Boas
Aqui fica umas dicas minhas pah arranjar uma bike relativamente leve a partir de um chaço, ou na giria dos freaks da perna depilada, um "cao" :mrgreen:
Sempre fui um gajo que curtia xc puro e duro, bikes leves, mais de 80mm eh pa totos e avanços soh com angulos <= 0, pneus nao conheco mais de 2.0" e guiadores soh rectos, um tipico geek do xc.
Entao depois de ver o fantastico trabalho do Virtorzip fiquei logo a fazer planos para sacar uns quilos ah bike. Mas como vida de estudante eh dura e nem sequer tinha um trabalho para ganhar uns cobres extra comecei a procurar componentes onde podia retirar o maximo de peso sem ter que ir dormir pa debaixo da ponte.
Comecei por ver uns apertos rapidos :s (tava mesmo sem cheta na altura) pensei nos bbb sem QR que com 66gr ficavam por uns 10 aerios, o que era uma boa opçao, ateh que encontrei uns a2z em titanol por €15 usados, entao bota logo a comprar. Acabava de fazer a 1º de muitas mudanças na bike, gastava €15 e tirava cerca de 20gr. Ia ser uma longa saga ateh ter a bike com menos de 10kg :s
O principal problema em atingir esta meta tinha logo a ver com o quadro, um BH Expert de 2001, tamanho 19" e com 2kg certos nao dava muita margem de manobra, mas sou bastante nostalgico e este foi o meu 1º quadro comprado com o meu guito e para isso tive umas ferias inteiras a encher prateleiras num supermercado, por isso tem grande valor sentimental para mim e o projecto tinha de ter como base este meu querido chaço :wink:
A pintura tambem estava e estah uma lastima, mas isso fica para depois e tem que ser uma pintura igual ah original o que vai custar bastante.
O 2º passo foi desmontar a bike toda e pesar todas as peças a ver o que se podia aproveitar e o que nao tinha remedio mesmo e tinha de ser alterado.
Depois de pesar tudo ficou a suspensao, a caixa, o guiador (mas pela pinta que pelo peso, porque se arranja por exemplo um kcnc por €30 com 112gr acho?!), os cubos (porque uns bons sao bastante caros), os aros, as manetes e travoes (a seguir explico porque), os pneus, o aperto do selim, os manipulos e o desviador da frente. O resto foi pah SingleSpeed para vender e para caixotes.
A 1º coisa que troquei foi o avanço, escolhi o ritchey wcs 100mm/6º, pela pinta e pelo bom peso, apesar de haver outras boas opçoes no mercado. Este ficou-me a um preço porreiro, €37 atraves do ebay.de (minha 1º compra lah).
Os proximos componentes a serem escolhidos foi a cassete, a corrente e o selim. Optei por uma cassete sram pc850, por ser a melhor cassete de 8v que havia na altura e a um preço e peso bastante bons (€20, peso ver em baixo). A corrente teve que ser uma pc48 da sram que eh bastante fraquinha em termos de peso mas na altura nao havia as pc68 que vai ser a minha aquisiçao na altura de mudar de corrente. Selim, como eh normal pensei logo nos slr, mas a conselho do meu vendedor optei por um titec pluto bastante mais confortavel que o slr (2º ele) e principalmente mais barato. O peso eh aproximadamente o do slr xc.
Entretanto enquanto estava de volta do selim na loja apareceram uns pedais spd com eixo em titanio usados por €50 e vieram logo pa casa :mrgreen: Tirei soh nos pedais 100gr, mantive o spd e ateh ficou em conta.
Depois foi a vez do espigao de selim, depois de ver uns sites encontrei o kcnc por um preço bastante bom (€70) e com um peso canhao, nao havia mais duvidas, era este mesmo e aquele dourado ficava a matar com os pedais e com os apertos das rodas :wink:. Aproveitei e mandei vir logo tambem umas jockey wheels da kcnc, parafusos de titanol e aluminio para a quase toda a bike, claro estah tudo dourado :lol:
Entretanto encontrei uns travoes steinbach por um preço porreiro e bota de comprar. Jah tava a imaginar a minha bike com uns travoes steinbach e umas manetes de 47gr da kcnc quando acontece uma desgraça. Nao mandei vir a encomenda registada (tava mesmo curto de guito na altura, leia-se: grande burrice) e ela ou se perdeu pelo caminho ou alguem a palmou do meu predio (na altura a porta tava estragada) ou o fdp do alemao pregou-me um bigode. Das duas tres, certo eh que o meu entusiasmo no projecto caiu a pique, foram €130 po cralho.
