Protecções Corporais

fleshfly

New Member
Boas
Este tópico nasce do tombo que dei na passada sexta feira a cerca de 50km\h enquanto fazia um XC mais agressivo na serra de S. Justa, Valongo.

Dele resultou: (de cima pra baixo :D ) um Giro a estrear partido em 3 sítios, dois grandes galos provocados pelo impacto (sim mesmo com o capacete) corte lateral na cara, ombro direito com o osso quase à mostra, vários cortes num braço acima do cotovelo, anca bastante raspada do lado direito, coxa com pequeno corte e pisada.
As protecções que levava eram as seguintes: Capacete Giro (agora n ta muito :D ); cotoveleiras c protecçao do antebraço alpinestar; luvas com dedos com bastantes protecções, Calções tipo Fox, joelheiras com protecção de canela. Mochila camelbak (pela maneira que ficou raspada acho k tb pode ser considerada como tal :wink:)

Pelo que me pareceu tinha evitado grande parte dos danos se tivesse um capacete integral e colete com protecções de ombro. Muito embora sei que os capacetes integrais sejam muito quentes (talvez o met parachute não...) ainda pra mais agora... e os coletes também não ajudam muito. Mas sera que nao vale a pena ter este peso a mais e calor? pelo o que me esta a doer agora o ombro digo que sim sem pensar 2 x mas e vocês o que acham de coletes e capacetes integrais para XC agressivo ?

Então resumindo é assim após este incidente gostaria de saber a vossa opinião sobre a ordem de importância das protecções (por exe qual colocariam no topo seguida de qual e por ai fora ) agradecia a opinião de quem usa ou usou coletes e capacetes integrais prós e contras.

Fica aki a minha ordem para XC agressivo...

1 Capacete integral Met Parachute
2 Colete tipo SIXSIXONE PRESSURE SUIT 06
3 Luvas
4 Joelheiras
5 Caneleiras

Obrigado desde já e Boas pedaladas.
 

Twilightning

New Member
Boas.

pah fazer umas descidas convem tambem baixar o slim.. se for 1 descida provisoria é sempre naquela podemos dar gaz mas tem sempre o se..

eu tenho 1 bike rigida e tambem faço as vezes umas descidas e ponho o slim baixo para podes tirar trajectorias e ter espaço para as curvas..

em relação ao meterial

o capacete é mt bom.. é igual ao meu tem garantia vitalicia.. (o penico) :twisted: a parte plastica é que não..

de resto acho que esta porreiro..

hasta e as melhoras :wink:
 

joao_leonix

New Member
Capacetes k se deve usar

kais os capacetes k voses usam os de downhill akeles k protegem a cabeça toda ou os de BTT os outros k soportege só a parte de cima da cabeça??????
 

OBiklas

New Member
Re: Protecções Corporais

joao_leonix said:
kais os capacetes k voses usam os de downhill akeles k protegem a cabeça toda ou os de BTT  os outros k soportege só a parte de cima da cabeça??????

:eek:fftopic:

Desculpa-lá mas eu não te ando a seguir.. tenta escrever um português mais correcto. Se não conseguires é simples, recorre ao WORD e depois copia !! é que se não o pessoal passa-se a ler!!
:back2topic:

Quem pratica XC por vezes tem situações onde o melhor era mesmo usar protecções corporais, mas só se dá fé disso quando chegamos ao fim da descida!! :shock: Mas as protecções não dão jeito para subir e com o calor parecem uma sauna :oops:..  Por mim andava sempre com umas cotoveleiras e joelheiras na mochila, mas... não dá jeito parar quando vemos uma boa descida  :mrgreen:
 

Bravellir

New Member
Re: Capacetes k se deve usar

joao_leonix said:
kais os capacetes k voses usam os de downhill akeles k protegem a cabeça toda ou os de BTT os outros k soportege só a parte de cima da cabeça??????

Depende do que fazes e dos riscos que corres. Eu diria que dh e fr devia ser sempre com integral. O resto depende do jeito que tens e da agressividade que pões nos trilhos.
O capacete é para proteger. Não tem nada a ver com moda ou com o que os outros usam. Deves usar o capacete necessário para garantir que podes pedalar amanhã também.


p.s. olha os k's ;) anda para aí um smiley novo mortinho por se mostrar :D
 

andrextr

Active Member
Existem também uns capacetes que não são integrais mas que protegem mais a cabeça, nomeadamente a parte de tras em que se prolongam até quase ao pescoço! São uns capacetes XC mas com uma pinta mais agressiva! Mas pronto, isso também nao evita que se caiares de cara não te lixes todo!... Quanto ao colete, parece-me um pouco desconfortável para XC... Se calhar o melhor é não te esticares muito em zonas complicadas e tentar não mandar muitos tralhos desses, eheh, ah, e as melhoras ai das mazelas!! :mrgreen:
 

