PUF (Passeio de Utilizadores do FórumBTT) nº11: Mira de Aire - Jurassic Trip

jnoiva

Member
Olá a todos conforme combinado aqui está o cartaz do PUF nº11

flyerpufv1.jpg


Aproveitamos também para lançar os pormenores do eventos que podem ser consultados aqui:

Tem as informações importantes e o formulário de inscrição. Leiam com atenção e inscrevam-se.

http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!

Mais novidades em breve.
 
Last edited:

Patitos

Active Member
Lanço aqui um alerta das varias pessoas que até estavam interessadas em participar, mas segundo essas pessoas " não vale a pena " e paço a citar o porque:
Como passeio de convívio que é , tb na minha opinião não faz sentido ( a ser verdade ) o grau de dificuldade Médio/ Alto, independentemente de ser guiado ou não. Lembro-me perfeitamente do encontro do Forum BTT em 12-09-2010 em Arraiolos , que só tinha uma pequena subida já no fim, deu para pedalar quase parados, pois o objectivo era o convívio , e ninguém se queixou.
Atenção que não é nenhuma critica, simplesmente estou a constatar um fato, que até pode ser alterado.
Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Boas pessoal da organização e Patitos,

Patitos, permite-me discordar...

Com este nível de dificuldade e se eu puder, participo pois para mim é um incentivo...

Nesta zona, é fácil um percurso ser difícil, difícil é ter um percurso fácil, lol...São trilhos muito bons com singles de alto nível e para serem feitos temos de realmente ter algum kit de unhas, senão ficas-te pelos estradões...Basta fazer o Vale Garcia para o nível de dificuldade disparar, por exemplo...

O convívio existe sempre, simplesmente os participantes devem saber o que os pode esperar e acredita que isto é um incentivo para muita gente, ir a um passeio onde seja necessária técnica, ao contrário de tantos que se tem feito para as rodas 29' ou mesmo de ciclocross em que só pedalas e não tem jeito nenhum.

No passeio que organizei do IV passeio forum cannondalept tive de ter esse cuidado, e poderia classificar o nível de dificuldade também de médio e até de médio/alto, pois nem todos fazem a Costa de Alvados, muitos não conseguiram subir a Fórnea e muitos chegaram "mortos" no final, mas é impossível agradar a todos.

Para mim, um passeio com este nível de dificuldade é uma luvada de ar fresco no panorama do BTT nacional.

(Atenção que não sou nenhum Pró e ainda não consegui descer o Vale Garcia todo sem desmontar, pelo menos em 2 sítios, mas está atravessada)
 

tinric

Super Moderador
Concordo com o Rui Marçal... lembro-me da maratona de Santarém deste ano ... muita gente com sorriso de orelha a orelha a afirmar alto e a bom som...

"... Que espetaculo... Nunca fiz uma maratona com média tão alta... espetaculo...."

Pois eu digo... nunca fiz um passeio por estradões (quase e só) tão mau...

Há gostos para tudo... e os "novos btt'tistas" de estradão... já começam a ter muitas maratonas para andar por este país fora... cabe a alguns contrariar esta tendência...

pois já esteve mais longe começarem a aparecer btt'tistas com bikes de ciclocross por essas "Maratonas" fora.


Não quero com isto "atacar" ou defender ninguém... cada qual gosta do que gosta e anda como e onde quer...

Mas se pensarmos o que é o BTT (no verdadeiro sentido da palavra) tiramos as nossas próprias conclusões.

Abraço e boas pedaladas.
 

Jocas22

Active Member
desculpem lá mas perdi-me. Então mas não pode haver um meio termo! Não façam uma coisa sem subidas ou só com estradões.
 

Rui Marçal

New Member
O Tinric compreende-me, cada vez somos uma espécie em vias de extinção e a maratona de Santarém foi realmente muito má...

Penso que se deve confiar na organização e ponto. Eles devem saber o que fazem, conhecem a zona como ninguém.
 

Medroso#78

Active Member
....Eu também não poderei ir, mas creio que o grau de dificuldade apresentado, está acessível à grande maioria do o pessoal que "pedala" cá pelo fórum..... dp deverá ser feito a um ritmo calmo (passeio), digo eu.

