Como se faz? - Estou a pensar em ser profossional de BTT

TeXaS

Member
Boas.
Epa profissional em portugal é complicado, isto é, viver do desporto!
Em relação a equipa, é contactares uma equipa e ires fazer testes!

cumps
 

costanm

Member
começa por ires fazer as provas do campeonato nacional.....

se tiveres futuro, de certeza que serás contactado por alguma equipa....
 

tiago ferreira

New Member
Não tenho a certeza, mas acho que na maioria das provas do Campeonato Nacional e dos Campeonatos Regionais existe uma classe que é a classe da Promoção, que serve para que os que não são federados possam competir. Basta fazeres a inscrição e podes competir, se fizeres bons resultados em várias provas de certeza que irás ser abordado por alguma equipa.

Boa sorte!
 

Jepas

Super Moderador
Como não se faz é colocando um título tão ambíguo como este. Como se faz o quê? Bolos? Pastéis? Filhos?
 
Ser profissional de BTT em Portugal será algo muito difícil, pois por aqui a modalidade ainda está entre o "Semi-profissionalismo" e o "Amadorismo"! Mas se ainda fores novinho, com margem de progressão, e estiveres empenhado para o conseguir; tenta seguir os seguintes passos progressivos:

1 - Informa-te na Net sobre metodologias de treino, nutrição, material adequado; et...! Tenta-te preparar o melhor possível!

2 - Participa nas principais provas "amadoras locais" da tua zona, tentando obter os melhores resultados possíveis! Tenta também as poucas com algum "prize-money", para amealhares algum dinheiro, para te ajudar nas despesas!

3 - Se conseguires bons resultados, federa-te e usa o "currículo obtido" para tentar entrar numa das principais equipas portuguesas de BTT! Não recebes salário, mas passas a ter acesso mais barato ou acessível (talvez mesmo gratuito) a bom material, assistência mecânica, componentes, suplementos nutricionais! Talvez até a seres orientado por alguém "Veterano" do ciclismo ou mesmo por um treinador qualificado! Talvez tenhas acesso a deslocações e estadias pagas, para participares em provas oficiais da Federação!

4 - Participa prioritariamente nas provas oficiais da Federação! Vai também às provas "amadoras" mais mediáticas do país!
Se sobressaíres em Portugal, podes ir às selecções nacionais e tentar "brilhar" nas provas no estrangeiro! Poderás tentar também algumas provas internacionais em Espanha! Ao longo de todo este percurso, tenta obter amizades e contactos!

5 - Se conseguires chegar a este patamar e alcançar bons resultados, poderás ter a sorte de conseguir um contrato com uma equipa de fábrica internacional, e então só aí terás condições para seres profissional a tempo inteiro da modalidade!

Ou seja, é um caminho muito difícil e penoso! E na melhor das hipóteses, demorará uns 2 ou 3 anos a chegar lá! E tenta ter sempre na manga um "plano b" alternativo, para orientares a tua vida, se não o conseguires!
 
Last edited:
Olha tu procuras saber como entrar na competição
Eu que tenho 15 anos acabei uma prova e vieram-me perguntar se não queria ir treinar para uma equipa, davam-me bike e equipamento.

Mas dote uma dica vai começar o campeonato norte alentejano se concorreres em todas as provas e fores mesmo bom alguma equipa te a de chamar.
Boa sorte.
 

oliana

Active Member
Não tens pais ricos nem padrinhos?.
Mas isso não te vai tirar a vontade e qualidade que possas ter. Boa preparação. Por isso os conselhos que te deram são tambem os meus. Provas com fartura e resultados que possam desviar a atenção para ti. Principalmente onde consigas infiltrar-te nos tempos dos melhores. De certeza que alguem vai reparar.
Resta desejar-te boa sorte e que no futuro possa-mos ouvir falar de ti e ver o teu nome algures entre os melhores.
Boa sorte.:#1:
 

k7ou8

New Member
Metallica, o sonho comanda a vida. No entanto, a idade, leva-me a ponderar e a lembrar-te que caso não consigas ser profissional, existe outro BTT, o da "carolice". Não é melhor nem pior, é diferente. E tambem nesse podes fazer 800 km num mês (basta 2 vezes por semana fazeres 40 de cada vez, e ao fds fazeres 60 em cada dia). A diferença é que neste BTT da "carolice" quando te começares a aborrecer, a ficar cansado, etc, podes sempre abrandar, ou ate parar por uns tempos e depois decidir se gostas mesmo de andar de bikeou se o que aconteceu foi o que está muito a acontecer por ai: "acorda-se um dia, compra-se uma revista de bikes com um BTTista semi-pro ou pro e pensa-se "é assim que quero ser", depois cansas-te das bicicletas compras uma revista de mergulho e..."
A questão é andar de bike sim, evoluir sim, participar em provas sim, se tiveres valor, ser profissional chegará. Neste aspecto faz só o que te der prazer.
Isto serve para ti a para outros miudos, e não só, que andam por ai
;) hasta
 
Top