Porto com 150 bicicletas gratuitas e Cascais com 250

fire4me

New Member
a segunda maior cidade do pais começa a olhar de forma diferente para as bicicletas como meio de transporte, é verdade que é apenas um pequeno passo visto que faltam as ciclovias na cidade. mas devagar se vai ao longe (convem não ser muito devagar :lol: )

Porto a pedalar

A Câmara Municipal do Porto, através da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto e no âmbito do Programa Urban 2, inaugurou este domingo o projecto "Pedalar", que disponibiliza á população da cidade 150 bicicletas de acesso gratuito.


As 150 bicicletas, numeradas, equipadas cada uma com 'chips' identificadores e decoradas pela 'designer' Luísa Dovalle com base em quatro grandes temas (Baixa, Douro, Centro Histórico e S. João) estão a partir de hoje disponíveis ao público no Monte Aventino.

A iniciativa integra-se no Programa Urban 2, com mair impacto na reconversão do Bairro de São João, considerado um 'supermercado de droga', e foi inaugurada pelo presidente da câmara Rui Rio, no Complexo Desportivo Monte Aventino, Antas.

A utilização das bicicletas é gratuita mas está sujeita a um regulamento. O utilizador tem de preencher uma ficha de identificação e assinar um termo de responsabilidade. Tem também de deixar 'no lugar' da bicicleta um cartão de identificação.

Quem quiser ter a bicicleta na sua posse por mais de 48 horas - até um máximo de seis meses - terá de deixar um cheque-caução no valor de 125 euros, que lhe será devolvido quando a bicicleta for entregue. Caso a bicicleta não seja devolvida, o cheque será descontado no final do prazo máximo.

Bicicletas já há, faltam as ciclovias, apropriadamente pedidas a Rui Rio, hoje, pelo representante na cerimónia da Associação de Cicloturismo do Norte. O autarca gostou da ideia e pediu-lhe que lhe apresenta uma proposta para traçados de ciclovia.

Mas não é por não haver ciclovias que os portuenses não podem pedalar. Rui Rio destacou o facto de a topografia no Porto ser favorável ao pedal e convidou todos a participar na iniciativa, em nome da promoção do desporto e do meio ambiente.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=165508&idselect=10&idCanal=10&p=94
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Viva o Xor Presidente da Camara!! :wink: =D>

Excelente!! :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
A

americo

Guest
Boas

Ainda não consegui entender nada das bicicletas à borla...

Quando é que são as eleições autárquicas?

Um abraço

Américo Ribeiro
 
Penso que é uma iniciativa de facto de louvar, não importa se é eleitoralista ou não, pois venha em que altura vier a obra está feita.

Já pude ver o sistema de bicicletas grátis na zona de Aveiro. O sistema não podia ser mais simples, existe uma série de pontos na cidade onde podes levantar/entregar as bicicletas basta dirigires-te lá e levantar a bicicleta, vais onde queres e basta que a entregues em qualquer ponto desses.

Ao que pude saber a taxa de furto das bicicletas é muito baixa, especialmente por não serem nada por ai além e por serem de certa forma pitorescas... 8)
 
A

americo

Guest
Boas

É uma iniciativa louvável mas continuo a desconfiar do timing.
Como aprendi com o tempo certas iniciativas devem e têm de ser acompanhadas de outras medidas.
Como não estou informado do projecto em que estas 150 bicicletas á borla se engloba a observação que fiz tem sentido porque sabemos que a campanha eleitoral para as autárquicas está á porta.

Um abraço

Américo Ribeiro
 

SandraS

New Member
Olha, estivessem sempre as eleições á porta... Que se lixem as eleições... Bora lá aproveitar enquanto há iniciativa!!! :D
 

fire4me

New Member
realmente as eleições estão ai a porta

realmente as eleições estao ai a porta, mas o que conta é que mesmo depois das eleições as bikes vão continuar a poder ser utilizadas por todos

a camara de cascais tambem decidiu comprar 250 bicicletas ( agora é que vai ser impossivel andar na ciclovia)



