Por trilhos de Folgosinho, Serra da Estrela.

osodrac

New Member
É com extremo desgosto que pergunto isto mas gostava de saber se alguém sabe como ficou o S.Tiago e a Santinha depois dos incêndios de ontem?

Abraço!
 

DiogoG

New Member
Olá Osodrac!
Infelizmente o incêndio da semana passada criou um cenário de desolação nas serras de Folgosinho, com especial incidência na zona de S. Tiago e Santinha, foram 4 dias em que as chamas não deram tréguas. Eu estive lá!

Eis algumas imagens:

A encosta de S. Tiago e Santinha virada a Sul:






O S. Tiago visto desde a vereda que lhe dá acesso:

As vista desde Folgosinho: a linha do queimado não sobressai muito devido à qualidade da imagem, a linha a vermelho circunda todo o perimetro afectado no lado Norte da encosta.



Mais uma vez se põe uma já celebre questão: "Até quando haverá impunidade para os autores destes crimes"!
É uma ferida que dói a todos e que tão cedo não sairá da memória de todos os folgosinhenses.

Abraço!
 
Last edited:

salgado52

Active Member
Olá amigos,Pedro,Zorb e restante pessoal do Folgosinho,p...ta que pa...iu,nem quero acreditar,como é possível,eu que ainda a 16 de abril desfrutei ao máximo essas paisagens brutais,soberbas dessa encosta da serra da estrela,até custa a acreditar,eu que me delicio com todas estas centenas de fotos de todas estas páginas aqui colocadas por todos vocês,nem dá para acreditar,este mês de outubro já tá mais que preenchido,mas em novembro vou falar aqui com um amigo,para o convencer a ir aí um domingo para vos acompanhar a devorar esses maravilhosos trilhos,eu depois entrarei em contacto com vocês,boas pedaladas.

Grande Abraço p/todos

JAndrade
 

DiogoG

New Member
Todos ficámos mais pobres, principalmente porque a zona afectada é de certa forma um "marco" para todos os amantes do BTT que têm por hábito calcorrear estas paragens!Felizmente nem tudo se perdeu, vamos ver é até quando!
Amigo JAndrade, será com enorme prazer que te receberemos novamente, é apenas uma questão de se combinar!

Abraço!
 

jv-

New Member
Tal como tinha prometido a alguns, segue aqui um mapa explicativo da entrada e saída dos single-tracks de Folgosinho:
De sublinhar que os verdes podem ser efectuados com facilidade nos dois sentidos, e para entrar na parte de cima do vermelho é necessário carregar a bicicleta para cima de uma pedra que está na curva à esquerda de quem desce.
trilhos%252520folgosinho.jpg

Se gostarem deles, façam favor de lá passar muitas vezes, pois a sua construção está pensada para uma sustentabilidade assente em passagens frequentes. Se não gostarem comuniquem, que pode-se arranjar soluções diferentes em certos sítios.


Como está o caminho pedonal para o santiago? Com o crescimento de uma nova vegetação nessa zona, parece-me oportuno pensar na construção de uma via para BTT, tenho de avaliar quando lá voltar.

Boas voltas.
 

old_fox

Member
Durante muitos anos vi os pastores dos Casais de Folgosinho a realizarem queimadas sem qualquer cuidado... mais dia, menos dia, este incêndio era inevitável pois infelizmente ninguém se preocupa em punir os responsáveis por estes actos.
Uma vez mais deixo os meus parabéns às entidades legais responsáveis por estes actos. Continuem fechados nos quarteis a aguardar a prometida reforma...
 

osodrac

New Member
Dói-me a alma, quase me vieram as lágrimas...dói muito mesmo, ver isto depois de tantos anos ali a passar! Ainda sobra a mancha verde por baixo, vamos ver até quando. Não sei para que serve tanta maquinaria de exércitos e afins quando 3 ou 4 máquinas a trabalhar nos Parques Naturais não custam um décimo da maquinaria obsoleta e parada.Não percebo também porque é que as penas para incendiários são tão leves, tal como muitas outras. Gostava também de saber porque é que está prevista uma estrada a atravessar precisamente este local, e quem é que encomenda e paga estes estudos de impacto ambiental,e se a estrada for avante será o fim desta zona . Não precisamos de mais estradas, ninguém quer esta estrada.

Ainda não sei onde são esses singles mas quando for lá pra cima hei-de procurar.

Obrigado Diogo.
 
Last edited:

Lure33

New Member
Efetivamente é de lamentar todo este drama que se vive no nosso país, com tantos desempregados, rendimentos sociais minimos e outras coisas mais, bem que os podiam por a olhar pelas nossas florestas. Estou certo de que ía minimizar estas catástrofes ambientais que se veêm por aí. Cumps.
 

j.cruz

Member
É simplesmente a triste mentalidade que muita gente do nosso pais insiste em aplicar no nosso pais,vamos dar tudo e mais alguma coisa a quem precisa e a quem não precisa,temos tudo nas nossas mãos matéria prima e mão de obra (floresta e pessoas capazes de trabalhar), mas não é melhor manter-las em casa a receber o que e bom,ali é que eles estão bem.E é triste "nos Bombeiros" uma grande parte das pessoas que frequentemente pedalam por estas bandas que vemos desaparecer a nossa floresta e mais triste ainda é existir tanta burocracia quando uma pessoa quer organizar um passeio BTT ou TT, alguns dos inventos que os B.V.Folgosinho costumam organizar e nem assim tem olhos para ver que somos dos que fazemos mais se não formos mesmo os que fazemos mais pela floresta do parque natural da serra da estrela e que deviam facilitar muito mais,mas não somos todos iguais perante os olhos da lei,e pena não ser sempre assim em tudo.....
 

jv-

New Member
Mais um cheirinho a terra molhada de Folgosinho:

[video=vimeo;31373238]http://vimeo.com/31373238[/video]
 
Last edited:

j.cruz

Member
Bem parece que os fetos não andam a dar descanso aos vossos trilho, estão muito porreiras as gravações!!
Agora que já consegui identificar algumas das entradas a ver se no próximo fim de semana os vou percorrer.....


abraço
 

jv-

New Member
Eu agradeço-te que o faças! O que os trilhos mais necessitam é mesmo trânsito, se não ficam cheios de caruma. Principalmente os que são mais perto Folgosinho têm uma dificuldade muito baixa, tentando ser acessíveis a todos, divertidos, e acima de tudo seguros.
Além dos que estão ilustrados no video, há ainda mais um para baixo, que basta seguir o último, e vai ter ao estradão que vai da barragem para o poção.

E não se esqueçam de baixar o selim :mrgreen:
 

j.cruz

Member
O joão já me tinha dito mais ou menos onde eram mas passei la uma vez e não vi as entradas!!!Isso de precisarem que o pessoal la passe é verdade, pois caruma e fetos estão sempre ali a aparecer,não fosse agora época de chuva e vento,a nível de dificuldade e tudo relativo pois há sempre por onde passar e como nas nossas "meninas" não da para abusar tanto tudo se torna mais seguro.
Baixar o selim ou levantar o rabo =D
 
Top