Projecto de curso: Camião de Bombeiro Ford de 1950

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Trata-se de um projecto de curso iniciado em Setembro.
Começou com grande entusiasmo e perdeu-se a meio do curso. Agora o entusiasmo voltou e decidi mostrar um bocadinho da recuperação deste camião.

O objectivo é reparar alguns componente deste veículo e entregar aos bombeiros de Coimbra

Aqui fica os detalhes da viatura:
Marca: Ford
Modelo: F-8
Motor: V8
Cilindrada: desconhecida
Combustivel: Gasolina
Ano: 1950's (anos 50)


Os travões da frente já foram reparados e neste momento falta chegar as bombas dos travões traseiros.

Temos ainda algum trabalho pela frente e muito pouca informação acerca do camião.

Vou agora mostrar algumas fotos da fase inicial de trabalhos ;)

img0041rd.jpg

img0052ev.jpg

img0053ns.jpg

img0054li.jpg


Bombitos e 'calços'
img0061ag.jpg


Caixa do filtro de ar já foi pintada de vermelho:
img0060lr.jpg


Umas fotos do motor:
img0240wu.jpg

img0239iz.jpg


Travões da frente já montados:
02122009018.jpg

02122009016.jpg


E a roda no sitio:
07122009029.jpg
 

0-killed

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Era para ficar a trabalhar ontem, mas acabámos por descobrir que uma peça do distribuidor está dobrada...´
Vamos lá ver esta semana se fica a trabalhar.

Há uns vídeos da tentativa para meter a trabalhar, mais tarde meto aqui.
Roda tão devagarinho.... :|
mas parece ser normal para a época e tamanho do motor
 

Alf

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Boa sorte com isso. Eu tenho na VW um problema não identificado na caixa de velocidades. Mas o meu já rodou (à mão).
 

Alf

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Em princípio é mais dos tirantes da caixa, e não da engrenagem. Para rodar o motor, engatei-lhe uma velocidade (a custo, que a alavanca estava solta) e lá o rodei, pelas rodas. Vê-se perfeitamente que ele roda, porque a ventoinha é actuada pela polie que está solidária com a cambota, e esta rodou várias vezes. Depois parou, e nunca mais consegui engatar a caixa. Em princípio não foi o motor que agarrou, foi mesmo desengatar "automático" :lol:.

O problema é falta de condições para me debruçar no assunto (não tenho garagem para ela). E comecei pela travagem, daí ainda não ter aprofundado o problema.

Mas acabando com o offtopic, mostra lá mais fotos do teu processo.
 

Metal_Man

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Boas. Que belo projecto que tens ai. a celindrada é de 5200cc com 155cv ás 3900 Rpm. Motor produzido entre 1952 e 1955 com a referencia 317 Y-block (EAM)

Em 1955 a celindrada passou para 5600cc e debitava 205cv com a referencia 341 e depois nos anos de 1956 a celindrada passou para 6000cc e passou a debitar 285cv tendo a ultima evolução de 1957 atingido

os 300cv com 563 Nm de binário. Um autentico monstro :)
 

0-killed

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hmmmm
nao sei se será porque o camião foi feito mesmo em 1950 :rolleyes:
Mas vou pesquisar essa referência.

Obrigado ;)
 

0-killed

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Se tudo tivesse corrido bem o motor ficava a trabalhar na sexta-feira passada
Mas não correu tudo bem...

Ora vejamos...
Falta de gasolina no carburador:
[video=youtube;pckajIOpGX4]http://www.youtube.com/watch?v=pckajIOpGX4[/video]
http://www.youtube.com/watch?v=pckajIOpGX4

Soluções 'desesperadas' para meter o motor a trabalhar
[video=youtube;OQJPS9_wTLM]http://www.youtube.com/watch?v=OQJPS9_wTLM[/video]
http://www.youtube.com/watch?v=OQJPS9_wTLM

Por fim, ultima tentativa
[video=youtube;szeg-DMt1Yc]http://www.youtube.com/watch?v=szeg-DMt1Yc[/video]
http://www.youtube.com/watch?v=szeg-DMt1Yc

Conclusão: não há faisca nas velas... Uma peça do distribuidor está dobrada...
Vamos lá ver na próxima semana..
 

0-killed

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Nós é que já estamos a fazer fumo!
Demasiado trabalho para nos dedicar-mos a ele.

Hoje lá fomos para ele durante uma horita, mas não percebi bem o motivo... Acho que estavam a confirmar a ordem de ignição do motor
 

doc

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Os bombeiros daqui do meu monte (Albufeira) tambem têm um veiculo dentro desse gênero em exposição:

15312550.jpg


Têm tambem um autotanque, mas não encontrei os retratos.
Ainda à uns dias atrás, andavam os dois na estrada para pô-los numa esposição de carros antigos
 

0-killed

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Bem....

Infelizmente venho comunicar que terminaram as aulas do curso e o camião não ficou a trabalhar.
Por nossa vontade o trabalho tinha ficado concluido, mas com peças que chegaram mal reparadas e outras que nem chegaram, foi impossível concluir este projecto...

Agora vamos todos começar os estágios em diferentes oficinas e esperamos que na próxima edição do curso, este camião fique a trabalhar.

Para finalizar deixo aqui uns vídeos que fiz das nossas aulas, visitas a empresas e momentos de diversão, de um grupo que foi espectacular :D
[video=youtube;eY29TlZIbV0]http://www.youtube.com/watch?v=eY29TlZIbV0[/video]
http://www.youtube.com/watch?v=eY29TlZIbV0


http://www.youtube.com/watch?v=Z5sO-NpAa-0
http://www.youtube.com/watch?v=8n4y83QNwys
http://www.youtube.com/watch?v=LTRVqH_ZApk
 
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