Posicionamento (primário) na via

easy

New Member
Muitos bttistas quando saem dos trilhos e vão para as ruas, optam por circular o mais encostados à direita, juntinho à berma ou passeio. (ie, numa posição secundária como na imagem seguinte)



Este tipo de posicionamento é muito perigoso e conduz a muitos acidentes. Sei que poderá não ser intuitivo mas temos todos a ganhar em adotar uma posição primária e assertiva na via. Percam por favor algum tempo a ver os seguintes conteúdos.

Site norte americano com animação em flash que pretende demonstrar diferenças entre posicionamento primário vs posicionamento secundário:
http://cyclingsavvy.org/hows-my-driving/

Video que demonstra alguns dos acidentes mais comuns entre bicicletas e automóveis e como os evitar
[video=vimeo;74851821]http://vimeo.com/74851821[/video]

Fonte: http://www.biclanoporto.org/?p=2531
 

easy

New Member
Campanha Brasileira Compartilhe a Rua (Detran ES)
[video=youtube;laFLmDaODFM]https://www.youtube.com/watch?v=laFLmDaODFM[/video]
 

easy

New Member
Video a demonstrar diferença de comportamento dos condutores de automóveis na ultrapassagem de ciclistas quanto estes tomam uma posição primária (lane control) e quando tomam uma posição secundária (right tire track)
[video=vimeo;17300276]http://vimeo.com/17300276[/video]
 

Joseelias

Well-Known Member
Muito obrigado pelos vídeos.

A minha saída de ontem teve de tudo isso! Inclusive ter um carro a curvar à minha frente para a direita para uma estrada logo a seguir à saída de uma rotunda quando circulava ao meu lado! Por sorte consegui imitar a curva do carro indo paralelo a ele com um distância de centímetros em curva! Não fora a minha roda de trás ter derrapado um pouco com a travagem na curva de +90º, que me permitiu apertar a mesma, e tinha batido no carro sem dúvida alguma.

O condutor não deu sequer sinal de me ter visto pois em momento algum fez algo de diferente de que se estivesse sozinho.

Relativamente a ter uma posição mais central na via posso contar isto. Há umas semanas atrás eu, a minha mulher, e um pai com a sua filha de +-12 anos vivemos uma situação perigosissima por não ocuparmos o centro da faixa. Eu e a minha mulher vínhamos a descer a estrada da Fonte da Telha de quem vem da base da NATO perto da entrada da Apostiça ao mesmo tempo que um pai com a sua filha vinham a subir, todos juntos às bermas da estrada do seu sentido. Quem conhece a estrada sabe que mesmo para dois veículos ligeiros que se cruzem esta é quase ao limite e a única vantagem que tem é que a circulação de carros é que é quase nula.

Ora, para além de nós 4 ciclistas vinha uma carrinha de transporte de pessoal militar (uma IVECO enorme) a subir em direcção à base. Qual não foi o meu espanto que o militar que a conduzia não só não abrandou como decidiu ultrapassar exactamente no momento em que nós a descer nos cruzamos com o pai e a filha a subir! Isto é, o autocarro passou entre nós com o traço continuo pelo meio do veículo a centímetros de todos e a uma velocidade razoável! Quando me apercebi que ele ia mesmo fazer aquilo, e depois de me encostar o máximo à berma, ainda lhe levantei a mão em protesto mesmo de frente para ele mas a manobra já estava a ser feita. Ele viu, agora será que ficou consciente do acto? Abrandava por 3 segundos, não mais, e nada disso se passava.

Se tivéssemos ido no centro da via concerteza que ele se iria perguntar duas vezes se ultrapassaria e (possivelmente, quem sabe!) com mais segurança. Mas não ponho as mãos no fogo...
 
A

Aliraza173

Guest
a meu ver é quase isso, tem em atenção que a luz atrás é para seres visto e a da frente além de também ser para seres visto é também para tu veres por isso não confio muito só nos leds de presença... outra coisa também é a vestimenta convém ter reflectores
 
Não sei se já foi aqui mencionado, mas existe outro problema quando circulamos junto à berma. Muitos automobilistas que vêm no sentido contrário acham que por ir-mos na berma podem fazer uma ultrapassagem passando para a nossa faixa de rodagem. O problema é que fazem isto sem nos avisar (por exemplo, com um sinal sonoro) passando muitas vezes a menos de 1.5m de nós (o que é prática comum, verdade seja dita :(). Se, por acaso, nos temos de desviar da berma para o meio da faixa sem nos apercebermos que vem um automóvel no sentido contrário, é o fim....
 
Top