Preparação para maratonas versus XC

visiense

Member
Olá Hugo. Obrigado pelo contributo. Muitos de nós, atletas completamente amadores, temos um "plano" de treinos muitas vezes pouco constante, de acordo com o tempo disponível e da maneira como nos sentimos naquele dia. Por vezes, podemos ter já um esboço de plano, mas tudo completamente amador. E a grande maioria faz isto por gosto e por desporto, logo, não andam a pensar em ter treinadores! lol Por isso, o teu contributo é muito bom, pois coloca-nos algumas questões sobre os nossos treinos, e mostra que, dentro das nossas limitações diárias, pode existir um plano delineado, minimanente constante, e com uma lógica de objectivos a pequeno, médio e longo prazo.

Cumprimentos, Filipe
 

Espigão

New Member
Obrigado Filipe!

Acho que fizeste um bom resumo de tudo o que tenho publicado no site e ainda irei publicar.:yeah:

É no fundo um pequena orientação para todos (maioria) os que têm um dia-a-dia mais agitado e não só. Apesar dos objectivos por detrás (Maratonas e outras longas distâncias), para outras vertentes e mesmo para o lazer se consegue tirar algum partido de todas essas dicas.

Aproveitem! :wink:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

visiense

Member
Já agora Hugo, aproveito para tirar uma dúvida: fiz a minha primeira maratona dia 30 de Maio, em Tábua. Tive alguns contratempos, o que me obrigou a andar mais depressa do que queria, e lá se foi a gestão do esforço para o galheto! Resultado: como foi uma maratona bastante dura (para os meus parâmetros), 1800m acumulado em 70 km, com a grande maioria das subidas muito inclinadas, e descidas iguais, que nem davam para descansar, acabei por ter uns últimos 15km de bastante sofrimento com bastantes caimbras. Nos dias seguintes fiz dois treinos, um com andamento baixo, e outro com andamento mais forte, mas lá fui sentindo nalgumas ocasiões que os músculos queriam subir. E este domingo (depois de um sábado na praia onde não parei o dia todo, sempre a jogar qualquer coisa - asneira grande), a prova do up and down em Vila Nova de Paiva correu-me pessimamente, sentindo-me muito cansado e dorido, e de vez em quando, lá um músculo queria subir, fazendo com que andasse ainda mais devagar.

Agora vem a pergunta (lol): que tipo de recuperação, tanto na vertente de treino como da alimentação devemos fazer depois de uma tareia daquelas?

Obrigado
 

Espigão

New Member
Boas,

Realmente a gestão do esforço é muito importante ao longo da prova sobretudo para quem tem menos tempo para treinar ou tomar outros cuidados no que diz respeito a alimentação, descanso, etc...

O acumulado de subidas de uma Maratona é um aspecto importante a ter em conta sobretudo das Maratonas mais duras como a que fizeste. Não é por nada que não me canso de pedir às organizações esses dados e corro sempre com um altímetro de forma a gerir melhor o esforço.

Acredito que saibas os cuidados a ter na questão da gestão do esforço e que terão sido esses "contratempos" que deram cabo de tudo... :lol:

Quanto a cãimbras raramente ou nunca tive a praticar BTT. Podem acontecer alguns ameaços e no meu caso, consigo logo identificar a causa: má hidratação! Muitas vezes não por culpa minha que vou devidamente precavido mas por culpa de algumas organizações que devido à dureza de um percurso aliado a umas temperaturas mais elevadas não se lembram de dar mais água aos participantes. São apenas águas...

Relativamente aos treinos que fizeste após a Maratona, não sei se esse treino mais leve e o duro foram seguidos. Se foram, não o devias ter feito. Tal como referi AQUI, o treino após a Maratona, apesar dos poucos kms e de não ultrapassar a uma hora, reveste-se de extrema importância no capítulo da recuperação. Aliás, é na minha opinião um dos treinos mais importantes ao longo da semana.

