Porquê Enduro/All Mountain e não XC ou DH

heckler

New Member
http://www.pinkbike.com/news/A-Short-History-of-Enduro-2012.html

O espirito de camaradagem e diversão desta vertente do BTT é inigualável!
Ao contrário da competição fria do XC e DH, cujos objectivos primeiros são as vitórias e os vencedores, no Enduro/AM voltamos às origens de quando começámos a andar de bicicleta...
Quem não teve uma bmx que dava para subir, descer, correr, saltar...o importante é a diversão e estar com amigos. :)
 

PauloGt

New Member
Boas ,penso que não sera bem assim pelo menos no meu ponto de vista tens razão no pessoal de enduro/all mountain mas tb pessoal do dh/freeride (experiencia propria) o espirito btt mantem-se,agora no xc,penso que como ja tive opurtunidade de referir esta-se a tornar numa vertente de btt muito egoista e de pessoal de narizes empinados (referindo os que se auto intitulam-se de PRO´S passam pelo pessoal parecem que tem o rei na barriga,por vezes vêm o pessoal enrascado e nem sequer perguntam se é necessario ajuda,mas enfim cada um é que sabe da sua vida),felizmente não são todos!
O importante é curtir na bike com o pessoal amigo e fazer novas amizades que so neste desporto/lazer nos proporciona!
 

madnez

New Member
Completamente de acordo com o que aqui foi dito, já falei disto noutros posts, a meu ver muita da malta que anda aí no xc veio da estrada e isso sim reflecte o comportamento falado aqui, eu pessoalmente deixei de ir a essas grandes maratonas, primeiro por alguns preços praticados, por outro lado pelo egoismo de alguns pseudo-atletas de fim de semana ( atenção não condeno que entra nestas provas e seja atleta mesmo para andar na frente) agora alguns que arrancam no inicio por cima de tudo e de todos e depois uns km mais é frente é ve-los a encostar arrasca, por isso o melhor para mim é fazer umas travessias como as que tenhoi feito mais um pequeno grupo de amigos , planeando tal como estou a fazer agora mais uma, isso é que é um espirito muito porreiro.
Abraços
 

Mach 4

New Member
Nem mais madnez.

O pessoal das "raquiticas" só vê o conta-km á frente para ver se vão andar muito rápido, deixando para trás o que realmente interessa.
São uns frustrados que querem chegar no primeiro lugar da meta para encher o seu ego e olhar de cima para os outros.
 

ernez

Active Member
Mais outro tópico que vai incendiar o fórum, :D , gosto, eu tinha muito para dizer, mas como nunca passei pelo que o lance, está a passar neste momento, :cool: , e como sei que a maior parte da malta que anda lá na frente é do ciclismo, e que ao contrário do que aqui foi descrito, pelo menos aqui para a minha terriola, o pessoal aproveita para treinar nas provas de btt, porque eventos de estrada são zero, é normal que depois aconteça determinadas coisas que nós do btt, não estejamos habituados a ver, eles realmente não tem espírito de ajuda, mas também porque foram habituados a isso, normalmente tem alguém por trás a ajuda-los, uma carro de apoio uma mota, ou ligam para alguém, :cool: , não estou a tentar desculpar a malta das fininhas, mas nem todos são assim tão maus, puxa, ehehehe.
 
Last edited:

kuto

Member
Daqui a minutos, está alguém a dizer que prefere a licra aos calções... Ou vice-versa...

Eu faço enduro/all mountain e xc. Não faço DH porque não tenho bicicleta para isso.

Faço XC com a minha Rush 100m e divirto-me. Rolo bem e faço muitos km...
Faço Enduro com minha Remedy de 160mm e divirto-me à mesma. São 14kg de pura diversão e menos km. So what?!


Apetece-me dizer uma asneira aos que pensam que só é possível tocar viola bem e não vários instrumentos bem... Tudo requer material, estudo e pratica.
No final de contas, é no monte ou na estrada que se vem os atletas e não no fórum a mandar bocas sobre quem tem a pila maior...
Tenho dito!

