Possível problema.. será da asma???

colemauro

New Member
Boas camaradas,

Deixo em seguida meu histórico para perceberem melhor o que me traz aqui.

Idade - Faço 31 este mês
Altura - 1.78
Peso - 72.2 Kg
Vicios - Não fumo nem bebo, só desporto :)
Actividade física - Ginásio 4/5 vezes por semana incluindo 2 a 3 aulas de cycling + volta de bike ao fim de semana
Doenças - Bronquite asmática ligeira desde os meus 10 anos, sou alérgico aos ácaros.

Tive meu 1º e unico ataque de asma aos 10 anos, fiz um tratamento durante 3 anos e até aos meus 20 nunca mais tive qualquer problema, tendo até uma condição física acima da média.. aguentava com tudo..

Depois entrei na Universidade, e deixei o futebol, parei com o desporto e foi ai que os problemas começaram.. só jogava futebol 1 vez por semana, engordei um pouco (até aos 75 Kg creio).. e cheguei a um ponto em que não podia subir umas escadas sem ficar a chiar por todos os lados.. jogar futebol.. os primeiros 15/20 min eram de um sofrimento incrivel.. parecia que o oxigénio não conseguia entrar.. tipo abafava literalmente..

Até que um dia fui a um médico que me receitou umas coisas, inalador + algo para desimpedir as vias nasais e um comprimido mágico que segundo ele me ia permitir fazer o desporto que quisesse.. e pá... mal tomei o 1º.. que diferença.. parecia outro.. nunca mais me vou esquecer desse dia..

A partir dai, passei a praticar desporto de forma regular, e não mais tive aqueles problemas.. quanto a esse comprimido mágico que não sei o nome, só tomei dessa vez..

Minha vida deu umas voltas.. deixei de estudar.. voltei a estudar anos depois.. e acabei aos 28... Meti-me logo num ginásio.. e tentei voltar ao futebol.. e apesar dos meus melhores esforços.. ter cuidado com alimentação.. treinar no limite.. meu regresso ao futebol não correu bem pois fisicamente, não consegui mais voltar a um nível aceitável.. fazia tudo em esforço.. não tinha a mesma resistência.. mais lento que os companheiros.. e pronto ao fim de quase um ano a tentar, desisti.. agora nem com os amigos jogo..

E virei-me para o BTT... aliado ao ginásio.. nunca tive andamento do outro mundo é certo.. mas também nunca fui o piorzito.. tendo a asma havia sempre dias um pouco mais dificeis, sobretudo no inverno, mas nada demais. o que volta e meia sentir, era um certo cansaço a que me fui habituando.. não ajuda nada não conseguir dormir 8h por dia é certo, mas nunca achei que fosse normal.

Este longa introdução para quê.. comprei um pulsómetro semana passada e foi ai que me assustei, reparei que a fazer cycling minha pulsação era bem mais alta do que eu esperava e para terem noção das coisas fiz 2 testes.. um na passadeira.. e correndo a uma velocidade de 7.5/8 km/h já ia 75% de 195...

Ontem então, fui dar uma volta com um companheiro, que não é bem o melhor termo de comparação pois o homem é um Ferrari.. 33/34 anos, mas numa forma fisica excepcional.. mas o que é certo é que ontem foi um dos dias em que estive mal das pernas.. fizemos 31 km.. acabei cheio de dores nas pernas, ainda hoje estou com elas cansadas.. mas o problema estarmos a subir lado a lado e ele ir abaixo dos 80% e eu sempre acima dos 90%.. sempre... fiquei assustado.. ele deu-me um adiante incrivel na subida.. com um andamento muito superior.. e mesmo assim sem nunca sequer roçar os 90%.. enquanto eu, mesmo a um ritmo bem inferior (embora representando 95% do que podia dar de mim), sempre acima dos 90%..

Já marquei uma consulta com o médico da empresa.. de qualquer modo deixo 2 perguntas a vocês (quem sabe algum de vocês tem este problema)

1 - Será que isto é tudo da asma??
2 - Possíveis soluções para ajudar nisto??
 
