Powerade Mtb non stop series Madrid-Lisboa

Boas,

Estive a ler este topico do principio ao fim. Este ano a ideia de fazer a prova tambem me surgiu, mas a fazer seria para o ano que vem.
Mais pernas (bem mais pernas), bicicleta, material, ferias... tudo coisas a organizar bem.

Ao ler desde a pagina um, fiquei entusiasmado e parecia que já me estava a ver a fazer. =)
Superação pessoal, um feito enorme, o ter familia em Madrid, as paisagens, a aventura, o pedalar, o poder sentir a adrenalina...etc... Motivam e fazem querer avançar em frente.
Mas ... depois li sobre os aspetos negativos... e bem! isso acontece mesmo?
Uma "brincadeira" destas não é fácil de planear, mais custos (muitos euros) e esforço fisico e psicologico...e depois temos uns "Bimbos" a organizar isto? =/
desilude um pouco.
De qualquer forma invejo a tua atitude e força de vontade Tiago6 e espero mesmo um dia poder fazer esta prova tambem.

Sobre as luzes, na minha opinião não deves inventar muito. Acho que depois de tanto trabalho, ter confiança no material que levas é importante.
Tenho luzes dos chineses e até ver não me falharam. O importante é mesmo as baterias.
No teu carro de apoio consegues dormir? como são as camas da organização?
Descansar nesta provas é importante. Pode ser pouco tempo, mas mais vale dormires bem e pouco, que muito e mal.

Qual o acumulado da prova? Estar a fazer desporto em grandes altitudes para quem nao esta habituado tem algum tipo de preocupações extra?

boa sorte e força nisso.
se poderes ir colocando fotos da bike, material...posta! o pessoal gosta dessas coias. =)
 

SeteGu

Active Member
Apenas posso dizer que, do que pesquisei, o "mal da montanha" apenas se faz sentir a partir dos 2.000-2.500m.

Já a temperatura diminui em média 6-7º por cada 1.000m na vertical e o vento tende a aumentar.
 

froids

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Xiii, para sofrer de "mal de montanha" a essa altitude tens que subir dos 0m aos 2500m tipo foguete.
Mal de montanha a sério só começaras a sentir acima dos 3.500/4.000m.

E tem muito a ver com cada individuo.
Já andei acima dos 6000m e nunca tive problemas. Mas as ascenções sao lentas e devem permitir a correcta aclimatização.

No mundo das bikes, a nao ser que vas pedalar para os Alpes ou Peru ou outros destinos com montanhas acima dos 3000m, nao precisas de te preocupar.
E o mal de montanha, ocorrre em ascenções rápidas a elevadas altitudes e permanencia nessas altitudes...

EDIT: Fazer desporto em altitude (e nao é a 2.500m) e acumulados de subida sao diferentes, sir_moreira!

Não baralhem o rapaz com informação pouco ou nada válida para a corrida que ele se propos concluir ;)

Abraços
:xau:
 

SeteGu

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Obrigado pela informação froids. Sempre a aprender...

Como referi foi pelo que pesquisei (mais por curiosidade) na altura em que fui até ao topo da Serra de Aire e olhando também para o topo da Serra da Estrela (outro objetivo... ainda por cumprir).
 

froids

Active Member
Atenção que nao quer dizer que nao se note menos oxigènio a 2.500m. É possível que a respiração de um atleta "normal" em esforço a 2.000/2.500 se veja afectada por pouco que seja, mas o "Mal de Montanha" ou MAM é outra guerra completamente distinta e inclui, em ultima instancia, edemas e embolias vasculares...

No entanto, e caso os sintomas surjam (tonturas, vomitos, cansaço extremo, perca de visao ou visao em tunel, etc) deve-se retornar imediatamente a uma altitude inferior aquela em que se permanece....
 

RTC

Super Moderador
A partir dos 2000m/2500 já se nota, para um atleta que não viva e não esteja habituado a pedalar em altitude, a falta de rendimento. Não há muito a fazer quanto a isso. O pulso fica mais alto e dá para notar a falta de alguma força nas pernas. É normal mas não preocupante.
 
Perguntei por isso mesmo...
Uma coisa é treinar-se e estar habituado a menos oxigenio, outra é estar habituado e quando acontece com mais ou menos altitude (seja 2000 ou 5000) estar preparado para tal. Dar para superar acho que dá, mas que dificulta deve dificultar.

Alguem sabe o acumulado da prova Madrid-Lisboa?
Algo que ainda não foi falado, talvez porque já tenhas Tiago6 é a questão dos calçoes, de uns bons calçoes. Tanto tempo em cima da bike, uma boa carneira é importante. Para este tipo de provas quais os mais aconselhados?

cumprimentos
 

froids

Active Member
Sim, o treino em altitude é importante (e é todo um mundo por si só), mas penso que nao seja grande questão para esta prova.
Lembro-me dos treinos da Vanessa Fernandes com simulação de condições de altitude em que dormia numa tenda no quarto dela, com um sistema de controlo de pressao hiperbarica meio artesanal... Alías, como já o João Garcia treinava...

Mas por norma, um atleta treinado, já com um bom volume e aporte de oxigenio aos musculos, nao deverá sentir grandes dificuldades aí até aos 2.200/2.500m. Claro que se estiver habituado a treinar ao nivel do mar (0m) irá sentir perca de rendimento conforme o RTC falou e bem, mas (em prinicpio) pouco notória.
Daí para cima a conversa muda radicalmente de figura com a perca de rendimento a ser estupidamente evidente.

Mesmo que nao haja efeitos secundários negativos, como o volume de oxigenio tende a diminuir com a altitude, os musculos sao sempre os primeiros a "queixarem-se"...
Menos oxigènio, menos combustivel... Mas nao quer dizer que se esteja a sofrer de MAM só porque vamos a pedalar a 2.500 e nos sentimos mais "cansados"...

