29er Problemas com a Suspensão FOX

bipo

New Member
Ola Boa tarde..
Peço desculpa se já existe algum topico com este tema, mas nao encontrei.
Vou contar a minha situação, e se alguns de voces passou alguma situação semelhante, gostaria que me desse a sua opinião.
No ano Passado "2013" comprei uma Bicicleta Merida Big Nine 900, e trazia uma suspensão Manitou, na compra optei por mudar essa Suspensão por uma Fox, " ouvia dizer Fox é Fox".
Logo nos primeiro mes a suspensao comecou a fazer uns Barulhos estranhos, levei-a a casa onde comprei a bicicleta, acionou a garantia, foi enviada para a Bicimax, representante em Portugal.
Resultado: Mudança das Bainhas e casquilhos, e 2 semanas sem suspensao.
A suspensao veio a funcionar bem e sem ruido algum, passado algum tempo, nao sei bem quanto, voltou a fazer novanmete o mesmo barulho.
Novamente o mesmo processo, acionada garantia,
Resultado: Novamente 2 semanas sem bicicleta, desta vez foi mudado os casquilhos e mudança de oleo.
A terceira vez a mesma coisa.
A quarta vez foi enviada novamente para a bicimax, mas desta vez foi mudado os cartuchos, mas surpreendentemente a suspensao continua com o ruido, Ruido este que parece que está partida.
Novamente para a garantia.
Ou seja, a minha bicicleta está mais tempo na oficina á espera da suspensão do que andar..
Gostaria que alguem me ajudasse a quem eu me posso queixar ou efectuar alguma reclamação, visto que com a loja de bicicletas diz que o que pode fazer é manda-la para a garantia.
Obrigado.
 

ernez

Active Member
Se for a evolution, esse barulho de quando ela recupera é normal, já tive duas 29er fox e faziam as duas isso, a primeira troquei por uma dtswiss, porque o barulho irritava-me, lol, a segunda já não a troco por nada lol.
 

Mr.sa

Active Member
Ora, só para não abrir um tópico novo :p

Então o que se passa, é que a minha suspensão Fox Float 32 29 100mm fazia parte do recall de suspensões de 2013, e esse recall deve-se que as bainhas se vão soltando do braço da suspensão, daí o recall. Comecei a ouvir o barulho e depois de falar com um colega sobre o assunto e ele também tinha uma fox do mesmo ano, falou-me disso e notou que tinha o problema.

Fui à loja em Setembro falar disso e mostrar a bicicleta, e era verdade, o problema é que pelos vistos a bicimax não tinha bainhas para fazer a troca, logo teve de ficar para agora.

Fui levar à loja a bicicleta na 2ªfeira passada e foi enviada a suspensão para a bicimax para resolver o problema de garantia.

Recebi o telefonema da loja onde deixei a bicicleta a dizer que já estava pronta para ir buscar e que tinha uma surpresa. Meteram-me o sistema FIT e bainhas kashima de 2016 ... e só penso eu... BRUTAL!!!! até que me disseram que iria ter o custo de uma revisão de 65€... e eu na altura pensei... ok parece-me justo, devido ao upgrade que é.

Como só fiquei de ir amanhã buscar a bicla, deu tempo para pensar.... então vão-me cobrar por um serviço que eu não pedi para fazer, nem me avisaram que ia fazer e é simplesmente um problema de garantia... ainda para mais quando li, que a FOX financiava às lojas todos os custos inerentes à resolução da garantia?

Que é que vos parece? É que estou a pensar chegar à loja e dizer-lhes para ligarem à bicimax a dizer que não tem lógica me estarem a pedir dinheiro pelo serviço, que eu não pedi para fazer.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

É assim, a loja mudou os retentores, o-rings e óleos certo?

É que secalhar a fox paga o serviço, mas exclui os oleos e afins...

Mas passa na loja e pergunta o porque de estarem a pedir os 65€ :)

Cumps
 

demorider

Active Member
Na minha opinião vale a pena pagares os 65€ porque um upgrade para essa suspensão com o cartucho fit e bainhas Kashima custam na bicicmax mais de 600€, ficas com uma suspensão totalmente nova e com um trabalhar que nada tem a ver com as o/c (gama baixa da Fox).. Basicamente passas de uma suspensão de gama baixa para uma topo de gama..

Em garantia eram apenas obrigados reparar a suspensão com as peças iguais ou equivalente ao que estava, mas neste caso fizeram um upgrade que te vai beneficiar muito...

