PUF (Passeio de Utilizadores do FórumBTT) nº11: Mira de Aire - Jurassic Trip

jnoiva

Member
Olá a todos,

Desde 2010 que não se realiza um PUF, o último foi o PUF n.º 10 - Rotas do Ouro. Assim decidimos dar continuidade à sua realização propondo a realização da 11ª edição. Como já vem sendo tradição aproveitamos as ideias dos tópicos de PUF’s anteriores para abrir este. Como tal, temos o prazer de propor a realização do:

PUF nº11: Mira de Aire - Jurassic Trip.

http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!

flyerpufv1.jpg


O mesmo terá lugar em Mira de Aire, no dia 02 de Junho de 2013. O passeio será aberto a quem se quiser pedalar connosco, mesmo que não seja membro do FórumBTT. A escolha desta data deve-se ao facto de ser a mais conveniente para os organizadores além de ser uma época do ano aprazível para percorrer os trilhos desta região. Temos consciência que atualmente, devido à enorme oferta existente, que não é fácil escolher uma data que não colida com outros eventos e com as conveniências de cada um.

Este passeio irá decorrer nos trilhos do Planalto de São Mamede, Planalto de Santo António e Serra dos Candeeiros, de forma a mostrar a quem ainda não conhece, a beleza paisagística dos mesmos. Será guiado, feito num ritmo que se pretende acessível a todos (dificuldade média) e terá aproximadamente 30-40 km de extensão. Complementarmente será proposta uma caminhada em paralelo para acompanhantes (mais pormenores na primeira semana de Abril em data a anunciar.)

Como é tradição, o princípio básico a seguir será o de iniciar o passeio ao mesmo tempo, pedalar e chegar em conjunto, pelo que os mais fortes deverão manter um ritmo acessível aos menos preparados, que por sua vez farão um esforço para manter um ritmo não muito baixo.

A orientação nos trilhos durante o passeio será efetuada pelos elementos do MTB - Mirense Trilhos e Bikes que são também os responsáveis pelo desenho do percurso, numa região onde habitualmente pedalam ao fim de semana, durante o ano inteiro.

O percurso será circular, com início e fim nas Grutas de Mira de Aire, com uma paragem para um ligeiro abastecimento. No final, haverá lavagem de bicicletas e duches. Outros pormenores serão divulgados serão na primeira semana de Abril em data a anunciar.

Numa altura onde contexto socioeconómico é desfavorável vamos organizar um evento cujo custo participação será nulo ou muito baixo (no caso de existir seguro para todos). Mais pormenores serão divulgados na data acima anunciada.

Relativamente ao eventual jantar no dia anterior e ao almoço depois do evento estamos ainda a estudar a proposta que iremos apresentar.

Como sempre, será de um passeio informal, onde cada um irá pedalar à sua responsabilidade.

O grande objetivo dos PUF’s é o estabelecimento do convívio entre os foristas, aproveitando a oportunidade para conhecer algumas pessoas para lá dos seus nicknames do FórumBTT, reencontrar velhos amigos e fundamentalmente a diversão.

Finalmente, informamos que o passeio será limitado a 200 participantes, por uma questão de logística e organização.

Todas as informações importantes e o formulário de inscrição no link abaixo. Leiam com atenção e inscrevam-se.

http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!


João Noiva em nome do
MTB - Mirense Trilhos e Bikes



Passamos então a divulgar o programa delineado para o PUF nº 11 "Jurassic Trip"

Aproveito para informar que toda a informação aqui colocada está organizada no mini-sítio do PUF nº11 onde poderão consultar as informações, efectuar a inscrição e ler o regulamento (consultar aqui: https://docs.google.com/file/d/0ByCvF8EdvudybFlFMGkzbWE4Yms/edit?usp=sharing.

A ligação é http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!. Aqui estão todas as informações e é o local ideal para a inscrição.

Qualquer dúvida ou informação, por favor, contactem: mtb.mirensetrilhosbikes@gmail.com

O QUE É O PUF nº11

O PUF n.º 11 será composto por um percurso de BTT circular com, sensivelmente, 35/40 km de extensão, de dificuldade moderada, o qual terá a partida e chegada em Mira de Aire, junto da entrada principal das Grutas de Mira de Aire, percorrendo trilhos do Planalto de São Mamede e da Serra dos Candeeiros (parcialmente enquadrados no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros). Este passeio está limitado a 200 participantes.

A participação no passeio de BTT confere o direito: a seguro individual, a frontal alusivo ao PUF n.º 11 BTT, a oferta de pacote Sensia, a abastecimento (água, fruta, entre outros), a lavagem de bicicletas e a banho no final da atividade.


Em simultâneo, decorrerá uma caminhada/trail para acompanhantes. Este passeio de nível fácil estende-se por um percurso circular com cerca de 7 km, onde os caminheiros são convidados a percorrer alguns trilhos normalmente utilizados nas atividades de Trail. Terá início com a visita às Grutas de Mira de Aire e em seguida percorrerá a envolvente de Mira de Aire em ritmo de caminhada lenta. Esta caminhada está limitada a 50 participantes.