Last edited:

subeskema

New Member
1- Pode não ser
2- Tens a certeza que o teu pulsómetro está a funcionar correctamente? Ou o do teu colega? Como sabes que a tua pulsação máxima é 195bpm? É normal que existam diferenças entre ambos.
Uma possível solução é efectuar uns testes de esforço (eu fiz com o ctad) para determinar os máximos e zonas de trabalho, assim tens mais noção de onde andas.

Os bpm estando a correr ou a andar de bicicleta são muito diferentes logo na minha opinião não podem ser comparados por representarem cargas de esforço muito diferentes. Correr é muito mais exigente ao nível cardíaco enquanto que o ciclismo é mais exigente de uma boa respiração.

Também sofro de bronquite alérgica, tomo todas as manhãs um comprimido de bronco-vaxom (anteriormente era os claritine que tinham como inconveniente darem um sono tremendo, por isso continham efedrina e mais tarde pseudo-efedrina que pouco ou nenhum efeito faziam, sendo que o bronco-vaxom ao que me disseram já não apresenta esse problema e até agora não se tem feito notar) para proteger o sistema respiratório de infecções e antes do exercício vai sempre uma bombada de veraspir para facilitar a respiração. A minha pulsação máxima fica-se pelos 172 bpm. Antes dos testes também pensava que conseguia atingir pulsações muito mais elevadas. Mas o que ficou claro nos testes é que o meu pico era muito mais abaixo onde atingia a exaustão.

O treino é a melhor solução, porque vai habituar o sistema respiratório às cargas que lhe são exigidas, fazer treinos com muitos quilómetros/duração a um ritmo baixo para melhorar a endurance (zona aeróbica) e alternar com treinos de séries para melhorar a resistência na zona anaeróbica.
 

colemauro

New Member
Boas colega,

Está a funcionar correctamente, porque eu usei o pulsometro e o relógio da bike (não sei qual o nome), e ambas indicavam as mesmas pulsações.. além disso a uma dada altura quando ia a 185, meti os dedos ao pescoço e a pulsação estava realmente aos saltos.

Tens toda a razão no que dizes colega, ciclismo e corrida são esforços totalmente diferentes, mas estar a correr quase a ritmo de passada e estar já a 75% não é normal.. também notei isso no cycling, onde o relógio me dizia estar a uma % muito superior ao que eu esperava, até porque minha respiração não estava nada ofegante..

Relativamente à pulsação máxima, eu inicalmente pus 190, e depois decidi por a 195, por achar que a % apresentada estar abaixo do que costuma ser meu ritmo..

O teste de esforço, provavelmente é algo que vou ter que fazer realmente.

Eu para a asma de momento não tomo nada, porque desde que pratique desporto, não tenho problemas, mas com o que estou agora a descobrir, realmente talvez precise de voltar a tomar algo.

Ontem foi mesmo esquesito, porque mesmo depois de tomar banho, sentia-me esquesito.. certamente sabes o que é.. como se o peito estivesse frio e o ar custar mais a entrar.. tenho que fazer força para que ele entre.. e hoje ainda estou um pouco assim.. não sei se é por ser do polen andar no ar.. até pode ser..

Esse bronco-vaxom só com receita médica certo? Obviamente não o vou tomar sem ordem do médico, só mesmo para ficar a saber.

Uma coisa que eu sei que ajuda é falta de descanso e stress, mas não justifica tudo eu creio.

