Porto - Santiago de Compostela

pukas

New Member
Boas,

De 19 a 21 de Agosto, vou fazer esta pedalada "espiritual" com +1 ou 2 amigos.

Estamos a pensar ficar a dormir em Ponte de Lima e Redondela.

Alguém tem alguma sugestão de locais onde ficar? É muito arriscado não marcar Albergaria/Hotel e ficar nos albergues dos peregrinos nesta altura do ano?

Agradeço também outras sugestões e comentários de quem já tenha ido!

Obrigado
 

root

New Member
Vou estar atento a este tópico visto ir fazer a mesma pedalada dia 4 5 6 de Outubro.

Desejo que o vosso passeio corra pelo melhor.

cpts

root
 

tlages

Member
pukas said:
Estamos a pensar ficar a dormir em Ponte de Lima e Redondela.

Foram exactamente essas belas localidades onde eu fiquei.

Em Ponte de Lima fiquei na Pousada da Juventude que tem excelentes condições! Aqui não facilitei, marquei com antecedência.
Em Redondela o albergue funciona no edifício da "junta de freguesia" que também é a bilbioteca, etc .... Não marquei, mas também fui em Abril e só estavamos 5 peregrinos no albergue. Convem chegar antes das 20:00 (hora espanhola), pois a funcionaria sai a essa hora e quem não está .......

Um conselho: Saiam bem cedo de Ponte de Lima, pois até Valença os Kms vão render menos que numa volta normal. Se acontece algum imprevisto podem chegar tarde a Redondela e ficar na rua como quaaase nos ia acontecendo. A nossa sorte foi passar ali a senhora que faz a limpeza ao edifício e nos viu à porta a fazer contas à vida. :roll:

Não se esqueçam que nos albergues só pernoita quem tiver a credencial de peregrino.

Algumas fotos e um breve relato de quando fiz o Caminho Português de Santiago de Compostela aqui: http://tiagussbtt.blogspot.com/2007/04/caminho-portugues-de-santiago-de.html

Boas pedaladas
Tiago Lages
 

jol8485

New Member
Vou com o pukas :wink:

Não vamos optar pelos albergues. Estou a pesquisar para encontrar quatros/pensões/hoteis para fazermos as reservas para a semana. Se tiverem sugestões agradecemos.
Para a segunda etapa vamos fazer Ponter de Lima - Pontevedra de forma a distribuir melhor o kms pelas 3 etapas. Como vamos sair às 7h penso que não teremos problemas :s
 

Bravellir

New Member
jol8485 said:
Vou com o pukas :wink:

Não vamos optar pelos albergues. Estou a pesquisar para encontrar quatros/pensões/hoteis para fazermos as reservas para a semana. Se tiverem sugestões agradecemos.
Para a segunda etapa vamos fazer Ponter de Lima - Pontevedra de forma a distribuir melhor o kms pelas 3 etapas. Como vamos sair às 7h penso que não teremos problemas :s

Informa-te bem.. Nunca fiz o caminho, mas segundo me contaram, os 1ºs quilómetros logo após ponte de lima são os mais lentos.
 

tlages

Member
Era o que eu ia dizer! :roll:
Nesse 2º dia, até São Bento da Porta Aberta à partes que só mesmo à mão .......... mesmo depois entre Redondela e Pontevedra (a seguir a Pontesampaio) têm outro bocado que se faz à mão. Logo ...... fiquem por Redondela ou arranjem uma janela de tempo melhor para o 2º dia ou levem luzes. :mrgreen:
 

jol8485

New Member
Se acham que das 7H até às 20H não chega :shock: :roll: :shock: teremos que reconsiderar. De qualquer maneira se as coisas correm mal podemos sempre ficar em Redondela, o pior é a reserva do quarto.
 

oguh

Member
Da vez que fiz o percurso fiz Ponte Lima-Pontevedra
Hotel Avenida ( fica perto da estação de comboios ) E tem uma vantagem pois o dono do hotel é amante do Btt.
Quando fui nessa aventura e noutras nunca reservei, levo sim contactos de varios hoteis nos possiveis locais de pernoita, conforme correr o dia assim ligamos ao hotel mais perto quando decidirmos parar.

Abraço e boa sorte

Em outubro lá irei tambem a Santiago.
 

kony

New Member
Viva,

Já fiz este passeio no inicio de maio deste ano.

É uma aventura fora-de-serie.

Parti de vila do conde e pernoitei em tui e pontevedra, mas em hotéis.

Também confirmo que a parte a seguir a Ponte de Lima é a mais lenta e... penosa!

Mas vale bem a pena.