Se fizeste um treino mais duro a seguir ao de recuperação, podes ter estragado tudo... :lol:

A melhor opção conforme referi AQUI é mesmo o descanso total ou então um treino muito idêntico ao de recuperação.

Assim não estás a respeitar o descanso e não podes pedir muito do teu organismo.

Para fazeres o que fizeste é preciso uma boa preparação física aliada a vários cuidados na área do descanso, alimentação e acima de tudo, na suplementação. Mas aqui entramos noutro capítulo...

Se por um lado, podem retirar "muito sumo" dos artigos sobre Treino e Alimentação que escrevi para várias vertentes do BTT (apesar do meu objectivo serem unicamente maratonas e outras longas distâncias), no que diz respeito à suplementação, é 100% personalizada! Do artigo que irei escrever brevemente no meu site apenas poderão ficar com uma ideia da sua importância apesar de existirem vários suplementos que podem e devem ser utilizados em várias vertentes...

Esse dia de praia não foi realmente grande ideia. Eu adoro e faço muita praia. Ainda ontem abriu para mim a época balnear :lol: (ainda hoje vou colocar a foto-report no site) e foi mais um belo dia de praia.

Não é proibido fazê-la quando se tem um prova próxima, até pelo contrário. A praia pode ser até bastante benéfica no que diz respeito a recuperação (nada como uma boa sesta debaixo do chapéu de sol e/ou umas braçadas leves em água bem fresca para ajudar a limpar o ácido láctico...) como também se pode tornar um verdadeiro desastre se formos para umas futeboladas e mesmo umas simples raquetadas com algum movimento. É um bom treino sem dúvida mas não em vésperas de uma prova.

Alimentação e treino após a maratona... são os cuidados que referi nos artigos que escrevi.

Muita proteína (derivados de leite, peixe, carnes brancas, etc) sem não esquecer os hidratos porque também precisas de força para os treinos que tens de realizar ao longo da semana mas acima de tudo, proteína nos dias seguintes. A questão da água alcalina (Monchique) tal como referi no artigo também importante nos dias seguintes, entre outros cuidados também sobretudo com o descanso.

Sobre treino, acho que já te respondi a atrás...

Durante alguns anos, fiz várias Maratonas sem qualquer suplementação e não foi por isso que deixei de fazer bons resultados, pelo contrário. Sempre tive bem presente os cuidados a ter com alimentação, treino e descanso e quando assim acontece...

Como me lembro tão bem das belas sandes de atum e os iogurtes que comia após os treinos ou dos batidos de fruta que fazia... etc etc etc...

Só que os anos vão passando, um gajo mete loucuras na cabeça como por exemplo, fazer duas Maratonas de seguida com objectivos de pódios nas duas e aqui, a suplementação reveste-se de facto de uma extrema importância. Mas isto é outro capítulo que irei abordar brevemente tal como disse atrás...

Entretanto, se quiseres ter em conta os cuidados que apontei...;)

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

visiense

Member
Obrigado pela resposta.

Realmente pouco sei destas coisas, e assim vai-se aprendendo, tal como com os erros.

Quanto aos treinos, foi um mais leve passados terça, e um mais forte (principalmente pela intensidade) na quinta-feira, ou seja, não foram prorpiamente seguidos. Não sei se assim foi mais correcto ou não... Quanto ao dia de praia, foi mesmo a causa maior do "desastre", pois foi o dia todo em futeboladas em afins! lol Mais valia estar quietinho a dormir na toalha, mas nessas coisas, sou como os putos, não consigo estar quieto! lol

Quanto à alimentação, vou seguir alguns conselhos, pois os meus objectivos não passam por pódios nem lá perto, mas sim ter uma boa forma física que me permita dar o melhor e chegar ao fim pronto (ou quase) para outra.

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas.
 

Espigão

New Member
Boas,

O treino de recuperação é muito importante que seja feito logo no dia seguinte à Maratona. Ou até mesmo no próprio dia. Já aconteceu fazer isso quando por motivos de serviço ou outros, não posso fazer na 2ª feira e faço no Domingo ao final do dia. Sobretudo quando são aquelas maratonas a "cascos de rolha" em que um gajo faz as viagens sem saber onde meter as pernas e chega a casa com elas todas KO... :lol:

Se deixas passar um dia é mau, dois pode ser muito mau...

