Profissional de BTT, como o ser?

#2
Boas.
Epa profissional em portugal é complicado, isto é, viver do desporto!
Em relação a equipa, é contactares uma equipa e ires fazer testes!

cumps
 
#4
Não tenho a certeza, mas acho que na maioria das provas do Campeonato Nacional e dos Campeonatos Regionais existe uma classe que é a classe da Promoção, que serve para que os que não são federados possam competir. Basta fazeres a inscrição e podes competir, se fizeres bons resultados em várias provas de certeza que irás ser abordado por alguma equipa.

Boa sorte!
 
#7
Ser profissional de BTT em Portugal será algo muito difícil, pois por aqui a modalidade ainda está entre o "Semi-profissionalismo" e o "Amadorismo"! Mas se ainda fores novinho, com margem de progressão, e estiveres empenhado para o conseguir; tenta seguir os seguintes passos progressivos:

1 - Informa-te na Net sobre metodologias de treino, nutrição, material adequado; et...! Tenta-te preparar o melhor possível!

2 - Participa nas principais provas "amadoras locais" da tua zona, tentando obter os melhores resultados possíveis! Tenta também as poucas com algum "prize-money", para amealhares algum dinheiro, para te ajudar nas despesas!

3 - Se conseguires bons resultados, federa-te e usa o "currículo obtido" para tentar entrar numa das principais equipas portuguesas de BTT! Não recebes salário, mas passas a ter acesso mais barato ou acessível (talvez mesmo gratuito) a bom material, assistência mecânica, componentes, suplementos nutricionais! Talvez até a seres orientado por alguém "Veterano" do ciclismo ou mesmo por um treinador qualificado! Talvez tenhas acesso a deslocações e estadias pagas, para participares em provas oficiais da Federação!

4 - Participa prioritariamente nas provas oficiais da Federação! Vai também às provas "amadoras" mais mediáticas do país!
Se sobressaíres em Portugal, podes ir às selecções nacionais e tentar "brilhar" nas provas no estrangeiro! Poderás tentar também algumas provas internacionais em Espanha! Ao longo de todo este percurso, tenta obter amizades e contactos!

5 - Se conseguires chegar a este patamar e alcançar bons resultados, poderás ter a sorte de conseguir um contrato com uma equipa de fábrica internacional, e então só aí terás condições para seres profissional a tempo inteiro da modalidade!

Ou seja, é um caminho muito difícil e penoso! E na melhor das hipóteses, demorará uns 2 ou 3 anos a chegar lá! E tenta ter sempre na manga um "plano b" alternativo, para orientares a tua vida, se não o conseguires!
 
Last edited:
#8
Olha tu procuras saber como entrar na competição
Eu que tenho 15 anos acabei uma prova e vieram-me perguntar se não queria ir treinar para uma equipa, davam-me bike e equipamento.

Mas dote uma dica vai começar o campeonato norte alentejano se concorreres em todas as provas e fores mesmo bom alguma equipa te a de chamar.
Boa sorte.
 

oliana

Active Member
#10
Não tens pais ricos nem padrinhos?.
Mas isso não te vai tirar a vontade e qualidade que possas ter. Boa preparação. Por isso os conselhos que te deram são tambem os meus. Provas com fartura e resultados que possam desviar a atenção para ti. Principalmente onde consigas infiltrar-te nos tempos dos melhores. De certeza que alguem vai reparar.
Resta desejar-te boa sorte e que no futuro possa-mos ouvir falar de ti e ver o teu nome algures entre os melhores.
Boa sorte.:#1:
 
#12
Metallica, o sonho comanda a vida. No entanto, a idade, leva-me a ponderar e a lembrar-te que caso não consigas ser profissional, existe outro BTT, o da "carolice". Não é melhor nem pior, é diferente. E tambem nesse podes fazer 800 km num mês (basta 2 vezes por semana fazeres 40 de cada vez, e ao fds fazeres 60 em cada dia). A diferença é que neste BTT da "carolice" quando te começares a aborrecer, a ficar cansado, etc, podes sempre abrandar, ou ate parar por uns tempos e depois decidir se gostas mesmo de andar de bikeou se o que aconteceu foi o que está muito a acontecer por ai: "acorda-se um dia, compra-se uma revista de bikes com um BTTista semi-pro ou pro e pensa-se "é assim que quero ser", depois cansas-te das bicicletas compras uma revista de mergulho e..."
A questão é andar de bike sim, evoluir sim, participar em provas sim, se tiveres valor, ser profissional chegará. Neste aspecto faz só o que te der prazer.
Isto serve para ti a para outros miudos, e não só, que andam por ai
;) hasta