http://jornal.publico.clix.pt/noticias.aspa=2005&m=07&d=04&uid=&id=2691&sid=3156

Cascais estreia 250 bicicletas

Dezenas de pessoas reuniram-se ontem pela manhã, junto à Guia, no concelho de Cascais, para o passeio inaugural das novas 250 bicicletas adquiridas pela autarquia. Denominados Bicas, os velocípedes estão a partir de agora disponíveis para uso gratuito nos três quiosques de apoio à ciclovia da Estrada do Guincho, localizados no Largo da Estação, na Cidadela e na Guia.
Para assinalar este primeiro passeio, a câmara contou com a presença do ciclista medalha de prata dos Jogos Olimpicos, Sérgio Paulino. Antes de saltar para um selim de uma das novas Bicas, António Capucho, presidente da autarquia aproveitou o momento para fazer o balanço desta ciclovia, única no concelho. "Sempre achámos que a criação desta via para bicicletas entre Cascais e o Guincho [sete kms] fosse um perfeito sucesso, mas nunca imaginámos tal adesão", salientou António Capucho, a propósito de uma obra do seu antecessor José Luis Judas. O autarca salientou que o "único problema é o facto de uma afluência tão grande resultar na utilização deste percurso não só por ciclistas, mas também por pessoas que estão a passear a pé, com carrinhos de bebés e afins." Para pôr fim a este problema, a autarquia tem já em vista a construção de um passeio exclusivamente pedonal, do lado do mar. O autarca revelou ainda que irá ser iniciada em breve a construção de uma ciclovia em Carcavelos, entre Quinta do Barão, a Quinta dos Inglesinhos e a praia local, bem como uma outra entre o final da A5 e Areia, junto à Praia do Guincho. Catarina Serra Lopes
 

fox

New Member
Eu estou mais próximo da opinião do Américo... Estas coisas feitas pra eleitor ver, às vezes correm bem... Às vezes...

É que
"Bicicletas já há, faltam as ciclovias, apropriadamente pedidas a Rui Rio, hoje, pelo representante na cerimónia da Associação de Cicloturismo do Norte. O autarca gostou da ideia e pediu-lhe que lhe apresenta uma proposta para traçados de ciclovia. "

Só faltava agora irmos reparar que não têm refletores, nem luzes para se andar de noite e tal...

É por isso que eu acho que "obras de eleição" às vezes correm bem... E geralmente são coisas que podiam estar feitas há algum tempo, mas ficam em stand-by até datas mais convenientes. Ou então, e espero que não seja este o caso, tratam-se de iniciativas que deveriam respeitar um determinado timing (a criação das ciclovias por exemplo) e são antecipadas por outros motivos.

Oxalá daqui a algum tempo a iniciativa tenha progressos e os meus/nossos receios sejam infundados!

Tomara que se crie o hábito e as facilidades de uso de bicicleta em todas as cidades!!! :)
 

José Carlos

New Member
Boas iniciativas, essas do Porto e de Cascais que se vêm juntar ás já existentes.

Pena que a capital do país, Lisboa, não tenha aderido ainda e não se nota o minimo interesse (basta ver o que acontece no dia europeu sem carros).
Principalmente pelo motivo que aqui à uns anos o Sr. João Soares (se não me engano, era ele que estava no poleiro) alegou para não se construirem ciclovias.

É que o Sr. Presidente da Câmara Municipal da altura (ilustre desportista, como se pode ver pelo corpinho Danone) acha que:
"Lisboa é conhecida pela cidade das 7 colinas, o que torna inviável o uso de bicicletas nesta cidade..."

Será que este Sr. já ouviu falar em mudanças!!?? 27 mudanças para ser mais específico!!

Ou será que ele estava a pensar muito à frente e já só pensava em SingleSpeeds!?

Qundo não há vontade, tudo serve de desculpa.
 

PP

New Member
E a Camara Municipal de Coimbra??? :roll: :roll: :roll: espero que estreia com 1000 bicicletas 8-[
 

Bytes

Member
Passeio Marítimo (de Oeiras) com novas regras

Mas também não adianta emprestar bicicletas se depois não há onde andar com elas.....

Vêr o caso de Oeiras:

"Como forma de garantir os níveis de segurança desejáveis e bem-estar na utilização do Passeio Marítimo, foram aprovadas, pela Câmara Municipal de Oeiras, uma série de medidas, em vigor desde o passado dia 15 de Junho e até 30 de Setembro.

Assim, nos dias úteis, entre as 18.00 h. e as 22.00 h. fica proibida a utilização de bicicletas, tanto próprias como CiclOeiras, no Passeio Marítimo.

Igual restrição é aplicável aos fins-de-semana, durante todo o dia.

Ambas as medidas restritivas não se aplicam a utilizadores menores de dez anos de idade, quando acompanhados por familiares.

Registe-se que, durante os meses de Verão, são disponibilizadas, nos postos CiclOeiras, mensalmente, mais de duas mil bicicletas, sendo que aos fins-de-semana chegam a ser emprestadas mais de 100 por dia, a maior parte das quais para utilização no Passeio Marítimo, facto que tem dado origem a um número crescente de incidentes que a Autarquia pretende, desta forma, evitar. "

http://www.cm-oeiras.pt
 
H

Hugo Carvalho

Guest
SuperBiker said:
É que o Sr. Presidente da Câmara Municipal da altura (ilustre desportista, como se pode ver pelo corpinho Danone) acha que:
"Lisboa é conhecida pela cidade das 7 colinas, o que torna inviável o uso de bicicletas nesta cidade..."

Será que este Sr. já ouviu falar em mudanças!!?? 27 mudanças para ser mais específico!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não!! Estás equivocado!! Ele conhecia 7 mudanças... as automáticas do seu mercedes topo de gama para subir as colinas de Lisboa...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
Top