Preparação para maratona

#1
Boas, estou a preparar-me para a maratona btt 5 Cumes em Barcelos e embora seja um completo amador com espirito competitivo, queria preparar-me o melhor possivel para a prova. Tenho andado regularmente, mas o problema está no tempo/distancia de treino, ouo seja, por causa do meu horario de trabalho só consigo treinar a partir das 20:30h e nesta altura anoitece cedo. Logo, não ando mais que uns 30/40 km em estrada e já chego a casa completamente de noite.
Como a maratona em questão tem 80kms, não convém treinar apenas 30 ou 40kms porque depois chego lá e não há pernas. Apenas ao fim de semana faço treinos mais longos.
Portanto pensei em adquirir uma bicicleta de spinning, assim fica já para não perder a forma no inverno. Pensei em rolos de treino, mas prefiro bike de spinning. Acham que dá para preparar uma prova a treinar á noite umas 2/3h numa bike de spinning, ou não terei grandes resultados?
 
#2
Na minha humilde opinião, se vais aos 5 cumes, concentra os teus treinos em locais onde subas bastante... Nem que para isso tenhas de andar várias vezes na mesma subida.
Esse evento não engana ninguém :) e vais subir 5 respeitosos "montinhos" :) Por isso compra umas luzes e mesmo que faças só subidas em que chegues a casa com 30km vais preparar-te melhor do que fazeres 80km em estrada. Se aguentares dois treinos desses por semana já fazes os 5 cumes. Isto sem saber ao certo qual é a tua experiência.
A bike de spinning ajuda-te na questão das pernas é certo, mas sobretudo nos pulmões. E por muito que sejas honesto contigo próprio, pôr mais carga não é o mesmo que apanhar pela frente uma Senhora subida e ter de a fazer (ou não :))

Boa sorte :)
 
#3
Pois, mas eu compreendo isso, mas como deves imaginar, não é facil andar no monte principalmente só, uma vez que á semana não tenho ninguém que me acompanhe. Posso é fazer esses treinos de subidas ao fim de semana.
 
#4
Boas, pessoal. Já comprei a bike de spinning e já fiz uns treinos nela. Acontece que nunca fiz spinning nem nada do género e não faço ideia do tipo de treino que deverei fazer para me preparar para a maratona em questão. Alguém sabe de algum video de aulas ou algum site que dê umas dicas? Já procurei mas não encontrei nada de jeito. Existem algum software para planear treinos?

Cumprimentos
 
#5
Já que ninguém domina a parte de treino em rolos/spinning, vou fazer outra pergunta mais facil? Para me preparar para a referida maratona de 80kms, preciso de treinar quantas vezes por semana essa distancia?
 
#6
Boa Noite,

Eu já fiz alguns treinos de Sppining, e o que costumo fazer é treinar intervalos de forma a aumentar a capacidade respiratória e a resistência. Nas aulas tentamos sempre seguir a "batida" da música e vamos alternando a pedalada sentado e em pé, chegando a fazer intervalos de 2 segundos em pé e 2 sentados... Penso que no youtube encontras videos de aulas e podes tentar imitar...

Sei que não fui grande ajuda, mas é o possivel... Bons treinos e boa maratona.

Cumprimentos, Tiago
 
#7
Acho que não vais conseguir uma resposta assim tão fácil..o tipo de treino é sempre pessoal..ficam aqui algumas ideias de um livro que comprei sobre o assunto..muito mais há a dizer sobre treino..







Para te dizer a verdade acho que para ti será mesmo optares pelos 3 cumes..ou acabarás os 5 em sofrimento..acredita..já participei o ano passado e este ano voltarei e ainda estou indeciso..depende sempre do momento...espero ter ajudado.
 
#11
Por acaso fiz uma pesquisa no Google e encontrei na página da Europa-América por 7€... Não sei é se têm, mas acho que vou perguntar!

Já agora, pergunta estúpida, é um livro que vale a pena?
 
#12
Eu comprei na Europa-América por 7€, demorou uns 4 dias a chegar. Acho o livro muito bom, com muitos detalhes que escapam a qualquer ciclista amador...aconselho.
 
#13
Boas, primeiro de tudo queria agradecer ao pessoal que deu aí umas dicas.
Quanto ao dever fazer ou não os 5 cumes vou tentar ir aos 5, mas depois no dia da prova e conforme a minha disponibilidade fisica decido pelos 3 ou 5.
No entanto eu tenho treinado 2 a 3x por semana pelo menos desde há uns 2 meses. Agora é que queria intensificar mais o treino para ver se faço os 5 cumes.
Há pouco mais de uma semana fiz os tres cumes mais altos aqui da zona (350m, 370, e 480m) pelos quais a prova já passou em anos anteriores, fazendo no total 81km com estrada e monte, claro. Fiz isso em 3h e 57 min com uma média ligeiramente superior a 20km/h e um acumulado de subida de 1219m. Acontece que acabei o treino em muito boas condições, ainda pra mais que andei os ultimos 20km sem água. Acho que são números razoáveis para quem não treinava nada de especial. Por isso acho que se intensificar os treinos á semana e ao fim de semana fazer uns mais puxados consigo chegar lá.
Mas para vocês, entendidos o que acham?

Cumps
 
#15
Fiz o treino sozinho. Se fosse em grupo teria parado mais vezes, o que para mim é pior pois depois sinto mais dores musculares.
Hoje fiz 65 km com dois cumes altos, e desses 65km, 35 deles foram feitos sozinho. Os primeiros foram feitos em grupo.
 
#16
boas
O livro esta no site E.A. por 14,12€...
Será que aumentou a procura depois de ser divulgado aqui??
queres ver que o poder do forum já faz destas coisas?
 
#17
Bom dia,

@ Fjota, esses 14.12€ são o preço do livro, na altura comprei por 7.06€+4€ de portes pois estavam com 50% de desconto por tempo indefinido... se calhar já acabou o desconto quando começou a aumentar a procura!

Cumprimentos, Tiago
 
#18
Eu encomendei o original em inglês da bookdepository.

No lote mandei vir também este:



Tem bastantes dicas técnicas embora eu continue a correr como um amador :D.