GR 247 - SIERRAS DE CAZORLA, SEGURA Y LAS VILLAS

davidream

Active Member
bOAS!

Desde que há 2 anos atrás vi referência a esta GR no site bikepacking.com , que sonhava em ir visitar esta parte de Espanha.
Andaluzia é uma parte completamente desconhecida para mim e lembro-me bem de ver as fotos no site e viajar através de cada um daqueles frames.
Fui fazendo o habitual nestas situações, que é ir procurar pelo track oficial on-line, ver vídeos e relatos em sites da especialidade e reunir o máximo possível de informação.
A partir daqui parti o track que faz o loop de toda a serra (+-300Km's) em 5 dias (dividi da forma que me pareceu o mais exequível usando os vários refúgios disponíveis) e preparei toda a logística para essa semana de Bikepacking.
A ideia era fazer o máximo de autonomia possível, apesar de que ao 4 dia, fiz de maneira em dormirmos num quarto pré-reservado para podermos ter uma melhor higiene e sono retemperador.
Com tudo preparado, no inicio do ano arranjei uma equipa de 5 amigos que estavam preparados para enfrentar esta aventura! Infelizmente devido a situações pessoais a equipa no final foi reduzida a 3, mas dos bons! por isso estava super confiante que iria ser uma semana especial!
A semana escolhida foi do 14 de agosto ao 20 (que apesar dos receios do calor, correu 5 estrelas!)
No 14 partimos em direção a Siles local da 1º dormida e início da nossa GR247!
Este era o plano do jogo:

SIXPOhq.jpg



WBuNo2n.jpg

ohx3waH.jpg


No 14, carregamos as Bikes e partimos no horário estabelecido em direção ao desconhecido!
Foi uma viagem longa...mas que deu para ir fazendo várias paragens de descanso e até de turismo :p

iWHHdHq.jpg


XdJnuP6.jpg


D8GpqV1.jpg


Quando finalmente chegamos a Siles e seguindo o GPS para a nossa rua, começamos a ver muitos carros estacionados em todo o lado, muita confusão! e a nossa rua estava fechada pois havia festa na vila!
A rua principal da festa onde estavam as barracas/bares/esplanadas e palco...era precisamente a nossa. Pensei logo que era bom sinal sermos assim recebidos!
Foi um filme para arranjar lugar para estacionar, mas lá deu para descarregar as bikes e tralhas, ir buscar a chave e finalmente arranjar um sitio para comer qq coisa.
Se inicialmente a ideia era ir dormir cedo para ter o descanso devido, com a festa na nossa rua essa ideia foi por agua abaixo...(ou cerveja neste caso:p) acabados de jantar, lá fomos aproveitar as festividades! e o amanhã...depois via-se!

sumyx0D.jpg


Desfrutamos muito do ambiente e de toda aquela boa aura! até que finalmente lá chegou (tarde) a hora de ir descansar!
O problema é que não sabíamos que por estas bandas a festa não para... foi musical e barulho a noite toda! Dormir... já foste! Aqui é sempre Non Stop!:oops:

Com muita remela lá acordamos com a 1ª luz, e depois do pequeno almoço de campeões saímos já em direção ao inicio da GR!
A GR inicia já fora da vila junto a um parque de campismo (que estava pensado ser o local de dormida no último dia) e lá começamos a pedalada.

Sendo difícil fazer um relato fidedigno de todos os dias (a memória baralha muita coisa, e na verdade foi muita situação para assimilar!) vou partilhar fotos que me parecem dizer bem do que é esta GR, e também os vídeos. Esses sim, são de cada dia passado, e mostram um pouco de tudo o que experienciamos.
Houve muito empurrar de bike! Muito mesmo. Partes muito técnicas, partes extremamente prazerosas! Singles, paisagens desertas, vida selvagem...enfim tudo o que se pode pedir quando se procura uma aventura, um desafio!

A chegar ao inicio da GR:
DXTnVS1.jpg


Aqui Siles quando estávamos a iniciar a GR.
badWPrV.jpg


RgATSNy.jpg


rZll0ju.jpg


2l57o6c.jpg


Kuawd6J.jpg


2H6h5Wy.jpg


dT8aRws.jpg


hKRlOov.jpg


I2exINj.jpg


UTH7cOu.jpg


JF7zpOf.jpg


RzcnMu8.jpg


Cumps!
 
Last edited:

davidream

Active Member
y9yVbzp.jpg


YpZQnUG.jpg


1KebvHM.jpg


xpFnJGu.jpg


odsJibD.jpg


y07c54B.jpg


2b7F82s.jpg


KzHS9AR.jpg


aBctiLx.jpg


4Vm7krY.jpg


82DZf4Y.jpg


eIEpugG.jpg


pU8vuD8.jpg


vbWl109.jpg


XgyGofw.jpg


Uma situação curiosa aconteceu logo no 1º dia :p.
O suposto Refúgio onde estava estabelecido ser a dormida na 1º noite, estava fechado!
O dia tinha sido bem duro! e já estava a cair a noite. Tivemos que improvisar a dormida numa parte em anexo ao Refúgio...
Estava tudo partido no interior e o aspeto era foleiro o_O mas tinha um tecto e serviu para descansar o cabedal.

uBiXjsC.jpg


Cumps!
 