Mais para a frente quero lá ir, dp passo por cá para ver se há companhia. ;)
 

jnoiva

Member
Antes de mais queremos agradecer todos os comentários a esta iniciativa.
Ao pensarmos em efetuar esta proposta ao FórumBTT o nosso grande objetivo foi o de colocar os membros do mesmo a conviver visto que já não se realizava um evento há cerca de 3 anos.

Somos um grupo novo que tem a sorte de viver num local excelente para a prática do BTT e da caminhada e que apostou em se apresentar através desta iniciativa. Somos “novatos” em organização de eventos (estamos a começar), apesar alguns de nós (quase todos) já terem organizado um Pedaladelas do FórumBTT em março de 2011 (o tempo voa) que correu muito bem.

À região do PNSAC, quando se fala de BTT, estão sempre associadas as palavras pedra, dureza e também beleza, claro. É no entanto possível pedalar moderadamente mas com emoção presente.
O nosso percurso BTT terá alguma pedra, uma pitadinha de dureza e muita beleza por caminhos que não são os convencionais quando se pensa em PNSAC e alguns nem pertencem ao mesmo. É um percurso equilibrado.

Quando decidimos lançar o evento hesitámos em relação nível de dificuldade a colocar. Este é evento é acima de tudo um passeio PARA CONVIVER e NÃO PARA SOFRER, embora o fator sofrimento esteja sempre associado à condição física do ciclista. Por isso pedimos aos mais bem preparados paciência e aos menos bem preparados um pouco de superação, para existir EQUILÍBRIO.

Quanto ao nível de dificuldade aplica-se o provérbio “preso por ter cão e preso por não ter”. Decidimos colocar o nível médio/alto para alertar os participantes que devem ter alguma preparação para poderem fazer o passeio sem grande sofrimento. Na realidade o percurso (que tem entre 35 e 40 km) pode ser classificado como MÉDIO OU MODERADO. Logo que possível iremos modificar esse parâmetro. Não queremos que ninguém não venha por medo de levar uma “coça”.

O mesmo se aplica à caminhada/Trail nesta o nível de dificuldade é FÁCIL e o percurso não tem 10 km mas sim cerca de 7km (iniciando com uma visita ás Grutas de Mira de Aire que achamos que é um belo começo). Este passeio para acompanhantes é efetuado num ambiente descontraído e o Trail refere-se ao facto de passar por alguns locais onde de pode realizar também essa atividade. Logo que possível iremos modificar esse parâmetro.

Com esta iniciativa não queremos concorrer com ninguém. O PUF é prioritariamente um evento organizado por membros do FórumBTT para membros do FórumBTT.

Estamos sempre em processo de atualização do mini-site do evento e dispostos a esclarecer dúvidas.

Esperamos por os que quiserem vir conviver no dia 2 de junho de 2013.

MTB - Mirense Trilhos e Bikes
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Patitos, se a Cannondale aguenta?

Então?

Até pareces que não tens uma e sabes o que a casa gasta. Esta minha Cannondale fez a rodagem no PNSAC e no espaço de 5 meses fez lá mais de 800kms sem qualquer avaria ou furo. Queres melhor prova? lol...
 

jnoiva

Member
Olá a todos, Em nome do MTB-Mirense Trilhos e Bikes passo a divulgar o programa delineado para o PUF nº 11 "Jurassic Trip"

Aproveito para informar que toda a informação aqui colocada está organizada no mini-sítio do PUF nº11 onde poderão consultar as informações, efectuar a inscrição e ler o regulamento (consultar aqui: https://docs.google.com/file/d/0ByCvF8EdvudybFlFMGkzbWE4Yms/edit?usp=sharing.

A ligação é http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!. Aqui estão todas as informações e é o local ideal para a inscrição.

Qualquer dúvida ou informação, por favor, contactem: mtb.mirensetrilhosbikes@gmail.com

O QUE É O PUF nº11

O PUF n.º 11 será composto por um percurso de BTT circular com, sensivelmente, 35/40 km de extensão, de dificuldade moderada, o qual terá a partida e chegada em Mira de Aire, junto da entrada principal das Grutas de Mira de Aire, percorrendo trilhos do Planalto de São Mamede e da Serra dos Candeeiros (parcialmente enquadrados no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros). Este passeio está limitado a 200 participantes.

