Pressão dos Pneus

Maxado

Member
Clube de Ciclismo de Vila Flor

"A pressão certa do pneu


Qual é a pressão ideal para pneus de BTT?

Com certeza que já deves ter feito esta pergunta a ti mesmo.
Segue abaixo uma tabela de como tu deves calcular a pressão para o teu pneu:

Começa com 40 psi, e depois:

Pneus menores que 2.0 + 5 psi
Trilhos secos e com pedras + 5 psi
Andando rápido + 5 psi
Andando de vagar - 5 psi
Trilhos arenosos - 5 psi
Trilhos molhados com raízes e pedras - 5 psi
Biker com mais de 80kg + 5 psi
Biker com menos de 80kg - 5 psi

Esta tabela funciona muito bem para a modalidade cross-country. Mas lembra-te que algumas vezes pode ser ao gosto pessoal ou funcionar melhor para o teu estilo de pedalada. "

Não sei se ajuda, mas bate certo com a pressão que uso.
 

FilipePT

Member
nas bombas vem marcado como bars ou psi ?

tenho uns kenda 26 2.10 peso 59 kg, e ando em estrada e alguns trilhos secos.
 

jmdcfigueiredo

New Member
FilipePT, os pneus normalmente levam 2bar (30 Psi) a 4 bar (55 psi) e como no meio está a virtude costumo andar com 3/3,5 bar atrás e 3 à frente mas isso vai depender do teu peso, do tipo de terreno, da carga que possas eventualmente levar (quando fui a Santiago aumentei a pressão no pneu de trás para 4 bar por causa do alforge).

A "tabela" que o Maxado indicou é bastante interessante e quanto à tua questão sobre dar para o teu peso de 59 kg a resposta é dá
Biker com menos de 80kg - 5 psi
 

HaTrED

Member
não sabia que era essa a pressão recomendada, pois tenho medo de meter muita pressão e depois a bina ficar muito dura...já andei com 4 bar ui ui

Julgo que a pressão para o teu pneu, que deve ser análoga à do RaRa, tens como valores: [MIN] - 2,5bar / [MAX] - 4,0bar.
Podes confirmar nas laterais dos pneus.
 

Akerfeldt

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Desenterrando o tópico pergunto:

Tenho 70 Kg (+ 5Kg para a tralha) e o conjunto tubeless ready convertido para tubeless (em aros tb convertidos da Easton):
(F) Schwalbe Rocket Ron Kevlar Evo 2.25
(A) Schwalbe Racing Ralph Kevlar Evo 2.25
Para trilhos com pedras raízes e andamento mais lento, de iniciante, quais serão os valores de pressão para usar como ponto de partida?

Os limites deste conjunto (com camera penso eu!) são 1.8-3.7 bar / 26-54 psi.
Actualmente ando com 2,76 bar / 40 psi para que o selante penetre bem no pneu mas futuramente preferia um pouco mais de conforto e tracção mas também não quero que o pneu salte fora!

Obgdo. Cumps
 

JorgeSantos

New Member
Queres uma sugestão?Ok!

Eu também era cliente dos 40psi, no entanto e tendo um dia experimentado nas mesmas ou parecidas características dos que as tuas, 30 a 35 psis, consegui retirar muito mais proveito nas tais raízes,pedras etc,etc....assim mantive até agora e assim manterei.

Podem existir opiniões adversas, mas esta é a minha.

Boas pedaladas.

Josant
 

_King_Pin_

New Member
Tenho RoRo 2.25 à frente e atrás em tubeless nuns aros SunRingle BlackFlag Pro. Mesmo vazios os pneus são chatos de descolar do aro, portanto nunca tenho o receio do pneu descolar...
À frente uso mais para os 30psi se tanto. Só lhe meto ar quando já o sinto dobrar demais ao curvar em alcatrão. Na minha opinião, na frente, pouco se perde de andar com pouca pressão (pouca diferença no rolar) e muito se ganha (aderência).
Atrás, a última vez que andei com 40psi, fiz um corte de 1cm no pneu ao passar num pedaço de entulho! A versão Evo tem tão pouca borracha que ao estar rijo demais em vez de se conformar ao terreno... cortou logo. Fora a bicicleta parecer uma bailarina a descer, sempre a escorregar e saltitar...pior tracção em subidas técnicas... Portanto, limitei a 35psi no máximo para este pneu atrás dado volta e meia andar em zonas de pedra. O Racing Ralph Evo assumo que acabe por ser semelhante.
No eu caso, tenho 77~78kg mais a tralha ás costas.
 

innsbruck

Member
Alterei agora os meus pneus para tubeless, tendo optado por montar uns Specialized Captain Control. Estava habituado aos Schwalbe Nobby Nic, que admitiam uma pressão mínima de 26 Psi, pelo que andava sempre a 30. Contudo, os Captain Control afirmam que a mínima é de 36 Psi, o que já é uma diferença muito grande. Gosto de andar depressa mas não gosto de pressões muito elevadas.

Existe algum problema um usar os Captain Control apenas com 30 Psi? Acham que posso ter problemas?
 

FMCurto

Active Member
Já agora,tenho uns Continental X-King 2.2 (versão arame) e ao principio estranhava muito andar com pressões baixas pq as laterais são muito finas e deformam-se mas tenho 65Kg e estou-me a dar bem com 1,8 bars (26 psi) a frente e 2,2 (32 psi) atras,menos que isso o pneu deforma muito e a pressão sugerida até é 3,5bars mas não noto que se arraste muito assim.
 

arrabida_rider

New Member
boas,
precisava de uma ajuda com a pressao dos pneus.
em todas as voltas tenho furos mas apenas na roda de traz
na frente meto 60 psi e atras 50. os meus pneus sao os specialized fast track sport lk 29 er e a bicla e uma hardrock e peso 105 kg (peso-pluma:D:D)
precisava mesmo de ajuda por cada volta e uma chatice

p.s.- ja verifiquei e os pneus estao limpos e sem limalhas.

abraço,
 

Giantfreerider

New Member
Primeiro, penso que 60 psis é muito.
Eu uso 25 a 30 psis à frente e 30 a 35psis atrás (roda 26" e peso 69Kg).
Depois, ponderava experimentar menos pressão no pneu da frente (regra geral põe-se mais pressão no pneu de trás, pois suporta grande parte do nosso peso).

Por fim, se andas na arrábida (como sugere o teu nick :) ), ponderava a compra de líquido NoTubes e ponha uma dose em cada câmara de ar. Assim já deve resolver o problema dos furos.
Pode também dar-se ao facto dos pneus terem pouca resistência a furos (laterais finas). Mas ai já não posso dizer nada pois nunca usei pneus specialized.

Cumps
 
Olá boas
Eu também que estas a usar muita pressão nos pneus então a frente parece me demais ...Eu geralmente uso 30 mais ou menos.
O que me reduz mesmo muito os furos é o usar câmaras de gel.
Ganhas peso mas menos furos terás de certeza.
 
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