Quadro BTT

#1
Boas. Eu queria tornar a minha bike mais leve e assumo que o componente mais pesado seja o quadro. Posto isto gostava de saber se existem quadros de alumínio relativamente leves visto que os de carbono são demasiado caros para a minha utilização. Tenho uma Berg Trailrock 20 que pelo que pesquisei aparenta ter 14kg +- mas eu pesei-a e deu perto de 17... Talvez seja da minha balança mas tudo bem. Se for preciso saber tenho 1,76 com 72kb e uso um quadro M. Obrigado.
 
#2
Idealmente devias pesar os vários componentes, para saberes exactamente ao que vais.

A outra questão é saber se essa bicicleta e os respectivos componentes valem o investimento, ou se será melhor pensares em poupar algum dinheiro para investir logo numa bicicleta melhor em vários pontos. Do que vi numa pesquisa rápida, eu não gastava dinheiro nisso, a menos claro que já tenhas muitos upgrades nela.
 

smcarvalho

Active Member
#3
Quanto pretendes gastar? Sabes quanto pesam as tuas rodas? Costumam ser mais pesadas que o quadro.

Tirares 0,5 kg nas rodas será muito mais proveitoso que 0,5kg no quadro. E olha que o investimento para atingir uma ou outra coisa não se compara.

Com pneus novos, e conversão a tubeless podes conseguir uma redução significativa de peso. Com uma rodas mais leves também podes conseguir tirar bastante peso (onde ele é problemático).
 

DriveMe

Well-Known Member
#4
Já te deram boas sugestões. :)
Eu começava mesmo por confirmar o peso da bicicleta.

Em resposta à tua questão, a RCZ vendia quadros de alumínio nos 1,6kg (26'', M, com dropout). Normalmente, ficavam entre os 150 e os 200, mas volta e meia apareciam a roçar os 100 paus. Já não os vejo à muito no site, mas no OLX ainda vão aparecendo. Tinhamos um tópico bastante grande sobre montagens baseadas nos RCZ, mas já não o encontro.

Edit: Montagens RCZ
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#5
Eu queria tornar a minha bike mais leve e assumo que o componente mais pesado seja o quadro.
Diz lá que componentes tens...
Onde se arranja muita poupança de peso e ainda melhorias de conforto e desempenho é nas rodas e na suspensão!!! sendo que mudando uma suspensão rapidamente podes perder 1kg...
quanto ao quadro. ... para mudares de quadro numa bike que deve ter equipamento básico. Olha, compra uma bike nova, actual ;)
 
Last edited:
#6
Idealmente devias pesar os vários componentes, para saberes exactamente ao que vais.

A outra questão é saber se essa bicicleta e os respectivos componentes valem o investimento, ou se será melhor pensares em poupar algum dinheiro para investir logo numa bicicleta melhor em vários pontos. Do que vi numa pesquisa rápida, eu não gastava dinheiro nisso, a menos claro que já tenhas muitos upgrades nela.
Só não é prático porque não tenho todas as chaves necessárias para isso senão faria-o tranquilamente.

Quanto pretendes gastar? Sabes quanto pesam as tuas rodas? Costumam ser mais pesadas que o quadro.

Tirares 0,5 kg nas rodas será muito mais proveitoso que 0,5kg no quadro. E olha que o investimento para atingir uma ou outra coisa não se compara.

Com pneus novos, e conversão a tubeless podes conseguir uma redução significativa de peso. Com uma rodas mais leves também podes conseguir tirar bastante peso (onde ele é problemático).
Queria ter uma ideia de preços primeiro. Como assim será mais proveitoso retirar peso nas rodas que no quadro? Podes elaborar por favor?

Já te deram boas sugestões. :)
Eu começava mesmo por confirmar o peso da bicicleta.

Em resposta à tua questão, a RCZ vendia quadros de alumínio nos 1,6kg (26'', M, com dropout). Normalmente, ficavam entre os 150 e os 200, mas volta e meia apareciam a roçar os 100 paus. Já não os vejo à muito no site, mas no OLX ainda vão aparecendo. Tinhamos um tópico bastante grande sobre montagens baseadas nos RCZ, mas já não o encontro.