A participação no passeio de BTT confere o direito: a seguro individual, a frontal alusivo ao PUF n.º 11 BTT, a oferta de pacote Sensia, a abastecimento (água, fruta, entre outros), a lavagem de bicicletas e a banho no final da atividade.


Em simultâneo, decorrerá uma caminhada/trail para acompanhantes. Este passeio de nível fácil estende-se por um percurso circular com cerca de 7 km, onde os caminheiros são convidados a percorrer alguns trilhos normalmente utilizados nas atividades de Trail. Terá início com a visita às Grutas de Mira de Aire e em seguida percorrerá a envolvente de Mira de Aire em ritmo de caminhada lenta. Esta caminhada está limitada a 50 participantes.

A participação na Caminhada/Trail confere o direito: a seguro individual, a entrada nas Grutas de Mira de aire, a oferta de pacote Sensia, a garrafa de água no início da atividade e a banho no final da atividade.

As duas atividades serão guiadas em toda a sua extensão (pelos elementos da organização), por forma a manter um grupo compacto, pois é esse o objetivo maior desta iniciativa.

PROGRAMA DO PUF

Programa do PUF nº 11 Mira de Aire "Jurassic Trip"

Sábado, 1 de junho de 2013

17h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

18h30 - Encerramento do Secretariado

Domingo, 2 de junho de 2013

08h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

08h45 - Encerramento do secretariado

08h50 - Esclarecimentos e informações aos participantes do PUF

09h00 - Partida do PUF (horário obrigatório de saída)

11h30 - Reabastecimento (previsão)

13h30 - Chegada (previsão)

Os banhos serão nas instalações da sede da União Recreativa Mirense. Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07

Nota: Os participantes do PUF poderão após o passeio visitar as Grutas de Mira de Aire, com um custo de 3,5 euros. Bastará para tal identificarem-se como participantes do PUF.

Programa da Caminhada/Trail

Para muitos a visita às Grutas de Mira de Aire (GMA) remonta aos tempos de escola. Quando se faz a pergunta "já visitaste as GMA?" esta é normalmente a resposta dada. O que nós oferecemos com esta caminhada/trail é a possibilidade, aos acompanhantes dos participantes do PUF, de poderem revisitar (ou visitar pela primeira vez) as GMA, uma das Maravilhas Naturais de Portugal. Esta visita tem um custo (patrocinado pelas Grutas de Mira de Aire) de 3,5 euros para todos os inscritos. Os participantes que não quiserem visitar as GMA juntar-se-ão aos restantes caminheiros na saída das GMA onde iniciarão o passeio.
A caminhada/trail comecará com a visita às GMA. Após esta os participantes iniciarão a caminhada pelos trilhos envolventes da vila de Mira de Aire, com visita à zona terminal das GMA, onde surge a água que circula na gruta, situada na polje de Mira-Minde.

Sábado, 1 de junho de 2013

17h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

18h30 - Encerramento do Secretariado

Domingo, 2 de junho de 2013

08h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

09h00 - Encerramento do secretariado

09h15 - Esclarecimentos e informações aos participantes da caminhada

09h30 - Partida da Caminhada/Trail com visita às GMA (Na entrada principal das GMA)

13h00 - Chegada (previsão)

Os banhos serão nas instalações da sede da União Recreativa Mirense. Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07

INSCRIÇÕES

A inscrição para o PUF nº 11 - Mira de Aire "Jurassic Trip" (BTT e CAMINHADA/TRAIL) deve ser efetuada até ao dia 19 de Maio de 2013 através deste formulário [url]http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!inscrição[/URL]. Neste local podem consultar a lista de inscritos e saber o vosso número de inscrição.


O passeio BTT terá um custo de 4 euros (inclui seguro+despesas administrativas). A caminhada/trail terá um custo de 5 euros (inclui seguro+despesas administrativas+entrada nas Grutas de Mira de Aire). O seguro e as despesas administrativas são obrigatórios por lei.

Data limite de inscrição 19 de Maio de 2013.

