Navid, o meu nome é Filipe, na boa.
Peso 75kg, faço XC e maratona, essencialmente, penso que sou um pouco agressivo nas descidas (tenho uma FS e dou-lhe uso, acrescentado a isso que não tenho muita técnica e por isso, acerto em tudo a abrir, basicamente, por isso já somos 2 :mrgreen: ), conheço várias pessoas pessoalmente que usam o sistema, e no entanto nenhuma delas já provou essa questão dos furos, rasgos, e pneus a saltar. Ando em trilhos entre a Serra da Estrela, Cova da Beira e Serra da Gardunha... Os dois unicos pneus que já vi saltar da roda, curiosamente foi com o uso de camaras de ar, ou seja, a habitual montagem (um deles foi mesmo ao meu lado, apanhei um cagaço do caraças e foi uma sorte irmos a rolar devagar em alcatrão...).
A confiança que deposito neste sistema, deposito-a por aquilo que vou vendo, da minha experiência, e da dos outros. Sou consciente, não pensem que vinha para aqui dizer isto, por ter montado isto há meia duzia de dias e ver que até agora não fui com os dentes ao chão. Sei que corro riscos, da mesma forma que uma montagem UST também os corre ou uma com camara. Não há um sistema perfeito. O que digo, é que este sistema para mim serve-me perfeitamente. Se outros há que se sentem perfeitamente servidos com UST, que assim seja. Se quiserem arriscar, arrisquem nesta montagem e tirem as conclusões. Sabem os riscos que correm (ou não...).
Sei também que existem pneus que me criam mais receio. Deixei de usar Nobby Nic, por causa deste ser um pneu muito sujeito a rasgos laterais, embora adore o pneu. Mas já os tive montados em tubeless (a versão kevlar) e funcionaram perfeitamente. Tive um rasgo num, ainda na altura das camaras. Mas depois de convertido em UST, arrancou-se um taco e eu pensava "é desta que fico no meio do mato". Mas não, aquilo abriu um buraco jeitoso (não foi um furo, onde o material volta a assumir a forma inicial, embora furado, mas sim um buraco, com material arrancado, com cerca de 3mm e vedou...) e acabei por ter condições de chegar a casa.
Agora montei numas rodas UST, pneus Speed King Supersonic, pesam 400gr e ainda não tenho 100% de confiança neles porque nem acredito que aquilo funciona, mas o que é certo é que já levaram porrada até dizer chega, em vários tipos de piso, e aguentam-se. No entanto, ainda não os consigo recomendar a 100% para esta montagem, ainda têm que provar mais alguma coisa. Mas até agora, tirando alguma dificuldade para os conseguir montar, funcionam perfeitamente.
Já vi montados:
Schwalbe Nobby Nic 2.25 (o tal que andei com ele até ao limite do rasto e arranquei o taco)
Schwalbe Racing Ralph 2.1
Schwalbe Rocket Ron 2.1 (ainda não tive feedback da pessoa desta montagem)
Continental Mountain King Proteccion 2.2
Continental Speed King Supersonic 2.1
Maxxis Larsen TT 1.95 e 2.0 (penso que era 2.0...)
Maxxis Larsen Mimo 2.0
Maxxis High Roller 1.9 e 2.1
Specialized The Captain 2.0 (penso que era isto, mas depois confirmo)
Assim que me lembre de repente. Existem mais, mas não tenho um contacto tão próximo com as pessoas para por aqui os pneus que elas já tiveram.... Mas dos que mencionei, nunca vi nenhum com problemas (aliás, nunca vi nenhum nem conehço ninguém pessoalmente que tenha tido problemas), sendo que 5 dos modelos mencionados, já andei ou ainda ando com eles, num total de 10 pneus que pessoalmente tive montados neste tipo de montagem e nunca tive um problema (tirando furos, muitos, mas vedou sempre, e o tal taco arrancado, mas que acabou por vedar). Embora já tivesse visto os Schwalbe que menciono, mantenho a minha reserva quanto a eles, pelo que a malta se queixa dos rasgos (e eu próprio tive um na altura das camaras como mencionei atrás, embora um pouco por azelhice da minha parte), mas dos que vi (e tive) montados em tubeless nunca vi nenhum com rasgos.
Apenas deixo esta relação para ficar a minha experiência.