, ou cubos de marmelada à descrição, esses sim são instantâneos, tanto que podes ter uma hipoglicémia e aí está tudo estragado...

E sim, apesar da publicidade, muita dela é enganosa, pois quase nenhuma das bebidas que há à venda, principalmente as líquidas que eu conheça devem ser tomadas durante o exercício, mas sim antes, se for intenso ou depois...

Mas como continuo a defender, o mais importante é beber água quanto baste, depende de cada um.

Uma forma de controlar isso é antes do exercicio pesarmo-nos e quando chegamos a casa nova pesagem. O peso deve ser o mesmo que quando saimos. Se pesarmos menos, então estamos desidratados, se pesarmos mais, bebemos água a mais mas não faz mal.

Se durante o exercício a malta começar com vontade de urinar, é porque está a ingerir líquidos a mais, o organismo não necessita deles e expulsa-os...

Há alguns truques que se podem usar. Agora, não há milagres em produto nenhum, e, se houver, é doping e pode dar cabo de um tipo...

Comam bem, fruta, vegetais, evitem carnes vermelhas e gorduras e sejam felizes.

Mendesus,

Depende do teu ritmo que fizeres o exercício. Se tens uma forma de medir o teu gasto calórico calcula para cada 1000 a 1200 kcal gastas cerca de 1l de água com 60grs no máximo de HC diluídos nesta mesma água.

Se nessas 3 horas gastares mais de 2000kcal, já deves comer alguma coisa. Uma banana, uns biscoitos ou bolachas sem chocolate ou mesmo as barras de cereias...a seguir acompanhadas de mais alguma água...
 
Last edited:

tessifol

New Member
COmprei a aptonia na decathlon, com sabor limão. Lá que me sabe bem sabe, e notei (efeito placebo?) que as pernas não "arderam" tanto como de costume, deixa lá ver com mais umas voltas!!!
Ah e já agora, numa volta de 3 horas com uma média de 600 de acumulado o pulsometro marca 3 mil e poucas calorias com uma média de 150 ppm, não estará demasiado optimista o pulsometro?!
 

synclever

Member
Deve ser pela gordura... Já fui apologista dessa ideia, neste momento nem tanto.
É graças a essa gordura que o corpo produz mais testosterona. A carne de vaca tem creatina que ajuda na recuperação.
 
Top