Os treinos de recuperação são apenas "meia-dúzia" de km´s em menos de 1hora... não custa nada e as vantagens de o fazer são mais que muitas.

Quanto à praia, como é óbvio também não consigo estar quieto mas tudo deve ser feito com moderação.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

visiense

Member
Olá Hugo. Desculpa estar a chatear (mais uma vez) mas tinha mais duas dúvidas quanto ao teu sistema de treino. Disseste que o ideal seria também incluir treino de atletismo e de natação. Se fosse esse o caso, como os incluirias? E já agora, o treino de recuperação deve ser obrigatoriamente ciclismo, ou pode ser feito de outra forma com outro desporto?

Obrigado.
 

A.M.F

New Member
O meu problema é no começo da prova,se conseguirmos nos colocar em boa posição antes dos trilhos é meio caminho,estou agora a fazer séries e fartlek como fazia no atletismo.Antes dava para brincar com a situação,mas se nos primeiros km ficamos muito para trás,depois vamos apanhar pessoal mais lento, muitas das vezes não dá para passar e vamos se desgastando.Neste momento estou a converter treinos de atletismo para btt.Haver se vai resultar, não é para ser nenhum campeão mas tenho o meu orgulho.No atletismo andava sempre com os da frente,no btt ando com os detrás.Tem que se treinar.
 

Espigão

New Member
Boas visiense,

Eu não disse que o ideal seria incluir treinos de atletismo e natação até porque e também como como escrevi, só pedalo. Apenas chamei a atenção para que a prática de outras modalidades não devem fugir muito ao atletismo e natação que são na minha opinião, as que melhor complementam a prática de BTT. É claro que também existem outras e que podem também perfeitamente ser incluídas. No meu caso, só pedalo e por isso, a minha resposta à tua questão seria: não incluo nenhum! :lol:

Mas neste momento se incluísse algum seria a natação mais a pensar na "caixa respiratória" e também no relaxamento/fortalecimento dos membros superiores e tronco...

Mas há "n" atletas que se dão muito bem e não passam mesmo sem um bom plano de treinos de atletismo para complementar a prática de BTT.

A minha mulher por exemplo, faz natação e atletismo e até já chegou a fazer uma semana de treinos apenas destas duas modalidades e chegou à prova de BTT do fim de semana e fez excelentes resultados...

Quanto à tua segunda questão, não deve ser obrigatoriamente ciclismo mas sim preferencialmente ciclismo. Mas lá está. Há quem dê uma "corridinha" e se sinta muito bem...

No meu caso, é só mesmo pedalar e pedalar e pedalar... :lol:

A.M.F,

São facto muito importantes os treinos que falas...

É de facto muito importante o nosso posicionamento na linha de partida...

Mas se não houver um bom aquecimento antes da mesma, podes ter à mesma grandes dificuldades...

E que tal começarmos a exigir uns rolos de treino para os participantes antes da partida? :lol:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Espigão

New Member
Costumam aquecer nos rolos antes das maratonas?

É normal em algumas maratonas assistir-se a alguns atletas a fazerem rolo antes da partida das mesmas mas mais atletas das meia-maratonas e outras distâncias mais curtas em que um bom arranque conta muito.

Nas maratonas mesmo que o arranque não seja bom, há muitos km´s para recuperar apesar de nas últimas maratonas que tenho feito, o arranque fosse igual para as duas distâncias... :lol: talvez numa tentativa de começar a construir a vitória mais cedo (no caso dos participantes das Maratonas).

No meu caso nunca levei o rolo atrás e o que costumo fazer é umas voltas de aquecimento próximo da zona de partida mas como é óbvio, nunca é o suficiente....

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

petit_23

New Member
Pois, tinha essa ideia, realmente as meias-maratonas e provas de XCO é que requerem um melhor aquecimento, o arranque é muito importante.