Contudo acho muito mal fazerem isso e só depois de feito dizerem que tens de pagar 65€, acho que antes de mecher deviam informar o cliente que podiam fazer o upgrade mas que ia ter custos..

Se fosse eu (embora ache que tenham procedido mal em não avisar o cliente) aceitava pagar os 65€ porque mesmo assim ficava a ganhar e muito..
 

Mr.sa

Active Member
a questão aqui não é pagar os 65€,ou se vale ou não a pena, não é isso que me custa. Eu se me dessem essa opção antes de fazerem a troca, entre fazer o upgrade ou trocar por igual... se calhar optava pelo upgrade.

A questão é que basicamente estão a impor-me o upgrade, porque não me perguntaram nada.

O óleo, os o-rings e os retentores já teriam de ser obrigatoriamente mudados, pois o sistema FIT usa óleo diferente, o-rings e retentores diferentes do sistema que tinha que era o CTD O/C.... logo teoricamente até faz parte do upgrade que eles fizeram.
 

demorider

Active Member
Então não estou a perceber o problema..

Se quiseres o upgrade pagas os 65€ porque como disse em garantia só são obrigados a trocar por igual ou equivalente, quando há upgrades fazem um "negociação" com o cliente com preços simbólicos.. Neste ponto como disse falharam porque antes de fazer o upgrade deviam ter falado com o cliente..

Tens a segunda hipóteses e "bates com pé" e recusas-te a pagar os 65€, a suspensão vai novamente para trás, provavelmente vai ficar retida por não haver stock de bainhas "normais" e têm 30 dias (segunda a lei) para te resolver o problema e ficas com a suspensão como era antes..

Claro que mesmo que aceites pagar o que pedem podes reclamar por não terem falado contigo antes..
 

Mr.sa

Active Member
atenção, demorider, eu vim cá para saber opiniões, não por estar indignado.

Estou sim desagradado por terem feito o upgrade, sem me terem questionado sobre se o queria e basicamente imporem-me um custo ao mesmo, quando é uma questão de garantia, em que normalmente, a menos que o cliente queira, é que tem custos inerentes.

Reclamar vou reclamar, mas se vir que não vale a pena, morre o assunto por aqui, até porque fiquei sem a bicla 4 dias e quase que subia paredes xD
 
Boa noite Mr. Sa.

Se eu fosse a ti não pagava! Numa garantia eles têm de trocar por igual ou superior! Não tens de pagar nada por esse upgrade! Ainda por cima nem te perguntaram se aceitavas!

Podes ficar com um upgrade mas estas a ser chulado, desculpa o termo! Por muito que custe esse upgrade, eles não tem de exigir nada! Já trabalhei num serviço pos venda e a lei diz isso mesmo, que em garantia são obrigados a arranjar, trocar por igual ou superior.

Abraço
 

demorider

Active Member
Eu entendo o teu ponto de vista e concordo que procederam mal, o normal é quando não têm material igual ao que está entrarem em contacto com o cliente e propor algo melhor e acordar um "custo" coisa que pelos vistos não fizeram.. Imaginando que não tinhas possibilidades de pagar o que pedem ia ser uma situação bastante chata..

Na minha opinião pondo me no teu lugar ia fazer barulho por não terem falado comigo antes (quem sabe até não acabam por oferecer o upgrade :) ), mas no fim acabava por pagar porque iria ficar a ganhar a todos os níveis (muito melhor desempenho e valor comercial bastante mais elevado).. Mas isto é só o que eu faria, no teu caso a última palavra é sempre tua ;)

Já agora sabes se o cartucho fit que meteram é o "antigo" fit ou o novo fit4?
 

Mr.sa

Active Member
2° a loja é o modelo de 2016

Eu também acho isso agdmoreira, até porque conheço essa área, mas o que pensei fazer foi o que o demorider disse.... Até porque o vício é muito xD
 
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demorider

Active Member
Se é o de 2016 já deve ser o novo fit4, que teoricamente (nunca experimentei) é melhor que o antigo..

Não estou propriamente dentro das leis da garantia mas o que costuma vir nos papelinhos das garantias que vêm muitas vezes junto de equipamentos que compramos diz que os bens adquiridos em caso de não estarem em conformidade com o contrato devem ser repostos de acordo com o contrato e sem prejuízo de maior para com o vendedor.. Ou seja o que entendo com isto é que têm de corresponder ao que compramos, não podemos comprar um bmw 320 e depois em caso de não haver outro 320 para substituir exigir um m3 a custo 0.. Podemos é em caso não aceitar a troca que nós propõem exigir o dinheiro de volta..
 
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