Prima donas ou estupidez humana?

JoaoPeixe

New Member
O btt deu um "grande" salto nestes últimos anos e com esse grande "boom" vieram os "tais" senhores do "podemos fazer tudo em competição para ganhar", no entanto o 1º ganha o mesmo que o último por isso não vejo razão na ganância de alguns ditos "betetistas". Uma coisa é a competição saudável, isto é, saber perder e admitir que o outro foi melhor naquele dia, mas não...simplesmente ficam logo com inveja por não ter ficado em 1º lugar e começam logo com as "bocas"...Esses "senhores" nunca tiveram competição na vida e talvez descobriram agora essa vertente e pensam que são donos de tudo e é o vale tudo...(Sim é uma VERGONHA ver em certas maratonas pessoal "ATALHAR" pelos caminhos só para ficarem em 1º lugar, é de uma desonestidade brutal, isso não é ser desportista é ser ESTÚPIDO!)
Fui durante 12 anos atleta federado de natação e sei bem o que é a competição saudável e sempre vi muito RESPEITO entre todos nós atletas...agora o que se passa na cabeça dessas pessoas que fazem tudo para ficar a frente atalhando, e digo mais uma vez, É ESTÚPIDO...
Se "choquei" alguém temos pena, mas alguém tem que tirar esta mentalidade da cabeça destes "novos desportistas" que apareceram aí no BTT!
E mais não digo...

Cumprimentos
 
Last edited:

marques78

New Member
Por todo este ambiente que se gerou em torno do BTT, há muito que me desinteressei completamente desse tipo de eventos... Porque já ando há algum tempo, acompanhei esta evolução, ou melhor regressão. Penso que há espaço para todos e cada um deve viver a bicicleta à sua maneira... A forma como agora se vive não é a minha. Esse tipo de atitudes são inqualificáveis... Bons os tempos em que, por exemplo, um simples furo de alguém era uma oportunidade para parar, conversar e rir...
 

TLouro

Member
Boas,

Antes de mais, esse video dá cá uma pica para pedalar!!! E nunca mais chega o dia de andar... :(

Depois, em consciência, tenho que dizer que da minha experiência, são (muitos) mais os bttistas que são solidários e ajudam, do que os que se armam em bestas. Sempre que tive problemas, nunca fiquei apeado por falta de ajuda e tento ajudar sempre que posso. Num desporto em que se anda muitas vezes em lugares recondidos, esse espírito é essencial.

Porém, é inegável que nos passeios/maratonas, há sempre quem não se saiba comportar, mas quero crer que são exceções que confirmam a regra.

Cumps
 
Nunca vos aconteceu ver, num evento de BTT tipo maratona ou XC, grupos de gajos que vão para lá só para curtir as descidas, alguns com bicicletas de downhill. Fazem as subidas a pé ou a muito custo, esperam que se reúna o grupo no topo da subida, e depois descem por lá em alto speed, aos gritos? Quem quiser que se desvie ou salte para fora do trilho, quem não sair da frente que se lixe, pois naquelas velocidades, com aquelas inclinações e pisos escorregadios, é quase impossível travar em curtas distâncias! :fpalm:

E uma vez, num simples passeio, sem classificações, um gajo tocou-me na roda de trás duas vezes em descidas, num intervalo de 5 minutos. Na segunda caí e parei com a cara a menos de um palmo de um monte de silvas. Acreditem que foi mesmo difícil manter o controlo! :mad:

Normalmente opto por partir sempre no fim, para evitar confusões e o pessoal do "vale-tudo". O problema é que ao fim de uns kms, acaba-se sempre por alcançar alguns destes gajos. A esses gajos eu digo:

-Vão para o downhill. Têm uma pista toda por vossa conta durante uns minutos. E se quiserem lixar-se, pelo menos lixam-se sozinhos! ;)
 

madnez

New Member
Boas Malta
È por estas razoes e outras que já não vou a um passeio ou maratona há 6 ou 7 anos , prefiro fazer download tracks e juntar os amigos e partir a aventura.
Abraços
 

