Projecto 29 low cost

SeteGu

Active Member
Também depende um pouco do gosto e utilização de cada um. Se colocares uma anilha na suspensão podes ver que curso ela está a usar durante as tuas voltas habituais. Se estiver a "comer" pouco curso julgo que não haverá problema em retirar mais um pouco de ar.

Se estiver a usar o curso todo até podes ter de acrescentar um pouco...
 

Jocas22

Active Member
já tive uma de molas, uma ghila qualquer coisa ou qualquer coisa ghila... ;) Tambem ja andei no mato sem suspensao nenhuma, um garfo numa giant antiga.

Ela com a pressao recomendada nem metade da bainha usava, dai ter começado a tirar ar. Mas tambem nao queria exagerar percebes e fazer asneira, ainda foi cara pra ***
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Nao acabei a pouco o meu post pois poderia dizer asneira, mas fui confirmar e estou a usar 55psi na minha reba, o meu peso mais equipamento deve rondar os 62kg, aqui considero tambem camara de ar, mini tools, mini bomba de ar, telemovel, carteira com uns trocos e uma ou 2 barras, depois aproximadamente 9,700kg da bike mais bidon de agua de 600ml e gps dakota 20.
Já cheguei a usar 50psi mas por vezes batia no fundo, foram muito poucas as vezes talvez umas 3 ou 4 depois optei por aumentar mais um pouco.
 

SeteGu

Active Member
RST Gila Pro? Também já tive uma dessas...

Acho que enquanto estiver a utilizar pouco curso podes ir tirando ar. Bater no fundo é que não convém.
 

jonyboy

New Member
nunca testei uma de ar a serio as que experimentei foram sempre pequenas voltas, não sei se foi por não estarem reguladas para o meu peso 69 kgs mas não gostei mesmo nada disso, queixava-me do mesmo que tu com tua sid. quando comprar outra vou ter em conta esse fator... mas arranjar com mola com menos de 1.5kg não deve ser facil...
 

rodinhas chamine

Active Member
As RS são mesmo suspensoes duras por natureza, por mais que se regule nunca sera uma Fox ou uma Magura, para mim a Magura é superior a Fox, no inicio achei uma má suspensao mas depois de bem calibrada fiquei mesmo maravilhado, pena elas para as 29'' nao seguirem a mesma linhagem das 26 ou seja o seu baixo peso a minha 26 pesou 1380g com o tubo cortado a 18cm ja a Fox 1520g .
No post anterior ficou por dizer que uso o rebout ou la como e que se escreve um pouco menos de meio, ou seja mais para uma recuperaçao mais rapida
 

SeteGu

Active Member
As suspensões a ar de entrada de gama têm o problema da pouca sensibilidade/leitura do terreno e nem sempre são muito suaves.

Por acaso tenho curiosidade em experimentar uma "boa" suspensão a mola (Raidon/XC32, por exemplo) já para não falar de outras de AM/Enduro, etc...
A RST Gila Pro também não era por ser a molas que não deixava de ser bastante rija... e o mesmo para a Sr Suntour XCM.

Para além da pré-carga da mola também se pode/deve substituir a mesma de acordo com o peso do rider. Não é uma questão exclusiva das suspensões a ar.

Desculpa o off topic Jocas22.
 

Jocas22

Active Member
RST Ghila era mesmo isso, numa berg ;) mas a minha nao era pro, eu tambem não ;)

jony, fogo quando se passa de molas pra ar nunca mais se quer voltar :cool: rima e é verdade... ainda quero testar mais isto. A FOX era um sonho.

rodinhas, pois o meu medo é mexer e bater no fundo, dai os toquezinhos ;) Mas obrigado por vires dares dicas. O rebound ainda lhe ando a mexer tambem á procura do ideal pra mim.

nao se preocupem com o off topic...
 

rodinhas chamine

Active Member
Essas Maguras de 1400g sao 26''.
A suspensao bater no fundo já li algures, ou foi mesmo um entendido em suspensoes que disse que nao era grave, pois aquilo esta preparado para isso, nao é recomendavel andar a bater no fundo constantemente, mas se acontecer nao será o fim da suspensao.
 

nunokas

Member
Boas.

Até já comparam a RCT3 com suspas de mola entrada de gama... :)

Jocas22, pesas o mesmo que eu. Regula para 20% sag , mete rebound mais de meio para o lento (o rapid recovery vai compensar a meio curso sem permitir que esgote) e tens ainda o controle de compressão dos pequenos impactos ( a tal sensibilidade no início de curso), são 11 clicks ;)

Eu vim de fox, uso uma Sid e prefiro-a todos os dias ;)


Cumps
 

Jocas22

Active Member
epá nunokas é sempre bom ver alguem falar com convicção... vou seguir á risca as tuas recomendações e depois digo-te como correu ;)

qual é a tua sid já agora?
 

nunokas

Member
Boas.

Será sempre uma coisa pessoal. Estou-te a dar o meu setup "all around". Mas admito que prefiro o amortecimento mais progressivo (efeito rampa) e controlado do que a "macieza" das fox/magura. Se quero conforto fico em casa no sofá :p

A minha é a RL portanto tu ainda tens a vantagem de poder regular a compressão lenta ;)

Cumps
 

Jocas22

Active Member
A RCT3 já está melhor mas ainda não chegamos onde quero... livra :fpalm:Nos grandes obstáculos acho que está já quase perfeita, mas se forem pequenas imperfeições no terreno, aqueles trilhos das lagartas num estradão parece muito dura e a responder tarde ainda. Mas pode ser só de vir da FOX.

As voltas ainda são da treta mas estou a adorar a máquina... aguarda-se uma tareia a sério para breve

vem ai também um "mood" para a estética :cool::cool:
 
É normal as suspensões novas não responderem a pequenas imperfeições. À partida isso melhora com o tempo. O manual da minha DT Swiss referia um período de 20 h de utilização até o funcionamento ficar no ponto desejado. Como se trata de material novo, é normal os retentores apertarem um pouco mais, daí responder bem em grandes irregularidades e nas pequenas nem por isso.
 
Top