Problema com travões hidraulicos

jmdcfigueiredo

New Member
Boas Pessoal.

Tenho aqui um problema entre mãos e precisava da vossa ajuda.
Tenho uma wdr equipada com travões Shimano BR-M486 e discos SM-RT53 com cerca de 600 kms.
Não tenho tido qualquer problema com ela e não sentia problemas na travagem mas no ultimo fim de semana em que choveu bastante, cada vez que travava era uma chiadeira monumental. Disseram-me que era normal mas não quis acreditar. Seja como for cheguei a casa e ao lavar a bike espetei-me naquela peça que afasta as pastilhas e como isso não é normal desmontei-a para ver o estado das mesmas e palavras para quê, vejam no estado que isto estava...

As pastilhas (As de cima são as da frente, as de baixo as de trás) e o disco da frente(que não é muito visível mas está muito picado...)

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E agora pergunto, isto é normal acontecer!?!!?? Andar a travar completamente no ferro ao fim de 600 kms!? E como é agora com a reparação disto, o vendedor têm alguma responsabilidade ou isto é material de desgaste e eu é que me lixo? Além disso, a bike foi revista pelo técnico da esmaltina, não seria suposto que ele centrasse as pastilhas, principalmente a de trás um vez que uma ainda está nova e a outra já é ferro!!??

Fico à espera da vossa opinião.

Um abraço
 

litosemedo

New Member
Boas,

Mais parece que o ferodo caio do ferro por qq problema, se lá fores eles dizem sempre que é material de desgaste e n te vais safar.
Vais ter que comprar umas novas pastilhas e experimentas se fica a travar bem, se não terás tb que comprar um disco novo.

Cumpts,
Lito Semedo
 

TheTraveler

Active Member
no ultimo fim de semana em que choveu bastante, cada vez que travava era uma chiadeira monumental.

Quando as pastilhas apanham lama o seu desgaste é muito maior, já tenho ouvido falar várias vezes de casos em que umas pastilhas já usadas e ainda a meio uso, simplesmente desaparecem numa volta bem molhada. Já que isso te aconteceu, passa a andar com umas pastilhas suplentes no Camelbak que aquilo não pesa quase nada.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas
Pelas fotos, dá a impressão que é do uso, a responsabilidade é tua amigo!!

Agora, compras outro par de pastilhas para teres na mochila e podes experimentar montar outro disco e ver se as pastilhas se gastam outra vez...
 

tonyV

New Member
Como já disseram, jogos de pastilhas (mesmo novas) podem ser derretidas numa volta mais agressiva com muito recurso aos travões e em condições adversas: por exemplo lama/água ou em tempo seco em terreno com pó mais "grosso" que se acumula entre disco e pastilha e "limpa" as mesmas.
 

elv1s

Member
Bem... simplificando... há pastilhas organicas e metálicas, entre outros compostos. Mas o mais usual são as pastilhas organicas pois oferecem uma boa travagem a frio, e rápidamente ficam com a rodagem feita nos primeiros km. Duram bastante com tempo seco. Em molhado... podem nem durar 10km. Pois a água e lama desfazem as pastilhas normais.

Agora tens um problema maior, é que o disco ficou todo riscado da parte metálica da pastilha que não era suposto ir ao disco. O que vai acontecer é que o disco vai destruir muito rápidamente pastilhas novas...
Tenta passar lixa no disco para "polir" o disco e não ficar tão rugoso, e mete pastilhas novas.
Ou então pastilhas e discos novos. E se quiseres andar na lama procura pastilhas metálicas, sempre duram mais um pouco.
 

klaser

Well-Known Member
Tenho os mesmo travões e tinha os mesmos rotores que tu...Num passeio debaixo de chuva fiquei sem pastilhas aos 15kms..fiz mais 25 "nos ferros",ficou igualzinho aos teus,discos e pastilhas...Essas pastilhas de resina simplesmente não dão pra chuva...Metálicas são um bocado agressivas pra esses rotores,até diz lá "resin pads only"....Eu comprei na net umas pastilhas de composto misto que ficaram muito boas,travam mais e não desgastam com a chuva...Os rotores lixei-os o que pude,mas depois mudei as rodas e teve de levar rotores 6 furos novos....
 

jmdcfigueiredo

New Member
Bem, nunca pensei de ter tantas respostas assim de repente!

