Quadro de alumíno lacado

xman

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Boas,

É que se vê quadros em alumínio se tinta (apenas com verniz), pintados e anodizados até agora não encontrei nenhuma informação sobre quadros lacados!

Será que alguém sabe se existem quadros de alumio lacados e se não qual é a razão?

Para quem não sabe "A lacagem é um processo de pintura electrostática, que tem como finalidade o revestimento do Alumínio a tratar com uma película de polímero termo-endurecível (pó de poliester)." ou se quiserem mais explicado Powder coat=lacagem.

Os problemas que vejo (após ler o que está na Wikipedia) são:
-formar uma camada grossa, cerca de 50 micrometros (parece que a tinta é mais fina).
-as peças têm que ser aquecidas para que o pó adira melhor normalmente tem que ser levado aos 200ºC durante 10min. Embora o ponto de fusão do alumínio seja de 660.32 °C, não sei se não podem provocar alterações nas propriedades do mesmo. .
-a lacagem começa a quebrar ao fim de exposto ao raios UV durante 5 a 10 anos.

A grande vantagem que vejo é o facto de criar um película plástica. Basicamente é como se plastificasse o quadro.

Opinem :p

Cumps.
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Doutorphil

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tens também como limitação, a quantidade de cores disponíveis, e a qualidade do acabamento. Actualmente os quadros vêm com pinturas muito sofisticadas, cheias de cores e decals, com o powdercoat, não seria possivel. O powdercoat é tb muito pesado.
 

xman

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tens também como limitação, a quantidade de cores disponíveis, e a qualidade do acabamento. Actualmente os quadros vêm com pinturas muito sofisticadas, cheias de cores e decals, com o powdercoat, não seria possivel. O powdercoat é tb muito pesado.

Boas,

Concordo com o aumento de peso, apesar de ter lido que seria cerca de 120g para um quadro o que não me parece muito.
Relativamente às cores e complexidade das pinturas, depois do que vi no seguinte link, acho que não à problema.

Gostava de saber mais umas opiniões.

Cumps.
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fitibomba

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Boas!

A meu ver a termolacagem produz um revestimento de muito mais baixa qualidade do que a normal pintura, dado que esta ultima possui algumas camadas de tinta e vernizes que lhe conferem resistência. Nos automóveis é assim, nas bikes sinceramente não sei mas possivelmente deverá andar lá próximo.

Já no caso da anodização o processo é bem diferente. Não é uma simples deposição de tinta mas sim um processo electroquímico onde não há uma "camada de tinta" que fica em cima do alumínio.

Na anodização existem sim uma troca de iões entre o banho onde o quadro está mergulhado e o próprio quadro, dando origem a uma mistura de iões de alumínio + banho. Esta tal mistura dá origem a uma superfície com aspecto pintado mas que de facto não o é!

Esta superfície anodizada é muito resistente quando comparada com pinturas porque na verdade não está fixada ao quadro por secagem ou outro meio mecânico, mas sim por um processo electroquímico tal como já referi.

Espero ter ajudado
 
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xman

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Boas,

Fitibomba, concordo contigo sobre a resistência dos quadros. Alem disso o anodizado têm a vantagem de fazer um quadro mais leve pois não leva a camada de tinta tão grossa.
Só uma informação, a cor que os quadro anodizados têm é devido a serem tingidos após a anodização.
O pior da anodização é que não se encontra muita gente a fazer (eu não conheço ninguém). A lacagem existem muitas empresas a fazer pois é muito utilizado na industria dos alumínios para portas, janelas, portadas, etc.

Entretanto encontrei o seguinte link com muita, mas mesmo muita informação.

Cumps.
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xman

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EPIC Preta Lacada!!!

Boas,

Depois de ler um pouco (ver os meus posts anteriores neste tópico) decidi avançar com a lacagem, pois embora não pareça a pintura que tinha estava um pouco mal tratada.

O resultado é o seguinte:

Antes
antesn.jpg


Agora
epicright.jpg

epicleft.jpg

epicback.jpg

epicfront.jpg


Problemas, para já:
-Notei que pancadas em zonas de arestas podem (já me aconteceu ao deixar cair uma das peças durante a montagem) fazer saltar a laca, como é preto com um marcador de preto pintasse e disfarça.
-Ao lacarem, não isolaram muito bem algumas zonas o que tornou a montagem do triângulo traseiro um pouco difícil, tento que recorrer a uma lima para retirar o excesso de laca.
-Mesmo na zonas isoladas, como na zona de encaixe do pedaleiro ficou com alguma laca na rosca o que tornou a montagem do mesmo mais difícil que o costume (desculpa lá Valério).

Penso que o problema da possível fragilidade da zonas de arestas se deve ao facto de o lacador ter dado uma camada excessiva de laca.

