Problema com V-Brake XT + Mavic Crossride 2011

titoc

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Estive a fazer uma requalificação de uma Grisley Mega 20 de 1997 e deparei-me com um problema ao substituir os antigos travões traseiros Cantilever por uns V-Brake XT numas rodas Mavic Crossride. O que acontece é que me parece que a distância dos calços à superfície de travagem da roda é mais curta do lado direito (lado da cassete) e maior do lado direito. Isto colocou-me os braços do travão numa posição deste tipo: / | (exemplo dos braços do V-Brake)
Tive que regular a mola do lado direito para a menor tensão possível e a da esquerda para a máxima. Ainda o calço do lado esquerdo teve que ficar numa posição mais elevada que o calço da direita.
Ao que parece a roda está centrada e bem colocada (já tirei, montei e verifiquei mais de 10 vezes..).
Alguém com alguma ideia para resolver este problema?

P.S. Irei postar umas fotos brevemente.
 
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Jepas

Super Moderador
Boas,

Podem ser as anilhas cónicas mal montadas. Normalmente os travões além das anilhas cónicas têm uns espaçadores. É possível que um dos lados não tenha essas anilhas na posição correcta.
 
Poderá ser também problema no quadro, escora torta. Exprimenta a pôr um dos lados do travão num buraco diferente(suponho que tem 3 de cada lado para encaixar o v-brake) para equilibrar a tensão, e ficarem direitos | |
 

titoc

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Descobri que a roda não estava centrada e tenho de bloquear o quick release antes de entrar completamente em contacto com o quadro do lado esquerdo.
Não sei se é um problema do quadro ou mesmo o dropout que não está a deixar a roda ir até ao fundo do lado direito. Deixo algumas fotos que mostram como ficou colocado o V-Brake antes de me aperceber disto.

20111026_004552.jpg


20111026_004651.jpg


Não sei de que forma poderei resolver este problema, fico a aguardar alguém que tenha solucionado algo deste género ou que me possa dar umas dicas sobre a causa.
 
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titoc

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Infelizmente descobri que não é igual essa distância. Nos dois braços superiores do quadro reparei que a roda fica cerca de 2 cm mais afastada num dos lados que no outro.
 

GaryTurner

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Nao tens problemas. Podes pôr os travoes em pontos de fixaçao diferente e/ou meter os espaçadores dos calços de maneira a ficares com os v-brake alinhados. Desde que o teu pneu nao bata no quadro nao ha problema...
 

KLUCA

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isso não é assim gary. se houver um desvio de 2 cm's já não dá para compensar com o V brake.

mas parece um pouco estranho serem 2 cm's de desvio e isso não de perceber pelas fotos. Podes tirar uma foto com o v brake aberto onde dê para eprceber essa diferença junto ao quadro?
 
Retiras a anilha/espaçador mais grossa do lado esquerdo que está encostada ao calcio para a parte de fora do travão e trocas com a mais fininha, isto no v-brake direito do travão.
 

KLUCA

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epah..malta não vale a pena continuarem a dizer isso. Se for 2 cm's de diferença como ele diz, não é uma anilha de 3 mm que resolve o problema....dahhhh :)

pode é haver outra razão para esse desvio. Eu já vi v brake nesses quadros e tudo ok. Vamos lá perceber o porque do desvio de 2 cm's
 

bangbus

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boas
pelas fotos essa roda parece dar para levar disco e o quadro não, se o quadro não leva disco deve ter as escoras mais fechadas do que para disco, e o problema ai deve estar na roda, experimenta uma roda que não seja para disco e vê se fica bem. isto é só a minha opinião de leigo XD
quando pões a roda tens que abrir as escoras para ela ir ao sitio ou entra sem problemas?
cumps
 

titoc

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Obrigado pelas respostas. Já fiz a experiência com os espaçadores no V-Brake mas não funcionou bem... mudar o pino no encaixe do V-Brake para o mais baixo deixa a mola sem força, mudar para o mais alto deixou a mola em força tão extrema que me ia aleijando. Como diz o manual deve ser o do meio e é nesse que a coisa parece funcionar.
Em relação às escoras como perguntou o bangbus, tenho que abrir levemente para meter a roda, mas nada de especial. A roda antiga tinha que fazer o mesmo.