Pax

New Member
andrextr said:
Existem também uns capacetes que não são integrais mas que protegem mais a cabeça, nomeadamente a parte de tras em que se prolongam até quase ao pescoço! São uns capacetes XC mas com uma pinta mais agressiva! Mas pronto, isso também nao evita que se caiares de cara não te lixes todo!... Quanto ao colete, parece-me um pouco desconfortável para XC... Se calhar o melhor é não te esticares muito em zonas complicadas e tentar não mandar muitos tralhos desses, eheh, ah, e as melhoras ai das mazelas!! :mrgreen:

Acho que são estes os capacetes a que te referes:

GIRO153.00061.jpg


:wink:


Cumps
Pax_Eco
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Protecções Corporais e Capacetes...

:twisted:

este capacete pode ser interessante...

MET3HELM45MOAN.jpg

CAPACETE MET PARACHUT
Um capacete de freeride super-light sem limites, o capacete mais versátil do mercado, adapta-se rapidamente as tuas necessidades.
- 23 entradas de ar
- T- safe
- Queixeira amovível
- 560gr.


mas, a ordem que eu colocava o equipamento seria:
1 Capacete (SEMPRE)
2 Luvas (SEMPRE)
3 Joelheiras e Cotoveleiras
4 Colete
5 Caneleiras

Normalmente para utilização de todo este equipamento implica que se leve na mochila enquanto se sobe, e depois colocá-lo para a descida... pois subir ou rolar com colete, caneleiras e afins não é fácil :oops:

Acho que este XC agressivo se enquadra mais no All Montain ou enduro... e aí sim devem-se utilizar mais protecções... mas não se fazem muitas subidas :wink:
 

Pax

New Member
Não gosto mesmo nada desse met...
A queixeira é um engano porque aquilo é super frágil e quando pensas que te vai proteger o queixo, já se partiu... :s
Se queres um casco integral aposta na qualidade, aliás como recomendo em todas as protecções...


Cumps
Pax_Eco
 

esquilas

Member
Boas

Fazer xc com proteccoes pra mim nao tem muito jeito, sabe deus o que custa andar soh com um capacete de xc super leve e arejado, quanto mais com joelheiras e cotoveleiras e afins

Eu quando vou fazer alguma coisa mais agressiva levo soh mais umas caneleiras/joelheiras dakelas mais abertas da fox e soh ando em plano prai 1km e chego a casa a escorrer agua, quanto mais andar todo artilhado

E andar com proteccoes na mochila tambem nao tem jeito nenhum. Tamos a dar um giro, chega uma descida onde os tomates ficam mais mirraditos, bota parar vestir as proteccoes e descer, no fim para se outra vez e arruma-se a tralha. O passeio perde o ritmo todo

Eu normalmente em xc eh a bela da lycra, capacete e luvas. Aparece uma descida mais lixada: normalmente eh "bota lume" (qualquer dia lixo-me eh certo, mais isso eh outra historia) se for realmente puxada faço a peh e tah feito

Mas nada como praticar pra melhorar a tecnica, tipo nao baixar o selim, fazer umas daquelas descidas super tecnicas (em que a roda de tras vai sempre no ar) e umas descidas daquelas tipo largar os travoes e que seja o que deus quiser
 

andrextr

Active Member
Pax_Eco: sim era desses que me referia!

Esse met parachute tem um aspecto visual muito bom, mas de facto, a queixeira parece ser frágil ! Mas será que a Met fez um capacete para FR que se partisse à primeira? Hmmm, não sei, so analisando melhor! Pelo menos é melhor isso do que não ter nada, e esse capacete parece-me ser leve, e "fresco"..

Ir, explica-me só uma coisa, porque é que consideras as luvas assim tão importantes? Eu sei que é um elemento facil de usar e que não "estorva" nada, mas, será que as mãos são assim um "orgão" tão vital para proteger? Ou é pelo facto de se esfolarem todas quando se caí, e de se espetarem pequenas pedras, e fazer um ardor enorme?

O capacete é o mais importante! E um pouco de juizo às vezes também é importante... :mrgreen:
 

card050

Member
andrextr said:
O capacete é o mais importante! E um pouco de juizo às vezes também é importante... :mrgreen:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
olha quem fala, olha... LLOOOLL
"faz o que eu digo, mas não digas o que eu faço" xD
desculpem, mas não resisti a esta... :twisted:
:mrgreen: abraços
 

pratoni

Active Member
estive ontem com um met parachute na mão e a queixeira até me pareceu mais sólida do que estava à espera.

