Quadro com espigão de selim integrado (valerá a pena)?

ny12xx

Super Moderador
Bom dia amigos do pedal

Quando vi pela primeira vez uma imagem da Scott Scale LTD (e da Spark LTD) fiquei "apaixonado".

Instantes depois me "desapaixonei".

Então não é que a característica que me chamou mais a atenção (espigão de selim integrado no quadro) também é (a meu ver) o seu defeito.

Eu explico:

Tenho o privilégio de morar num local de onde posso sair a pedalar directamente para os montes, mas, por vezes, gosto de ir pedalar para (mais) longe de casa (por ex. Sintra), a forma como eu transporto a bike (dentro do meu carro) nunca me permitiria ter uma com o espigão integrado.

Mas mesmo assim, sempre vi essas bikes (e outras como por ex. a Look) como o expoente máximo em leveza e estética.

Nestas mais recentes edições da Solobici, têm vindo comparativos entre HT's e FS's (+/- equivalentes) dentro da mesma marca, e foi ai que me deparei com a grande dúvida:

Será que tem vantagens este sistema (espigão integrado no quadro)?

Até é possível que sim, senão vejamos:

Deveria ser mais leve (mas não é - a diferença de peso é de 230 gr em relação à Scale/Spark 10, existem espigões a pesar 150 gr)
Deveria ser mais confortável (não sei se será)

Tem (pelo menos) uma grande desvantagem (obvia)!

Se o espigão se parte, lá se vai um quadro que custou uma fortuna, porque se o espigão se partir, parte pela base (mesmo junto ao tubo horizontal) e depois, mesmo que se colocasse um espigão se selim dentro do tubo vertical, não haveria local para colocar o respectivo aperto.

Existe uma bike que me deixa ainda mais chocado, e esta é a Trek Top Fuel 9.9 SSL!
E porquê?

Aquela junção entre o tubo vertical + tubo horizontal até está esteticamente apelativa, mas, acho que vai fragilizar muito o local onde "começa" o espigão do selim.
Também acredito que o pessoal da Trek fez os trabalhos de casa, e, sabe perfeitamente o que está a fazer, mas quase que sou capaz de apostar, que, durante os próximos meses vão aparecer aqui no FÓRUM imagens de uma (ou mais) Trek(s) com o espigão partido pela base.

Esta minha dissertação partiu de convicções e ideias que podem estar correctas ou erradas, por isso, peço-vos que dêem opiniões.

Um abraço

NY
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a minha opinião sobre os espigões integrados:

tem a vantagem de não ser preciso comprar um espigão
tem a vantagem de ser feito no mesmo material do quadro
poderá ter uma rigidez comparável à do quadro
fica à medida do dono

Desvantagem:
impossível regular o selim em grande amplitude
peso da cabeça que segura o selim superior a alguns espigões leves
pouca escolha de fabricantes de cabeças
pode não ficar à medida de "um novo dono"

Acho que neste caso o espigão pode partir... com tanta probabilidade como o resto do quadro (a não ser que alguém entre na garagem com a bike no suporte), porque haveria o espigão de partir? É feito no mesmo material do quadro, pode até ser mais forte que outros espigões "leves". A grande vantagem é sem dúvida a simplicidade e o aspecto limpo do quadro. Os espigões partem pela base porque normalmente é a zona do aperto, ora se aqui o aperto é feito no topo... e por um sistema muito mais "carbon friendly" na medida em que envolve o espigão numa área maior não deve partir pela base nem pelo topo.

Quanto à Trek Fuel 9.9 SSL, o sistema é diferente, é mais a lógica do: quadro grande com espigão curto. Qual é o stress por só ter 15 ou 20cm de espigão? É precisamente a medida que fica de fora em quadros de estrada. A vantagem destes sistemas é que se consegue fazer um quadro com espigão muito mais rígido.

quase que sou capaz de apostar, que, durante os próximos meses vão aparecer aqui no FÓRUM imagens de uma (ou mais) Trek(s) com o espigão partido pela base.

Eu não tenho dotes de adivinho, mas se adivinhas isso, então todas as bikes que têm um sistema de aperto de espigão (seja na base ou no topo) vão estar sujeitas a esse problema. Considerando o momento da força exercida pelo peso do ciclista no selim, quando maior for o tamanho de espigão fora do quadro, maior será o momento gerado, logo, quem tem o espigão preso pela base... está ainda mais sujeito a que ele parta.

Jepas
 

Picão

New Member
Boas!

Uma coisa te conto ny12xx para mim as bikes com espigão integrado são verdadeiramente bombásticas... casos da Look e da Scoot que por acaso até gosto mais da RC do que da limited...

Nunca será o Futuro pelas inúmeras razões que o jepas aqui já referiu mas quem quer ter uma máquina para ficar uns belos anos com ela penso que vale a pena... Eu se pudesse tinha uma... provavelmente look :mrgreen:
 

prowler

New Member
Tal como o picao disse, também adoro as Scott RC, mais que as LTD e penso que este tipo de quadros com o espigão integrado ficam um espanto esteticamente. A nível funcional, não sei pois nunca experimentei, mas penso que o Jepas já disse tudo.
Cumps
 

tkul

Utilizador Banido
É moda da estrada no BTT.

Quanto ao partir, estou com o Jepas - tanto parte pelo espigão como em qualquer lado.

