Projecto de uma bicicleta em SolidWorks para fins universitários

sotnas

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Bem, tal como prometido... O banco e os pedais já estão feitos :)
bancojj.jpg

pedaldireito.jpg

Resultado de umas horinhas a mexer no SW x) É provável que tanto os pedais como o banco ainda venham a ser alterados.
(Não sei se conseguem ver as fotos, ainda sou um bocado nabo nisto... :p)
 
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abelha2

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as medidas nao tens, mas para teres ideia de como é o interior, procura videos no youtube de pessoas a montarem e desmontarem suspensões.

A suspensao se nao fizeres com a lefty, e usares outra, podes desmontar uma mais fraca, ou pedir para assistir a uma manutenção (as lefty sao muito mais complexas, dao mais trabalho a desenhar, e nao é qualquer mecanico que as desmonta, po isso acho dificil arranjares quem a desmonte para isso)

Conselho de estudante de engenharia (nao mecanica), com mais anos de "experiencia", nem que seja no levantar do copo), as medidas da lefty, nao precisas de por exactamente igual, desde que mecanicamente façam sentido, se tu nao conseguires saber as medidas, o prof tambem nao vai conseguir ;) e ele tem mais que fazer que procurar isso em todos os trabalhos.... Assim secalhar com uns videos consegues desenhar o que pretendes...

A palavra engenheiro, vem de engenho por isso tens de saber desenrascar;)
 
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sotnas

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Sim qualquer ajuda seria optimo ;)
Obrigado pelos conselhos :) mas consegui mesmo que um senhor que trabalha na "loja das bicicletas" em Lisboa me explicasse por inteiro o funcionamento da lefty por dentro e tambem todas as medidas de que vou precisar (graças a um conselho dado neste forum ;))
e sim, concordo, desenrascar vai ser fundamental x)
 

pontes

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Aqui está o forum dos engenheiros mecânicos que fazem btt!
Ja tive uma cadeira em que tinha de desenvolver um pojecto semelhante. Não me metam com muitas especificações, por exemplo o
SW não é capaz de fazer uma corrente a engrenar na cassete ou pratos!
Mais vale escolher uma coisa simples e rápida de executar.
Também escolho um trabalho do género e acabar por encontrar alguns contratempos!

Cumps e boas pedaladas
 

sotnas

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Pelos vistos existem realmente muitos engenheiros apaixonados pelas bicicletas ;)
A corrente penso que será mesmo o mais dificil a fazer, mas acho que o professor também não irá ser muito rigoroso nessa parte
Agradeço a resposta, cumps :)
 

Rodasepedal

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Boas

Sotnas, vejo-me forçado em discordar, tens componentes bem mais dificeis de desenhar, pior ainda de dimensionar, como é o caso do selim (só para dar um exemplo).
Arrisco até em dizer que a corrente não será assim tão dificil de desenhar, bastando para isso desenhares 1 elo e as duas ligações.
Depois crias um assembly em branco, insere-lo mo conjunto onde tens a transmissão e fazes um sketch com passagem pelo local onde o o centro de cada elo deve passar. O passo final é no elo e nas ligações teres um axis em cada "furo" e depois no conjunto é só fazeres um mate de coincidente desse axis com a linha do sketch.

Á uns anos tive que fazer esta sequencia para um projecto de engrenagens com movimentação por corrente e só assim me safei.
É claro que não consegues movimento mas dá para o gasto.

Quanto ao facto do SW não conseguir fazer "engrenagens" parece-me incorrecto, se não estou em erro e com muitas horas perdidas, com umas duzias de equações a coisa faz-se mas quanto a mim não justifica o tempo perdido. Sendo assim bom bom era puchar o shifter traseiro e o cabo de aço puxar o desviador e levantar a corrente... isso já é um bocado abusivo.

Se a ideia é ter o projecto final montado não será necessário por a corrente a "rodar" sobre o prato e a cassete mas sim ter a corrente na posição certa, como tal penso qu a solução que sugeri até nem seja incorreta de todo.

Cumps
RODAS
 
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sotnas

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O selim ja esta feito x) com uns planos paralelos, umas horas de trabalho e bastante inspiração ficou resolvido :p (não sei se consegues ver a foto que aqui pus, mas de qualquer maneira a foto esta desactualizada e agora esta bastante melhor)
hum... por acaso não tinha pensado nessa forma de fazer a corrente... E realmente assim parece me que é capaz de funcionar, obrigado pela dica :)

Cumprimentos ;)
 

sotnas

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eu acho que ainda nao estao disponiveis... vou esperar mais um bocado para ver se depois dá e se não der volto a fazer o upload
(tive de inserir o link em vez da imagem em si, mas vai dar ao mesmo e portanto já é possivel ver as imagens :) )
 
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sotnas

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Como assim montado ao contrário? Eu fiz os dois lados do disco iguais... Numa versão um pouco simplificada assim como está não daria o mesmo resultado?
 