Para aumentar ainda mais o meu desespero, optei por uns raios sapim laser 2.0-1.5-2.0 pretos, que sao a melhor relaçao preço/peso que encontrei com umas cabeças em aluminio douradas (claro estah :mrgreen, mas como jah eh do conhecimento publico, raios sapim soh para a semana. Ateh hoje estou ah espera deles. Por isso as rodas continuam com uns raios dt swiss champion 2.0 pesadoes e com umas pesadas cabeças de lata.
Para rematar a transmissao, comprei uma pedaleira xt usada em que soh aproveitei os cranks e os rolamentos, mandei-a polir numa casa de jantes e com uns pratos ta chinook de 42t, 32t e 22t e os parafusos de aluminio dourados acabei a coisa, ficou bastante abixanada como se quere :mrgreen:. Comprei tambem o novo desviador traseiro xt shadow onde coloquei as jockey wheels douradas e pintei a caixa de preto para melhor realçar o dourado :wink:
Depois soh faltavam alguns pormenores, tipo punhos optei pelos ritchey wcs porque os ganhei no concurso de fotografia da revista pedal :mrgreen:, por um suporte da specialized rib cage pro, barato, leve e estiloso (€9), por uma protecao de escora da bbb (€3) e por umas cameras de ar em latex da michelin bastante leves e a fica com um feeling bastante fixe. Coloquei tambem umas fitas em kevlar da panaracer, porque para alem de ser leve tinha de ser fiavel. Podia ter posto uns maxxis 310 e umas flyweight e sacava logo mais de 0.5kg, mas assim ficava sem grip e com umas dores de pes de tanta vez voltar para casa a peh com a bike em baixo.
Este projecto estah de momento em stand-by por causa do desanimo dos travoes e dos raios que soh chegam para a semana :evil:. Estah com cerca de 10,300kg, que com os travoes e com os raios descia claramente abaixo dos 10. Podia tambem tirar as fitas de kevlar, o suporte de bidon e a protecçao de escora e sacava logo cento e tal gramas mas eu vou poh mato com ela como estah por isso acho que devem fazer parte da lista.
Em suma, eh uma tipica bike de xc puro e duro. Depois quando houver raios e nipples, compro uns travoes, talvez os sl e coloco aqui fotos da versao final, com mesmo menos de 10kg :wink:
Deixo aqui algumas fotos da bike, nas fotos ainda nao tem os parafusos dourados e tambem a lista detalhada de componentes e respectivos pesos
Jah sabem que podem comentar, perguntar e sugerir novas ideias.
Aqui fica umas dicas minhas pah arranjar uma bike relativamente leve a partir de um chaço, ou na giria dos freaks da perna depilada, um "cao" :mrgreen:
Sempre fui um gajo que curtia xc puro e duro, bikes leves, mais de 80mm eh pa totos e avanços soh com angulos <= 0, pneus nao conheco mais de 2.0" e guiadores soh rectos, um tipico geek do xc.
Entao depois de ver o fantastico trabalho do Virtorzip fiquei logo a fazer planos para sacar uns quilos ah bike. Mas como vida de estudante eh dura e nem sequer tinha um trabalho para ganhar uns cobres extra comecei a procurar componentes onde podia retirar o maximo de peso sem ter que ir dormir pa debaixo da ponte.
Comecei por ver uns apertos rapidos :s (tava mesmo sem cheta na altura) pensei nos bbb sem QR que com 66gr ficavam por uns 10 aerios, o que era uma boa opçao, ateh que encontrei uns a2z em titanol por €15 usados, entao bota logo a comprar. Acabava de fazer a 1º de muitas mudanças na bike, gastava €15 e tirava cerca de 20gr. Ia ser uma longa saga ateh ter a bike com menos de 10kg :s
O principal problema em atingir esta meta tinha logo a ver com o quadro, um BH Expert de 2001, tamanho 19" e com 2kg certos nao dava muita margem de manobra, mas sou bastante nostalgico e este foi o meu 1º quadro comprado com o meu guito e para isso tive umas ferias inteiras a encher prateleiras num supermercado, por isso tem grande valor sentimental para mim e o projecto tinha de ter como base este meu querido chaço :wink:
A pintura tambem estava e estah uma lastima, mas isso fica para depois e tem que ser uma pintura igual ah original o que vai custar bastante.
O 2º passo foi desmontar a bike toda e pesar todas as peças a ver o que se podia aproveitar e o que nao tinha remedio mesmo e tinha de ser alterado.
Depois de pesar tudo ficou a suspensao, a caixa, o guiador (mas pela pinta que pelo peso, porque se arranja por exemplo um kcnc por €30 com 112gr acho?!), os cubos (porque uns bons sao bastante caros), os aros, as manetes e travoes (a seguir explico porque), os pneus, o aperto do selim, os manipulos e o desviador da frente. O resto foi pah SingleSpeed para vender e para caixotes.
