Porto - Santiago de Compostela

umbigo

New Member
O nosso grupo vai no dia 10,11 e 12. Era para ser 9, 10 e 11, mas por causa do trabalho não foi possivel e tivemos de atrasar um dia. Tu quando vais?
 

depinho

New Member
Caro umbigo (o teu:p)
Li o tópico que iniciaste e cada um de nós vai dando uma dica. Como sou de cá de cima como tu, utilizo os caminhos de santiago, não só para passeio, treinos e logicamente par dar sempre um saltinho a Santiago, pelo que conheço bem esta rota.
Como fazes intenção de ficar em Ponte de Lima na pousada de juventude, não necessitas de saco cama, uma vez que a pousada além do pequeno almoço, disponibiliza roupa da cama. Por acaso não sei o nº do telefone, mas se não encontrares, depois do dia 27 arranjo-te porque vou lá ficar nesse fim de semana, para puderes marcar lugar, que ao contrário dos albergues a pousada aceita marcações mesmo de grupos.
Em Pontevedra fazes também intenção de ficar em hotel. Costumo ficar no hotel (3*) Virgem del Camiño, que fica na rota dentro da cidade, um quarto duplo com pequeno almoço não é muito dispendioso (20€ /por pessoa +-) e ficas sempre com a possibilidade de bateres a calçada :cheers: da noite de Pontevedra, que caso optes por albergue ( 8 €) depois das 10 a porta é fechada doh. Mas há muitos mais, desde hostais e hoteis, ficando com a grande vantagem de dispensar o saco cama, que no mínimo é um kl, fora o volume, além dos chinelos que também deixas de necessitar.

Quanto a água, comida e afins, não passas por nenhum deserto. o que costumas levar ao domingo de manhã é o mesmo que deves levar, incluindo os habituais acessórios de emergência que se usa.
O resto, é apenas se quiseres, uma muda de roupa para pedalares,(nem isso levo, passo por água e seca durante a noite) e roupa para os copos à noite, dentro do normal, e em atenção ao tempo da época, se está de chuva, frio ou não, 1 pacote de lenços de papel que serve para tudo :p, e o meu amigo cartão multibanco e não esquecer do BI.
Quanto a mochilas ou alforges, tudo depende do que tens, e o que podes adaptar à tua bike.
Só utilizo alforges para mais dos 3 dias de Santiago. Nunca levo mais de 2/3 kg. Quando levo mais é para ir de férias :yeah:
 
Last edited:

umbigo

New Member
Obrigado depinho. A estadia já está toda tratada :). O hotel não sei qual é, mas é 20 euros, tal como referiste. Então ja não preciso de saco cama, nem toalha das grandes, apenas uma pekena, para o banho em santiago, os chinelos convém levar na mesma. Eu penso que para mim, e como o peso não vais ser muito, vou optar pela mochila. Obrigado pelo post.
 

nirvugo

New Member
Boas Umbigo,

O caminho portugues de Santiago é muito divertido de se fazer, já o fiz várias vezes, umas vezes com alforges outras com atrelado mas nunca com mochila. As mochilas dão-nos cabo das costas. Como ja foi dito aqui, a parte mais complicada é mesmo a subida depois de Labruja, no entanto há uma outra em Espanha depois de Ponte Sampaio (acho que é assim que se chama) que é um trilho em calçada romana que sobe perto de 1km. Há um segredo que o meu grupo costuma utilizar para "acatar" a subida de Labruja, na tasquinha que existe em Labruja frente a uma capela mesmo ao lado da estrada nacional que se acaba de passar, há um verde tinto em garrafa cheia de teias de aranha que é melhor do que a poção dos Gauleses!!! :D Uma tijelinha dessa poção e vais ver que tens outro ânimo para a subida. Logo após essa tasquinha tens a fonte das três bicas co´m água fresca para abastecer.
Um último reparo, um colega meu já fez a ligação Porto-Santiago numa "tirada" só sem apoio e diz que são só 256km!! (cá pra nós, há cada um!!!) he he he

Abraço e Bom Caminho!
 
T

tusky@BTT

Guest
Boas!

No ano passado, mais concretamente 20, 21 e 22 de Maio, fiz pela primeira vez "O Camiño".. Levei alforges porque era mais prático e também pra carregar 15KG (!!!!!!!!) uma mochila n dava grande jeito.. ;) Como era a primeira vez, fomos mesmo à aventura! Queriamos muito fazer o Caminho, queriamos muito lá chegar, mas a nossa maior razão era a aventura!!
Bem....o meu relato é este e vou referir-me praticamente ao trajecto: Levamos peso a mais mas nao nos incomodou... Se me perguntarem se hoje faria de maneira diferente? Faria, claro! Afinal se podesse retirar uns quilinhos também nao era mau!.. ;) Não tivemos carro de apoio, e muito sinceramente não é preciso! Podem n acreditar, mas fomos todos com biclas a pesarem os 14,5KG, alforges com praticamente outro tanto e fizemos os caminhos em 2 dias!!! O monte da labruja, nao me assustou! Ouvia falar terrivelmente daquele monte e muito sinceramente a parte pior, e que nos obrigou a desmontar, foi aquela subida íngreme com os seus 25/30metros e uns 55º de inclinação e o trilho que tinha a seguir cheio de pedras e com uma extensão de 1Km mais ou menos... Fora isso o monte faz-se bem. A primeira noite foi pernoitada em Porriño, no albergue de Porirño, e até aqui tudo bem!.. Pensavamos que o pior tava ultrapassdo, mas não...o pior tava pra vir! De Porriño a Ponte Valbóm (15kms depois de Pontevedra) é qualquer coisa de duro, muito duro mesmo!! São cerca de 50Kms com várias subidas chatas tanto em urbano, tanto como extra urbano. Quando paramos para almoçar nem queriamos acreditar na média que fizemos... Numa manhã a media caiu drasticamente em relação ao dia todo anterior.. Acho que a maior dificuldade do Caminho é neste trajecto. Depois do almoço e com as energias restabelecidas foi sempre a dar-lhe porque dps o trajecto até (quase a) Santiago era plano.. Disse QUASE porque os ultimos 5/6 Kms até à Catedral apareceram umas subidinhas, pra dificultar mais as coisas.. ;) Eu não tava a contar e nem o resto do grupo contava ainda com dificuldades quando estavamos prestes a chegar ao destino que tanto ansiavamos.. N tavamos mesmo à espera, porque depois do almoço tinhamos feito cerca de 45kms rolantes e acessiveis..