O treino é sem duvida a melhor solução, mas visto que sou um desportista activo, não devia estar como estive ontem, isto na minha opinião.
 

nirvugo

New Member
Isso para mim "cheira-me" a falta de "andamento"... lol.. :D
Agora a sério, apesar de todo esse desporto que praticas, o teu companheiro pode estar mais bem preparado para o ciclismo e daí a diferença. Por vezes achamos que estamos em boa forma (ou que somos os maiores do nosso bairro :D) e depois apanhamos um companheiro mais bem preparado/treinado que nós e percebemos que afinal, comparados com ele, não estamos assim tão fortes. Isso acontece a todos, uns são melhores numas coisas, outros noutras, não quer dizer que tenhamos problemas.. Esta é, apenas, a minha opinião.
Cumprimentos e boas pedaladas
 

JNR

New Member
O subeskema fundamentou bem o que eu ia dizer e nirvugo esquematizou o que também acho ;)

Eu conheci iniclamente o broncho-vaxom (http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=1213&tipo_doc=fi) inicialmente como vacina anti gripe mas a minha mulher já o tomou e ele tem rinite alergica.

ou seja, e dado os teus antecedendes, acho que a consulta com o medico só pode fazer bem, a falta de ritmo, ainda mais se a comparação era com um ferrari, pode explicar e bem as diferenças...
 

subeskema

New Member
Sendo a bronquite alérgica uma infecção crónica do sistema respiratório e em particular dos brônquios, é normal que após esforços intensos se sinta uma dificuldade acrescida em respirar. Essa dificuldade em respirar pode ser considerada como ataque asmático. Sendo que este é um ataque ligeiro e que com algum descanso após esforço é possível estabilizar a respiração sem ser necessário a utilização de medicação.
Quanto maior a intensidade dos sintomas mais grave é o ataque, passando por tosse continuada ao inspirar até à completa impossibilidade de respirar e necessidade de assistência médica urgente.

A medicação é um bom instrumento para evitar crises graves de asma, visto que ajuda a diminuir a infecção e ajuda o sistema respiratório durante os períodos mais críticos, Inverno e Primavera (altura do pólen). Dito isto, a consulta de um médico é indispensável. Só ele poderá avaliar o seu estado e indicar o que deve fazer.

Com aproximar do verão e aumento das temperaturas o ar também se torna menos espesso e menos húmido o que aumenta a dificuldade na respiração o que pode acrescer a falta de ar após esforços.

O desporto até agora tem sido visto por mim como a melhor forma de atenuar os sintomas por aumentar a capacidade respiratória, no entanto, a medicação deverá ser sempre aplicada para diminuir o risco de agravamento dos mesmos quando se aumenta as cargas efectuadas durante os treinos.
 

Gaija

New Member
Segundo a minha pneumonologista, é asma de esforço. Também tenho e noto em passeios mais prolongados. O remédio segundo ela é uma bombada do meu ventilador SOS 30 min antes do exercício... Mas sinceramente, como fico meio tremeliques, até prefiro a asma de esforço... e depois a bombada.

Quanto ao bronco-vaxom... isso é uma vacina com uma miscellânea de bichinhos adormecido. Óptimo para prevenir constipações e quiçá bronquites.

Mas nisto do exercício não se deve brincar, e o que é bom para um não o é para outro. E no teu caso colemauro, concordo que vás ao médico... ou não andarás tu a querer recuperar à força e à bruta uma forma que já te abandonou há muito? Não se deve brincar com essas coisas.
 

colemauro

New Member
Boas,

Eu próprio referi que não me posso comparar a ninguém pois não há 2 pessoas iguais.. Realmente meu colega é um verdadeiro Ferrari, a nível de genética, potencial e capacidades reais, mas mesmo sabendo que minha forma não se equipara à dele, não deixei de ficar admirado com isto, pois sempre fiz as coisas em esforço, não sou de andar ali a moer, e nunca imaginei que andei este tempo todo, sempre no redline.. não percebo muito disso, mas acredito que não é bom para a saúde.

Também acredito que praticar desporto é o melhor remédio, e sei bem que se parar 1 mês de treinar, minha qualidade de vida começa a descer exponencialmente, pelo que terei que o fazer enquanto puder, coisa que não me custa, pois não sou de ficar parado.