Obrigado a todos, estou a ficar esclarecido e torna-se óbvio, infelizmente, que foi falta de manutenção minha.

Mas e as pastilhas de trás!? Como é que me explicam que uma esteja nova e outra no ferro!!!!???

Seja como for e para voltas futuras, quando no fim de uma volta lavo a bike é aconselhável desmontar as pastilhas e limpa-las!?

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado!
 

Frei

New Member
Boas,

Já foi tudo dito em relação ao sucedido, em relação a uma pastilha de tr´s estra mais rompida que a outra isso pode ser mesmo de o disco estar a roçar e desgastou aquela e não a outra...

Cumprimentos
Ricardo Pereira
 

jmdcfigueiredo

New Member
Então e digam-me mais uma coisa, comprei umas pastilhas para isto na decathlon que o funcionário disse-me ser resina mas vai-se a ver e são de metal sinterizado. Embora os discos digam que só aceitam pastilhas de resina e tendo eu já os lixado com grão grosso e depois fino para tirar os riscos posso lá montar estas pastilhas? Já li aqui pelo fórum que sim mas não pareceu ser unânime essa opinião.

Um abraço
 

andrepepe

New Member
Ola, entao aqui vai a minha opinião... Visto teres desgastado demasiado o disco com as pastilhas no ferro e depois numa tentativa de reparação com lixa grossa e depois com a de polir... acho que devia ter atençao porque podes ter fragilizado demasiado o disco, o que pode fazer com que este quando apanhe agua fria quando este estiver quem empenar e tambem podera estalar (dependendo do desgaste que tenha sofrido). Quando as pastilhas, eu recomento as pastilhas mistas... ou seja... uma mistura de material entre o organico e o metalico. ( dê uma vista de olhos nestas pastilhas por exemplo: Ashima SOS Disc Brake Pads, ), estas pastilhas seria a combinaçao ideal entre travagem a frio e duraçao das pastilhas... mas tendo sempre em conta que os km que se fazem com as pastilhas tem muito a ver com a utilizaçao dada... tendo sempre em conta o peso do utilizador, o clima e o tipo de trajecto efectuado. Quanto as pastilhas traseiras recomento a fazer uma "re-calibragem" dos pistons... poderá fazelo da seguinte forma:

1º - Retire a roda
2º - Com uma chave de fendas larga que caiba entre as pastilhas de travao afaste as pastilhas ate estas ficarem totalmente encostadas as bombas de travagem ( fazendo com que os pistons fiquem na posição mais aberta possivel).
3ª - Coloque novamente a roda
4ª - Pressione diversas vezes a manete do travao para que as pastilhas façam pressao de igual modo sobre o disco...


Em principio isto deve resolver o desgaste anormal das pastilhas de tras... caso isso nao resolva, verifique se o disco esta bem centrado em relação a posição das pastilhas, porque por vezes este pode estar mal posicionado ( devido a por exemplo ter tirado a roda e esta nao ficar bem centrada) o que provoca um desgaste anormal das pastilhas e possivelmente tambem poderá nem se ter apercebido que a roda traseira travava ligeiramente devido a esta situaçao!

Corrijam-me se estiver errado meus amigos!!!

Cumprimentos!
 
Last edited:
eu só sei que quando comprei a minha bike, as pastilhas já vinham a meio uso, fui ter com o tecnico no dia seguinte após a compra e ele limitou-se a tar calado e a dizer coisas que nao tinham nada a ver
 
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