Pressão dos Pneus

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Eu tenho bomba com 2entradas e costumo usar á volta de 30 de pressão!!

No meu caso que tenho os Scott 26x2.0, tenho 70kg e 1.85m, qual a pressão indicada para andar ??
 

pirilampo

Member
100do said:
L.Ramos, obrigado :wink:
Realmente as minhas rodas não são tubless e por isso acho que não haverá problema de alargar o furo.

Não sei se percebeste mas eu não costumo usar bomba em casa. A bomba só uso quando furo fora de casa.
Em casa uso o tal compressor que fiz a partir de um motor de frigorifico. Funciona bem mas o terminal é igual aos das bombas de pé, indicado para pipos largos. Se conseguisse um adaptador para a ponta do tubo do compressor do tipo das bombas... isso era o ideal, mas não conheço.
Acho que terei mesmo que mudar o pipo. Depois já consigo dar ar até rebentar o pneu :lol:
Boas
Podes comprar câmaras de ar com pipo fino já com "anti-furo" lá dentro e compras um ou dois adaptadores (pipo fino para grosso)para os pipos.
Ficas com pipo fino e não danificas a jante.
Deixas um em casa ao pé do compressor e pões outo no camelbag, que nunca se sabe por onde se anda e se existe bombas com pipos finos.
Eu fiz assim e maravilha.
 

askmehow

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Quando comprei a minha bike a primeira coisa que fiz antes de sair da loja foi furar os aros para darem para câmaras com pipo grande e por duas com gel antífuro :D

Assim é directo nas nos compressores e nas bombas de combutível :D

Não sei quais são as vantagens de usar o pipo fino.
 

100do

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Já alarguei o furo do aro traseiro, sem problemas.
Ainda por cima a parede interior do aro já era larga, bastou alargar a de fora. Ainda no domingo fui às bombas da BP e meti 3,5bar :D
Uma coisa que já notei é que a pressão depende do tipo de pneu. Há pneus que precisam menos que outros.
 

Grider

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Boas!

Geralmente uso com 45 a 50 psi e guess what: Nunca furei... e já lá cantam 900 km!

Quanto à questão do conforto: Fica sempre para segundo plano! Para mim o mais importante é eficácia e durabilidade, se o conforto fosse o mais importante não fazia btt.

Ps. Também não uso anti-furos.
Pneu - Fast track da spz 2.1

Abraço
 

Jorgex

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Eu não acredito em nada disso.


Quando se rola com pressão elevada nos pneus, o pneumático dificilmente deforma-se. Assim, a bicla rola muito depressa mas saltita por tudo e por nada, a roda detrás patina, o desconforto é grande...
Por outro lado, a pressão baixa permite ter aderencia em todos os tipos de piso e o conforto é fantástico. Ou seja, é preciso aprender a rolar com pressões baixas em função do tipo de pneumático, do tipo de terreno, da vertente do btt praticado, do peso do piloto, do tipo de bike...

Há duas formas de ver a pressão mais adequada:
A primeira é muito simples, é só pegar no peso do piloto e dividir por 30. O resultado será a pressão a usar nos pneus em bar. Exemplo: um fanático do XC amador pesa 80kg e usa pneus 2.00. Ele deve usá-los @2.6-2.7 bar (+/- 0.2bar).
A segunda forma permite determinar a pressão mínima. Exemplo: um aficionado do Enduro pesa 100kg e usa pneus 2.35 @2.3-2.4bar. Esse sujeito deve ir para o alcatrão e fazer uma curva rápida com uma inclinando acentuadamente o corpo como se fosse uma curva agressiva. Se o flaco do pneu da frente não deformar, baixa-se a pressão. Uns 0.2bar... Repetir a operação até o flaco deformar numa curva. Quando isso acontecer, o piloto fica a saber a pressão mínima daquele pneu para o peso dele.

Por exemplo, a Sardinha tem dois Specialized Houffalize 1.8". Eu + Sardinha = 54psi à frente e 65psi atrás. Esta é a pressão ideal para todo o tipo de terreno. Lógico que se eu quiser pedalar em areia, o melhor é usar outros pneus. Tirar ar dos pneus é o pior pois se a areia são 5% do percurso que tenciono fazer...


P.S. - Sardinha é a minha bike actual. Giant Terrago '99(hard tail), com tudo do pior. Só o guiador Easton é que valoriza a bike.
 

Ivo Pais

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Quanto ah pressão dos pneu no meu caso uso +/- 4bars no pneu da frente, e 3.5bars no de traz; mas isto tudo dependo do tipo de terreno e piso. :mrgreen:
 

laobf

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Boas,

Após diversas experiências para tentar obter a pressão de pneus mais adequada uso os seguintes valores:
- Pneu traseiro: 3.8 bar;
- Pneu da frente: 3.5 bar.

As minhas características:
- Altura: 1.74 m;
- Peso: 80 kg.

A pressão indicada foi obtida com os pneus Fast Track 2.0 da Specialazed. Porém, recentemente substitui o pneu traseiro por um Alligator 2.0 da Huntchison e uso a mesma pressão 3.8 bar. Valores de pressão baixos causam-me insegurança no controlo da bike.

