Pulsação alta....

nautilus

New Member
Bem não sei como começar.
Comecei a treinar desde Abril passado quase todos os dias e já estão feitos ate agora 4737,8 km e 141:05:45mt.

E não vejo grande diferença na minha pulsações , nas subidas.

É um pouco difícil de explicar ,ou seja numa pequena subida a minha pulsação sobe muito por volta dos 180.
E para baixa é a carvão… :evil:

Que acham? :s
 
J

José João Marques

Guest
Boas. Em primeiro depende da idade, depois da gordura corporal que tenhas, mas se a pulsação baixa devagar é melhor ires ao médico fazer uma prova de esforço.

Um abraço JJ
 

nautilus

New Member
Re: Pulsação alta....

Bem estou na casa dos 29 aninhos.
Desde comecei a treinas passei de 95kg para 84 kg, em 8 meses.
Ajuda...
 

sinais

New Member
nautilus ... treinar não é tudo...

Tens passado desportista?

4737,8 km não chega para tudo, ou melhor não chega por si só para fazer baixar o batimento cardíaco. Disseste que tinhas 29 anos e já desceste para 84 Kg, e medes quanto? é que peso por peso não indica nada.

outras perguntas para ajudar ao pseudo-diagnóstico (sim que se queres diagnóstico é melhor ir mesmo ao médico)... bebidas alcoólicas com que frequência? fumas? só fazes bicicleta ou fazes outros desportos?

Por exemplo a natação ajuda a que a frequência cardíaca reduza, mas leva tempo, não penses que é em 1 ano que se consegue resultados apenas com um determinado tipo de treino.

Digo isto porque aos 20, quando parei de fazer desporto com regularidade (5 dias por semana) as minhas pulsações andavam na casa das 46 no final de um dia normal de trabalho, e hoje ( que recomecei os treinos regulares a semana passada) estão nas 59.

Antes de ires ao médico experimenta medir a pulsação quando acordas, no final do dia, antes, depois do esforço (meia hora depois do treino)...se ao fim dessa meia hora ainda estiveres num batimento cardíaco elevado, aí aconselho que vás ao médico só como precaução. Outro conselho é de treinares com regularidade ( não apenas 1 vez por semana) e se possível diferentes actividades, bicicleta e natação por ex.
 

varadero

New Member
Já ouvi dizer que fazer séries (corrida, natação ou bicicleta) ajudam muito na recuperação da pulsação.

Tipo fazer aquecimento de 20min a ritmo moderado, depois 5 min em esforço, descansar 1min a rolar , fazer mais 5min esforço, descansar mais 1min a rolar e fazer mais 5 min em esforço e depois rolar durante mais 15 ou 20min. ATENÇÂO que isto é só um exemplo para perceberes como funcionam as séries, não quer dizer que os tempos sejam adequados para ti !

Também é importante saber gerir o esforço feito nas subidas.

Por exemplo:

Se fizeres a mesma subida com mais desmultiplicação, à mesma velocidade, aumentas a rotação e diminuis o esforço. Mas para isso tens de ir fazendo treinos de rotação para teres resistência.

Eu por exemplo comecei a andar mais em maio do ano passado, tenho uns 3000 km feitos e o meu peso passou de 98 para 97 :mrgreen:
Mas noto diferença nas pulsações, não muita, mas noto. MAs eu não faço treinos, faço passeios. :wink:
 

card050

Member
eu não é por nada... mas devido a teres especificado os valores com toda essa exactidão decidi ver a velocidade média a que fazes os teus treinos/provas... qual não foi o meu espanto quando o resultado final me deu mais de 33km/h.... (4737km/141hrs)...
De certeza que esses dados estão correctos?? É que para fazeres médias dessas, só se for em estrada e mesmo assim tinhas q ser relativamente forte sempre que andasses...Uma média dessas faz presumir que sejas um atleta muito bem preparado, e não alguem que tem dificuldades em recuperar e controlar os seus batimentos cardiacos!!...