A participação na Caminhada/Trail confere o direito: a seguro individual, a entrada nas Grutas de Mira de aire, a oferta de pacote Sensia, a garrafa de água no início da atividade e a banho no final da atividade.

As duas atividades serão guiadas em toda a sua extensão (pelos elementos da organização), por forma a manter um grupo compacto, pois é esse o objetivo maior desta iniciativa.

PROGRAMA DO PUF

Programa do PUF nº 11 Mira de Aire "Jurassic Trip"

Sábado, 1 de junho de 2013

17h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

18h30 - Encerramento do Secretariado

Domingo, 2 de junho de 2013

08h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

08h45 - Encerramento do secretariado

08h50 - Esclarecimentos e informações aos participantes do PUF

09h00 - Partida do PUF (horário obrigatório de saída)

11h30 - Reabastecimento (previsão)

13h30 - Chegada (previsão)

Os banhos serão nas instalações da sede da União Recreativa Mirense. Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07

Nota: Os participantes do PUF poderão após o passeio visitar as Grutas de Mira de Aire, com um custo de 3,5 euros. Bastará para tal identificarem-se como participantes do PUF.

Programa da Caminhada/Trail

Para muitos a visita às Grutas de Mira de Aire (GMA) remonta aos tempos de escola. Quando se faz a pergunta "já visitaste as GMA?" esta é normalmente a resposta dada. O que nós oferecemos com esta caminhada/trail é a possibilidade, aos acompanhantes dos participantes do PUF, de poderem revisitar (ou visitar pela primeira vez) as GMA, uma das Maravilhas Naturais de Portugal. Esta visita tem um custo (patrocinado pelas Grutas de Mira de Aire) de 3,5 euros para todos os inscritos. Os participantes que não quiserem visitar as GMA juntar-se-ão aos restantes caminheiros na saída das GMA onde iniciarão o passeio.
A caminhada/trail comecará com a visita às GMA. Após esta os participantes iniciarão a caminhada pelos trilhos envolventes da vila de Mira de Aire, com visita à zona terminal das GMA, onde surge a água que circula na gruta, situada na polje de Mira-Minde.

Sábado, 1 de junho de 2013

17h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

18h30 - Encerramento do Secretariado

Domingo, 2 de junho de 2013

08h00 - Abertura do Secretariado

Na entrada principal das Grutas de Mira de Aire (GMA). Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07
GPS: 39.540331,-8.704015

09h00 - Encerramento do secretariado

09h15 - Esclarecimentos e informações aos participantes da caminhada

09h30 - Partida da Caminhada/Trail com visita às GMA (Na entrada principal das GMA)

13h00 - Chegada (previsão)

Os banhos serão nas instalações da sede da União Recreativa Mirense. Aqui: http://goo.gl/maps/l2K07

INSCRIÇÕES

A inscrição para o PUF nº 11 - Mira de Aire "Jurassic Trip" (BTT e CAMINHADA/TRAIL) deve ser efetuada até ao dia 19 de Maio de 2013 através deste formulário [url]http://mtb2013.wix.com/mtb-puf-11-jurassic-trip#!inscrição[/URL]. Neste local podem consultar a lista de inscritos e saber o vosso número de inscrição.


O passeio BTT terá um custo de 4 euros (inclui seguro+despesas administrativas). A caminhada/trail terá um custo de 5 euros (inclui seguro+despesas administrativas+entrada nas Grutas de Mira de Aire). O seguro e as despesas administrativas são obrigatórios por lei.

Data limite de inscrição 19 de Maio de 2013.

Todos os inscritos deverão validar a sua inscrição entre o dia 20 e o dia 26 de Maio de 2013. Para tal, devem enviar um e-mail para mtb.mirensetrilhosbikes@gmail.com, com o número de inscrição e nome que consta da lista de inscritos e o comprovativo de tranferência bancária para o NIB 0036 0438 9910 6001 631 11 (aparecerá o nome Bruno Manuel Salgado Lourenço na transferência).
O passeio BTT terá um custo de 4 euros (inclui seguro+despesas administrativas). A caminhada/trail terá um custo de 5 euros (inclui seguro+despesas administrativas+entrada nas Grutas de Mira de Aire). O seguro e as despesas administrativas são obrigatórios por lei.

ALMOÇO

O almoço é como sempre um opção dos participantes. O seu custo será de 8 euros (preço de custo negociado com as GMA).

O almoço após o PUF nº 11 é servido no Restaurante das Grutas de Mira de Aire (http://www.grutasmiradaire.com/?link=11) localizado junto do local de concentração, aqui: http://goo.gl/maps/qhZSg.

O almoço é volante e a ementa é a seguinte:
Entrada

Saladas frias variadas

Prato principal

Prato de carne (a designar)

Sobremesa
Arroz doce
Salada de Fruta

Bebidas (água, sumo, vinho ou cerveja)

ALOJAMENTO

Para quem necessitar de se deslocar no dia anterior.

