Problema com desviador traseiro

Lamelas

New Member
Ontem fui dar uma volta e aconteceu-me uma engraçada que ainda estou para perceber o que foi...

Ia numa subida e numa parte menos inclinada decidi trocar de 2:8 para 3:8, como é obvio não foi muito inteligente mas nada que me pode-se fazer prever o que aconteceu!

Assim que entrou a mudança o desviador ficou completamente esticado de uma forma bastante estranha originando que umas das roldanas entrasse dentro da cassete.
O meu primeiro instinto foi saltar da bike e tirar tensão aos desviadores, mas a corrente continuava muito tensionada e não estava "entalada" em nada nem estava nenhum elemento externo enfiado lá no meio! Após olhar para aquilo durante alguns segundo não consegui perceber o porque daquela tensão, entao decidi desmontar o desviador traseiro para nao estar em tensão e posteriormente desmontei a roda e ai como que por magia a corrente voltou ao normal.

Lá fui a pé para casa e ver o estrago da coisa... À primeira vista fiquei com uma das roldanas com um rasgo devido aos dentes da cassete e agora vou ter de montar tudo e ver se o desviador nao sofreu nenhum empeno ou algo do genero.

Alguma ideia para o que aconteceu?

Já agora, o desviador em questao é um XT Shadow.
 

gonzalesdelmar

New Member
DEVES TER DESGASTE NAS ROLDANAS DO DESVIADOR,SE TIVERES AS ROLDANAS JA SEM DENTES NENHUNS E COM MUITO DESGASTE DEVES TROCAR AS MESMAS,QUANDO TROCAS AS ROLDANAS TROCAS AS DUAS.
UM PAR DE ROLDANAS PARA DESVIADOR XT CUSTA 15 EUROS,NEM PRECISAS TIRAR A CORRENTE,TENS QUE TER CUIDADO QUE UMAS DAS ROLDANAS QUE TEM O EIXO EM PORCELANA E A OUTRA NAO,A ROLDANA QUE TEM O EIXO EM PORCELANA FICA MAIS PERTO DO DESVIADOR,ANTES DE FAZER ESSA MANUTENÇAO LAVA BEM O DESVIADOR(PODE SER COM PETROLEO QUE NAO FAZ MAL NENHUM),ENTAO DEPOIS PASSAS AO PROCESSO DE MUDAR AS ROLDANAS.É MUITO DIFICIL O DESVIADOR EMPENAR,MAS PODE ACONTECER,POIS A MOLA DO DESVIADOR E O DROPOUT SERVEM TAMBEM PARA NAO EMPENAR COM TANTA FACILIDADE,VAIS FICAR COM UM DESVIADOR NOVO,
 
Top