Edit: Montagens RCZ
A pesquisar usados encontrei este mas não menciona pesos e não consegui encontrar no site o modelo específico. Anúncio

Diz lá que componentes tens...
Onde se arranja muita poupança de peso e ainda melhorias de conforto e desempenho é nas rodas e na suspensão!!! sendo que mudando uma suspensão rapidamente podes perder 1kg...
quanto ao quadro. ... para mudares de quadro numa bike que deve ter equipamento básico. Olha, compra uma bike nova, actual ;)
Pois só estava a achar que para o uso que lhe dou não compensava o investimento... E pensei numa solução mais fácil. Pelo que apurei são estes os componentes mas sem certezas absolutas.

Code:
Pedais: NW-284 PLATAFORMA (PLÁSTICO)
Série Direção: NECO H-142 SEMI-INTEGRADA 1'-1/8'
Jogo Pedaleiro: BERG ALUMÍNIO (24/34/42)
Aros: BERG TRAILROCK ALUMÍNIO (PAREDE DUPLA)
Cubos: ALUMÍNIO
Espigão Selim: ALUMÍNIO 27.2x350MM
Forqueta: BERG 825D 50mm
Manípulos Mudanças: SHIMANO ST-EF41 (3X7)V
Mudança Fr/ Tr: QD-50 / SHIMANO RD-TX35 (21V)
Peso: 14,2 kg
Pneus: OZONE XC RAPTOR 26X2.10
Quadro: ALUMÍNIO 6061
Selim: BERG PAVÉE
Amortecedor: NÃO
Travões: RACELINE (TRAVÃO DE DISCO MEC.)
 

DriveMe

Well-Known Member
#9
O anúncio que colocaste em cima é 29'', a tua bicicleta é 26''.

Não sei qual é a tua disponibilidad€, mas o que o Pedro diz é correto.
Guarda os euros para algo mais actual (600e para cima, diria).

De qq forma, 14,2kg não é de todo um peso errado para uma bicicleta de entrada.
Antes de pensares em trocar por trocar, vê se há algum componente que precise de ser substituído a curto prazo.
Depois disso, o que faria era desmontar as rodas, ver qto tenho em pneus e camaras de ar, e ver o ganho.
Repetia o mesmo processo para os periféricos, e/ou para a suspensão. A partir daqui, é estar atento ao que aparece e conseguir um preço bem decente. Uma transmissão e/ou suspensão melhores dão uma nova alma à bicla, mas no final do dia chegas facilmente aos 600 que indico em cima.
 
Last edited:

Pedro Barradas

Well-Known Member
#10
A pesquisar usados encontrei este mas não menciona pesos e não consegui encontrar no site o modelo específico. Anúncio
Isso não serve... é 29.. não te metas em despesas e trabalhos, que está visto que não entendes nada de componentes e das suas características e compatibilidades... Não inventes... Erras numa compra e depois acabas sem nada concretizado e/ou gastas mais do que numa bike nova.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#13
A minha velhinha 26'' (2013), quadro de alumínio... ainda 3x10V... pesa uns 12kg... com os upgrades, PVP seria uns 3200€, mas gastei na base + upgrades ( em promoção) cerca de 1600€. Mas nunca, mesmo nunca, irá ser como as minhas actuais 29'' de 3500€ PVP... Isto para dizer que aquela bike... gastando 500€ em upgrades, não vai ser nunca o mesmo que uma bike nova, roda 29 de 800€...

EDIT: O peso não é tudo!!! o resto é mais importante, não nos podemos focar somente no peso... ( percam peso ;))
 

edununo

Well-Known Member
#14
Se dizes que a tua bike pesa 17 kg, mesmo com 1 quadro superleve de 1kg, continua a pesar entre 15 e 16kg, o que é bastante.
O problema não é o quadro. Esse quadro deve ter entre 2 e 2.5 kg no máximo.