Casas da Gruta

Av. Dr. Luciano Justo Ramos nº470

2485-050 Mira de Aire

Telefone: 244 440 322

Sítio Web: http://www.grutasmiradaire.com/

Endereço eletrónico: geral@grutasmiradaire.com

Preços especiais para os participantes/acompanhantes do PUF Nº11. Na altura da reserva é apenas necessário que se identifiquem como tal.

ESTAMOS À VOSSA ESPERA PARA UM EXCELENTE DIA DE CONVÍVIO
MTB-Mirense Trilhos e Bikes​
 

salgado52

Active Member
A escolha do local do 11º PUF não podia ser melhor,e também escolher uma data que desse para todos marcarem presença seria tarefa quase impossível,posto isto e sem querer menosprezar qualquer outra organização,mas nesta data de 26 de Maio à pelo menos dois eventos (Tábua e Cabeça Gorda)em que iram marcar presença quase 1500 bttistas.
Apenas a minha opinião,por acaso não seria possível alterar para o dia 25 de Abril,ou 1 de Maio,uma vez que em princípio não há qualquer indicação de eventos,vejam lá isso,com certeza que muito pessoal iria agradecer.

Abraço

JAndrade
 
Last edited:

kapinha

New Member
Completamente de acordo! Com a escolha feliz do local, sendo q essa data condiciona muita malta (no meu caso, Tábua é um must!!).
Sei q é difícil agradar a todos, mas concordo com o amigo salgado em relação às datas sugeridas.
Senão fica p uma próxima ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Sou um dos que nunca pedalou por essas paragens, independentemente da data, agrada-me o convite. Desde já muito obrigado. ;)
 

rm6

Member
@Klaser... já reparas-te que o segundo bttista na tua foto, sou eu... :) O joaquim (Cycling).... já ia na preseguição...):):):) grande abraço :)
 

klaser

Well-Known Member
Quim,como o primeiro ciclista atrás de mim era o Sr. Pereira,um veterano Z com 63 anos e mesmo assim tu não o conseguias ultrapassar,eu deixei de me preocupar contigo...:D
Quim a sério,não tinha reparado,grande abraço,este ano subimos à Sra da Graça juntos de novo ?
 

HR

New Member
Parece-me bem... e para mais numa zona desconhecida para mim.

A ver vamos se reuno uns quantos TombaTrilhos...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

jnoiva

Member
Já sabíamos de antemão que data escolhida iria colidir com alguns eventos, facto falado com os responsáveis do Fórum.

No entanto decidimos avançar com esta data pois é aquela que o grupo decidiu e em que temos elementos disponíveis para organizar um bom evento.

Esperamos por todos aqueles que estiverem disponíveis e queiram vir conhecer uma magnífica região para a prática do BTT e ao mesmo tempo conhecer uma da maravilhas naturais de Portugal.

Boas pedaladas a todos.

No dia 26 de Maio de 2013 cá esperamos quem estiver disponível para pedalar.

MTB-Mirense Trilhos e Bikes
 

José Martins

Administrator
Apesar de ser um bocado distante da minha zona de residência, já está na agenda para ver se consigo marcar presença.
Por vezes é dificil conciliar com outras situações, mas se der, lá estarei.
Um grande abraço a todos.
 

pedrinhosousa

New Member
Se der lá estarei também visto ser aqui ao lado. Também estive presente no ultimo em Vila Pouca de Aguiar, Jales, um dos bttistas de mais longe.
 

duartec

New Member
Após 3 anos finalmente o regresso do PUF, estive presente no ultimo em Jales com organização dos irmãos Favaios e foi fantástico, adorava participar neste também não só pelo convivio mas também pelo local fantástico onde se vai realizar.. Mas não vou poder estar presente esse dia já está á muito reservado para a deslocação a Tábua um evento impossível de ser perder. Qualquer das maneiras as maiores felicidades para a organização desse evento e que seja um grande dia para todos os participantes...


Cumprimentos...
 
É um evento que nunca participei. mas penso que seja algo de maravilhoso, principalmente por essa região.
Vou estar atento a mais informações. Bom trabalho para os responsáveis.

Saudações Bikeanas
 

Crave

New Member
Estou com a malta!
Deviam adiar o passeio, já me inscrevi e paguei para Cabeça Gorda, esse fim de semana vai ser complicado!
Gostava de conhecer os trilhos para esses lados, mas assim não vai dar.
 

pcsilva

New Member
Pois, o mesmo aconteceu comigo já me inscrevi [FONT=&quot]para 26 de Maio “Rota das Fontes” – Alcanhões.
Adorava tanto poder ir a estes trilhos "[/FONT]Mira de Aire - Jurassic Trip" e ainda por cima sou de perto (Torres Novas), mas se não der fica para uma próxima.

[FONT=&quot] [/FONT]
 

cyber_ne

Member
Eh pá.. Façam lá um esforço, e mudem lá a data :) para o pessoal ir.. Muitos já estão inscritos para Tábua. Seria a primeira vez que iria para essa zona, que me parece excelente (pelas fotos).

Boa sorte
 
Top