A justificação que deste subesquema, sobre o ficar meio acelerado pós treino, tenho-te a dizer que é algo que me costuma dar longe a longe, no Inverno e à noite, quando muito frio. Depois de um esforço físico, não me lembro de.. mas seja como for acredito que tenha sido uma conjugação de factores, só quero é saber se não se passa mais nada de errado e sobretudo como amenizar isto ao máximo.

Da minha parte com calma, tentarei treinar ainda com mais afinco para tentar minimizar os efeitos da idade, da genética (a minha não é a melhor) e deste problema. Preciso é saber se posso continuar a praticar desporto como até agora, sempre a dar o máximo que tenho e com isso próximo do redline, ou se devo ir com mais calma, para não piorar as coisas no futuro.

Fiquei e estou preocupado, porque sinceramente não me pareceu que fosse só falta de andamento ou algo derivado da asma, ainda há pouco tempo numa volta com o pessoal (incluindo o Ferrari) em conjunto tive uma prestação bem melhor. Jamais estive ou estarei ao nível do Ferrari é certo, mas a prestação que tive foi equivalente a quem está a dar uma volta pela 1ª vez em meses, o que está longe de ser o caso. Além disso isto tirou-me confiança.

Abraço
 

JNR

New Member
Bom, também há dias e dias, desde cansaço, alimentação...

Concordo que a tua ida ao médico é um bom ponto de partida.
 

Pedro Lima

New Member
Eu tambem tenho asma tomo todos os dias o symbicort . tenho asma de esforço e os primeiros minutos nao consigo andar pois fico sem ar. tambem tenho rinite no espaço de um ano foi operado 2 vezes uma para tirar 2 nodulos na tiroide estavam grandes e ja apertavam a traqueia... No dia 21 deste mes foi operado ao septo nasal pois tinha um desvio enorme pra ja respiro muito melhor mas nao posso dizer que sinto diferenças de andamento . So andei uma unica vez...
A verdade e que foi fazer uma prova respiratoria numa bike dizeram que tinha uma capacidade respiratoria de 92% ... isto so pela boca pois nestas provas tem se o nariz tapado.
A verdade e esta numa prova isolada numa sala todo corrreu bem ca fora a historia e completamente diferente.
O melhor a fazer e ir a medico pra avaliar a situaçao que estamos. eu tambem ando sempre na casa dos 160/170 bpm.... em esforço a coisa vai bem ate o 185bpm... tenho 31 anos deveria ter um maximo de 175bpm...
 

colemauro

New Member
Fui ao médico da empresa, que certamente não é especialista na área, ele acha que poderá ser uma inflamação dos bronquios próprio da época do ano, e que com a medicação normal deve amenizar bastante.

Eu insisti e mandou-me fazer uma prova de esforço num tapete rolante e tirar um tx aos pulmões.

Nunca fiz uma prova de esforço, em que consiste?

Outra pergunta, meio que parva mas pronto o mês começou mal com o carro a dar uma despesa enorme pelo que:

1 - Alguém sabe quanto fica (€€) a prova de esforço e o rx??

Abraço
 

subeskema

New Member
Uma prova de esforço e rx pode ser pedido no médico de família só sendo necessário pagar uma taxa moderadora (que no nosso país são ridículas e daí as dívidas dos serviços de saúde). A prova de esforço ou electrocardiograma em esforço consiste num simples teste de rampa até cerca de 80% do bpm máx. que serve para determinar problemas do foro cardiológico. É um teste muito simples que apenas implica o caminhar num tapete rolante, em que a cada minuto é aumentada a velocidade e a inclinação.

Ainda no final do ano passado efectuei um electrocardiograma em esforço, ecografia ao coração e rx, não me lembro ao certo mas não foi nada de dispendioso (tudo pelo médico de família). São testes que devem ser efectuados para detectar problemas cardíacos (arritmias, etc.), malformações coronárias e problemas pulmonares. A meu ver essenciais para adultos que praticam desporto regularmente.