Obrigado pela resposta.

Cumprimentos
 

Espigão

New Member
É uma boa opção sobretudo no Inverno. Conheço alguns amigos que usam e dão-se muito bem. Mas lá está. Por si só, não deve ser suficiente mas que deve ajudar bastante, isso deve...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Erdna

New Member
O gel de aquecimento ouvi dizer que era muito bom...
Mas CUIDADO!!!
Não metam os dedos em qualquer sitio limpem as maos depois, se não começa a arder onde não querem :fpalm::fpalm::fpalm:
:rolleyes:
 

Espigão

New Member
E continuando a "preparação para Maratonas", já se encontra disponível para consulta o artigo sobre o que pessoal mais gosta: descanso! :mrgreen:

O MEU DESCANSO!

Espero que seja útil para todos!

O próximo artigo está para breve: A minha Suplementação!

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

hesitate

Member
Para quem não tempo ou quer variar o tipo de treino pode optar por fazer o chamado ´´circuito Cross-training``, usado por muitos atletas de alta competição.

Eu por exemplo venho do atlétismo, comecei no btt à muito pouco tempo (1ano), mas noto que tenho grande vantagem em relaçao a muitos colegas que já fazem btt à muitos anos, já estou habituado a levar ´´tareias`` em prol do desporto, isso é um grande avanço..
 

NCoutinho

New Member
Já comecei a ser leitor assíduo do site do Hugo, mais um artigo muito interessante que de certo vai ajudar algumas pessoas. Parabéns e já estou a aguardar o próximo...

hesitate, no btt quem vem de desportos como atletismo e futebol já vem com armas muito fortes e nao parte da mesma zona que uma pessoa sem qualquer actividade física. Conheço alguns casos disso, além de já estarem habituados a sofer no desporto, também o coração, caixa e alguns musculos estão desenvolvidos e mais rapidamente se adaptam ao btt.
 

Espigão

New Member
Já comecei a ser leitor assíduo do site do Hugo, mais um artigo muito interessante que de certo vai ajudar algumas pessoas. Parabéns e já estou a aguardar o próximo...

Obrigado Nuno e já agora, obrigado também aos muitos amigos que visitam o site diáriamente. São mesmo muitos... nunca pensei...:shock:

Penso que se tratem de artigos muito acessíveis para todos mas lembro que também são artigos algo personalizados mas de onde como é óbvio, conseguem tirar "muito sumo".

Quanto à questão da vantagem de se vir de outros desportos, nem se pode especificar que seja do atletismo ou do futebol para ter mais vantagens. Basta a passagem por "qualquer" desporto e uma passagem mais competitiva para não se ter grandes dificuldades na transicção para o BTT.

Eu por exemplo posso dizer que vim do ténis que foi o desporto que pratiquei mais tempo e federado. Lembro-me que quando comecei mais a sério no BTT, bastou uma semana ou duas para começar a andar ao nível de pessoal que já andava há mais tempo e muito bem.

O Luís Leão Pinto, por exemplo veio do Remo...

Etc... etc... etc...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

BikeBrother

New Member
Pois eu também vim do atletismo e logo na primeira vez que andei com o actual grupo de amigos com quem pedalo, era sempre a dar-lhe gás. A única coisa que me intimidou foi chegar ao pé deles, ve-los todos equipados, com grandes bikes e eu com uma bike fraquita e a única coisa que tinha do equipamento de ciclista era o capacete.

Quanto ao aquecimento, o assunto aqui tratado, acho que é essencial e não acredito em gel de aquecimento nem outras soluções para além do aquecimento normal. O aquecimento no meu ponto de vista para quem vai fazer uma prova, seja de XC ou maratona, é já parte integrante de uma boa preparação para uma boa prova. Eu sem aquecimento, qualquer um brinca comigo e o meu ritmo cardíaco e o cansaço fazem-se logo notar, se os primeiros 5 kms forem a abrir.
 
Top