Problemas com roda traseira

#1
Boa tarde,
Adquiri a primeira bicicleta recentemente e apenas dei duas voltas. No entanto o pneu traseiro furou e então retirei a roda para substituir a câmara de ar.
Ao voltar a colocar no sítio e depois de dar um volta sinto que a roda parece que anda aos "S's".
Será que está mal colocada?
 

DriveMe

Well-Known Member
#2
Diria que o pneu pode estar mal colocado.
Esvazia-o parcialmente, move-o para um lado e para o outro na jante de forma a centrar, e torna a encher.

Em alternativa, usa um cartão (ou outra coisa qq) e coloca junto ao aro. Roda a roda, vê se a distancia entre o cartão e o aro aumenta/diminui. Básico, mas acho que tiras a dúvida sobre o aro estar empenado ou não. Vê tb se a distância do aro para a escora é igual em ambos os lados (se não for, pode não estar no sítio ou teres um problema qq no dropout).
 

OPEN

Active Member
#3
Vira a bike ao contrário, coloca a roda a rolar e observa...como dito anteriormente, pode ser o pneu mal colocado, a roda mal apertada ou mesmo a roda empenada.

Em relação ao pneu, normalmente existe um "risco" tipo linha na borracha do pneu que acompanha a circunferência, ficando "paralela" ao aro. Se o pneu estiver mal colocado, esta "linha" estará tb desalinhada com o aro (não sei é confuso).
 

smcarvalho

Active Member
#4
À partida isso tem de ser o pneu ou roda mal montado visto que o problema surgiu depois da troca.

Caso verifiques que a linha, que o OPEN falou, não está uniforme ao longo do aro podes encher o pneu com muita pressão para que ele acame no sítio certo e depois então podes tirar pressão para a que desejares.
 
#5
Cuidado com isso de dar muita pressão, se fizeres como eu aquilo faz PUM e depois ficas sem ouvir durante 30s :p Se tiveres gel anti furos, ainda ganhas o direito a limpar a nheca de tudo à volta.
Como tens câmara passa o dedo com um pouco (pouco) de detergente da loiça à volta do bordo do pneu e a coisa vai ao sitio sem problema ;-)
 

OPEN

Active Member
#6
Essa fez-me lembrar um episódio que se passou comigo, quase surreal:

Numa bike zone, arranjaram-me uma roda e no fim encheram o pneu (claro com muita pressão).

Vou a sair da loja, roda na mão e BOOOOOOMMMMMMMMMMMMMMMM... eu fiquei sarapintado de verde (o liquido anti furo era verde) dos pés à cabeça, a loja: chão, teto, paredes, sapatos que estavam expostos, verdes... a esposa do dono, grávida, bem pelo menos o bebé não nasceu no momento! Eu fiquei realmente surdo por uns minutos e a mão pisada durante uma semana!

Mais vale olhar para a tal linha, com o pneu com pouco ar e forçar com as mãos.
 
#7
Obrigado a todos pelas respostas. Vou ter em atenção as vossas dicas e verificar o que se passa.
Montei uma camara de ar 27.5 x 2.10 num pneu de 27.5 x 2.00. Poderá estar relacionado com isto?