Só me apeteceu mandar aquilo à parede ou ao chão para ver se realmente resistente ou não... :twisted: :twisted:

Pareceu-me bem leve e fresco e não me parece que a queixeira faça calor ou incómodo algum, penso que seja uma questão psicológica...

O gajo da loja mostrou-me também um specialized integral que também era leve mas já me pareceu bastante mais quente (mas também mais seguro :wink:) muito bonito e completamente preto baço, lindo...

:D
 

fleshfly

New Member
Boas

Obrigado pelas dicas e melhoras :p. O ombro já cicatrizou mas a anca ainda me dói com calças mais apertadas (é o que da ser magro e ter os ossos a mostra lol) eu logo meto ai umas pics para vocês verem os estragos lol.
Já comprei o colete não o que referi no tópico mas um que me agradou bastante mais após ter experimentado vários e que por incrível que pareça era o mais barato http://www.liderbike.pt/product_info.php?cPath=42&products_id=1048 já andei cerca de 5 x com ele cerca de 20 km de cada x e como vocês sabem o tempo tem estado( muito quente ). Posso dizer que me chateou menos que levar a camelbak, o colete é bastante aberto e se tirarem a protecção de costas ate se esquecem do colete,(embora a protecção de costas não estorve assim tanto e ao contrario do que pensava conseguem torcer o tronco facilmente).
Quanto ao met parachute que referi inicialmente e já mostraram aqui ainda não comprei mas já experimentei e posso dizer que é um excelente capacete nem pensem que e frágil, parece que se leva um capacete normal de bicicleta ( só senti um bocadito menos de ar na cara mas nada de especial) mas em termos de protecção da queixeira que pra alem de proteger o queixo tb vai ajudar se forem de lado a raspar com a cara (como no meu caso lol) nem pensem que a queixeira vai partir o met faz-me lembrar um guiador em carbono parece que temos plástico na mão mas e mais resistente que o aço. Como alternativa a um capacete integral (não aconselhava a quem faça extreme freeride ou DH pelo facto de ser muito mais aberto e não ter tanta esponja interior e dai não amortecer impactos tão fortes) acho excelente e mesmo agora que vou começar a fazer mais all-mountain e light FR (assim que chegue a minha nova cabrinha :p ) vai continuar a ser a minha escolha alias só ainda n comprei porque 160 € +- é dinheiro lol e ainda agora comprei bike.
Que que vocês acham mais importante as joelheiras ou cotoveleiras?

Abraços
 

andrextr

Active Member
Das poucas vezes que caí (nada de grave), posso dizer que os joelhos e as mãos sairam quase sempre esfolados, ao contrario dos cotovelos, mas isto é uma questão de saber cair e de sorte..
Portanto acho que as joelheiras são mais importantes, mas tambem devem incomodar mais do que as cotovoleiras uma vez que tu pedalas é com as pernas!
 

fleshfly

New Member
mas isto é uma questão de saber cair e de sorte..

Já nao é a 1x que vejo esta citação, e penso o seguinte sorte sem duvida... agora o saber cair... depende muito da velocidade a que se vai e o que nos fez cair. Eu quando cai ia a uma velocidade relativamente alta e posso dizer que foi tudo tao rapido que nao da tempo pra fazer mais nada a nao ser puro instinto tipo esticar braços abrir as maos é tudo tao rapido que nao da pra pensar, é obvio que ha quedas que da pra preparar mais o corpo para o impacto mas ha outras que nem da pra piscar os olhos. Imaginem um impacto com uma pedra 40\ 50 km\h sem voçes verem a pedra nao me parece muito que de tempo pra fazer seja o que for. O XC nao e um estilo tao radical como o enduro ou all-mountain mas facilmente se atinge velocidades elevadas que dao tombos aparatosos é claro que as protecçoes estorvam. Os pro no xc levam luvas e capacete (mais nada pelo que tenho visto) mas eu se cair e me magoar a serio nao posso trabalhar e prefiro ter algum incomodo com as protecçoes do que ficar no estaleiro uns tempos.
 

Bravellir

New Member
Eu acho que também se aprende a cair ( eu sei , sou um especialista :D )

Tu podes pensar que não tens tempo para nada, mas muito antes de tu perceberes que vais cair, já o teu corpo registou a perda de equilíbrio e, dependendo da confiança com que vais e do "treino" que tens, o corpo em auto-protecção procura o melhor lado para o impacto. Não estou a dizer que é auto-consciente, pelo contrário.
E curioso como parece que braços e pernas vão sempre á frente, e também como parece que se procura sempre um flanco para receber a 1ª pancada.
Claro que se o tombo for grande, depois é a cambalhota, mas a 1º pancada tende a ser sempre em zonas que do ponto de vista da sobrevivência são menos importantes.
 
Top