Conclusão do meu relato: O peso (para mim) não dificulta, mas se poder poupar umas gramas.....ajuda! Fiz o caminho em 2 dias e n me queixei do peso. O mais importante é desfrutar da paisagem e acima de tudo levar "O Camiño" como uma grande aventura!! Acho que foi por isso que nem dei conta do peso que levava. :) :)
Quanto às questoes de material, vestuario e afins não vale a pena dizer nada porque já há aqui posts suficientes que te ajudarão a organizar e prevenir a tua aventura! Uma ideia só: se fores c um grupo dividam "tarefas" para toda gente, isto é, um leva papel higiénico, outro leva saco de primeiros socorros, outro leva lubrificante, outro leva uma bomba de preferencia para os dois tipos de valvula, outro leva desmontas, outro leva chaves multifunções, etc etc.. Camaras de ar e elos de corrente como é obvio, cada um tem que levar pra si..
Outra coisa: se dicidires levar alforges, tem muito cuidado com lombas, regos e caminhos muito irregulares...uma pancada seca é o suficiente pra partires um parafuso do alforge.. Falo por experiencia própria! ;)

Espero que tenha ajudado!


P.S.: Leva o Caminho como uma aventura e diverte-te com isso! ;) ;)
 

umbigo

New Member
É essa a intenção, divertirmo-nos com o Caminho. Disfrutarmos da aventura. E claro está que ajudas-te. Obrigado pelo relato. Boas pedaladas.
 

Navy

New Member
Santiago de Compostela

Eu não aconselhava fazer o passeio este ano de 2010 porque é ano de Xacobeo. A ordem de prioridade nos albergues dos peregrinos só aparecemos em quarta prioridade até os peregrinos a cavalo têm prioridade sobre nós. Eu fiz o ano passado em Dezembro e foram quatro dias a apanhar chuva e frio com fartura. Fui com carro de apoio mas no final valeu bem a pena.
 

umbigo

New Member
Como já referi atrás, estamos cientes disso, por isso já reservamos pousada e hotel :). Mas obrigado na mesma pela lembrança ;).
 

Spoonman

New Member
Também tens outra opção açé dos alforges ou da mochila. Podes comprar uma extrawheel que tem 2 sacos de 60 litros cada, impermeáveis e partilhar a mesma com um colega de maneira a dividir o esforço. Eu mandei vir uma através do site deles e em 4 dias chegou a minha casa. Já a testei e é muito fixe, tem um sistema muito simples de montagem e na minha opinião muito eficaz. É o que eu vou levar para Santiago, só ai é que vou fazer o derradeio teste mas estou confiante :) Espero ter ajudado.
 

umbigo

New Member
Sim, também já tinhamos pensado nisso, mas os custos são mais elevados, e como o grupo é de cerca de 15/20 pessoas, é sempre complicado, porque uns querem outros não, aquela discordância habitual :).
 

PeDaIs

New Member
Boas. Eu fui lá há dois anos com mais quatro colegas meus.
A nossa dúvida também andou à volta disso: mochila ou alforges...
O acaso levou-me a encontrar uma solução muito interessante.
Fomos em autonomia total. Levamos o minimo de coisas possível, pelo que a decisão pendeu para levarmos a mochila e um suporte apertado no espigão de selim onde colocámos o saco cama, esteira e chinelos.
1111lw.jpg

No entanto, ao fim da manhã do primeiro dia, a mochila começou a causar bastante incómodo, pelo que no fim de três horas de viagem e, como tinha levado dois elásticos potentes e que se tornaram muito úteis, numa solução à MacGyver, experimentei amarrar a mochila ao suporte.
Espectáculo. Aconselho. Foi um alivio para as costas e quase não dei por ela na bicicleta.
1163k.jpg


Seja qual for a vossa escolha desejo que tudo vos corra bem e que disfrutem do Caminho.

Nós vamos outra vez em Agosto deste ano e a solução vai ser a mesma :D

Abraço e boas pedaladas.
 

umbigo

New Member
Bem pela primeira vez, encontrei alguém que, começou com mochila as costas e, acabou com uma espécie de alforge. Mas foi apenas por comodidade, ou porque começou a doer as costas? É que já estou mesmo inclinado para a mochila :s, e como vamos sem apoio, se me arrependo a meio, não posso passar para alforges. Nós não temos de levar saco cama nem esteira... já temos onde pernoitar. Mas obrigado pelas dicas.
 
Caro Confrade Umbigo

Costumas a consultar a internet !!!!!!!!

Se sim, faz copy, past de

Cartão Europeu de Seguro de Doença

Até já ;););)

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 
Top