Problema com adaptador de travões.

Fevereiro

New Member
À tempo comprei uns travoes hidráulicos magura julie, para substituir os tektro mecânicos que tinha.

Montei os travões com discos de 160mm e reparei que as pastilhas so apanham metade do disco, sendo assim passei o adaptador do travao da frente para tras e ficou perfeito, agora no da frente não consigo encontrar adaptador. Pelo que me apercebi tenho que usar um adaptador de 140mm para conseguir montar o travao da frente correctamente certo?

Agradecia ajuda com este problema, pois já fui a várias lojas e só obtenho respostas do estilo " isso deve estar mal montado de certeza" ou que não têm o adaptador.

P.S falo de adaptadores is-»postmount, discos 6 furos e a suspensão é uma suntour xrc 100mm, e está tudo bem montado.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

se bem percebi tens 2 pinças PM (frente e trás) e 2 discos de 160mm. Nesse caso o adaptador IS->PM que na frente dá 160mm atrás dá 140mm. Ou seja, para duas pinças PM e discos de 160mm são precisos 2 adaptadores com tamanhos diferentes, o maior fica atrás e o mais pequeno fica na frente. No caso de teres disco com 140mm atrás aí seriam 2 adaptadores iguais (ou no caso 180F/160T, também são 2 adaptadores iguais).

Se as pastilhas apanham metade, é porque o adaptador é de 180mm e não de 160.

Jepas
 

pcfox

Member
eu tenho o mesmo problema
a pinça so apanha metade do disco
a soluçao é meter um disco de 180 por troca com o de 160
ha material que nao funciona com tudo....
vamos resolvendo como se pode
boas pedaladas e boas travagens
abraço
 

Jepas

Super Moderador
Havia outra solução, era trocar o adaptador IS->PM da pinça da frente por outro e que eu saiba 1 adaptadore custa cerca de metade do preço de um disco. Mas se já resolveste o problema, tubo bem.

Jepas
 

pcfox

Member
ja montei o disco a frente de 180
custou 11 euros
o adaptador no representante custa 17 euros....
problema resolvido
abraços
 

J.M.F.F.

Member
Boas, acabei de comprar uma suspensão com fixação post mount, sendo a minha pinça shimano xtr com fixação I.S., eu avançei com a compra da suspensão confiando que existia adaptador IS para PM de disco 160mm, mas parece que só existe para disco 180mm. Isto é mesmo assim, será que alguem me pode ajudar.

Obrigado
Jorge
 

pcfox

Member
SUPOSTAMENTE HA ADAPTADORES PARA 160 E PARA 180..
A NAO SER QUE TENHAS DE METER UM DISCO DE 180 PARA A PINÇA APANHAR O DISCO,NAO SEI SE TENS UM DE 160 OU JA TENS MESMO O DE 180..
DIZ ALGUMA COISA
ABRAÇO
 

J.M.F.F.

Member
O problema é que eu tenho disco de 160, e na Vouga disseram-me que a shimano só fez adaptadores IS para PM de discos 180. Sendo assim eu teria que comprar o adaptador e o disco, ou então uma pinça c/ fixação PM.As duas opções ficam muito caras, logo o que eu pretendia saber é se haverá adaptadores IS/travão to PM/suspensão para disco 160 mas de outra marca qualquer, possivelmente até há mas na NET eu não encontro.

Espero que alguem me ajude, obrigado.
 

PRODIGY

New Member
caro amigo J.S.F.F isso é mesmo asim pra xtr tens de por 180 á frente não esite adaptador para 160....mas depois de comprar soube que existe um bombito que da para montar logo sem adaptador comprei na net e não sabia mas ja resolvi o problema e tou mt satisfeito...
 

J.M.F.F.

Member
Quando falas em bombite, queres referir-te á pinça, ou sei que existe mas como já disse atrás isso é uma opção um pouco cara. Vou tentar ver se existe o adaptador de outra marca, pois parece que existe, vou pesquisar.

Obrigado pela ajuda, se alguem souber mais alguma novidade agradecia.

Abraço
Jorge
 

MRocha

New Member
Se a suspensão tem PM160 e a pinça é SI160, o adaptador mais pequeno que existe à venda (e que é possível fabricar) exige um disco de 180mm. É uma coisa destas:
13735.jpg


Isto já foi discutido noutro tópico e tambem nesse tópico foi acesa a discussão, mas o que se concluiu foi o que agora disse.
o tópico foi este: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,45606.0.html
 

J.M.F.F.