Em relação ao tema dos calções, eu penso que o ideal será um bom conjunto Calções/Selim. Eu costumo usar Assos para as distancias maiores. Por uma razão simples:
Não pelo conforto geral, mas porque no final são aqueles que me tratam melhor a pele... A carneira é super macia (além da eficácia mais que comprovada das carneiras Assos)

Abraçorros
:xau:
 

Tiago6

New Member
Boas. Tenho uns bons calções da specialized.. No entanto vou ter de comprar outro par. Provavelmente vou para uns da assos também. Algum feedback ou conselho sobre um modelo especifico?
abraço
 

froids

Active Member
Eu tenho uns F1 Uno e uns F1 Mille S5. As unicas diferenças entre eles, penso, e alem do preço é que este último tem a carneira ligeiramente mais grossa e mais indicado para muitas horas em cima do selim! Eu noto poucas diferenças entre os dois, só mesmo ao final de muitas horas é que essa "diferença" começa a ser notoria...
Mas levo estes, essncialmente pelo que disse anteriormente. São extremamente suaves e evitam quase a 100% as assaduras. Se juntar um bom creme hidratante então, é Top!

Não me refiro às carneiras em si. São optimas, certo, mas há outros calções com carneiras tão boas ou melhores. A minha escolha no meu caso recai mesmo na "suavidade" da carneira dessa marca.


Abraçorros!
:xau:
 

Tiago6

New Member
Malta, depois de uns dias em que não tenho podido vir cá actualizar o tópico, já tenho todo o material encomendado. Excepção a 1 par de calções e 1 jersey que ainda ando a estudar.

Sendo assim vou colocar aqui a lista do material que comprei e, durante a próxima semana, postarei aqui fotos do material e da bicicleta.

Pneus- Continental Race king protection 29x2.2 folding tire
Rodas suplentes- Specialized roval control 29
Desviador traseiro suplente- sram x9 2.1 de 2015
Correntes- Sram pc1031 10 e KMC x10 sl10
liquido tubeless- Notubes
lubrificante - Muc off dry lube
Pastilhas travão- avid elixir para sram xx orgânicas(2 pares) e metálicas(2 pares)
Luz capacete- Mammut xshot 2320
Remendos- park tool tire boot e zefal repair kit universal
Bar ends- force flow black
Camelback- camelbak Scudo
Ferramenta multi tool- Tom 18 SKS
[h=1]GPS- Garmin Dakota 20
Powerbanks- 2 de 20000 mah para carregar luzes, telemovel, etc[/h]Luzes- Daquelas que todos têm com 1800 luméns com 5 baterias
Câmeras de ar- Comprei numa loja aqui na zona a um bom preço
pedais- exustar pm 215

Vou tentar tirar fotos a tudo e por aqui uma coisa em condições.
Abraço
 

Tiago6

New Member
Malta mandei vir umas coisas na bike components e escolhi o método de pagamento de transferência bancária.. Mas eles nao me mandaram nada com os dados para efetuar o pagamento.. Será por ser fim de semana?
 

Tiago6

New Member
Depois de 100 e tal km na bicicleta, posso tirar algumas conclusões acerca do mesma...A primeira coisa que me ocorre é o brain.. Como nunca tinha experimentado, acho que é uma coisa espetacular... Principalmente no amortecedor traseiro.. O funcionamento daquilo, já todos sabem.
Uma coisa que vou alterar é o selim.. Aquilo parece um tábua e olhem que tenho uns bons calções.. Depois de 30 e tal km já não consigo pedalar sentado. Parece um selim muito largo para mim e não encaixo bem naquilo.

Ando com o Dakota 20 e graças a tampa da caixa de direção consegui montar o suporte em cima da mesma. Se alguém quiser saber é esta a tampa de que falo.. As braçadeiras de fixação, entram por dentro da tampa.



Seguem algumas fotos da bicla.











O material que mandei vir ainda não chegou. Depois monto algumas coisas e posto aqui fotos de tudo.
Cumps
 

Tiago6

New Member
Ora bem, o brain basicamente é uma afinação para susp e amortecedor da bicicleta. Se totalmente activo, funciona como se a bicicleta tivesse bloqueios.. Mas o bom dele é que não é preciso botões ou manipulos para bloquear e desbloquear.. è como se fosse automático. Depois tens a hipótese de regular e ires abrindo a medida que queres até que ande todo aberto. Aqui funciona como uma suspensão normal sem estar bloqueada. Só experimentando é que se vê o que realmente é isto.
 

gteles

Member
O brain é top, é o auto-bloqueio da Specialized. Que eu tenha conheciemento tambem tens esses sistemas na Fox (terralogic) e Magura (elect). O nd nuno duarte tambem tem o seu sistema para suspensões/amortecedores.
 

Tiago6

New Member
É isso mesmo gteles... Na sexta já vou experimentar uns selins, a ver se encontro uma coisa em condições.
 

Tiago6

New Member
Procuro fazer intercalar treinos curtos com um treino de muitos kms.. Actualmente ando a ver os noturnos...
 

Tiago6

New Member
Bem a luz mammut ja chegou.. Fiquei surpreendido com a potencia daquilo. Vamos ver se dura o que promete.

Tentei fazer uma engenhoca para poder colocar aquilo no capacete para não ter de a usar na "cabeça"....Utilizer o suporte de uma câmara tipo go pro e um velcro que vem com o spray antifuro que esta na imagem.

O peso de tudo deu 538 gramas.. Secalhar com os kms é muito mas vou testar e logo se vê..




 
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