Pensei que a lacagem adicionasse muito peso extra ao quadro e após a montagem do mesmo, pesei e dava cerca de 60g mais pesado. No entanto devo ter pesado mal pois no final a bicicleta, montada com as mesmas peças que tinha antes (excepto o aperto do espigão de selim que mudei para quebrar o excesso de preto) ficou com apenas mais 10g que tinha antes.

Falta, talvez, colocar mais um toque de dourado na zona do "cockpit" e possivelmente mais uns autocolantes, mas poucos.

Cumps
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renatosilva

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Já tens evoluçao neste quadro?? Pictures?? :p Estou curioso sempre colocas-te autocolantes?

Ja encontrei o Topico da maquina, Obrigado
 
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xman

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Boas,

Também estou a achar a lacagem muito resistente, já tenho a bicicleta lacada à quase 2 anos e vários milhares de quilómetros em cima e está como novo.

Cumps.
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danielsilva

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Pintura electroestatica produz normalmente uma pintura muito mais resistênte a danos mecânicos que pintura convencional. Quanto ao facto de a tinta se descolar muito provávelmente a peça não foi preparada como deve ser, a titulo de exemplo onde trabalho ( e onde trabalhei com este tipo de pintura durante 4 anos ) as peças passam por 2 grandes tuneis onde são lavadas, num primeiro estagio numa solução fosfatada e depois por água morna ( ligeiramene acidificada :p ). Qualquer impureza, por muito leve que seja, vai fazer com que o pó não agarre como deve ser, álem que diferentes metais levam tratamentos diferentes ( aluminio por exemplo não serve o mesmo tratamento dado ao aço p ex ).

A razão pela qual normalmente as peças que sofrem este tipo de pintura serem mais pesadas deve-se ao facto de que este tipo de pintura tem a limitação de requerer uma camada maior de tinta para obter uma pintura uniforme e ser mais dificil obter uma tinta perfeita com camadas mais finas.

Este tipo de tinta também não precisa de verniz para ter um efeito "brilhante", um bom pó de base epoxy álem de ultra resistente dá um brilho bastante bom depois de polimerizada !
 

Sfajardo

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Peço desculpa por desenterrar este tópico mas recentemente comecei a dedicar-me á lacagem, mais propriamente na sua vertente personalizada e não no revestimento de caixilharias de alumínio, corrimões etc...
Tenho pesquisado muito e parece que no nosso pais esta prática, que lá fora é muito utilizada e conhecida como "powder coating", não é muito compreendida e existem muitos mitos sobre a mesma... Tais como só existirem cores básicas e sem brilho, não ser possível lacar com mais do que uma cor, camadas muito finas ou muito grossas, etc...
Bem mas como uma imagem vale mais do que mil palavras deixo aqui algumas amostras de cores que tenho em stock:

DSC_4257.png


DSC_4263.png


DSC_4336.png


DSC_4363.png


DSC_4365.png


Ficaram só alguns exemplos para abrir o apetite e esqueçam o " há e tal a lacagem não tem brilho e tem mau acabamento"...
 

xman

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Boas,

As cores são fantásticas! Bom trabalho.
Tens fotos de quadros que já tenhas feito?
Já agora, lacar um quadro ficava por quanto?

Cumps.
X.
 

Sfajardo

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Quadros ainda não fiz porque comecei com um forno relativamente pequeno e só esta semana consegui um com capacidade para quadros de bicicletas, motos...
O que tenho feito mais são restauros e algumas personalizações de peças de motos, no entanto vou personalizar um quadro antigo que provavelmente vai ser uma single speed.
Um quadro ficará entre 40€ a 60€ mais ou menos, dependendo sempre do trabalho e cor ou cores/acabamento a aplicar e se sou eu que faço toda a preparação (decapagem, etc)
Por exemplo lacar um quadro em preto fosco como o que está no tópico provavelmente ficaria abaixo dos valores que referi, já para não falar no facto de isolar sempre como deve ser as zonas que não convém lacar.
Vou dar como exemplo para um trabalho de 60€ o meu quadro de estrada antigo (fabrico sangal) que vou decapar totalmente, aplicar uma cor base, efetuar um padrão em todo o quadro em preto e depois vou aplicar uma segunda cor que é transparente e que irá dar o tom final mas que deixa sobressair o padrão que está por baixo...

Umas fotos do processo de restauro de peças de uma moto antiga:
image.jpg

Peça com 40 anos e em muito mau estado

image.jpg

5 minutos no jato de areia

DSC_4354.png

Peça da mesma moto e que estava no mesmo estado, mas já acabada


Cubo da roda de outra moto
image.jpg

Só o cubo foi lacado, a outra peça era apenas para referência da cor
 
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