Todos os inscritos deverão validar a sua inscrição entre o dia 20 e o dia 26 de Maio de 2013. Para tal, devem enviar um e-mail para mtb.mirensetrilhosbikes@gmail.com, com o número de inscrição e nome que consta da lista de inscritos e o comprovativo de tranferência bancária para o NIB 0036 0438 9910 6001 631 11 (aparecerá o nome Bruno Manuel Salgado Lourenço na transferência).
O passeio BTT terá um custo de 4 euros (inclui seguro+despesas administrativas). A caminhada/trail terá um custo de 5 euros (inclui seguro+despesas administrativas+entrada nas Grutas de Mira de Aire). O seguro e as despesas administrativas são obrigatórios por lei.

ALMOÇO

O almoço é como sempre um opção dos participantes. O seu custo será de 8 euros (preço de custo negociado com as GMA).

O almoço após o PUF nº 11 é servido no Restaurante das Grutas de Mira de Aire (http://www.grutasmiradaire.com/?link=11) localizado junto do local de concentração, aqui: http://goo.gl/maps/qhZSg.

O almoço é volante e a ementa é a seguinte:
Entrada

Saladas frias variadas

Prato principal

Prato de carne (a designar)

Sobremesa
Arroz doce
Salada de Fruta

Bebidas (água, sumo, vinho ou cerveja)

ALOJAMENTO

Para quem necessitar de se deslocar no dia anterior.

Casas da Gruta

Av. Dr. Luciano Justo Ramos nº470

2485-050 Mira de Aire

Telefone: 244 440 322

Sítio Web: http://www.grutasmiradaire.com/

Endereço eletrónico: geral@grutasmiradaire.com

Preços especiais para os participantes/acompanhantes do PUF Nº11. Na altura da reserva é apenas necessário que se identifiquem como tal.

ESTAMOS À VOSSA ESPERA PARA UM EXCELENTE DIA DE CONVÍVIO
MTB-Mirense Trilhos e Bikes​
 

jnoiva

Member
Quanto aos percursos apenas um esclarecimento/informação:

Os mesmos serão divulgados no mini-sítio http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!percursos a partir do dia 26 de maio de 2013

Para abrir o apetite deixo esta filmagem efetuada pelo nosso amigo Roberto Ferreira (Obrigado Topus_man) onde o PUF irá passar:


[video=youtube_share;laMrXDYJncs]http://youtu.be/laMrXDYJncs[/video]


ESTAMOS À VOSSA ESPERA PARA UM EXCELENTE DIA DE CONVÍVIO
MTB-Mirense Trilhos e Bikes
 

cyber_ne

Member
Jnoiva,

Tira-me 2 duvidas: o que entendes com "validar a sua inscricao entre 20 e 26 de Maio"? So neste intervalo é que devemos fazer o pagamento ? ou podemos fazer o pagamento antes, e apenas nesta intervalo enviar o comprovativo do pagamento. Uma outra duvida é se o pagamento será pela totalidade: inscricao no BTT + almoço.

Obrigado
Cyber_ne
 

jnoiva

Member
Olá cyber_ne:

Obrigado pela colocação das dúvidas, que passo a esclarecer:

"validar a sua inscrição entre 20 e 26 de Maio" - Depois da inscrição, a validação é efetuada através do envio de um e-mail para o endereço eletrónico indicado com o comprovativo da transferência, ficando automaticamente a presença confirmada. O pagamento pode ser efetuado em qualquer altura mas obrigatoriamente até 26 de Maio.

"se o pagamento será pela totalidade: inscricao no BTT + almoço" - A resposta é sim, o pagamento deve ser efetuado consoante as opções de inscrição. Quem participar no PUF+Almoço deverá transferir o somatório da quantia e indicar esse facto no e-mail de confirmação. O mesmo se aplica à Caminhada. No caso de uma transferência se referir a várias inscrições este facto deve ser discriminado no e-mail de confirmação.


Nota: Apesar de este ser um evento informal, regulamentámos o mesmo desta forma para os organizadores o poderem gerir de forma descontraída.

Espero ter esclarecido as dúvidas.

Boas pedaladas!

ESTAMOS À VOSSA ESPERA PARA UM EXCELENTE DIA DE CONVÍVIO
MTB-Mirense Trilhos e Bikes
 
Top