Member
MROCHA, tens toda a razão, pois hoje fui ao btterra, e tem mesmo que ser um adaprtadore desse que mostras e tem que forçosamente de se colocar um disco 180, pois não existe outra possibilidade.

Mas agora surgiu outro problema, eles disseram-me que não conseguiram colocar o adaptador por que batia nuns apoios que reforçam a zona da furação postmount da minha DTSWISS que acabei de comprar. Será que alguem me diz se as dtswiss c/ POSTMOUNT só podem só podem levar pinças tambem postmount directas.

Obrigado
Jorge
 

MRocha

New Member
Apesar de haver adaptadores de tal standard de apoio Xmm para tal standard de pinça Ymm, não quer dizer que sirvam em todas as pinças.

Por vezes, pelo facto de o fabricante quer da suspensão, quer da pinça ou até do adaptador, não poder prever todos as possíveis combinações que o utilizador se pode lembrar de fazer, certas combinações são impossíveis... Isto para além dos casos em que geometricamente, é impossível fazer certas adaptações- por exemplo montar uma pinça IS 160 num apoio PM160 não se consegue com nenhum adaptador.

Tambem, por vezes, os fabricantes preferem não contemplar certas combinações que seriam, teoricamente, e analisando os standards, possíveis, para conseguirem peças mais compactas, robustas ou estilizadas.

Por isso, sem ver medidas concretas da pinça, da suspensão e respectivo apoio e do próprio adaptador não se pode prever se vai ou não funcionar.

No teu caso específico, tens a suspensão e a pinça, das quais podes tirar medidas. De certeza que há um pdf desse adaptador no site da shimano... se a peça estiver cotada consegue-se prever se serve ou não.

Tambem preciso de um adaptador desse género para montar uma pinça IS 160 de um Hope mono mini numa Suntour Duro FR20 que tem apoio PM180 para usar um disco de 200. Teoricamente é possível, tal como no teu caso, e preciso do mesmo adaptador que tu, mas não sei se não haverá problemas porque o apoio PM180 parece-me muito volumoso. Vou tentar fazer um em vez de mandar vir do CRC ou pedir a uma loja que me arranje uma peça que pode não servir...

Por exemplo:
Com o standard IS, a pinça de trás, ao ser transposta para a frente exige um disco com mais 20mm. Por isso, tendo apoios SI à frente e atrás, pinças PM à frente e atrás, e os respecticos adaptadores para usar discos de 160mm, verifica-se que os adaptadores são diferentes. Se se mudar o adaptador de trás para a frente, e vice-versa, passa a ser possível usar um disco de 140mm atrás e um de 180mm á frente.
Fiz isto na minha bicicleta há uns tempos, depois de ver as medidas e ver que funcionava. Quando o montei no síto a primeira vez, vi que o quadro não tinha sido pensado para esta alteração, pois o adaptador ficava numa posição ligeiramente mais baixa, onde tocava numa soldadura saliente e, por isso, não dava para apertar até ao fim. Consegui resolver o problema limando um canto do adaptador 3mm. Não tirou resistência ao adaptador, porque era numa ponta.

POR ISSO:
Vê exactament onde o adaptador da Hope que já tentaste usar bate e que parte é que está a atrapalhar. Por vezes basta limar um milímetro. Pode-se dar o caso do Magura dar. Apesar de os dois adaptadores fazerem o mesmo efeito e estarem de acordo com os standards as medidas do adaptador em si podem diferir bastante :arrow: desde que a posição dos parafusos, que fazem a fixação da pinça ao adaptador, seja a mesma relativamente ao eixo da roda.

21525.jpg


13735.jpg


Se reparares são ligeiramente diferentes, apesar fazerem a mesma função.

O Hope diz que não é compatível com o novo formato do PM das novas Marzocchi(que continua a respeitar o standard PM) e respeita ambos os standards PM e IS.

Lá porque ambos estão de acordo com o standard não quer dizer que sejam exactamente idênticos.

Vê se o Hope dá para limar. Se não der tenta o Magura.

Não compres é esse Shimano. Duvido que consigas arranjar um disco de 170mmm e um de 160 não vai dar(uma pastilha tem 15mm de altura, se só tocarem 10mm vai dar grandes problemas a médio prazo). Pior que isso é o adaptador mais junto ao eixo da roda (e à perna da suspensão) pelo que vai bater de certeza.
 
Top