Esta montagem que tive, tinha um quadro de alumínio com cerca de 1.8kg. Pesava 8.9kg no total. O que era leve, era o que estava à volta.
C1.jpg
 
#15
Esquece upgrades... Aconselho:
1. Deixa isso andar.
2. Vende essa e compra uma nova

Não enterres mais massa nisso. Vai mantendo.
Ahahah ok ok obrigado.

Retirar peso nas rodas é retirar peso em movimento circular, que faz muito mais diferença do que peso "estático" (a bicicleta move-se em frente vá).

O peso de um par de rodas pode surpreender-te... algumas montagens podem ser cerca de 2 kg, o mesmo peso de um quadro
Faz sentido sim, obrigado.

O anúncio que colocaste em cima é 29'', a tua bicicleta é 26''.

Não sei qual é a tua disponibilidad€, mas o que o Pedro diz é correto.
Guarda os euros para algo mais actual (600e para cima, diria).

De qq forma, 14,2kg não é de todo um peso errado para uma bicicleta de entrada.
Antes de pensares em trocar por trocar, vê se há algum componente que precise de ser substituído a curto prazo.
Depois disso, o que faria era desmontar as rodas, ver qto tenho em pneus e camaras de ar, e ver o ganho.
Repetia o mesmo processo para os periféricos, e/ou para a suspensão. A partir daqui, é estar atento ao que aparece e conseguir um preço bem decente. Uma transmissão e/ou suspensão melhores dão uma nova alma à bicla, mas no final do dia chegas facilmente aos 600 que indico em cima.
A minha é 29 mas estes componentes são bastante parecidos aos meus.

Se dizes que a tua bike pesa 17 kg, mesmo com 1 quadro superleve de 1kg, continua a pesar entre 15 e 16kg, o que é bastante.
O problema não é o quadro. Esse quadro deve ter entre 2 e 2.5 kg no máximo.

Esta montagem que tive, tinha um quadro de alumínio com cerca de 1.8kg. Pesava 8.9kg no total. O que era leve, era o que estava à volta.
View attachment 743
Pronto então já vi que não posso fazer nada.

Isso não serve... é 29.. não te metas em despesas e trabalhos, que está visto que não entendes nada de componentes e das suas características e compatibilidades... Não inventes... Erras numa compra e depois acabas sem nada concretizado e/ou gastas mais do que numa bike nova.
Novamente, a minha é 29....
 
#17
Eu partilho da opinião que já foi dada :
Não enterres mais massa nisso. Vai mantendo.
Vende essa e compra uma nova

Se a bicicleta pesa 17 Kg não existe componente nenhum que seja de gama que mereça ser aproveitado.
Mesmo as rodas, ou as suspensões, por mais pesadas e básicas que sejam, no total devem pesar o que ? 5 Kg ? ainda ficavam 12 kg de bicicleta... e isto sem rodas ou suspensão...
Umas rodas + suspensão minimamente em condições custam mais de 500 euros...

Estive a dar um vista de olhos nas Canyon rígidas e por 1000 euros ficas com uma bicicleta de 14 kg...
Por 2200 euros compras uma com quadro em carbono, componentes bem decentes ( Fox e Shimanho XT ), e que vai ficar com cerca de 11 Kg e pouco pronta a andar

Ou seja o meu conselho é : vai juntando dinheiro e depois compra uma que gostes
 

DriveMe

Well-Known Member
#18
Estive a dar um vista de olhos nas Canyon rígidas e por 1000 euros ficas com uma bicicleta de 14 kg...
Por 2200 euros compras uma com quadro em carbono, componentes bem decentes ( Fox e Shimanho XT ), e que vai ficar com cerca de 11 Kg e pouco pronta a andar
Esses números estão certos?

Decathlon XC100 - 1000e - 12 kg
Decathlon XC500 - 1300e - 11,5 kg
Decathlon XC900 - 1600e - 10,5 kg