De qualquer maneira, e caso os dados que tiveres disponibilizado antes estiverem errados (que me parece sinceramente que sim) não será por não exigires do teu coração durante os treinos?? É que por muito que "treines" se não puxares pela "máquina" e andares relativamente calmo, sem grandes exageros, embora notes melhorias a nivel de pernas, perda de peso, manutenção etc... A "caixa", e o coração pouco vão evoluir pois não estás a forçá-los "o que arde cura... e o que aperta segura..."... Na mesma lógica, o que custa ... depois trás os seus beneficios :mrgreen:

Um abraço
 

Pupas

Member
É estranho fazeres tantos km's e a pulsação não se alterar isto é recuperar lentamente.

De facto pode ter a ver com o teu proprio corpo, mas tambem pode ter haver da forma com fizeste esses km's, pois se isso foi feito sempre a ritmos baixos e normal que não haja alterações na tua pulsação. De facto o coração é um musculo e ele tem de ser treinado, para isso não basta só pedalar por ai sem parar.
 

BExpert

New Member
Como já foi referido não é com um ano de treinos que consegues ter excelentes médias de batimentos cardiacos, nem muito menos so com um tipo de treino (que parece ser sp no redline)

Mas ha um senão tu podes continuar a fazer a mesma subida com os BPM a 180, mas quase de certeza que nao fazes a subida ao ritmo que fazias há um ano atraz :wink:
 

nautilus

New Member
Re: Pulsação alta....

Sinais, no passado pratiquei canoagem dos 12 aos 18.

Depois a partir dos 20 comecei a fazer passeios de bike ao domingo tudo soft.
Tenho 1.80m,desde que voltei a pedalar ficou de lado o tabaco,e as bebidas com álcool.

Agora tenho duas bikes de estrada e btt.

Eu acho que o meu stress da pulsação é de não ter um plano de treinos , visto que as
vezes vou na estrada e ando sempre a red line:(
Mas vou bem porque as minhas voltas agora andam na volta 70km a 100km e chego a casa bem. Mas estou com ideia que os treinos que ando a fazer não estão dar resultado.

Mas é bom ler sempre ideias dos outros, abre os olhos.
Obrigado
 

MrOrbea

New Member
Normalmente as pulsaçoes elevadas estao associadas a falta de descanso...no teu caso é o mais certo pois segundo li nos posts anteriores os teus treinos sao sempre em limiar anaerobico, logo estas a errar e dai nao conseguires baixar as pulsaçoes...cerca de 80% do nosso treino é aerobico ou seja com baixas pulsaçoes.portanto tem cuidado com o que andas a fazer, o treino é muito importante mas o descanso ainda é mais...
espero ter ajudado, se tiveres alguma duvida apita :wink:
 

fox

New Member
Li com atenção os conselhos anteriores e todos com muito sentido...
Acrescento e reforço que o descanso é mesmo muito importante! E não me refiro só ao descanso físico...
É muito importante descansares a cabeça. Se andares ansioso ou com muito stress isso vai seguramente refletir-se nas pulsações...
E o teu peso/percentagem de massa gorda é também um aspecto a ter em conta.

Até comprar o meu pulsómetro não tinha indicações reais dos batimentos. Um gajo sabe que esta a bater depressa, só não sabe é quanto. :)
Depois de o comprar, comecei a notar que lentamente o ritmo cardíaco começava a melhorar conforme passavam os meses. Isto levou bastante tempo!
Só que, fosse porque razões fossem se parasse algum tempo ao retomar o exercício lá estava o redline outra vez :( Isto aliado a pouco descanso...
Assim, e como me estava a stressar ainda mais olhar para os 170 e muito e muitas vezes 190 e tal, nas subidas... Passei a deixar o pulsómetro em casa.
Se foi boa ou má ideia não sei. Só que olhando para os números tinha sempre tendência a desmontar até estabilizar a respiração.
O que faço agora é no fim de uma subida se me sentir ofegante e com batimentos muito rápidos é dar duas ou três voltas em círculo sem desmontar até respirar de forma mais "normal" e continuo o meu caminho.