hrbc

New Member
Respeitando todas as opiniões, permitam-me discordar respeitosamente de alguns users e partes de opiniões.
Pratico btt já há alguns anos, dentro das minhas possibilidades tento andar duas a três vezes por semana, muitas vezes sózinho outras com o pessoal, desfrutamos ,divertimo-nos, paramos, descansamos etc..
Por outro lado sempre que podemos participamos em provas e passeios btt, onde respeitosamente e em segurança testamos os nossos limites, pondo á prova a nossa capaçidade competitiva, tendo sempre como prioridade a nossa e segurança dos outros.
Pessoalmente é um teste ás minhas capaçidades, tirando partido da descarga de adrenalina que nos possui, por isso é que são provas com classificações. Cada um chama-me o que quiser, seja frustrado, shumacher, seja lá o que for. Respeito todo e qualquer participante, seja que vá passear, desfrutar da paisagem, comer, etc.... a minha segurança e dos outros é e será sempre a prioridade de todo e qualquer ato CONSCIENTE da minha parte.
E como exemplo dou um inçidente que se passou comigo este ano, onde um participante arriscou mais do que devia numa descida perigosa, e consequençia disso caiu, onde na queda me arrastou a mim e mais outro participante, consequençia pessoal para mim- zero ferimentos mas quadro carbono partido. Que foi chato e complicado para mim foi, mas naquele dia caiu o fulano, amanhã posso ser eu.
Agora quanto aos empurões, manobras que poem em perigo a segurança dos outros, ai estou totalmente de acordo com o que foi dito.
 

BikeTrepaTudo

New Member
Não é negativo que se queira andar mais do que os outros, ou que tentêmos superar-nos a nós próprios. A competição civilizada e com respeito pelos outros é saudável.
As bestas a que aludo são os "atletas" que não respeitam ninguém para tentarem alcançar os seus "momentos de glória".
 
Pelo que me apercebi deste tópico, quase todos nós respeitamos quem se prepara, sacrifica e treina para objectivos, indo aos eventos de forma competitiva, em busca de resultados. Naturalmente, aí os acidentes são quase uma contingência da modalidade.

O que é inaceitável, são indivíduos que vão ficar em 300º ou 400º e vão chegar uma hora ou duas depois do vencedor, que sabem de antemão que a probabilidade de ganharem um prémio é de 0%; estarem, de forma irresponsável, inconsciente e por vezes agressiva; a colocar em risco a sua vida e a dos outros, muitas vezes para ganharem um lugar ou uns segundos!
 

ernez

Active Member
Não é negativo que se queira andar mais do que os outros, ou que tentêmos superar-nos a nós próprios. A competição civilizada e com respeito pelos outros é saudável.
As bestas a que aludo são os "atletas" que não respeitam ninguém para tentarem alcançar os seus "momentos de glória".

É isso mesmo...
 

hrbc

New Member
Então há que saber separar águas, e não meter tudo no mesmo saco.
Antes da minha diversão, esforço, competição, empeno, seja lá o que for ou chamem lhe o que quiser, está minha segurança e a dos outros, ao fim da prova o que sobra é por e simplesmente diversão.
Agora cada um diverte-se como quiser, desde que educadamente e respeitosamente o faça para com toda a gente.
É que muitos "salvadores de baleias" ofendem e tendem a misturar pessoas e atos.
 

bvilela

New Member
@ Bruno E. Santos

Não concordo muito com a tua visão, pois estamos a falar de passeios e não de competição.
Como tal, todos têm o direito de ir aos passeios e de o fazerem à sua velocidade (sem sofrerem pressões) mesmo sabendo que nunca irão "ganhar" (ganhar? é um passeio!).
Muitas vezes estes companheiros colocam em risco a sua integridade física e a dos outros, porque as organizações também se esquecem que vão lá ter pessoas com menos técnica. Já participei em eventos que tinham locais extremamente perigosos (avaliação sujeita a alguma subjetividade), mas claro, se estes locais não estiverem lá vem logo pessoal a dizer que o passeio era só estradões (mas isto são outros quinhentos e acho que até já foi debatido no fórum).

Concordo contigo no ponto da inconsciencia (quer dos menos experientes quer dos outros), eu conheço as minhas limitações e tento sempre avaliar o perigo de certa manobra. Quando penso cortar uma curva tento ver se vem alguém ao meu lado ou atrás, quando me meto em alhadas (a subir ou a descer) e não vou conseguir passar aviso que vou parar, se tiver de ir a pé vou sempre pela zona pior do terreno.
É claro que acidentes acontecem a todos, e a avaliação feita pode não ser a correta, ou até foi, mas depois surge uma pedra ou um buraco que não vimos e temos de fazer uma manobra menos ortodoxa.