Ao criador do post, heckler (Santa Cruz rulesss ): vais criar problemas entre users ehehehe abraços ;)
 
Last edited:

madnez

New Member
Kuto
Estás cheio de hormonas ou quê ? então agora no forum já não se pode discutir pontos de vista ??
Se calhar em vez de andares aqui pelo forum TAMBEM é melhor ires mesmo para o monte descarregares um pouco, tem calma a vida sao 2 dias.
Boas Pedaladas
 

jv-

New Member
Ora bem, um tópico sobre enduro, já se diz mal do pessoal do xc, dos calções de licra... posso começar a dizer mal da Specialized ou isso é tabú?
 

Mox

New Member
ui ....onde isto vai parar ....

que comparação ....

eu não faço xc ... nem dh nem freeride nem NADA , ando de bike ...

e vou onde ela me leva ...

agora sim ... passo por sítios do xc , do am do dh etc etc etc
 

tekzz

New Member
Eu digo-vos que quando era tempo para eu treinar, eu concentrava-me em treinar apenas... era para aquilo que estava.
Quando era para sair com amigos para dar umas voltas, não estava preocupado com quem ia chegar em 1º!

Neste caso podemos distinguir 3 tipos de pessoas:
-As que só vêm competição á frente, logo que seja saudável tudo bem!
-As que vê o ciclismo como forma de lazer, diversão e convívio.
-E há aquelas que tanto pensam em competir como se divertir, tipo eu.

Nisto tudo não quer dizer que pessoal de competição não se divirta a andar de bicicleta. Assim como é que alguém gosta de fazer uma coisa se não se diverte a fazê-la?

Isto é muito pessoal e relativo, cada um tem opiniões diferentes do ciclismo, e todos devemos aceita-las ;)
 

Mach 4

New Member
O problema é que muitos tem essa "vontade inata" de competir e que começam pelas provas da paróquia a feijões com o sonho de um dia acabarem na grande competição.

Foi assim que aconteceu com a vida desportiva de um certo ciclista, que deu o estouro recentemente, e que toda a gente fala hoje em dia.

Não estamos aqui a falar de bicicletas ou de Kms...estamos a falar de mentalidades.
 

abelha2

Active Member
Mach 4, eu na minha vida (não é assim tão longa, tenho 24 anos) só participei em 2 provas (numa havia classificação na outra não) e jurei pa nunca mais, pois não gosto do ambiente!

No entanto se elas existem é porque há quem goste, e por mim desde que não deixem os trilhos sujos (como acontece muitas vezes) tudo bem, cada um diverte-se como quer. É como os heterossexuais e homossexuais, cada um sabe de si.

Temos de respeitar os outros e aceitar as formas de viver de cada um, desde que não interfira comnosco. Se todos gostassem da mesma coisa este mundo era ainda pior do que já é!
 

Mach 4

New Member
Acredita que se todos gostassem só de competir, de andar em provas de XC só a tentarem provar que são os mais rápidos (e por isso os MELHORES) não haveria doping que chegasse para as encomendas.

Já ao contrário, acho muito sinceramente que isso seria dificil de acontecer.
 

mlouro

New Member
Creio ser necessário fazer 2 distinções:

Enduro (Competição): O link do Heckler fala da história da competição e do facto de aquilo a que chamamos "competição de Enduro" ter como objectivo ser o mais próximo possível do que muitos consideram uma volta de bike normal.. subir no relax, e descer por trilhos (muitas vezes bastante técnicos). A meu ver é um formato de competição muito interessante, onde a técnica em cima da bike é mais importante que a resistência, e como as ligações (maioritariamente em subida) entre as "especiais" (que também podem ter subidas) não são cronometradas (apesar de terem tempo limite). Nas ligações dá para ir na conversa e para haver alguma entre-ajuda entre o pessoal.. lembro-me por exemplo de no Enduro da Figueira ter começado a prova com pessoal que não conhecia e de terem esperado por mim no inicio da segunda ligação enquanto enchia o pneu porque esviaziou durante a especial.. ou de termos conversado sobre as vantagens e desvantages de ter namoradas bttistas e dos trilhos na zona da Guarda, etc.. enfim, numa maratona de XC este convívio não é fácil, e tenho alguma pena de quase todos os "passeios" de XC se tenham transformado em provas cronometradas com todos os pontos negativos que isso acarreta.