Se depois da prova de esforço quiseres fazer uma avaliação física e fisiológica podes fazê-la com os mais variados especialistas que existem na área do ciclismo em que avaliam a tua condição fisiológica, calculando os teus limites exactamente e assim durante os treinos podes saber até onde puxar para não teres problemas.
 

colemauro

New Member
Vou aproveitar a onda e fazer um exame de rotina a tudo.. acontece que não tenho médico de familia, vou ver para quando posso marcar, mas pelo que me contam só daqui a 3 meses.

Se este exame disser que está tudo ok (como espero), ficam eliminadas potenciais causas além da asma. Tens ideia do que possa potencialmente causar o que se passou?

Gostaria de ter certezas que é "só" da asma e não algo mais.

Estou aqui com as pernas todas rotas.. nem com os santiagos fico assim..

Ontem fiz aula de cycling sempre nos 65% e vou andar assim por 1 a 2 semanas a ver se isto ajuda.
 

subeskema

New Member
Há dias em que simplesmente são dias "não" e outros que são dias "sim". Em que corre tudo bem e outros que parece que nada ajuda.

Não sou médico nem especialista portanto não posso dizer o que se passou ou o que causou. A consulta de um médico com os exames indicados é que pode dizer se foi um dia "não" ou se existe outra causa.
 

Pedro Lima

New Member
Colemauro podes ir a uma clinica em famalicao. E uma clinica do desporto fica mesmo em frente ao McDonals .
Penso que poderas encontrar as respostas todas e la tambem tens como fazer os exames... os preços e que nao sei.
 

colemauro

New Member
Obrigado a todos pelas dicas.

Marquei ontem as consultas:

Hoje - Raio X
6ª Feira - Prova de esforço
29 Abr - Consulta em médico de clinica geral para fazer um check-up completo (já agora sabem o que inclui um check-up normal? Tensão, análise ao sangue.. e que mais??)

Outra coisa que me têm dito é que isto poderá ser fadiga muscular.. eu treino pelo menos 5 dias por semana, bem 8h por dia durmo (salvo raras excepções), e o que é certo é que optei por nas próximas 2 semanas, fazer apenas treinos de recuperação/manutenção.. Na 2ª fiz 45 min de cycling a 65%, ontem não treinei, mas o que é certo é que continuo com as pernas arrebentadas.. sinto-as mesmo cansadas e de pé sinto aquelas dores musculares tipicas de quando se faz esforço enorme..

3 xs por semana faço 1h de musculação seguido do cycling.. vamos ver se esta estratégia ajuda.
 
C

chaparra48

Guest
Boas
Um check-up consiste em análises tanto a sague como urina, raio X, ecografias. Eu também tenho asma e bronquite asmática.fez na quarta feira 2 semanas que tive de ir para o Hospital e ir directamente para os directos, em 21 anos de vida ainda só fui para o hospital 3 vezes com ataques de asma. Tenho tido vários mas nada que não se resolva mas naquele dia nada me resolveu. Tomo o ventilan para SOS (agora) Esse comprimido mágico que dizes que o médico te deu fez milagres, mas temos de saber as coisas. Porque neste ultimo ataque de asma deram me 4 tipo de bombas e mais drogas na veia, fez com que durante 4 dias andava cheia de tosse que me fazia vómito. Resultado a quantidade de broncodilatadores que me deram conseguia correr que nao me faltava o ar nem me cansada. Temos de tomar atenção também porque broncodilatadores fazem alteração de pulso, que com o passar dos anos passe a ser arritmia cardiaca que nos pode levar a morte. as coisas são boas por um lado mau por outro. E eu também não fumo nem bebo.
 

colemauro

New Member
Bem já tenho os resultados do raio X aos pulmões e da prova de esforço.

