Prato pedaleiro maior

#1
Boas! Tenho uma Merida big nine electrificada. Quando utilizo a potência máxima, tenho dificuldade em acompanhar com a pedalada. O que acontece é que pretendo mudar o prato maior. Neste momento está de origem com 44t e pensei em mudar para um de 50t ou mais. A minha questão é a seguinte:
Posso mudar só o prato maior e manter os outros dois como estão ou tenho de mudar tudo?
Desde já agradeço as respostas.
Cumprimentos
 

Insignia

Well-Known Member
#2
Quais são os outros pratos a nível de tamanho?
Não convem ficar com uma diferença de dentes muito grande devido à passagem da corrente entre os pratos... Por exemplo tirar o 42 e meter um 50 com o prato do meio a ser o 32, iria ficar com 18 dentes de diferença, o que seria um pouco exagerado.

Uma solução passaria por um pedaleira de estrada, dupla ou tripla.
 
#3
Obrigado pela resposta. Tenho de contar os dentes. Aliás, tentei colocar aqui uma foto mas com o tlm não consigo, terá de ser no computador. Eu pretendia ter uma opção "pesada" e manter os outros dois pratos. A minha dúvida é se o desviador consegue fazer esta gestão, e eu explico porquê. Tenho 5 níveis de potência na pedalada assistida sendo que do 1 ao quatro é Linear, dos 60w até aos 250. No nível 5 passa para 500w. Ou seja, do 1 ao 4 os pratos que tenho chegam, no nível 5 é que precisava de algo maior. A vantagem de manter os 2 pratos mais pequenos é que se ficar sem bateria no percurso irei precisar deles para pedalar. E com o peso da bateria e do motor, preciso de velocidades levezinhas :)
Já estive no OLX a ver e as pedaleiras de estrada São maioritariamente de 50t ou superior. É uma ideia...
Entretanto vou contar os dentes dos outros pratos e indico aqui.
Cumprimentos
 
#7
Pois, mas para isso tenho de investir num prato, e se não der... :(
Também estive a ver cassetes mas com 10t fica difícil.
Já agora aconselhas algum conjunto de três pratos maiores para a minha pedaleira?
 
#9
Pois, já estive a ver o link que publicaste. Em último caso terei de resolver assim. Também encontrei à venda um conjunto na relação 58t38t28t. São 30t de diferença e o desviador funciona. No meu caso seriam apenas 28t de diferença, assumo com quase certeza de que funcionará. Irá ter grande diferença entre os dois pratos mas conforme referi, vai de encontro ao que pretendo. Quando fizer a alteração que decidir, coloco aqui o feedback de como ficou. Obrigado pela ajuda e bom fim de semana.