Cumprimentos,

laobf
 

otaner81

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boas

nada melhor que colocar a persão que vem indicada nos pneus



sim podem chamar-me estupido



ha uns tempos fui na conversa de um artista que tem a mania que é pro e acabei por ficar com o pneu rebentado


uns specialized pro com 1mes de uso


o artista disse-me que devia por 5.0 bar e o estupido foi por, no outro dia tinha o pneu rebentado
 

Jorgex

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otaner81 said:
"no outro dia tinha o pneu rebentado"

Calma! Os pneumáticos têm gravados a pressão mínima e máxima. Isso é tem que se respeitar. Se rebentou com uma pressão inferior à máxima, isso é defeito de fabrico.
 

castelhão

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Eh pá!!! Que confusão!

A qustão da pressão dos pneus está relacionada com demasiados factores para haver uma receita que de a pressão do pneu correcta.
Desde logo o peso do ciclista, a dimensão/largura do pneu, UST ou normal, Enduro, Freeride, XC, Suspensão total ou rigida.... bem uma infinidade de factores e ainda nem sequer comecei a falar dos tipos de piso.

Uma coisa é certa, para BTT 5 bar é um exagero. E menos do que 2 também!
 

Jorgex

New Member
castelhão said:
"...nem sequer comecei a falar dos tipos de piso."

Exactamente! Diferentes tipo de piso, diferentes designs do tread dos pneus. Não vamos usar o Nokian Boazobeana X 1.9 em percursos só com calhau. Um Ritchey Z-Max 2.1 já dá e, mais uma vez, só tem uma pressão para o peso do bttista+bike. O conforto é proporcionado pela devida regulação da suspensão/amortecedor/pernas. Agora, não tenho culpa que a malta não saiba mexer nos acertos das susp./amortecedores. É que vejo muita gente a tirar ar aos pneus para ser mais "soft" mas isso é porque não sabem ou não querem mexer na susp.. O que é que custa dar 5 ou 6 clicks na compressão e/ou no retorno? :s
 

Nuno Prazeres

New Member
Nos Nobby Nic 2.1 com câmara usava 45psi e furava muito.

Agora que os uso sem câmara fui baixando progressivamente a pressão e fiquei-me pelos 30psi. Furos são coisa do passado.

A diferença de conforto, aderência e comportamento em curva é como da noite para o dia! Atendendo aos pisos onde ando, as eventuais perdas em termos de resistência ao rolamento são amplamente compensadas.
 

bastos

Member
Também é uma dúvida que sempre me assaltou. Tenho uns Specialized Resolution Pro 26x2.3" e, normalmente no monte uso 40 psi, enquanto que para rolar aumento a pressão até aos 60 psi. Já agora, o meu peso é de 65 kgs! Acham os valores correctos? É que pelo que tenho lido, dá-me a ideia que ando com psi's a mais............. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fiquem bem..............
 

eljueta

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Pneus e etc?

Olá a todos!

Sou relativamente novo nestas andanças, quer dizer, já não pego numa bicicleta há uns anos valentes por isso é como se estivesse a começar do 0. Apeteceu-me voltar por isso comprei uma berg trailrock na sportzone a um preço porreirinho e estou bem contente com ela. Tenho dúvidas é com os pneus (espero que esta seja a secção para isso):

Ela vem equipada com Kenda Kinetics 2.10 à frente e atrás, procurei em vários sítios na net informação sobre eles e embora a pressão recomendada seja de 40-60 psi o que se dizia era que a pressão ideal era à volta de 35psi(~2.4 bar +/-). Com esta pressão o pneu de trás até nem está mal, o da frente escorrega muito tanto em gravilha e terra batida seca, como areia. O único sítio em que se portou bem foi na lama.

Posto isto, gostava de saber se alguém já usou estes pneus, e se sim, se me podia dar alguma informação visto que já têm mais experiência com eles. Também gostava de saber que pressão utilizar para as diversas situações, mais pressão em terra seca? menos pressão na lama? não sei muito bem o que estou a dizer por isso agradecia que alguém me elucidasse :p
 

ig9981

New Member
Re: Pneus e etc?

Boas!!

O ideal é mesmo tu ires variando a pressão dos pneus, até encontrares aquele ponto que penses ser o ideal para ti...

tenho amigos que gostam de andar com pressões baixas, outros com altas... Depende muito de cada um..

Eu tenho quase sempre 4.0bar nos meus pneus, apenas tiro um pouco de pressão quando sei que vou para zonas de rochas e que estas estão molhadas...

Regra geral, em piso seco aumentas um pouco a pressão, em piso molhado, principalmente zonas de rocha ou raizes, tiras um pouco de pressão.. Mas, tal como te disse, isso também varia um pouco de "piloto" para "piloto"...

Abraços...
 

t0k

Member
Re: Pneus e etc?

Viva,
Tal como o AOliveira disse depende de cada piloto ! Ele anda com 4.0 bars e eu com 2.0 à frente e 2.1 atrás :shock: Vai experimentando várias pressões até chegares a uma que te deixe confortável pois não creio que neste tipo de andanças existam regras bem definidas. Quando o pneu derrapa ajuda ter menos pressão, mas também vais notar uma condução mais pesada noutro tipo de condições.

Cumprimentos
 

nelsonasp

New Member
Re: Pneus e etc?

Saudações

A pressão dos pneus varia de acordo com o tipo de piso... se é rolante, mais pressão, se é pouco rolante, menos pressão... mas como é chato andarmos sempre a por e a tirar pressão terás que antecipar o passeio que vais dar e arranjar um meio termo...

Como já te disseram isso varia muito do gosto de cada um, eu por exemplo ando sempre com os pneus bem duros, 4 brs, isto porque ando sempre por pisos rápidos... (tenho usn Larsen)

Abraço
 
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