Problema com transmissão

#1
Viva companheiros.

Ao fim de 3 anos com a minha rockrider 8.1, acabei por me render á suspensão total e apostei num quadro viper nitro com um fox rp23 com um preço que eu considero bom. Aproveitei tudo da antiga exceptuando espigão e caixa de direcção, e como a minha transmissão xt nunca funcionou como deve ser, aproveitei para substituir todos os cabos e bichas. Um colega meu fez-me o favor de fazer a montagem mas advertiu-me que afinações de mudanças não é com ele, apesar de as mesmas no cavalete da montagem funcionarem mais ou menos bem. O que se passa é que mal me sentei na dita cuja, as velocidades deixaram de funcionar ou seja sentado não entram os últimos dois carreto, saio de cima dela e passa a funcionar! _pensa _pensa

Parece-me que com os meus generosos 100 kg os cabos esticam e deixa de funcionar!!? _evil Será só comigo ou é assim com todas as FS? O que fazer?

Seguem algumas fotos de como passa o cabo para o desviador traseiro, para ver se os companheiros me ajudam a desvendar este caso.







o meu obrigado antecipado
 
#3
Quando te sentas em cima da bike, obriga que esse cabo(o que está por baixo da pedaleira) estique fazendo com que o cabo depois esteja esticado demais...consequentemente não entram as mudanças pequenas(o teu desviador deve ser um normal)...se fosse um invertido era as 2 ou 3 primeiras que não entravam...
Por exemplo: Nas genius dizem para deixar cerca de 15cm de folga no cabo que passa ai por baixo...http://www.bikerumor.com/wp-content/uploads/2010/06/2011-scott-genius-lt-mountain-bike01-600x450.jpgnas specs também acontece o mesmo embora não seja tão notória a distância...
Troca esse cabo e coloca um mais longo ai por baixo...de maneira a que tu sentado não o estiques...(isso também é devido à geometria da bike e ao funcionamento da sua suspensão)...
Aquele abraço
 
Last edited:
#4
Boa noite.

Por acaso andava com folga no cubo da roda (fm5) mas agora até acho que apertei demais, ou seja no cubo não há folga, na cassete verifiquei agora mesmo e parec ter uma folga minúscula.

Por acaso já tinha chegado a essa conclusão, mas fico preocupado pois para afinar as velocidades só mesmo com o "camelo" em cima, e testando em andamento, não? Vai ser o cabo dos trabalhos.
 

Jepas

Super Moderador
#5
O problema identificado por aqui foi: bicha de mudanças traseiras muito curta na zona no pedaleiro (o que influencia a tensão no cabo quando a suspensão é comprimida).

Não é preciso estar uma pessoa de 100kg em cima da bicicleta para se saber a medida da bicha. Basta remover toda a pressão ao amortecedor (ou retirá-lo do quadro) e deslocar o triângulo traseiro até ao seu curso máximo. Depois é só cortar a bicha com um comprimento superior a esse, deixando sempre alguma folga.
 
#6
Muito bem explicado Jepas.
Se n quiseres estar com o trabalho descrito em cima, podes sempre fazer por tentativas mas começar com uma bicha bem generosa e ir cortando.Mais 1 dica:n estiques o cabo "a esganar", puxa só com os dedos e aperta.
 
#7
Antes de mais o meu obrigado a quem está a tentar ajudar.

Descobri esta foto:



Portanto tenho de fazer (ou mandar fazer :s ) como nesta foto, não?


Cumps.

Pedro Silva - TOUTETERRAINE
 
#10
Calma pessoal! Duas ou mais opiniões idênticas, sempre é melhor do que uma!

De qualquer forma ainda fiquei com uma dúvida. A bicha irá ser afastada e não terá contacto com o quadro, mas o cabo irá esticar sempre que me sento ou ando na bike, então o problema não se irá manter? O cabo terá de ficar folgado? Como quantificar a folga?

Obrigado
 
#11
Como mostraste na tua ultima foto...a bicha fica suficientemente grande para permitir a "recolha" da suspensão...quando te sentas em cima da bike...o cabo é colocado normalmente e as mudanças afinadas normalmente...na tua primeira foto é que a bicha era pequena e tu ao sentares-te em cima da bike fazias força sobre essa bicha e por consequência no cabo que passa por dentro.
Fica bem
 

Jepas

Super Moderador
#12
TOUTETERRAINE

O princípio é o mesmo daquele que usas no guiador. Se tiveres bichas grandes o suficiente podes girar o guiador em ambos os sentidos e não esticas nem encolhes o cabo, não é assim?
 
#14
Operação efetuada e ficou assim:



Parece-me um pouco para o comprido, não sei até que ponto no monte irei ter dissabores. Pelo pouco que pude experimentar já não existe o problema. As velocidades descem, mesmo comigo a pedalar. Para cima já não funcionam tão bem, mas isso deve ser questão de mais um pouco de afinação, digo eu....

Domingo lá farei um teste em andamento real e no monte.

Cumps.
 
#15
Viva...
Se bater na bicha antes já bateu nos dentes da pedaleira..por isso estás à vontade...poderás depois encurtar um pouco mais se achares necessário...
 
#16
Opinião pessoal essa folga tao grande ai em baixo é um bocado grande, não dá para "reparti-la" pelas outras pontas do cabo que vai ao desviador ? Não ha o risco ai de um tronco te engatar em baixo e vai tudo pelo galheiro ?

ps: falta uma analise a esse quadro ;) cumpts.
 
#17
Viva.

Essa questão do tronco até poderei informar lá mais para a frente, depois de fazer algum monte, quanto a análises julgo não ser a pessoa indicada para isso. Mas posso falar de algumas impressões que tirei no pouco que andei. Não consigo acertar a pressão ideal para o Fox RP23. Não encontro tabela nenhuma com peso/pressão e como peso bastante....mandei-lhe com 160 bar e mesmo assim sem andar no monte, o amortecedor fica apenas a uns 2 cm de fechar completamente (o meu peso são 103 kg). O quadro segundo um amigo meu que ia na minha roda, dá ideia que torce quando se mete velocidades!!! :confused:

O peso do quadro mesmo não tendo sido verificado em nenhuma balança, dá-me a ideia que pesa pouco mais do que o meu antigo XL da RockRider 8.1. a pintura também dá ideia de alguma fragilidade, mas é bonita. De qualquer forma, só numa próxima saída e para o monte poderei analisar melhor estas situações constatadas na primeira volta e na estrada. Uma coisa é certa, deixei de sentir os paralelos e para subir passeios (rampas), raramente levantei o traseiro! :D

Cumps.

Cumps.
 
#19
TOUTETERRAINE, 160 bar!!?? Queres dizer psi de certeza...

rucaf3 um pormenor, psi é acrónimo de pound per square inch e o plural é pounds per square inch(psi também!).
psis não existe!