Bom passeio
 

ICC

New Member
Eu e mais 8 BTTistas vamos partir na próxima quinta feira do Porto, vamos dormir em Ponte de Lima numa residencial e depois esperamos dormir em albergues em Espanha.
 

jol8485

New Member
Já está muito complicado de conseguir reservas :evil:
Quartos para 3 pessoas já não era possível nestes hotéis em Espanha. Como já não havia muitas hipóteses para Pontevedra decidimos ir mesmo só os dois que já estavam 100% confirmados.
Mas lá conseguimos :D

Ponte de Lima: http://www.hotelimperiodominho.pt/
Pontevedra: http://www.vedrahotel.es/
Santiago de Compostela: http://www.miradordebelvis.com/index.en.htm

Agora só espero que não venham por aí umas ondas de calor nestes dias :roll:
 

jol8485

New Member
Em relação à viagem de regresso por comboio será:
Santiago de Compostela - Vigo pela Renfe
Vigo - Porto pela CP

Tem que se pagar "bilhete" para as bicicletas?
 

tlages

Member
Se saires de madrugada de Santiago de Compostela (6:00), não apanhes o comboio para Vigo! Pois qd chega o comboio a Vigo já saiu o comboio da CP com destino ao Porto.

Apanhas o comboio em Santiago de Compostela para Redondela e passados 5 minutos passa o comboio que vem de Vigo para o Porto.

Em relação às biclas, não pagam na RENFE desde que viajes no regional. No Internacional da CP que liga Vigo ao Porto tb não pagam!
 

jol8485

New Member
Obrigado pelo esclarecimento.
Vamos sair de Santiago de Compostela no comboio das 16h30 para apanhar o da CP, em Vigo, que sai às 19h32.
Ficamos com mais de uma hora para fazer o transbordo o que vai permitir dar uma voltinha em Vigo :wink:
 

jol8485

New Member
Tenho um track GPS de 2004 que encontrei na NET mas após análise mais aprofundada no Google Earth parece-me que o track não está a 100%, havendo uma ou outra zona (nada de grave é certo) em o que o track não está muito correcto (não segue um caminho, tendo uma linha a direito).
Se alguém tiver um track mais recente que queira partilhar, agradeço. Darei o meu eMail por PM.
 

jol8485

New Member
Então vamos lá fazer um comentário a esta aventura.

:arrow: O 1º dia (Porto - Ponte de Lima, 90 Kms) é muito acessível com muita estrada e basicamente "rolante" (apesar de não o parecer na altimetria :wink:). É só para aquecer :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: para os próximos dias :shock:
Logo à partida encontrámos um casal que também ia fazer o percurso de bicicleta :), como o pukas ainda queria tomar um cafézinho eles foram andando e juntámo-nos mais à frente. Parámos num café em Pedra Furada onde nos foi dito que o carimbo de Rates é dos mais bonitos (não se será só até ali ou de todo o percurso :roll:). Por acaso nem tentámos carimbar em Rates, só me lembro que estava a realizar-se missa na igreja onde paramos para tirar umas fotos, pelo não devia dar para carimbar de qualquer maneira.

:arrow: O 2º dia (Ponte de Lima - Pontevedra, 90 Kms) é muito duro para contrastar com o primeiro dia. Demorámos cerca de 11h30m e uma média de ~8km/h com paragem incluidas, o que significa que não é preciso um andamento vivo para completar a etapa. Um conselho saiam o mais cedo possível, nós atrasamo-nos e só arrancamos às 8h40 :evil:, 7h/7h30 seria o ideal :oops:
Mais uma vez os companheiros de viagem foram andando e reagrupámos depois da descida da Labruja. Por falar na Labruja :twisted: :twisted: :twisted: , esta subida é feita à mão, não há hipótese, e a rogar pragas a todo o peso extra que esteja na bike :mrgreen:
Chegámos a Tui mesmo na hora de abertura da Catedral 8) onde aproveitámos para carimbar a credencial.
Foi neste dia que ocorreram os dois furos do passeio, aos nossos companheiros. O primeiro foi de manhã ainda não tínhamos reagrupado e o segundo foi em Porrino. Nós como íamos dormir em hotel e eles estavam a equacionar talvez dormir em Redondela , fomos andando. Quando eles chegaram a Redondela a meio da tarde já o albergue estava cheio :shock: e tiveram que ir por estrada até Pontevedra para tentar garantir dormida :roll: (depois nem poderam jantar como deve ser porque o albergue fecha as portas, às 21h acho eu)
Conseguimos chegar de dia mas quase no limite às 21h15 já na hora espanhola (+1h).