AM/Enduro (Comunidade): Creio que esta é uma comunidade muito homogénea em termos de gosto pelo que se faz em cima da bike, e isso nota-se em várias coisas.. uma delas é que são poucos, ou nenhuns, os que usam licra, mas essa é a menos importante ;) Geralmente numa volta de AM pouco se rola, é quase só sobe-e-desce, e as descidas são quase exclusivamente por trilho e quanto mais técnico melhor. A técnica em cima da bike é mais importante que a resistência, e os objectivos andam mais à volta de ultrapassar obstáculos técnicos (naturais ou não) em vez de atingir a média X, ou fazer Y km's.. Há poucas provas (as primeiras foram o ano passado), mas quem anda nisto é por gosto.. é por querer superar os seus limites técnicos (em vez de físicos), mas sem a necessidade de sentir que tem que provar ser melhor que X ou Y.
Quantos de nós não começaram sem ter técnica alguma, de ter que apear na subida X ou descida Y, e da sensação de realização ao conseguir ultrapassá-las e de semana a semana parecer ser cada vez mais fácil? No AM/Enduro há sempre uma linha nova, um novo obstáculo para ultrupassar ou algo que podemos melhorar a cada volta, por isso essa sensação, a meu ver, acaba por estar presente com mais frequência.
 

Carnivore

New Member
Só não percebo mito bem o que o doping tem a ver com o enduro ou AM....
Para isso já haverá tópicos próprios...
Além disso também há competição de enduro..da mesma forma que há de XC, de DH, de bmx, etc....

Não são as bicicletas que fazem o desporto...são as pessoas. Cada um faz da maneira que pode, que gosta, que consegue.
Amanhã vai aparecer uma outra vertente desportiva relacionada com as bicicletas...isto porque a máquina de marketing tem de funcionar.

Deixo apenas este vídeo para quem não conhece...

http://www.pinkbike.com/video/261369/

e repito cada um faz o que pode, como pode, como gosta e como connsegue, com lycra, sem ela, com curso, sem ele.... O btt é uma família e que está nele com esses espírito é respeitado e consegue respeitar toda a gente, desdes o mais profissional ao mais amador.
 
Last edited:

Uberalles

New Member
Meus amigos, eu faço maioritariamente enduro, mas com um grupo muito heterogeneo, pessoal do XC, do Enduro, DH, tudo um pouco, uns andam com hardtail, outros full sus, enduro, dh...
Quando uns chegam ao topo, espera-se pelos demais, quando outro descem, igual! E todos se divertem!
A mora,l é que não interessa qual a vertente, quem faz o desporto são as pessoas,
Tem a ver com atitude!
Andem para se divertir e preocupem-se menos com os demais!
Life is short, ride hard!
Os meus desejos de boas pedaladas e abraços ciclisticos.
 

QueirosBike

New Member
isto n tem nada a ver com as modalidades mas sim com as pessoas que a praticam, n vejo qual o problema de pessoal amador competir e tentar evoluir e tal como num jogo de futebol entre amigos ( em que por vezes tenta se ganhar a todo custo e por vezes acaba mal) no ciclismo é saudavel haver uma "picardia" entre amigos que por vezes é isso que não nos fazes desistir de andar de bicicleta, não existe monotonia.
Agora ja que falam do pessoal da estrada sao bem mais simpaticos que os de monte (no geral), agora não entendo algumas respostas frustantes de alguns membros em relação a este tema...enfim...vamos todos para a ciclovia da praia andar de vagarinho e ter o cuidado de n ultrapassar ng pois senão somos logo chamados de pros.
 

Lanwolve

New Member
Olha, se o pessoal da estrada são mais simpáticos que os do monte (no geral) não parece... quantas vezes passo por eles e digo bom dia e eles nem respondem...
 

Mach 4

New Member
Não são as bicicletas que fazem o desporto...são as pessoas.

Mas isso meu amigo, é que por vezes complica tudo. Há pessoas e "pessoas".
Existe um livro que se chama - "It's not about the bike" (Não é sobre a bicicleta) - logo deve ser por causa da pessoa/atleta.

Acho que muita gente deveria ler esse livro...e no fim ver o nome do autor para entender a contrariedade dessa tua afirmação.

[...]respostas frustantes de alguns membros em relação a este tema[...]

Frustados são todos aqueles que tentam a todo o custo provarem que a sua pilinha é maior do que a dos seus companheiros.
A competição afinal é para isso que serve, não é?
 
Top