Possível problema.. será da asma???

JNR

New Member
Não sou a pessoa indicada, de longe, mas posso-te dizer o seguinte: eu ando um pouco on/off do btt e tb do desporto (há quem diga que é falta de tempo...) mas quando lá consigo acertar as agulhas faço os meus treinos (aka corridas) nada de mais, vou para um ou dois sitios que gosto e corro, são voltas de 10km. e faço, e faço. vou melhorando o tempo e o à-vontade com que os faço (pudeera, a base está tão baixa que qualquer melhoria é logo notada) MAS muitas vezes e com a repitição e rotina vou estagnando, mas noto que por vezes, com o belo do descanso, nem que seja 2/3 dias, quando volto a correr é mais fácil (até fico com menos no dores no pós treino).

Ou seja, o que disse é tudo menos cientifico e nem sei se estás assim por treino excessivo e o facto de alguem treinar de uma maneira pode não ser a indicada por ti, tu próprio dizes que há diferenças e predisposição genética que influencia.

Já notas-te perda de massa muscular?

Tenta falar com alguem entendido, treinador, nem que seja do grupo desportivo da zona, para que te oriente, ou mesmo no ginásio pode haver alguem que perceba do assunto e ajuste.

Acredita que não é por treinares como um doido que melhoras, tens é que saber treinar como um doido ;)
 
Last edited:

Pedro Lima

New Member
Se nao estou enganado tu chegas te muito rapido ao teu maximo no ritmo cardiaco...
Ha uma maquina que nao esta habituada ao esforço... O CORAÇAO ... O mesmo acontece comigo atingo muito rapidemente as 185ppm ... Tenta rolar mais nunca passar dos 60% de esforço . Sempre entre os 50 e os 60% ao fim de uma semanas vais sentir diferenças...
 

colemauro

New Member
Sim é mesmo isso que acontece.. é impressionante a facilidade com que chego ao limite.. e o que mais me espanta é que a minha respiração não fica ofegante.. já cheguei a ver malta mais velha.. com a respiração ainda mais ofegante que eu e no entanto com pulsação mais baixa..

Pratiquei desporto a vida toda, andebol, futebol e agora ginásio e BTT, pelo que como disse, a resistência nunca foi o meu problema.. até chegar aos 28 +-.

Continuo a não estar convencido, vou mandar fazer análises ao sangue e à urina.. e sinceramente não sei que mais exames posso ainda fizer.

Abraço
 

JNR

New Member
São desportos diferentes e que exigem solicitações, tanto musculares como de respiração completamente diferentes.

As mudanças de ritmo, o pedalar em rotação ou em força, é algo completamente diferente de futebol, andebol ou até corridas.

E o esforço colocado em cada treino também é importante, ou seja, manter o esforço numa determinada gama de pulsações.

É claro que quanto melhor a condição física geral, mais fácil vai ser a pratica tb do btt, mas o simples facto de se fazer desporto com regularidade não significa logo que estás pronto a desafiar a serra mais próxima, isto ao ritmo do ferrari mais próximo.

Mas, como disse, o conhecimento fica por aqui, em termos de treino.

Faz as análises, mas, se quiseres, tenta arranjar ajuda no sentido de esclarecer o que poderás fazer de forma a melhorar o desempenho, cargas de ginásio, gama de pulsações, alterar a rotina e não dizendo que de repente estás velho, nem lá perto, mas o corpo altera-se e nós temos que alterar o ritmo com ele.

Não te estou a dizer que tens que ser mais lento, mas a maneira de o exercitar é diferente de quando tinhas 15/20 ou até 25!

Eu com 18 anos bastava ir para cima da bicicleta et voilá, km e km e sem descanso e sempre "no aço" mas agora....
 

Pedro Lima

New Member
Colemauro comigo e o mesmo muito rapidamente atingo o limite e fico com a respiraçao muito acelarado. Eu fiz uma prova de ciclometria e um mesmo que a prova de esforço na passadeira esta e numa bike... eu tenho uma capacidade respiratoria dee 92% mesmo assim fico sem folgo muito rapido. No mesmo exame ficou registado que o meu ritmo cardiaco subiu rapido. De acordo com o medico devo andar muitos kms a rolar para o coraçao aguentar mais esforço. Foi operado ha pouco ao cepto nasal para corrigir um desvio .... Notei muitas diferenças...
 
Top