Vantagens relativamente aos outros?
Como gostei sempre do lado prático das coisas nunca coloquei isso em causa, mas se colocasse e não andasse para cima e para baixo com o selim, só o facto de não ter aquele "anel" para apertar o espigão, valeria a pena.
A Yeti também tem o sistema semelhante.

De qualquer modo, comprar com, temos sempre a possibilidade de cortar e ter um quadro super normal.
Sem o mesmo, nem colocamos em hipótese.

Na minha opinião e para aqueles que mantém a posição do selim SEMPRE igual - comprem e experimentem. Se não gostarem, cortem.
 

cmlapierre

New Member
Oi boas achei interessante a duvida...é claro que para quem faz competição temos o caso das cabras de conta-relogio(em que o quadro é feito a medida e numa unica peça), estes pormenores são importantes e algumas vezes há vantagens ao nível aerodinamico em que se pode ganhar 2, 3 segundos por klm...no btt não haverá tantas vantagens(torna um quadro globalmente mais leve e rigido pois é feito numa única peça com todas as vantagens e desvantagens que isso acareta...).


http://media.photobucket.com/image/cervelo%20p4/campled/Roth-Foto1.jpg

Atenciosamente
cm

ps:Quando comprei a minha Lapierre, estava na loja uma RC e aquilo é uma maquina nem tenho palavras se pudesse era aquela mesmo...o unico senão é ser carbono-:( aqui vai uma foto ...-;)
imagem001z.jpg


Cuidado que este quadro é para utilizar com este espigão que esta na imagem, convem cortar com as medidas certas(embora haja margem de erro), ñ cortem normal, senão a ideia de quadro como peça unica fica sem efeito com as vantagens que isso trazeria...cuidado com isso, tenho quase a certeza mas a scott vende este quadro em carbono sem espigão integrado não compliquem...
 

Jepas

Super Moderador
De qualquer modo, comprar com, temos sempre a possibilidade de cortar e ter um quadro super normal.

Tkul, não sei se neste caso será possível, porque, como a ideia é ter um espigão integrado, duvido que a marca se tenha dado ao trabalho de garantir a "circularidade" e a medida standard no interior do tubo. Ou seja, o tubo de selim, bcaixa da pedaleira e a testa normalmente têm medidas muito rigorosas e/ou roscas que garantem o interface com outros componentes (caixas, rolamentos, eixos, espigões, etc).

Como neste caso a ideia é o quadro ter o espigão... duvido que interiormente haja forma de colocar um espigão normal.

(não vá alguém cortar um quadro destes a pensar que é garantido que possa colocar um espigão normal)

Jepas
 

tkul

Utilizador Banido
A marca garante a circularidade interior em ambos os casos por uma simples razão:

os moldes são maioriatariamente fêmeas - garantem bom acabamento e tolerâncias à superficie exterior do quadro.
Em compósitos, existe sempre tolerâncias no lado que não tem o molde (mesmo com o uso de postiços).
Deste modo, garantem sempre as dimensões esteriores, mas as interiores podem variar conforme:

- Espessura da tela usada
- Nº de camadas

A tolerância varia no lado oposto da face que está em contacto com o molde.

Se medirem a dimensão exterior do tubo de selim integrado e compararem com a zona do QR do modelo sem tubo de selim, fácilmente tiram as ilações necessárias.
 
R

rads

Guest
Caros, amigos em relação a este assunto, posso dizer que comprei o quadro RC este ano e depois monteio ao meu gosto e possibilidade, que por acaso ficou melhor que aquele que vem montado de origem.
Em relação ao seu desempenho posso dizer que não tenho capacidades beteteistas para o explorar sequer a 60% mas estou maravilhado em tudo. Rendimento, conforto, segurança. Porque tambem tenho a Specialized S-Works Suspensão total e esta de bom é o conforto e segurança. Acredito em todos os aspectos neste quadro RC. Experimentem que acho que iram gostar. :D :p
 

david_e_pereira

New Member
Já agora vou aproveitar este tópico para lançar outra questão. Possuo um quadro em carbono mas com um espigão em alumínio. O quadro em si já é mais flexível do que um quadro em alumínio. Estou a pensar comprar um espigão em carbono. Acham que ao fazer isso vou acrescentar ainda mais conforto na bike?

Abraço
 

MS32

New Member
ola pessoal ! eu que vivo nos alpes e faço XC em desniveis negativos doidos, tenho o habito de baixar o selim de algums centimetros para poder passar o peso do corpo para traz e ficar mesmo por cima da roda traseira com esse tipo de quadros é muito complicado.

quanto à pergunta se é possivel melhorar o conforto au usar carbono em vez de aluminium, a resposta é claramente nao... pois o carbono é bem mais rigido e transmite mais vibraçoes que o aluminium.

Um abraco....
 

BAScarvalho

New Member
as bikes com selins integrados no quadro sao boas por um lado e mas por outro
Razoes mas:
-o espigao integrado parte e tas lixado o quadro fica fd
-n consegues regular o selim
-a espigoes +leves que n sao integrados
 

MS32

New Member
no que diz respeito à rigidez do aluminium e do carbono val a pena arrancar com un novo Post. Pois eu nunca andei com uma bike de carbono mas todas as revistas especializadas dizem o contrario.... o Carbono é muito mais rigido e menos confortavel que o aluminium... Força !
 

Jepas

Super Moderador
no que diz respeito à rigidez do aluminium e do carbono val a pena arrancar com un novo Post.

Talvez já existam alguns posts sobre as diferenças/vantagens entre os 2 materiais. :pesquisa:

Jepas
 
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