Tu dizes que notas isso mesmo na estrada. Eu noto apenas em subidas a pique ou muito extensas. Culpa do muito peso... E não, não é por culpa da bicicleta :rotfl:
Estive desde Setembro quase sem andar quando recomecei notei logo que ia levar tempo a recuperar. E ainda por cima tenho sido "arrastado" sempre para subidas lixadas. Mas apesar do "sofrimento" foi a única (ou pelo menos mais rápida) de recuperar a performance...
Portanto, no meu caso tenho de insistir é em fazer subidas :( Que é o que me custa mais...
No teu caso, não sei. Mas uma coisa que ajuda é consultar um médico... A ver que conselhos ele te dá. Se calhar já foste, mas ainda não li isso aqui ;)

Boas pedaladas...
 

CD

New Member
Também eu noto que é dificil manter as pulsações dentro dos valores que queremos.

De facto quando as subidas chegam os batimentos atingem por vezes 170 ou + bpm, mesmo tentando subir com um ritmo brando.

Penso que alguns de nós sobrevaloriza os pouco "treinos" que fazemos, ao exigirmos demais de nós próprios.

No meu caso a subida das pulsações não se devem á falta de descanso. Verifico que quanto menos ando, mais facilmente atinjo os limites.

Os passeios que não exigem grandes esforços também não permitem evoluir, portanto de vez em quando á que puxar pelos "cavalos".

CD
 

jpsantos

New Member
Pois eu tb sofro desse problema... ando sempre 170 para cima (e estou a ser simpático comigo quando digo 170 :mrgreen: ) mas eu acho que tenho explicação para as minhas pulsações altas... tabaco :oops:


João Santos
 

margarett

New Member
Por acaso comprei recentemente um pulsómetro, e experimentei-o neste Domingo. Fiz a minha volta mais dura de sempre (também comecei há pouco tempo), com muitas subidas a pé... Quando desmontava por não dar mesmo mais, ia ver e também andava na casa das 170. Não me preocupei muito, estou nos 25 anos, com > 87kg portanto tenho que esmifrar o corpo :mrgreen:
 

sinais

New Member
Pessoal... não sigam os números à maluka... é que os batimentos não são nem devem ser iguais para toda a gente nem para o mesmo tipo de esforço... e o que é treino em esforço para mim é diferente para vocês . . . e não são só as pulsações que contam, é preciso também ter em atenção a tensão arterial, a massa de gordura, a alimentação, os antecedentes criminais... :mrgreen: :mrgreen:, antecedentes médicos...e soi on e soi on...

Não existem dois dias de treino iguais, ou as condições atmosféricas mudam, ou a nossa pre-disposição é outra, ou até mesmo a noite de sexo que antecedeu o treino roubou-nos algumas das forças que precisávamos e isso faz com que se altere o batimento cardíaco e o rendimento do treino.

após toda esta cultura médico-popular acho que o melhor é mesmo consultarem um médico desportivo para fazerem alguns exames do estado actual (análises, ecorcardiograma, prova de esforço, ...) e com ele traçarem um plano de treinos para as metas que querem alcançar.

Agora se querem andar de btt por puro prazer e bem estar físico não sejam hipo-paranóicos e pedalem... é que apesar do meu batimento cardíaco ser de 59 isso não me garante que consiga fazer o vale barris sem parar :rotfl: :rotfl:
 

amcorreia

New Member
Sem querer tecer considerações médicas , que não tenho qualificações para isso , acho só que o esforço que fazemos não nos pode levar ao desconforto , a ponto de nos criar duvidas se estamos bem ou não , se vamos cair para o lado ou não, se chegamos a este ponto , então vamos ao médico , fazemos exames e esperamos pelo veredicto do médico e se então não houver problema procura-se soluções de treino para melhorar a nossa capacidade. Eu por exemplo , em repouso tenho 50 bpm, normalmente nos electrocardiogramas os médicos olham sempre de lado para mim e perguntam se faço desporto, quando digo que sim , eles dizem que deve ser disso( é que a pulsação baixa pode não ser boa ), mas se me dissessem que poderia ter um problema ou eu não me sentisse bem , podes crer que iria logo fazer exames para tentar perceber se alguma coisa estava mal !