:arrow: O 3º dia (Pontevedra - Santiago de Compostela, 70 Kms) já foi feito com descontracção até porque o cansaço acumulado já se fazia sentir. Neste dia fomos brindados com uns belos trilhos a descer :D :D :D
Como a previsão do tempo era muito boa nem levamos impermeáveis e a meio da manhã começou a chuviscar. Como passámos numa loja desportiva em Caldas de Reis eu e o pukas aproveitámos para comprar uns baratos (12.50€) e não é que quando saímos da loja estava sol :shock: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: "De partir o coco a rir" :D Os impermeáveis não chegaram a ser precisos.
À chegada, depois das fotos, fomos à Oficina tratar da Compostela (eu fiquei com um papel menos bonito porque assumi que os meus motivos não eram religiosos).

:arrow: O regresso por comboio. O comboio saía às 16h30. Como éramos só quatros não tivemos problemas com as bicicletas, mas se fossemos mais acho que não seria tão fácil (nem imagino como será na época alta :shock:). No comboio da Renfe guardam-se as bikes numa "salinha" (meia sala porque está ocupada com um armário) no fim do comboio, mas tem que se deixar passagem para a sala do maquinista. Com um bocadinho de ginástica ficou tudo arrumadinho. Chegou a Vigo pelas 18h20 e como o próximo só saía às 19h32 para o Porto, lanchámos na estação. O comboio da CP já tinha uns ganchos para pendurar as bikes (mesmo à conta para 4 bikes). Quando veio o "pica" foi-nos dito que estávamos na 1ª classe e tínhamos bilhetes de 2ª :oops:, lá fomos para a próxima carruagem (a diferença é o encosto de cabeça das cadeiras). Pelo mau cheiro que se fazia sentir nesta carruagem :aiui: rapidamente decidimos voltar para a 1ª classe, pelo qual tivemos que pagar mais 4.10€ por pessoa. Antes de chegar ainda tivemos que mudar de comboio (não sei porquê), mas como era dia de semana não tivemos o problema da ponte de Viana do Castelo (passamos lá muito devagarinho :wink:). Finalmente chegámos ao Porto pelas 22h.

Em relação às despesas, eu e o pukas gastámos pouco mais de 300€, cada um, no total, mas dormimos em 4 hotéis e fomos sempre jantar a bons restaurantes. Também só bebemos água engarrafada apesar de termos passado por muitas fontes. Ficámos a saber que os peregrinos podem ficar na Pousada da Juventude em Ponte de Lima mesmo já não sendo "jovens" e é por reserva (como nos hotéis e ao contrário dos albergues), é quase um hotel mas bem mais barato :wink:.

Uma nota para a sinalização. De facto não há problema, nas cidades quando não se vê as setas basta perguntar. Quando se entra em Espanha nota-se o aparecimento dos azulejos mas nos centros urbanos à zonas em que não vimos setas :shock:, por isso aconselho a levarem o GPS se possível. As setas estão pensadas para os caminhantes, houve uma ou outra ocasião em que íamos lançados numa descida de alcatrão e quase não reparávamos nas setas :shock:

Tivemos muita sorte com o tempo. À partida estávamos mais preocupados com o vento mas nem isso foi problema. As temperaturas eram as ideais (20 e pouco graus). Apanhámos só algumas nuvens mais cinzentas mas não chegou a chover a sério.

Acho que é um passeio que se deve fazer pelo menos uma vez :yeah: :clap: :#1:
Para mim não faz sentido fazê-lo todos os anos, mas é de repetir com certeza.
 

pukas

New Member
jol8485 said:
Então vamos lá fazer um comentário a esta aventura.

:arrow: O 1º dia (Porto - Ponte de Lima, 90 Kms) é muito acessível com muita estrada e basicamente "rolante" (apesar de não o parecer na altimetria :wink:). É só para aquecer :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: para os próximos dias :shock:
Logo à partida encontrámos um casal que também ia fazer o percurso de bicicleta :), como o pukas ainda queria tomar um cafézinho eles foram andando e juntámo-nos mais à frente. Parámos num café em Pedra Furada onde nos foi dito que o carimbo de Rates é dos mais bonitos (não se será só até ali ou de todo o percurso :roll:). Por acaso nem tentámos carimbar em Rates, só me lembro que estava a realizar-se missa na igreja onde paramos para tirar umas fotos, pelo não devia dar para carimbar de qualquer maneira.

blá......blá.....blá....


Tivemos muita sorte com o tempo. À partida estávamos mais preocupados com o vento mas nem isso foi problema. As temperaturas eram as ideais (20 e pouco graus). Apanhámos só algumas nuvens mais cinzentas mas não chegou a chover a sério.

Acho que é um passeio que se deve fazer pelo menos uma vez :yeah: :clap: :#1:
Para mim não faz sentido fazê-lo todos os anos, mas é de repetir com certeza.

Na verdade foi um espectáculo!
 
Top