Problema inverso, como engordar(massa limpa)

Boas a todos.
Eu tenho 1,76m e tenho 60kg, já falei com o meu treinador por causa desta temática. Ele baseia-se numa tabela que relaciona o peso com a altura e com a %de massa gorda para o meu peso/altura estou bem.
Mas agora tu tens realmente de ganhar peso e nesta altura não é muito boa ideia, pois deves de aumentar o peso no tempo de interregno entre o final da época e o inicio de pré-época deves fazer mais ou menos de dois meses de paragem e assim ganhas peso mas tens de depois começar aos poucos para não perderes logo o peso todo que ganhas-te.
Espero ter ajudado, um abraço para todos e boas pedaladas
 

cris_bugio

New Member
Eu tenho 1,87 e tinha 63 Kg há umas duas/três semanas. Sem alterar a frequência da actividade física estou agora com 66,5Kg... e espero continuar a subir um pouco.

A diferença introduzida teve, no meu caso, relação com suplementação alimentar. Tenho tomado Creatina, Glutamina, entre outros... num daqueles pacotes grandes de suplementos alimentares para culturistas.

Não tenho, por outro lado, praticado exercício puramente aeróbico... Se há uma coisa que gosto no BTT, tal como outras actividades que pratico também, é a possibilidade de escolha. Posso executar pequenos esforços de curta duração e alta intensidade ou de longa duração e média ou baixa intensidade continuamente.

Apercebi-me que os de curta duração e alta intensidade ajudam a ganhar massa muscular, enquanto que os de longa duração fazem (normalmente) manter ou mesmo perder. A questão é que, com uma carga contínua prolongada, ao esgotar reservas de nutrientes o corpo começa a consumir músculo. É compreensivel também que, à medida que o corpo se habitua a um esforço específico se adapte. Um ciclista de longas distâncias tem habitualmente um corpo mais esguio porque o seu organismo se adaptou ao exercício específico que é sempre o mesmo.

Resumindo, a minha opinião é a de que para ganhar massa muscular o melhor é suplementar a alimentação com nutrientes específicos e fazer treinos de curta duração. Durante eventuais treinos de longa duração, o melhor mesmo é ir enfardando no caminho de modo a manter sempre o depósito "cheio" (entenda-se sem fome).
 

Erdna

New Member
Pelos vistos tinhas o mesmo problema que o meu, então a solução é suplementar durante o exercicio fisico e suplementar com nutrientes pos e pre treino?
Penso que para a minha altura 1.85, 68kg seria o ideal penso eu...
 

Nuno Sá

New Member
Eu também já tive esse "problema" depois fui para um ginásio, li umas coisas sobre os ectomorfos, que basicamente é o pessoal que tem uma estrutura óssea fina e dificuldade em engordar. Mudei a minha dieta e comecei um plano de treino de hipertrofia.

Basicamente o que se deve fazer é comer pelo menos 8 refeições por dia de duas em duas horas de preferencia, do género:

Pequeno-almoço - hidratos de carbono à vontade a alguma proteina

Refeição intermédia - peça de fruta, com nozes ou avelãs ou amêndoas.

Almoço - protaina de preferencia carne com hifratos, pode ser massa ou arroz e já agora legumes se possível e fruta

Refeição intermédia - sandes e fruta ou sumo natural

Jantar - peixe ou carne de aves com poucos hidratos.

Ceia - queijo fresco com pão - aqui o queijo é uma proteina porreira porque é de absorção lenta e evita o catabolismo por falta de nutrientes.

Aqui estão 6 refeições, mas podem sempre juntar mais uma pequena refeição intermédia se comerem de duas em duas horas.

Se quiserem suplementos podem tomar :

De manhã - um batido a acompanhar os hidratos de 20 gr de proteina

Nas refeições intermédias também podem por vezes usar a mesma quantidade de proteina.

Na ceia o ideia seria Caseina, mas podem tomar a proteina e comer meio queijo fresco que ajuda a prolongar a absorção da dita.

Isto serve para muitos de nós mas convém fazer ajustes consoante o caso pessoal.

Atenção à fast food, pode-se come uma ou duas vezes por semana, mas se começar a aparecer gordura localizada na barriga e arredores convém parar e reduzir também a absorção de hidratos.

Estas refeições não são para ficar cheio, as principais é para ficar satisfeito. As intermédias para não manter o estômago vazio.

O pessoal magro tem sempre um período de adaptação e este tipo de dieta porque é magro porque come mal ou não come quando deve.
 
Last edited:

Erdna

New Member
Mas eu sou magro e não tenho nenhum deses mal de comer mal ou não comer quando devo....
Eu ao jantar aconselhava-te a juntar igulamente legumes, batido ao pequeno almoço de proteina acho um desperdicio mas isso as pessoas e que sabem, a noite apoio a caseina, quanto a fast-food...acho que esse caminho nem deve ser questionavel...massa ou arroz de perferencia integral ao almoço ate se pode deixar um pouco alimentação desde que não seja fritos ou produtos processados e nunca faltar as ditas verduras, um prato sempre com muita cor, a meio da tarde penso que poderias por as 2 peças de fruta e a meio da manha apostar mais nos frutos secos...alias se fores treinar por volta dessa hora ainda te serve mais as duas peças de fruta...no maximo 3 a 4 peças de fruta por dia....
Aqui deixo a minha opinião do que percebo da materia e carne a noite so mesmo branca
 

ivosilva83

New Member
Boas!

Estou a desenterrar este tópico pois hoje fiz mais uma voltinha de 2 horas (~40 km) e denoto que sempre que ando é inevitável perder peso.

Ou seja tenho 1.72m e andava com 58 kg nestes últimos dias isto sem andar, nestes últimos dias que apanhei uns dias de folga que aproveitei para andar e perdi 3 kg.

Pedia quem tivesses conhecimento de causa que me aconselha-se alguma coisa para tomar(suplemento ou não) já não digo para engordar mas pelo menos que não me faça perder peso.

Obrigado.
 
Boas. O dah tem razão. Eu também ando todos os dias de bicicleta. Tenho 1.83m e peso 76 kilos. Eu como...mas como! Quando eu digo comer é a sério, como o dah disse. Bifes(€€) e sopa(como todos os dias, almoço e jantar) e essas coisas. Por vezes, ao lanche como aqueles cereais fitness ou lá o que é, no início parecia palha ou assim uma coisa :D mas agora gosto. Ah, outra coisa, não tenho barriga, mas isso também depende das pessoas e já agora cuidado com os bolos!:D

METALLICA
 
Last edited:

Erdna

New Member
E muito mais perferivel comer mesmo o proprio vegetal em sim puro do que cosinhado...acredita...isso cereais fitness...perfiro quando consigo arranjar o meu muesli e aveia pura a mistura :)
 

Erdna

New Member
Pelo que me disseram um proteina, um multivitaminico dependendo do teu gasto calórico pode ser precisso ou não e um tipo de suplemento depois dos treinos que tambem pode ser chamado de "GAINER"
 

Nuno Sá

New Member
Os chamados Gainer´s são bons é para ganhar gordura. O melhor gainer que há consiste num batido de proteína com aveia moída o é conversa da treta e excesso de açúcar.
 
Top