A 1º coisa que troquei foi o avanço, escolhi o ritchey wcs 100mm/6º, pela pinta e pelo bom peso, apesar de haver outras boas opçoes no mercado. Este ficou-me a um preço porreiro, €37 atraves do ebay.de (minha 1º compra lah).
Os proximos componentes a serem escolhidos foi a cassete, a corrente e o selim. Optei por uma cassete sram pc850, por ser a melhor cassete de 8v que havia na altura e a um preço e peso bastante bons (€20, peso ver em baixo). A corrente teve que ser uma pc48 da sram que eh bastante fraquinha em termos de peso mas na altura nao havia as pc68 que vai ser a minha aquisiçao na altura de mudar de corrente. Selim, como eh normal pensei logo nos slr, mas a conselho do meu vendedor optei por um titec pluto bastante mais confortavel que o slr (2º ele) e principalmente mais barato. O peso eh aproximadamente o do slr xc.
Entretanto enquanto estava de volta do selim na loja apareceram uns pedais spd com eixo em titanio usados por €50 e vieram logo pa casa :mrgreen: Tirei soh nos pedais 100gr, mantive o spd e ateh ficou em conta.
Depois foi a vez do espigao de selim, depois de ver uns sites encontrei o kcnc por um preço bastante bom (€70) e com um peso canhao, nao havia mais duvidas, era este mesmo e aquele dourado ficava a matar com os pedais e com os apertos das rodas :wink:. Aproveitei e mandei vir logo tambem umas jockey wheels da kcnc, parafusos de titanol e aluminio para a quase toda a bike, claro estah tudo dourado :lol:
Entretanto encontrei uns travoes steinbach por um preço porreiro e bota de comprar. Jah tava a imaginar a minha bike com uns travoes steinbach e umas manetes de 47gr da kcnc quando acontece uma desgraça. Nao mandei vir a encomenda registada (tava mesmo curto de guito na altura, leia-se: grande burrice) e ela ou se perdeu pelo caminho ou alguem a palmou do meu predio (na altura a porta tava estragada) ou o fdp do alemao pregou-me um bigode. Das duas tres, certo eh que o meu entusiasmo no projecto caiu a pique, foram €130 po cralho.
Para aumentar ainda mais o meu desespero, optei por uns raios sapim laser 2.0-1.5-2.0 pretos, que sao a melhor relaçao preço/peso que encontrei com umas cabeças em aluminio douradas (claro estah :mrgreen, mas como jah eh do conhecimento publico, raios sapim soh para a semana. Ateh hoje estou ah espera deles. Por isso as rodas continuam com uns raios dt swiss champion 2.0 pesadoes e com umas pesadas cabeças de lata.
Para rematar a transmissao, comprei uma pedaleira xt usada em que soh aproveitei os cranks e os rolamentos, mandei-a polir numa casa de jantes e com uns pratos ta chinook de 42t, 32t e 22t e os parafusos de aluminio dourados acabei a coisa, ficou bastante abixanada como se quere :mrgreen:. Comprei tambem o novo desviador traseiro xt shadow onde coloquei as jockey wheels douradas e pintei a caixa de preto para melhor realçar o dourado :wink:
Depois soh faltavam alguns pormenores, tipo punhos optei pelos ritchey wcs porque os ganhei no concurso de fotografia da revista pedal :mrgreen:, por um suporte da specialized rib cage pro, barato, leve e estiloso (€9), por uma protecao de escora da bbb (€3) e por umas cameras de ar em latex da michelin bastante leves e a fica com um feeling bastante fixe. Coloquei tambem umas fitas em kevlar da panaracer, porque para alem de ser leve tinha de ser fiavel. Podia ter posto uns maxxis 310 e umas flyweight e sacava logo mais de 0.5kg, mas assim ficava sem grip e com umas dores de pes de tanta vez voltar para casa a peh com a bike em baixo.
Este projecto estah de momento em stand-by por causa do desanimo dos travoes e dos raios que soh chegam para a semana :evil:. Estah com cerca de 10,300kg, que com os travoes e com os raios descia claramente abaixo dos 10. Podia tambem tirar as fitas de kevlar, o suporte de bidon e a protecçao de escora e sacava logo cento e tal gramas mas eu vou poh mato com ela como estah por isso acho que devem fazer parte da lista.
Em suma, eh uma tipica bike de xc puro e duro. Depois quando houver raios e nipples, compro uns travoes, talvez os sl e coloco aqui fotos da versao final, com mesmo menos de 10kg :wink:
Deixo aqui algumas fotos da bike, nas fotos ainda nao tem os parafusos dourados e tambem a lista detalhada de componentes e respectivos pesos
Jah sabem que podem comentar, perguntar e sugerir novas ideias.