Raio X - Tudo Ok
Prova de esforço em tapete rolante: Interrupção da prova aos 14 min (fase 5) por fadiga muscular, sem dor torácica nem dispneia


Basal: freq. cardiaca 78 / min, tensão arterial 105 - 65 mmHg, Duplo Produto 8.190
Exercício: 187 / min (98%), tensão arterial 160 - 60 mmHg, Duplo Produto 29.920

EGG de exercicio:
Sem alterações de ritmo
Sem alterações da repolarização ventricular

Recuperação: normal

Conclusões:
Prova de esforço sem alterações sugestivas de isquemia miocárdica
Resposta cronotrópica normal
Resposta tensional normal
Capacidade funcional normal

Segundo este teste está tudo ok, confirmando-se a teoria fadiga muscular. Estou no entanto com algumas duvidas

1 - O teste parou aos 14 min, pelo que suponho que parou por eu ter atingido quase 100% de 190 rpm. Tinham-me falado que o teste dura 30 min, se durou nem metade, então é porque atingi facilmente meu limite máximo correcto? O que me parece muito mau, mas vem ao encontro do que senti na montanha.
2 - Como é que eles sabem que é fadiga muscular? Fiquei admirado
3 - Como resolver isto claro da fadiga muscular e voltar ao normal?

Tenho treinado muito menos, a ver se isto melhor, e gostaria de em Maio voltar a treinar mais, embora sempre menos que até agora.
Não deixa de ser meio que triste para mim, pois vejo gente às vezes muito mais velha a treinar o mesmo ou mais e a não ter estes problemas, mas pronto não podemos comparar a ninguém.

Ora não sei se a fadiga é excesso de treino apenas, ou também má forma cardiovascular. Se começar a correr vou ter dificuldades mas se treinar muito vou melhorar, ou seja, vou conseguir correr mais rápido e por mais tempo, só não sei se isto tem influência no ritmo cardiaco.
Se correr a 10 km/h a 160 rpm, se treinar continuamente é de esperar ao fim de um tempo correr à mesma velocidade mas com rpm mais baixo??

Abraço
 

JNR

New Member
treinar muito nem sempre é treinar bem.

depois desta pérola, nem lapalisse te diria melhor, também te posso dizer que uma coisa são as voltitas com os colegas outra coisa são treinos especificos (mais 1 de lapalisse) por isso, se conheceres alguem ou mesmo em revista da especialidade ou mesmo aqui, alguem que te possa dar umas luzes de maneira a estruturas melhor o treino, de modo a poderes paraticar o teu desporto favorito quando quiseres e melhores a tua performance.

Olha, porque não falaas com o teu amigo "ferrari"? ele não nasceu assim...
 

colemauro

New Member
Sim sem duvida, treino em excesso não é bom.

Mas não acho que tenha exagerado, geralmente fazia treino de musculação a rondar os 30/60 min (dependia do dia) 4 x por semana + cycling 2/3 vezes por semana.

O que acontecia era que 2 dos treinos de musculação eram seguidos de aula de cycling, pelo que não sei mesmo se isto é considerado over training.

De qualquer modo revi meu esquema de treino na musculação e vou fazer micro ciclos, com diferentes cargas e repetições e sobretudo reduzir no número de exercicios por treino.

Algo que por mais que tente não consigo fazer é dormir 8h ou mais por dia, é muito raro.

Quanto ao Ferrari, trata-se de alguém que treina ainda mais que eu, tem é um potencial genêtico muito mais propicio, ainda este fim de semana fez a maratoda de esposende de 70 Km (se foi como ano passado, na realidade foram mais de 80 km seguramente) em menos de 5h, o que considero ser um bom tempo.

Seja como for espero que este reformulação do meu treino ajude.. para já notei que já perdi alguma massa muscular (reduzi drasticamente as cargas nos treinos de musculação) e assim vou continuar até ao fim do mês, até porque ainda tenho que ir ao médico mostrar o resultado das análises, certamente vai-me receitar medicação para a asma, falta saber o que pode ser feito para melhorar minha condição cardio-vascular.

O que se passou não é aceitável para mim, não pode ser tão fácil atingir o limite, pelo que se houver algo que eu possa fazer que ajude, eu farei.

Abraço
 
Top