abraço
 

Ncunha

New Member
Boas pessoal!!!
Este tema é deveras importante, pois os treinos deveram desenvolver-se em função do nosso coração.
Pois para iniciar uma sessão de treinos é necessario conhecer os nossos limites, sendo o teorico 220- idade.Pois isto não passa de um valor teorico porque pode diferir de coração para coração e tambem da forma fisica com que nos apresentamos.Um dos exemplos disso pode ser o meu em que a minha maxima teorica e de 195 mas no entanto a ultima vez que fiz uma competição o meu pulsometro assinalava 209.Para tal é preciso saber trabalhar o nosso coração!!!!!
Assim sendo aconselho que o pessoal seja acompanhado como foi ja dito anteriormente, ou até mesmo federar-se, pq para tal é necessário fazer exames medicos a manda de um medico desportivo e não mais do que ele para tirar as devidas conclusões em relação ao nosso corpo, isto so para saber se nao existem limitações na pratica deste desporto.
Em relação aos treinos deveram procurar quem saiba sobre este assunto, se formos pela convesa de certos medicos desportivos não faziamos metade das cenas, como por exemplo fazer medias de 184 numa maratona.

No entanto caso o pessoal que não tem hipoteses para tal poderá fazer como eu fazia ao principio, andar sempre entre os 70% e os 75% do nosso batimento max teorico nos treinos durante uns tempos, e depois começar a executar séries do tipo 5 series por treino de 15 segundos começando com a rotação maxima dia sim dia não e a subir, depois passado umas semanas passar para os pesados.
Isto são so dicas, pois para fazerem isto a serio tem de ser acompanhado por uma pessoa entendida, que vai traçar este tipo de treinos consoante uma prova de esforço.

Boas pedaladas
 
Acho que o mais importante é conhecerem o vosso corpo, não descartando a utilidade da consulta médica, mas no meu caso como tenho alergia a esses gajos, afino o andamento ao meu estado fisico e de espirito, senão vejamos:

- Certos dias vou andar de bike e as pulsações teimam em não passar das 140/150 e nesta altura já estou com a lingua de fora, para quê forçar se o corpo não quer, para-se e pronto há mais dias para isto;

- Noutros dias começo num certo balanço sempre na talega e quando reparo no monitor já este vai bem acima das 190, não me sentindo cansado o que não é mau para quem já passou 37 primaveras neste mundo. Bem nesses dias é sempre a bombar sem dó nem piedade;

Normalmente a primeira situação acontece-me quando ando (não treino) muitos dias seguidos, portanto deve tratar-se de cansaço fisico e como alguém disse, "descanso tambem é treino".

Antes de alguma maratona costumo descansar 2 ou 3 dias sem olhar para a bike e resulta, porque depois tenho mais rendimento e aguento melhor o esforço, apesar de ainda não ter ganho nenhuma.

Mas eu posso fazer isto porque não sou profissional da modalidade nem disputo nenhum campeonato, quem o faz tem que alombar todos os dias e deve ter acompanhamento médico.

Os amadores devem fazer aquilo que o corpo lhes pede e mandem os médicos à fava porque eles são como os fiscais das finanças, se procurarem bem encontram sempre qualquer coisita.

Apesar do que disse eu faço uma "revisão anual" pelo sim pelo não.
 

shelltox

Super Moderador
Li tudo com muita atenção e acho interessante a troca de experiencias e conhecimentos. Eu sou do tipo, normalmente acelerado. Desde que comecei a ter atenção ao ritmo cardiaco, tenho algumas conclusoes minhas:
- o numero de batimentos medios, mantem-se (simplesmente porque,onde subia antigamente a 180, hoje subo á mesma a 180, mas mais depressa)
- isso de seguir uma zona alvo...só deve ser possivel a 'pedalar contra a parede'(vulga bike estatica ou rolos) .. no btt, é quase impossivel andar a cumprir um intervalo de 30-40 bpm,porque o terreno não permite um esforço tão regular.
- o que eu reparei em mim foi, que hoje após um esforço de ir ao red-line 180(ou mais), agora basta-me uns instantes,menos agressivos para recuperar, enquanto há uns tempos...quase só parando recuperava.

Curiosidade.. sabem quando bati o record pessoal de max. bpm ? Em um valente espalho que dei ! lá fui aos 211 bpm !!..por isso um bom treino, seria apanhar sustos,lol
 
Top