No entanto a questão é o pessoal que força a passagem pondo em perigo os outros.
É claro que se puder chegar em 60º (Sim, geralmente a minha luta é para ficar na primeira metade da lista :D ) não vou chegar em 61º.
É claro que estou a competir, primeiro comigo e também com os outros (afinal para ficar mais um lugar à frente alguém terei de ultrapassar), agora não faço isto pondo em risco os outros e se tiver de chegar em último para ajudar alguém, chego sem problemas.
 
Last edited:

BikeTrepaTudo

New Member
O pessoal tem falado aqui muito de segurança; mas o civismo não se esgota na segurança.
Então e a solidariedade para com alguém que está com problemas ? Quando vejo alguém parado pergunto sempre se precisa de ajuda. E acreditem que já ajudei alguns.
Então e o lixo que, incorrectamente, se deita para o chão ? Eu vejo, e vocês decerto que também, muitos pacotes de barritas ou de gel vazios no chão dos percursos. Calha-me essa triste desolação porque vou sempre do meio para trás. O lixo que faço ponho-o no bolso e no fim da prova deito-o no caixote.
 

bvilela

New Member
@ Bruno E. Santos

Eu li :) ... não fiz referência pois nunca me aconteceu uma situação dessas (com pessoal do downhill).
As situações desagradáveis que tenho presenciado é com pessoal da mesma "classe" (BTT tipo maratona ou XC).
Também evitei falar porque é com pena que noto que estes "não companheiros" são quase sempre do pessoal que vai para as distâncias mais longas (ex: 70km) e que têm menos tolerância para os "lentos e empatas" que vão para as distâncias mais curtas.
Que têm tanto direito a circular pelos trilhos como eles e, que se formos a ver até são em maior número e pagaram mais (ou seja, pagaram o mesmo por menos quilómetros :D )
E digo com pena, pois admiro verdadeiramente a capacidade destes ciclistas (os tempos, quilómetros e acumulados que fazem), mas gostava de admirar também o seu civismo. Eu sei que em todo o lado existe gente boa e gente inconsciente.
Mas muito sinceramente vejo mais falta de companheirismo nos que vão para as distância maiores.
 

TLouro

Member
Então e a solidariedade para com alguém que está com problemas ? Quando vejo alguém parado pergunto sempre se precisa de ajuda. E acreditem que já ajudei alguns.

Biketrepatudo, eu também tenho a tua perspetiva, mas compreendo que há malta que treina e vai para a prova/passeio com o objetivo de fazer um bom tempo e não está disposto a parar para ajudar toda a gente. Julgo que isso é perfeitamente lícito (excluindo acidentes, por exemplo, em que a assistência não deve ser negada em caso algum), desde que respeitem os outros e a sua segurança.

O que não tem justificação é a falta de cordialidade e o desrespeito pela segurança, mesmo que se trate de um candidato à vitória.

Cumps
 

Mach 4

New Member
No meio da maratona, um "colega", meto aspas porque todas pessoas que estavam comigo eram meus colegas excepto esse, empurra um ciclista e grita que tinha sido empurrado anteriormente por outro, dando assim o direito de empurrar os outros que se encontravam a sua frente.

Depois de um episódio destes só digo uma coisa - Que se fod** os tempos desses gajos!!!

Comigo era ir atrás de uma besta dessas e atirar um pau bem grosso para os raios da roda traseira da sua btt e gritar bem alto - "TTIIMMMBBBEEERRRR".
Com a fuça no chão, a lamber o pó, podia ser que no próximo empurrão ele fosse com mais calma.
 

jmra37

New Member
Concordo inteiramente quando se fala da falta de civismo de alguns "colegas". Também fico apreensivo com a quantidade de lixo que se faz numa prova destas, mas aqui a organização tem o seu quê de responsabilidade, porque as fitas que são colocadas nas marcações, muitas vezes são esquecidas.

Quando me inscrevo numa prova a pagar, tento sempre dar o meu máximo, não para competir para os supostos prémios, mas para lutar contra mim mesmo. Quando temos gosto pela modalidade que praticamos, há sempre aquela ponta de competição que faz parte do nosso ser e isso só é saudavel, se respeitarmos as regras do jogo, que muitas vezes são forjadas.
 
Top