Re: Projecto Epic sub-10
Advertência
fftopic:
Alguns (serão todos? :choneh
discos Alligator têm a superfície de contacto com as pastilhas revestida com um material cerâmico Ti Ni (tinite) para diminuir o desgaste. No entanto, tal como o David Raquel, há quem se queixe da deterioração do poder de travagem quando utiliza discos Alligator. Uns atribuem a deterioração ao facto de aquele revestimento diminuir o coeficiente de atrito com as pastilhas; outros à utilização de pastilhas inadequadas. Mas também já li em fóruns internacionais maravilhas sobre estes discos quando utilizados com travões Magura Marta, Formula e XTR.
A outro nível e de uma maneira geral, um dos problemas mais importantes a ter em conta no projecto de um sistema de travagem é a capacidade que este tem para dissipar o calor gerado nas superfícies de atrito. A dissipação deficiente tem diversas consequências nefastas, as mais importantes têm a ver com a libertação de matérias voláteis das pastilhas (dependendo do material de que são feitas), que amortecem e suavizam a travagem; com a formação de bolhas de vapor no óleo e que tornam a travagem esponjosa; ou mesmo deterioração das superfícies, quer dos discos, quer das pastilhas. O resultado é sempre o conhecido “heat induced brake fade” também conhecido no mundo do motociclismo e do automobilismo, principalmente de pista.
O diâmetro e curso do êmbolo da bomba e o diâmetro dos “caliper” são projectados para minimizar os efeitos negativos da dissipação de calor. Mas o projecto é integrado, no sentido em que todos os componentes são projectados para serem utilizados em conjunto (tipo de óleo, tubagens, discos e pastilhas incluídos).
Pode acontecer que os discos Alligator criem problemas de “heat induced brake fade” quando conjugados com determinados travões, sobretudo os que têm maior poder de travagem (e g., maior diâmetro dos “caliper”).
Mas
a principal conclusão a tirar desta (demasiado) simplificada e
fftopic: explicação é que o melhor é sempre utilizar o conjunto projectado pelo fabricante. Se, em virtude de querermos perder peso, misturamos componentes, então há que ter em conta todos os problemas que tinham sido resolvidos pelo projectista original. Neste caso, os discos Alligator pesam o mesmo que os Hope Mono Mini, logo o David Raquel tem toda a razão em aconselhar o Ricardo Portela manter tudo na forma original.
A alteração de componentes é um desafio muito interessante de re-engenharia.
Também eu gostava de conseguir uma Stumpjumper FSR sub-10. Está quase, mas o quase já requer uma paciência (e conhecimento) exponencialmente crescente. :back2topic: Por isso e não só muitos parabéns pelo projecto Epic sub-10 :clap: