Por trilhos de Folgosinho, Serra da Estrela.

DiogoG

New Member
jv-: tal como o nome indica, o tópico destina-se à divulgação, partilha de experiências, imagens, descrições dos "Trilhos de Folgosinho". As vertentes que cada um pratica, o tipo de florestação, o debate dos problemas relacionados com o modo de gestão das zonas protegidas não se inserem na temática que levaram à criação do tópico. Com certeza que encontrarás espaço para a criação de um debate a esse nível algures aqui no Fórum. Apenas me dignei a responder-te quando mencionas-te as expectativas que as pessoas poderiam ter ao visitar a Serra da Estrela, nomeadamente a zona de Folgosinho, aqui não se criam expectativas a ninguém, apenas partilhamos as nossas imagens e percursos, e, com base nessa partilha desafiamos os visitantes a virem conhecer os nossos trilhos. Deixamos essa "avaliação" ao critério de cada um, mas só após o reconhecimento do terreno.
Espero que esta minha explicação leve ao fim da discussão, que, diga-se de passagem, já vai bem alongada.

Pedro: Quanto ao percurso do Vale do Rossim é marcar o dia, tem é que ser o dia completo, sem compromissos, mas antes disso temos que pensar seriamente na visita à Serra do Açor, estamos em falta para com os colegas de Oliveira do Hospital, o Zé diz que leva a carrinha da avó;).

Minimilk:Vou-te mesmo deixar sem resposta:)!
 

jv-

New Member
Agradeço a explicação, mas como deves compreender, estou bastante bem familiarizado com a forma deste fórum, inclusivamente das suas evoluções e alterações ao longo dos anos. Em relação à continuidade desta conversa, relembro que o meu comentário/crítica/experiência da serra da estrela não foi dirigido a ti, e penso que não possa haver grandes dúvidas em relação a isso, pois antes de fazer qualquer alegação, defini bem a quem se dirigia o comentário. Como tal, e depois de alguma paciência a tentar integral cordialmente os teus posts, explicando e fundamentando os meus pontos de vista, repito, que também são experiências de alguém que conhece a serra fazendo BTT, gostaria de não ver mais acusações desconexas e pouco úteis para a discussão vindas da tua parte em direcção à minha pessoa. De qualquer forma, se elas continuarem, julgo que a consciência de alguém que está a praticar puro offtopic venha ao de cima, tentando com isso salvaguardar os interesses desta região para a qual estamos ambos a tentar contribuir da melhor forma.

Passando agora a outra forma de comunicação, deixo então uma ou outra foto dos belos trilhos de folgosinho:

Img007.jpg


DSC_8049.JPG
 

j.cruz

Member
Bem parece que temos de chamar aqui o FMI pela crise de noção que para aqui vai!!!
Sabemos muito bem que este pais vai de mal a pior mas em relação ao BTT Folgosinhense essa crise não se faz sentir,pois a matéria prima que nos utilizamos para fazer o nosso "produto" continua sem fim a vista (caminhos,veredas,corta-fogos,calçadas,etc...)
Gostaria de deixar de ver pessoas que tentam tirar clientes ao nosso produto!!!
Por aqui nos vamos pedalar com um objectivo o desportivo/lazer,se não gostamos vamos por outro caminho é fácil...de resto ou se vai, ou não se vai, e também só vai quem gosta quem não gosta não vai!!!


Pessoal tal como disse o Diogo temos de ir à Serra do Açor,o transporte não deve ser problema,falta mesmo e arranjar a data em que todos possamos ir dar la uma boa volta com aqueles que se fizeram deslocar a nossa localidade e desfrutar no nosso belo "produto",e os quais saíram daqui com um grande "negocio" pelo menos criticas não se verificaram como se pode comprovar umas paginas a traz....



Aquele abraço
 

PedroTenreiro

Active Member
Quanto a deslocação a Serra do Açor, é uma questão de marcar um dia e avisar o Diogo e companhia com antecedência. Os próximos 15 dias, para mim, são complicados pois passa-los-ei em Coimbra. Mas a partir daí estarei livre...
 

DiogoG

New Member
Dando continuidade às já tradicionais pedaladas de fim de semana, este Domingo, dia 22 de maio, ficou marcado pela nossa participação na "1ª Maratona BTT Instituto de Gouveia", além do pretexto de pedalar (que já por si só constitui um bom motivo), a "etapa" do dia continha a aliciante de grande parte do percurso passar pelos "Trilhos de Folgosinho"! Foi mais um dia memorável de BTT, cerca de 300 participantes percorreram uma vasta área da encosta norte da Serra da Estrela (especialmente na zona de Folgosinho), e pelo que parece, ninguem deu o dia como "mal empregue"!
Eis algumas imagens do "pelotão folgosinhense":
sdc14996800x600.jpg


sdc14998800x600.jpg


sdc14999800x600.jpg


sdc14997800x600.jpg


Cumprimentos e boas pedaladas!;)
 

old_fox

Member
Diogo, venham lá mais fotos dessa maratona... tenho pena de não ter tido conhecimento prévio da realização da mesma :(
Fica para o próximo ano :)
 

DiogoG

New Member
Quarta Feira, 26 de Maio. Foi num final de tarde cinzento , sempre com a ameaça de trovoada que decidi “atacar”algumas das mais curiosas formações rochosas da serra de Folgosinho. Autêntico museu ao ar livre, a serra de Folgosinho possui inúmeros monumentos naturais e arqueológicos. O percurso idealizado contemplou a visita a alguns desses locais.
Eis o rescaldo da tarde:
Saí de Folgosinho em direcção ao “Vale da Moira”, decidi contornar a encosta de modo a alargar um pouco o percurso. Após passagem pelo “Campo Redondo” dirigi-me à Portela de Folgosinho de modo a apanhar o estradão que segue pela cumeada, em direcção a S. Domingos.







O Faraó constituiu a primeira paragem. Obra da Natureza, certamente provocada pela erosão eólica e pela acção dos gelos, há quem defenda que a acção humana também tenha contribuído para o resultado final! Verdade ou não, sem dúvida que os traços são bastantes fiéis à “personagem “ que lhe deu o nome, a visita é obrigatória.

Continuando em direcção a S. Domingos, uns Km’s mais à frente encontramos a “Calçada Romana da Serra de Baixo” , é este o único acesso que nos leva ao próximo objectivo.
Refiro-me à “Pedra Furada”, este monólito escultural está associado a curiosas tradições, nas referências do tempo para o povo de Folgosinho., uma das quais refere que “quando vento sopra da Pedra Furada, anuncia neve buraqueira, uma neve miudinha , como sal refinado, que entra nas casas pelos telhados”, outrora, tendo em conta os telhados da época esta neve era um autêntico pesadelo para as populações serranas.





Continuei pela Calçada Romana, um autêntico teste às suspensões e braços, após umas centenas de metros encontro o estradão que segue em direcção aos viveiros, aqui à duas opções ou continuo pela calçada até aos “Moinhos da Fórnea”, ou sigo pelo estradão. Decidi-me pelo segunda opção até porque sabia bem o que me esperaria no resto da calçada.;)



Cumprimentos e boas pedaladas!
 
Last edited:

j.cruz

Member
boas jmdcfigueiredo!!!bem estas um pouco confundido pois essa cabeça do velho localiza-se na estrada que sobe de Gouveia para a Torre!!este faraó encontra-se em Folgosinho a pesar de serem duas obras da natureza relativamente "perto" pois estão as duas no mesmo concelho não são a mesma coisa....

abraço
 

jmdcfigueiredo

New Member
Não fazia ideia, mas são mesmo parecidos os cabeçudos!!!

Gostava imenso de dar umas voltas pela vossa terra, mas as únicas vezes que aí vou é para encher o bandulho no Albertino!!!

Um abraço
 

DiogoG

New Member
Tal como foi referido pelo Zé, de facto, o Faraó e a Cabeça do Velho são dois "monumentos naturais" distintos. O Faraó situa-se numa das encostas sobranceiras a Folgosinho, na "Cumeada", algures entre a Portela de Folgosinho e o Monte de S. Domingos, um lugar recóndito cujas acessiibilidades e a falta de sinalização levam a que passe despercebido à maioria das pessoas que por ali passam. quanto à Cabeça do Velho, fica situada na estrada alcatroada que liga Gouveia a Manteigas, bem próxima da "Fonte do Vidoeiro" (local da captação da "Água Serra da Estrela"), a sua localização aliada ao turismo, faz com que seja bem mais conhecida, tornando-se desta forma num dos ícones da região.
Para os mais distraídos eis a verdadeira imagem da "Cabeça do Velho"!


Cumprimentos e boas pedaladas!;)
 
Last edited:

DiogoG

New Member
jmdcfigueiredo, quando quiseres aparecer avisa! Aliás dificilmente se arranjaria melhor aperitivo do que um bom empeno antes de um almoço no "Albertino"!:D

Abraço!
 

zorb

New Member
É assim mesmo Diogo! Sempre a bombar! O Domingo passado também foi uma bela malha! Não fossem os contratempos e teríamos conseguido uma classificação bem melhor! No mínimo conseguirias, sem grande dificuldade, um lugar confortável dentro do top 30! No próximo fim-de-semana devo estar aí para umas pedaladas!
 

DiogoG

New Member
Bem podes crer Fernando! De facto, foram contratempos a mais, embora não fossemos com o intuíto da competição sempre daria para se ter um termo de comparação bem mais real! Enfim, não sobressaíndo os "valores competitivos", outros assumiram o lugar de destaque, refiro-me aos "valores" da camaradagem e da entre-ajuda, estes sim, bem mais importantes!;)
E quanto ao fim de semana, as pedaladas estão garantidas!
Abraço!
 

DiogoG

New Member
Terça-feira, dia 31 de Maio. Apostado em alargar os nossos percursos habituais, decidi aproveitar o sol que timidamente apareceu durante a tarde para explorar a “Serra dos Bois”, local misterioso, relativamente pouco conhecido, é esta a zona mais recôndita dos limites pertencentes a Folgosinho, flanco Sul da freguesia, aqui se estabelecem as fronteiras entre Folgosinho e diversas freguesias dos concelhos de Manteigas (Sameiro e Vale de Amoreira) e Guarda (Valhelhas e Famalicão da Serra). O seu acesso faz-se através dos caminhos florestais que ligam Folgosinho à Portela e que, posteriormente seguem em direcção à Sra. da Acedasse, local de peregrinação é este o “coração” dos Casais de Folgosinho.
[URL="http://img861.imageshack.us/img861/6392/sdc15066800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img12.imageshack.us/img12/788/sdc15067800x600.jpg"] [/URL]
Após travessia do Rio Mondego espera-nos uma longa subida , após alguns Km’s eis-nos finalmente junto à “Serra dos Bois” encosta maioritariamente constituída por xisto, inicia-se aqui aquela que talvez seja a maior mancha florestal contínua de toda a Serra da Estrela, após passagem pela “Portela de Sameiro” continuei a escalada, o objectivo é alcançar o “Cabeço da Azinha”, local situado numa encosta sobranceira a Vale de Amoreira, aqui existe um posto de vigia, a vista é deslumbrante, a Sul, abruptamente surge-nos o Vale do Zêzere, rio, que após despertar junto ao “Covão d’Ametade” vai serpenteando as encostas em direcção a Belmonte, iniciando aí uma nova etapa do seu percurso em direcção ao Tejo.
[URL="http://img850.imageshack.us/img850/6276/sdc15068800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img6.imageshack.us/img6/6524/sdc15069800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img42.imageshack.us/img42/3305/sdc15072800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img89.imageshack.us/img89/5737/sdc15073800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img801.imageshack.us/img801/631/sdc15075800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img641.imageshack.us/img641/106/sdc15077800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img109.imageshack.us/img109/7716/sdc15079800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img863.imageshack.us/img863/7776/sdc15080800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img593.imageshack.us/img593/9228/sdc15089800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img4.imageshack.us/img4/7682/sdc15088800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img220.imageshack.us/img220/6223/sdc15083800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img35.imageshack.us/img35/7565/sdc15084800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img860.imageshack.us/img860/3458/sdc15085800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img11.imageshack.us/img11/6390/sdc15086800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img21.imageshack.us/img21/9287/sdc15087800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img36.imageshack.us/img36/4423/sdc15090800x600.jpg"] [/URL]
No local encontrava-se um “vigia”, curiosamente também ele natural de Folgosinho, depois de alguns dedos de conversa, dirigi-me à “Quinta do Fragusto”, situada em pleno ambiente florestal, aqui existe uma encruzilhada, são várias as opções de destino, a opção recaiu sobre o estradão que segue em direcção à “Quinta da Taberna”, freguesia de Videmonte. Esta parte do percurso é fantástica, os aromas, a densidade (e diversidade) da floresta, são razões que só por si, obrigam a uma nova visita.
[URL="http://img855.imageshack.us/img855/4786/sdc15091800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img20.imageshack.us/img20/2966/sdc15092800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img851.imageshack.us/img851/2964/sdc15093800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img19.imageshack.us/img19/2476/sdc15095800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img706.imageshack.us/img706/4779/sdc15096800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img845.imageshack.us/img845/8678/sdc15100800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img52.imageshack.us/img52/2525/sdc15103800x600.jpg"] [/URL]
[URL="http://img861.imageshack.us/img861/9286/sdc15105800x600.jpg"] [/URL]
Após travessia da floresta, encontramos novamente o vale interior do Mondego, junto à “Quinta da Taberna” existe uma pequeno dique que forma um interessante espelho de água, este local é bastante frequentado pelos veraneantes.






Depois de uma pequena paragem, segui em direcção a Videmonte, o percurso é feito numa íngreme estrada asfaltada.
À entrada da aldeia, existe um cruzamento que dá ligação a Linhares e Folgosinho, foi este o meu rumo, após atravessar um vasto planalto abundante em plantações e terrenos agrícolas, entrei novamente na zona de Folgosinho, junto ao Monte de S. Domingos, segui em direcção à “Fonte d’Arca”, após uma ligeira paragem para abastecimento parti para Folgosinho através dos Viveiros Florestais.






Feitas as contas, foram 52 Km’s, o percurso talvez tenha sido o que mais me marcou até hoje, foi sem dúvida uma bela tarde. A repetir em breve.
Cumprimentos e boas pedaladas;)!
 
Last edited:

old_fox

Member
Diogo, excelente percurso ;) reconheço alguns locais pelas fotos mas há por aí alguns troços que são novos para mim...
 

DiogoG

New Member
old_fox;
É sem dúvida um percurso "assombroso", embora conhecesse bem todo o trajecto, houve troços por onde nunca tinha andado com a bicicleta, a zona da Serra dos Bois, Cabeça da Azinha, Fragusto, foram as estreias, e que belas estreias, escusado será dizer que feito em bicicleta o trajecto não é a mesma coisa, é um autêntico regalo às vistas!:)
É uma zona pouco conhecida, cuja distância e acessos a tornam num alvo pouco apetecível de explorar!
Aliás, tirando os mais velhos, atrever-me-ia mesmo a dizer que a maioria dos folgosinhenses desconhece que grande parte daquela encosta pertence aos limites de Folgosinho
Possivelmente terão sido estes os troços com os quais não estás familiarizado!

Zé;
a paragem em Videmonte ainda esteve equacionada, mas dado ao adiantar da hora e falta de companhia, resolvi não arriscar.;)

Alupo;
obrigado pelo comentário!É apenas uma pequena amostra daquilo que a Estrela tem para oferecer!

Cumprimentos!
 
Last edited:
Top