Porto - Santiago de Compostela (7 a 10 de Março de 2011)

apinho

New Member
Boa tarde,

Caros camaradas nfh e jmdcfigueiredo, grato pelas dicas fornecidas, no que diz respeito ao livro muito bom . . . só vos digo nunca mais chega o dia. Até lá vamos aquecendo as perninhas;).
Votos de muitas e boas pedaladas.
apinho
 

jmdcfigueiredo

New Member
Bons treinos apinho, mas quando tiveres oportunidade de fazer o Caminho não o encares como uma corrida, aproveita antes para gozares o mesmo...

Ah, e já foi falado noutro tópico mas aproveito para reiterar, quando passares por peregrinos a pé abranda e tenta não os assustares!!!!

Um abraço e se precisares de alguma coisa dispõem
 

nfh

Member
Bem, mas que espectáculo de livro nfh!

Muito obrigado pela partilha, e já agora se não te importas vou deixar um link directo para a malta que o queira sacar directamente em pdf sem ter que andar com registos.

[...]

Por mim não há problema nenhum, não sou o autor do livro :). De qualquer modo o livro pode ser descarregado em PDF no sítio original, é só uma questão de fazerem o registo (que é gratuito).
 

jmdcfigueiredo

New Member
Podendo saltar o registo e fazendo o download directo parece-me mais prático, mas isso sou eu!
Quem preferir pode seguir o teu link.

Um abraço
 

curdius

New Member
Amigos,

Eu tb fiz a travessia desde o Porto a Santiago mas fiz pelo caminho da costa, que em São Pedro de Rates deriva para Esposende, depois segue por viana até caminho, vila nova de cerveira juntando ao caminho central em valença. Poupou-me a labruja, mas apanhei dezenas de subidas e calçadas romanas, porque embora se chama da costa, foi sempre a subir e descer calçadas romanas no meios dos montes.
Eu fiz em 3 dias porque não tínhamos mais dias de ferias, mas ainda bem. O sofrimento do corpo e as privações que passas só fazem a chegada à Praça do Obradoiro ser mais espectacular. Eu cheguei já ao final do dia e com mais de 100km nas pernas.
O resumo da minha viagem está no meu blog abaixo:
http://estemeucaminho.blogspot.com/2011/05/dia-1-porto-viana-do-castelo-92km.html
http://estemeucaminho.blogspot.com/2011/05/dia-2-viana-do-castelo-porrino-81km.html
http://estemeucaminho.blogspot.com/2011/05/dia-3-porrino-santiago-de-compostela.html

Abraço!
 

jmdcfigueiredo

New Member
Olá Camilo e obrigado pela sua mensagem!

Mais do que partilhar a minha história espero que este tópico possa ajudar os indecisos em realizarem este Caminho o que recomendo vivamente!

Um abraço
 

obelix

Member
Bom dia.
Agradeço toda a informação que colocou neste post.
Vou fazer o caminho Porto-Santiago, junto com alguns amigos entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro (4 dias).
Gostaria só de questioná-lo como fizeram em relação às refeições. Sempre em restaurantes ? (não ficará um pouco caro?), ou foram alternando? Nos albergues onde ficaram tinham pequeno almoço (a pagar é claro)?
 

Fura-Bastos

New Member
Olá, nos dias 1- 2 - 3 de Outubro fiz o caminho Porto Santiago com dormidas em Ponte Lima - Redondela e - Santiago
pequeno almoço em cafés almoço coisa pouca tipo uma sopa uma sandes e duas Jolas jantar de faca e garfo penso que é o ideal
ao longo do caminha vais metendo mais alguma coisa

atenção que os albergues fecham as portas às 22:00 horas

Bom camino,
Fura-Bastos
 

jmdcfigueiredo

New Member
Olá obelix!

Desculpa o atraso na resposta mas não tive oportunidade entretanto.
Recomendo-te que quanto aos almoços comprem qualquer coisa no dia anterior e quanto ao jantar jantem em restaurantes ou se chegarem ao albergue com tempo vão ao supermercado e façam qualquer coisa de jantar no albergue (solução sem duvida mais economica!).

Quanto ao pequeno almoço comprem também qualquer coisa na véspera. Eu levei um fervedor e fazia chá de manhã e comia umas bolachas ou uma barrita de cereais.

Deixo-te só mais um conselho, não abusem da logística que eu ainda aqui tenho barras energéticas de quando fiz o caminho que comprei em excesso. Evitem de ir carregados com tudo e mais alguma coisa e levem só o mínimo e indispensável que ao longo do caminho têm muitos sítios para se abastecer.

Um abraço e bom caminho!
 

obelix

Member
Sem querer abusar da tua boa vontade, vi que paraste ao 3º dia em Caldas de Reyes.
Pernoitaram num albergue?
Nas listas de albergues que eu tenho, não menciona nenhum lá.
Tenho um em Portas (Briallos), que fica antes cerca de 5 km e outro em Herbon (fora do caminho) e já quase a chegar a Padron.
Se me pudesses dar um esclarecimento, agradecia.
Abraço
 

becas

New Member
viva e obrigada a todos por estes relatos.
ajuda a quem quer fazer uma viagem destas, que é o meu caso.
penso fazer este ano a partir do Porto, talvez com mais uma ou duas pessoas, e em meia-estação para não torrar a moleirinha.
já tirei algumas dúvidas com toda esta informação gentilmente disponibilizada, mas não encontrei resposta a uma questão...
quando chegam a algum lado para pernoitar, seja albergue, residencial, etc, que fazem com a bicicleta? onde a guardar? é seguro?
e já agora, na volta pedalam também ou têm trasnsporte alternativo?
obrigada, abraço e parabéns pela aventura.
 

tpfernandes

New Member
A bike das duas uma, ou fica dentro do albergue nalgum cómodo ou fica fora acorrentada a tantas outras! Dentro é seguro, fora, como deves compreender não o é.

Das 3 viagens que fiz a Santiago tive sempre alguém que me fosse buscar a mim e ao meu grupo numa carrinha, normalmente um familiar de um de nós.
 

Luis Ferreira

New Member
Viva,

Vou fazer o caminho do norte saindo do Porto no próximo dia 25 de Abril. Esta vai ser a minha 1ª travessia em autonomia e nestes últimos dias tenho andado a tentar reunir tudo aquilo que necessito em termos de bagagem/equipamento.
jmdcfigueiredo vi que usaste uma rede para fixar a bagagem em cima da grade que me parece uma solução melhor que os elásticos, podes dizer-me onde posso comprar uma semelhante
 

Nuno SS

New Member
Excelente tópico com boa informação para alguém como eu que está a pensar em ir com a Mulher do Porto a Santiago.

Obrigado pela partilha!
 
Top