_King_Pin_

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Foi logo o que vi também... o disco está bem desenhado. Mas está montado ao contrário. A inclinação dos raios fica ao contrário de modo que ao travares os raios fiquem em compressão e não em tracção. (Além de que tenho esses discos na minha bike... e com Lefty, hehehe)

Conselhos para o projecto.

Não compliques o que não precisa ser complicado. Por exemplo o formato dos dentes da cassete, é dispensável o seu enorme detalhe/perfeição. Daqui a uns anos terás a bela da cadeira de Órgãos de Máquinas que te ensinará os pormenores sobre essas geometrias, entre outras coisas. Não metas movimento no que não precisa de o ter. Só sobrecarrega o projecto desnecessariamente. Alternativa e adicionalmente, faz sempre sub-conjuntos para tudo e mais alguma coisa. O assembly total fica na sua maioria, somente com os subconjuntos.
Repetindo, não compliques o desenho!
Cuidado com as directorias em que trabalham e por onde ficam as peças espalhadas nos pc's... erros/problemas típicos de iniciante.

Eventualmente, faz uma visita ou duas ao pessoal do Forum Mecânica (Formula Student) para te mostrarem ou darem dicas relativamente à construção no SW e toma notas. Eles tão somente, têm os carros inteiros feitos em SW... têm de fazer 2D's das peças que os patrocinadores lhes fazem, etc, etc... No técnico, deve ser o mais próximo de uma verdadeira empresa no que diz respeito a projecto-fabricação.

Conta com bastante tempo para fazer o 2D. É muito fácil fazer "um" 2D... não é propriamente fácil para um estudante fazer um 2D correcto para produção. É preciso tempo e calma.... E a tua nota vai depender na sua maioria no 2D, não no 3D. O 3D desde que pareça bonito e que tiveste algum trabalho, está feito. Daí para a frente só interessa o 2D para o prof. Um 2D não precisa de ter tudo e mais um par de tretas toleranciado ao pormenor. Mas isso só com experiência é que se tem noção. Para o 1º ano do curso, tolerâncias é a parte mais académica e fantasiosa do projecto! :D

Experiência pessoal:
Em DMG1 fiz um carro telecomandado todo ao pormenor, umas centenas de peças montadas... todas num só assembly e com movimento para tudo e mais alguma coisa. Com um pc da época...:fpalm: Passei o Natal e a passagem de ano entre os festejos com a família e o pc dado que para fazer cada "mate" por mais simples que fosse, demorava 5min...:fpalm: Ainda por cima, o inteligente do meu prof queria 2D de todas as peças do projecto... mais umas eternidade a fazer milhentos 2D com qualidade de treta... trabalheira de doidos para pouco proveito. Quanto muito, para aprender o que não fazer... da pior maneira. Ver colegas com melhores notas com projectos mais simples, somente por terem tido o tempo necessário a fazer as coisas bem feitas é meio frustrante.

No segundo semestre já a história foi outra... não ia cair 2 vezes no mesmo erro...

Tenta é fazer o trabalho bem feito, não perdendo tempo a mais que te fará falta para outras cadeiras e faz é o máximo de cadeiras já este ano que deixar cadeiras para trás logo no primeiro semestre é meio caminho para arrancar logo a engatar o curso todo. :cool:
 

pascoal

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boas
então e isso no fim vai ficar tudo a trabalhar em conjunto? penso que o termo utilizado é assembly ..já lá vão uns 15 anos desde que tirei o curso de solidwrks mas na altura ainda deu para modelar umas cenas fixes e depois punha-se tudo a trabalhar em conjunto..
força ai com o projecto
 

sotnas

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Ahh já percebi o que queriam dizer com o disco estar ao contrário... obrigado pelo esclarecimento x)
E obrigado também por todos os conselhos que deste, vou de certeza te-los em mente :)
Alguns deles até já os estou a seguir inconscientemente, como por exemplo criar sub-conjuntos para tudo e mais alguma coisa :p
No que toca a 2D, pelo que percebi, o professor vai escolher um conjunto de peças (5-10) para fazermos os desenhos e entregarmos à parte. Movimento penso que só irei por em questão se me sobrar tempo...

Bem e pelo que estou a ver este post está a ter muito boa resposta e tenho realmente conseguido aqui grandes conselhos e que já me facilitaram bastante o trabalho... Por isso um muito obrigado a todo o pessoal aqui do forum BTT! ;)
 
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