Last edited:

davidream

Active Member
bOAS!
O último dia apesar de ser apenas á volta dos 40 Km's, foi bastante duro!
Mas não podia ser de outra forma para honrar esta GR247!
Tinha-mos ficado a dormir em La Toba, num quarto pré-reservado que fez maravilhas aos corpos já exaustos!
Mas mal saímos ainda pela fresca, poucos Km's á frente já estava-mos a empurrar as Bikes!! o_O

stsxBE0.jpg


Mq1sM4k.jpg


YkCx0bo.jpg


VAtfmtd.jpg


do lado de lá da montanha a descida era mais ou menos a mesma equação...

lmifWrn.jpg


ML0SxyT.jpg


Saídos daqui os trilhos ficaram mais calmos, entre estradão florestal e singles(muito bons!) lá chegamos ao final da GR e ao Campismo para descansar, finalizando a aventura!!

4EdJWMm.jpg


Ogd7hRq.jpg


O local de repouso!

NZOAy5U.jpg


hSFe3Gz.jpg


E a celebração dos guerreiros!!

xfGVwip.jpg


Cumps!
 
Last edited:

davidream

Active Member
bOAS!
Outra história curiosa aconteceu quando já estávamos a relaxar no Bar do Camping depois da semana dura da GR.
Entre algumas canhas para hidratar e risadas sobre a aventura vivida, um senhor nos seus cinquentas, aproximou-se da nossa mesa e mostrou o Tlm perguntando se eramos nós os personagens de uma foto no Instagram que ele tinha aberto!
Reconheceu o gajo barbudo da foto pois estava a pesquisar cenas sobre a Gr247 e apareceu uma chapa nossa!! e nós na mesa ao lado...
Isto por que durante a semana, um colega meu tinha tirado uma daquelas fotos top para redes sociais e ao meter a tag da Gr aquilo lá apareceu ao Sr. :p (ele também andava a fazer partes da Gr247 e estava no campismo)
Obviamente que o convidamos para a nossa mesa e partilhamos histórias entre mais uma ou outra canha no bucho e muita risada há mistura!

UdTbEar.jpg


dN2RzJb.jpg


É curioso como isto das redes sociais funciona e causa situações destas!:D

Na vinda para casa no dia seguinte, fizemos um pequeno desvio para ir visitar algo que nos tinha causada muita curiosidade aquando da vinda para Siles.
D.Quixote terá sido imaginado por estas bandas...?

W8gyTnG.jpg


oWBi1q7.jpg


uc2JUah.jpg


ChugAUW.jpg


E prontos, era o momento de voltar... num misto de satisfação por ter acabado com sucesso uma grande empreitada! e alguma resignação pois era hora de voltar á "normalidade"

48SDbHv.jpg


Cumps!!
 
Last edited:

AFP70

Active Member
@davidream,

Tempos conturbados estes em que vivemos, pois, grande parte da humanidade limita-se simplesmente e banalmente a colocar emojis quando gosta de algo. A este ritmo, dentro de alguns anos ou décadas, um sinal de evolução, à semelhança do que tem vindo a acontecer com os prolongamentos filiformes, será a perca da capacidade em escrever o quer que seja.

Para os que desconhecem, está provado que um símio também consegue carregar ou teclar em imagens ;).

Deixemo-nos de apartes e vamos ao que interessa.

Grande aventura como sempre, grandes chapas, grandes paisagens e acima de tudo, grandes homens que não viraram costas à empreitada por mais vicissitudes que encontrassem ao longo do caminho.

Como se diz aqui no Norte, sois homens de “pêlo na benta” :).

Em algumas fotos, revi-me, isto é, praticar BTT no meu entender, é com muita sorte montar a nossa cabra e quando necessário caminhar ao lado ou atrás desta. Quem disser o contrário, não tem o espírito do “berdadeiro betetista” ;).

Cada fim de aventura e tu já tens algumas no teu ativo, é tão somente o início da cogitação da próxima. Por experiência própria, facultada pelas paisagens das Terras Helvéticas, sei que o grau de intensidade das aventuras vai aumentando e nós (tu inclusive) somos como os junkies, procuramos a nossa próxima linha, neste caso aventura, que nos vai colmatar por uns tempos a nossa necessidade de adrenalina, de prazer.

A escritora George Sand disse certa vez que “A aventura não está fora do homem, está dentro”, portanto meu amigo, não tentes calar, apagar essa comichão que te ataca as entranhas; deixa-a brotar como até agora.

Que a vontade, pernas e saúde, assim como amigos, nunca te faltem e/ou abandonem ;),
Alex

P.S: Todas as chapas são fantásticas, mas as minhas preferidas são estas duas, pois representam a essência da vida, uma longa e sinuosa estrada por onde rolamos, tentando sempre tirar o melhor partido daquilo que vemos, sentimos, etc... Amen bro! :p.

BN7h9hP.jpg


HKTz1Q7.jpg
 
Last edited:

davidream

Active Member
bOAS!
Viva Alex! Obrigado pela tuas palavras :) vindo da tua pessoa significam bastante para mim!;)
É mesmo isso, enquanto for possível há que tentar e fazer por ser feliz!
Aventuras como esta marcam, quer pelas paisagens quer pelas amizades que se forjam nas dificuldades. E sim, quando se termina as dores desaparecem ao longo dos dias e volta a vontade da próxima saída...
Um grande abraço!!
 

moshinho

Super Moderador
Tou sem palavras.
Estou deslumbrado com as descrições, fotos e aventuras a que se propõem e o fazem :oops:
Parabéns e que mais aventuras venham :)

ps: o Alex também nos deslumbra com as suas saídas.

Apesar de eu não ser assíduo cá do fórum fico sempre maravilhado com estes posts de vocês
 
Top