Problema ao afinar travões!!

r.borrego

New Member
Como já tinha feito noutras ocasiões para afinar os travões e limpar os discos desapertei os parafusos do postmount para centrar os discos nas pastilhas,só que desta vez fiz borrada :D e experimentei primir a manete com o postmount totalmente desapertado nos discos..fazendo com que uma das pastilhas se "colasse" à outra!!!

Como resolvo este problema?....disseram-me para desapertar os parafusos e voltar a colocar a pastilha para "dentro"...só que estes mesmos parafusos estão apertados demais que até agora parece impossivel movê-los :s

Alguem sabe alguma outra técnica sem ter de desapertar os parafusos?

P.S Peço desculpa porque (aquela parte dos travões que "ligam" à suspensão não sei se se chama postmount)
 

klaser

Well-Known Member
Isso chama-se pinça....se não queres tirar,vira a bike ao contrário,tira a roda,se possível tira as pastilhas da pinça....depois com uma chave de fendas larga,envolta em alguma coisa tipo cartão pra não arranhar por dentro,com jeito empurra os bombitos pra dentro novamente...
 

r.borrego

New Member
Já consegui empurrar os bombitos para dentro...mas quando empurrei deitou um certo liquido,é normal? :shock:..
Voltei a montar as pinças na suspensão,os travões continuam a travar bem só que fazem um barulho muito estranho e a manete parece-me mais folgado em relação à manete do travão de tras ou seja vai mais para "dentro" ligeiramente.....

Eu acho que quando empurrei os bombitos para dentro...empurrei demais e ficou uma ligeira folga entre o disco e as pastilhas!!!....terá sido por causa disto?
 

klaser

Well-Known Member
Sair líquido não diria que é normal....agora claro,quando empurraste os bombitos para dentro depois é necessários dar uma boas bombadas na manete,pois depende do desgaste das pastilhas...Uma das boas particularidades dos travões hidráulicos é justamente essa,a medida que as pastilhas vão desgastando,o bombito vai "acompanhado" a diferença na espessura..se não fosse assim,com o desgaste a manete ia começar a "pegar" cada vez mais próxima ao punho,como acontece com os mecânicos...
Agora se o travar se tornar esponjoso ou não progressivo,tipo começar a travar e depois sentir uma folga e voltar novamente a travar,aí é porque entrou ar no sistema e é preciso sangrar,nada também de grave e que não se faça...
 

r.borrego

New Member
As pastilhas são novas...têm cerca de 4 meses e em termos de travagem até agora é muito boa,aquilo que me parece é que a manete do travão dianteiro(no qual estive a mexer)...vais com mais facilidade para dentro ou seja para a direcção do punho que a manete do travão traseiro.
Aquilo que não sei é o porqûe daquele barulho estranho.....se é porque deitou liquido ou porque encaixei mal a pinça na suspensão....até porque a manete dianteira vai mais para dentro que a manete traseira..(ligeiramente) porque supostamente o disco( do travão dianteiro) está mais distante das pastilhas do que em relação ao disco (do travão traseiro)....

Ninguem sabe o que deva fazer?
 
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