Projecto Epic sub-10, agora sub-9

Ricardo Portela

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Re: Projecto Epic sub-10

A tua bike esta muito fixe, só falta mesmo a pedaleira.
O que achas-te dos discos alligator que tinhas??
Notas-te alguma diferença na perda de travagem??
Peso??
 

David Raquel

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Re: Projecto Epic sub-10

Os discos alligator são mais "estilo" que outra coisa...pelo menos à frente.

Atrás faz o seu papel sem problema, mas à frente é uma perda de potência enorme!

O peso era de 95gr (sem parafusos) :wink:
 

huppy

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Re: Projecto Epic sub-10

Boas


Epa eu tenho os aligator 160/140 e a unica coisa que a bike perdeu foi peso, aquilo nao perde nada, mas acho que depende muito dos travoes, pelo que li com os XTR ganha muita progessividade!

Abraço
 
Re: Projecto Epic sub-10

Batas said:
Estás no bom caminho, eheheh!

Os 4Ti já se encontram a 220-250€ máx...

Continuam caros. :cry:

Onde ??! :shock:

Ja corri aqui as lojas todas e o mais barato que vi foi 315€
Não terás visto isso em libras?
 

Batas

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Re: Projecto Epic sub-10

carabinieri said:
Batas said:
Estás no bom caminho, eheheh!

Os 4Ti já se encontram a 220-250€ máx...

Continuam caros. :cry:

Onde ??! :shock:

Ja corri aqui as lojas todas e o mais barato que vi foi 315€
Não terás visto isso em libras?

P.M.
 

ALNM

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Re: Projecto Epic sub-10

Advertência :eek:fftopic:

Alguns (serão todos? :choneh:) discos Alligator têm a superfície de contacto com as pastilhas revestida com um material cerâmico Ti Ni (tinite) para diminuir o desgaste. No entanto, tal como o David Raquel, há quem se queixe da deterioração do poder de travagem quando utiliza discos Alligator. Uns atribuem a deterioração ao facto de aquele revestimento diminuir o coeficiente de atrito com as pastilhas; outros à utilização de pastilhas inadequadas. Mas também já li em fóruns internacionais maravilhas sobre estes discos quando utilizados com travões Magura Marta, Formula e XTR.

A outro nível e de uma maneira geral, um dos problemas mais importantes a ter em conta no projecto de um sistema de travagem é a capacidade que este tem para dissipar o calor gerado nas superfícies de atrito. A dissipação deficiente tem diversas consequências nefastas, as mais importantes têm a ver com a libertação de matérias voláteis das pastilhas (dependendo do material de que são feitas), que amortecem e suavizam a travagem; com a formação de bolhas de vapor no óleo e que tornam a travagem esponjosa; ou mesmo deterioração das superfícies, quer dos discos, quer das pastilhas. O resultado é sempre o conhecido “heat induced brake fade” também conhecido no mundo do motociclismo e do automobilismo, principalmente de pista.
O diâmetro e curso do êmbolo da bomba e o diâmetro dos “caliper” são projectados para minimizar os efeitos negativos da dissipação de calor. Mas o projecto é integrado, no sentido em que todos os componentes são projectados para serem utilizados em conjunto (tipo de óleo, tubagens, discos e pastilhas incluídos).

Pode acontecer que os discos Alligator criem problemas de “heat induced brake fade” quando conjugados com determinados travões, sobretudo os que têm maior poder de travagem (e g., maior diâmetro dos “caliper”).
Mas a principal conclusão a tirar desta (demasiado) simplificada e :eek:fftopic: explicação é que o melhor é sempre utilizar o conjunto projectado pelo fabricante. Se, em virtude de querermos perder peso, misturamos componentes, então há que ter em conta todos os problemas que tinham sido resolvidos pelo projectista original. Neste caso, os discos Alligator pesam o mesmo que os Hope Mono Mini, logo o David Raquel tem toda a razão em aconselhar o Ricardo Portela manter tudo na forma original.

A alteração de componentes é um desafio muito interessante de re-engenharia.
Também eu gostava de conseguir uma Stumpjumper FSR sub-10. Está quase, mas o quase já requer uma paciência (e conhecimento) exponencialmente crescente. :back2topic: Por isso e não só muitos parabéns pelo projecto Epic sub-10 :clap:
 

Batas

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Re: Projecto Epic sub-10

O uso de calços orgânicos está expressamente proibido.

Retirado do site da EBC:

2i92no8.jpg
 

David Raquel

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Re: Projecto Epic sub-10

Bom, neste momento já há mais umas quantas alterações e faltam chegar outras.

O desviador traseiro é, agora, o xo caixa média, levou transmissão nova. De resto estou à espera de umas coisinhas giras...pedaleiro xtr..pratos TA 28/42....sram red para a frente...

Só falta os pedais e o selim, vamos ver para quando...
 

trukes7676

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Re: Projecto Epic sub-10

já vi k voçes sao pros na coisa!!! o pedaleiro so leva 2 pratos 28-42 certo? e a tras leva k 11-32 ou 11-34?? o desviador traseiro é o sram x0?? isto em maratonas nao melhora nada!!!!!é só para xco.????
 

David Raquel

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Re: Projecto Epic sub-10

sim o pedaleiro so leva 2 pratos, 28 e 42. atras leva 11-32. sim o desviador é sram x0 e ninguém disse que melhorava alguma coisa, cada um tem os seus gostos....não é só para xco, ´maratonas também.
 

trukes7676

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Re: Projecto Epic sub-10

o roel pulissen usa 29x42d e um desviador de estrada dura ace na frente! k me dizes é viavel nao? gostava de saber se é permitido fazer as provas da taça com essa alteraçao?? ps.o lavarinhas tinha uma cassete de estrada na cannondale sabias??
 

Conguito

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Re: Projecto Epic sub-10

trukes7676 said:
o roel pulissen usa 29x42d e um desviador de estrada dura ace na frente! k me dizes é viavel nao? gostava de saber se é permitido fazer as provas da taça com essa alteraçao?? ps.o lavarinhas tinha uma cassete de estrada na cannondale sabias??

Permitido deve ser, o Pedro Militao usa um desviador de estrada a frente.
 

marau

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Re: Projecto Epic sub-10

eu tambem uso esse sistema assim. podes fazer as provas que quiseres na taça com esta trasnformação. vai ao tópico do sptup 2X9 que tens lá a explicação e imagens de como fica.
 

David Raquel

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Re: Projecto Epic sub-10

Time to update....

O desviador é agora o sram red que depois de tunada a abraçadeira pelo tio atx ficou com 86gr!
os pratos sao os TA de 28 e 42d, levou uma protecção de escora nova e recortada.

O panorama acutal é:

pc270159rn1.jpg


pc270160th5.jpg


pc270168cm4.jpg


pc270159da6.jpg


pc270158yv8.jpg



O peso agora é de:
pc270156xs0.jpg
 
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