Projeto Single Speed Hg7 (New Mod´s).

Hg7

New Member
Boas pessoal.

Tenho uma bicicleta Esmaltina de 1995 parada na garagem dos meus pais. Já tive para a deitar fora, mas não tive coragem. Agora estou a pensar em restaurar-la. Desde desmonta-lá toda, pintar numa nova cor e corverte-la para Single Speed.

Mas estou com algumas dúvidas.:-K

E como sou novato e não tenho muitos conhecimentos nesta matéria, gostaria que me ajudassem em algumas dúvidas.

A bicicleta que vos falei é esta:


Já estive a ver e está pedaleira Não dá para retirar um dos pratos. São fixos, A minha dúvida é se posso por qualquer pedaleira ou tenho que por uma à medida.

Aqui fica mais uma foto.


Dá para aproveitar esta pedaleira cortando um dos pratos com uma rebarbadeira, ou tenho mesmo que arranjar uma nova e desmontar os 2 pratos?

Outra dúvida é se a roda de trás permite converter para uma velocidade e o que tenho que fazer ao certo.
Fica aqui uma foto da roda com a cassete.


Se me pudessem dar umas dicas, agradecia pessoal ;)

Cumps
 
Post identificado como mau português, não se recomenda a leitura.

boas
nessa roda so tirando esse carreto e por um de bmx
a pedaleira podes cortar um prato mas se tiveres € para investir fica senpre mais funcional uma pedaleira que de para mudar os pratos deichando só um mas para isso ja tinha de conprar eicho tbem
 

Hg7

New Member
Obrigado pedroslb94.

Ok, vou ver a melhor maneira.

Acho que a Decathlon tem carretos de BMX, mas acho que é só por encomenda.

Cumps.
 

guerras

New Member
Boas!
A pedaleira cortas fora o prato grande e fica muito bem assim, quanto ao carreto, se fores a uma loja de bicicletas mais "antiga", daquelas q já existem na cidade à uns anitos, e compras um carreto livre de 18 dentes, que te sai barato. E assim fica uma boa relação para andares na estrada, agora se for mato, já tens de por uma pedaleira nova com prato de 32 dentes, pois esse mais pequeno tem bem mais de 32 dentes.
Cumprimentos
 

Hg7

New Member
Obrigado guerras;)

Pois, estou mesmo a pensar ficar com a pedaleira e cortar o prato grande. E fica assim.
A minha ideia é para andar na estrada. Para o monte tenho a minha RR.

Hoje de tarde retirei a cassete fora, ainda fui a uma loja de bikes, já com alguns anos, mas já estava fechada. Agora só 2f.
Eu sei que na Decathlon tem carreto simples, mas não sei se nas lojas de bicicletas possa arranjar mais barato.

Basta enroscar o carreto simples onde estava a cassete, e está feito?

Cumps
 

max

Elos Rápidos
Provavelmente não, porque vai ser muito difícil o alinhamento do carreto bater certo com a pedaleira, o mais certo é a roda ter de ser alinhada ou seja o cubo onde aperta o carreto vai precisar de ser "puxado" para fora para o alinhamento se dar, logo os raios de um lado vão ter de ser mais enroscados e do outro desenroscados:wtf::D
 

Hg7

New Member
Já me lembrei disso. Hey, não sei fazer isso.

Mas a corrente ao andar no carreto simples não é igual como se tivesse andar na 7 velocidade da cassete?
 

big_max

New Member
não pq ao retirar a k7 o carreto simples fica, (assim de grosso modo falando) no alinhamento da mudança 1! e não na 7... terás que arranjar um meio termo.

Eu passei por isso não a muito tempo queria aproveitar as rodas que tinha com um cubo de rosca e cheguei a conclusão que o mais viável seria trocar a roda entretanto encontrei o par de rodas que tenho por 40 e poucos € n uma loja na minha cidade ;)
 
Last edited:

the_bike_guy

New Member
Já levei a rebarbadora a um prato desses fixos, cortei para fora o grande o mais pequeno, ficando com um single de 32 dentes. Mas se puderes trocar para algo que fique menos feio é boa ideia... a respeito de rodas, a decathlon tem rodas a 26€ salvo erro para cassetes das novas, podes pegar num carreto de 13 dentes e usar anilhas feitas em casa à medida de PVC preto, ou comprar umas de aluminio, para alinhar bem a corrente.

Esses dropouts é que não são o melhor para single speed, os horizontais tipo BMX/street é que são perfeitos, poderás ter de inventar com um chain tensioner.
 

Hg7

New Member
Boas pessoal.
Depois de ter pensado muito se iria ou não restaurar a minha Esmaltina de 1995. Aqui estou com o projecto para seguir em frente.
Depois de algumas, ou até muitas, dúvidas, pesquisas nas net, alguns conselhos de user aqui do forum... Decidi por mãos ao trabalho e começar a restaurar aos poucos.
A minha ideia não é gastar muito dinheiro, até porque tenho a minha RR. Mas sim, pelo gosto das bicicletas, e ser eu próprio a restaurar uma coisa que já não é utilizada à anos. Por isso, vou restaura-la e converte-la para Single Speed.

A minha ideia é primeiro converter em SS. Depois da conversão estar pronta, e em perfeita funcionalidade, passo para a restauração que inclui pintura nova e talvez uma ou outra peça nova.

Ora aqui vai umas fotos, que é o que o pessoal gosta.eheh


Depois da cassete ter saltado fora. Coloquei um carreto simples de BMX de 18 dentes.
Posto o carreto simples ao sitio, já pus a corrente à medida.


Comecei a retirar manetes das velocidades e respectivos cabos, desviador da frente e desviador de trás.

Já está mais leve.:cool:
 

Hg7

New Member
Neste momento está assim, para testar a conversão.


Para já a corrente salta um pouco, como podem ver na foto. Mas não chega a sair do carreto.
Talvez tenha de arranjar um esticador.
 

Hg7

New Member
Então basta-me retirar mais um ou dois elos da corrente e depois ajustar a roda para a frente ou para trás onde se aperta as porcas, certo?
 

dcbikes

New Member
Boas, para já os meus parabens por dares vida a uma bicla. no forum tem topicos como montar uma singlespeed como tu tens.
Podias ter aproveitado a cassete, tinhas desmontado os carretos e escolhido o que melhor se apropriava ao uso da bicla.
o facto de teres comprado um carreto de bmx implica mudar de corrente e de pedaleira pois o espaçamento entre dentes é diferente por isso é que dizes que a corrente quase salta.
 

Hg7

New Member
Obrigado dcbikes;)

A minha ideia inicial, e depois de já ter visto alguns projetos, era mesmo aproveitar a cassete. Mas quando tirei a cassete e de ter tentado desmontar, não consegui. Fui a uma loja de bicicletas antiga e perguntei como se desmontava a cassete. E os funcionários disseram que aquela cassete não dava par desmontar.
Mesmo antes de ir à loja, não via nada para desapertar ou desmontar a cassete. Ou talvéz haja e eu não sei. O que é certo é que olho para aquilo e não vejo nenhuma maneira de poder desmontar.

Depois de ter colocado a corrente à medida reparei que o espaço entre os dentes não era igual. Se não, não saltava fora. Aparentemente a corrente está alinhada.

Mas agora estou com uma dúvida...

Se esticar mais a corrente poderá resolver o problema???
 

dcbikes

New Member
é esse mesmo, mas a tua cassete é o 2º exemplo e nao o primeiro.
na minha single fiz assim com os oringues que separam os carretos, centrei com a pedaleira e ficou impec.
cumps
 
Last edited:
Top