Estas rodas são mais finas que as anteriores, por isso a distância às escoras aumentou. Junto à pedaleira a distancia do pneu às escoras é praticamente igual (imperceptivel sem medir se a distância é diferente, cerca de 1 cm de cada lado). Agora do lado de cima onde estão colocados os V-Brake é que se nota a diferença, do lado direito o calço ficou encostado ao aro se estiver na vertical e do lado esquerdo estando na vertical fica a cerca de 1cm e pouco (na altura não medi e pareceu-me mais).

Neste momento tenho a roda a não encaixar totalmente do lado esquerdo para a manter perpendicular ao chão e consegui assim acertar os V-Brakes para uma posição alinhada tipo: | |

P.S.
Voltando de novo ao encaixe completo da roda:
14919001dc835001c243ed56327cb13f648fac5e.jpg


Do lado esquerdo a distância é de 1,7 cm e do lado direito de 0,5 cm. O parafuso em cima pode servir de referência como centro e é onde o centro do pneu deveria estar alinhado.
 
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bangbus

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então o travão que antigo que tinhas com essa roda ficava certo? as de fazer uma coisa, experimentar uma roda de uma bike que não leve travão de disco, e também medir o comprimento do eixo dessa roda e da antiga que tinhas na bike. a ver tiramos alguma conclusão. o que pode também estar a acontecer mas acho muito pouco provável é a roda estar empenada.
cumps
 

titoc

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Experimentei novamente a roda antiga e reparei que também fica descentrada. Fiz a medição do eixo e é exactamente o mesmo comprimento nas duas, 140mm.
Como os travões antigos eram cantilever acho que nunca tinha reparado que os tinha calibrados um bocado mais para a esquerda, o que me leva a concluir que as escoras estão desalinhadas... :S Agora a solução rápida é montar a roda nova de forma a que não encaixe até ao fundo do lado esquerdo e apertar o quick release (o que não me agrada muito...).

Outra solução seria tentar saber se é possível fazer o alinhamento das escoras, já que me parece que não é uma grande correcção. O meu medo é que como se trata de aluminio forçar as escoras poderá parti-las... Alguém sabe de alguma casa que faço este tipo de reparações ou até mesmo tirar medições ao quadro para saber definitvamente que se trata de um desalinhamento.
 

essence_s

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Decididamente ao ler e ver as fotos a conclusão que chego é que tens o quadro torcido ou empenado.
De qualquer das formas , repara se no eixo das rodas, tens uma mola de cada lado, ou só tens de um dos lados, ou nenhuma.Isto faz com que a roda fique centrada automaticamente(1 de cada lado).
 

titoc

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Sim tenho ambas as molas, as rodas são novas a estrear Mavic Crossride 2011 Silver compatíveis para V-Brake. Por isso tenho descartada a hipotese do problema ser das rodas. O travão também é novo, instalado pela primeira vez. Acho que agora a questão é se é possível alinhar novamente o quadro? Ou se existe pela área do Porto alguma casa que perceba bastante no que toca à construção de quadros de MTB.
 

bangbus

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isso ta um pouco complicado, se tiveres possibilidade experimenta uma roda de outra bicicleta mas que não seja para disco, para solucionares assim rápido é tirar uma anilha do eixo do lado esquerdo e por no direito.
cumps
 

titoc

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Já experimentei isso bangbus, a roda anterior não era para disco. Quanto a tentar tirar anilhas, a ideia assusta-me um bocado pois a roda é nova e parece-me que deve ser esta a configuração. Até porque mesmo que troque as anilhas a roda irá ficar sempre inclinada pois uma das escoras está mais baixa que a outra... Para já montei a roda e apertei na posição em que fica perpendicular ao chão e centrada. Vou tentar fazer umas pesquisas em relação a alinhamento de quadros de alumínio.
 
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