Por trilhos de Folgosinho, Serra da Estrela.

jv-

New Member
Bem.... as fotos estão fantásticas! Tal como a volta e o convivio que se seguiu.
Gostei muito, só é pena termos acabado mais cedo. A neve é sempre uma presença de respeito, mas nada que o traçadito não dissolva.

Ficam aqui os registos técnicos (mas não passem sem ver as fotos na página anterior) :

folgosinho%2520abril%2520xc.jpg
 

mmbd

Member
fantástico... dar uma voltinha com neve foi algo que ainda não tive o prazer de experimentar... mas qualquer dia quem sabe.

JV- qual o programa que usas para gravar o percurso? é através de telemovel ou GPS? tem muito bom aspecto
 

jv-

New Member
mmbd o programa que eu uso é o Endomondo para Android, mas isso pouco interessa. O que vês nessa imagem é um ficheiro GPX aberto através do google earth e com o gráfico que este proporciona. Fui ao site do endomondo e descarreguei o ficheiro gpx do meu registo. Depois foi só abrir com o Google Earth (ter a certeza que ele adapta a informação do ficheiro à superfície do terreno) e pedir para ele mostrar o gráfico. Voilá! (logo podes gravar de qualquer maneira que te dê um ficheiro gpx, seja telemóvel, gps, whatever)


Mas mais interessante é isto:

[video=youtube;WuKnaxCMji8]http://www.youtube.com/watch?v=WuKnaxCMji8[/video]

E o relato da página anterior! :D
 

jv-

New Member
hahah, ainda na mesma noite ouvi dizer o mesmo! Mas não aconteceu, virar o barco é uma arte que infelizmente não domino. Ainda dei um trambolhão com o Hugo, já não me lembro porquê, mas disso não passou. Se para uns a complicação foi no começo da descida, para mim a maior dificuldade residiu em voltar para casa. Mas valeu bem a pena!
 

Medroso#78

Active Member
Boas camaradas do pedal. :)

..Como sempre excelente rescaldo da vossa parte. Obrigado pela partilha (mas que nevada). Muito boa para refrescar a malta!!!!! :D
 

DiogoG

New Member
Ah pois, refrescou até em demasia!
João, se bem me lembro, o trambolhão deveu-se a um cavalinho mal medido, ah e o video ficou 5*!;)
 

jv-

New Member
A quem deseja visitar a zona, deixo um apanhado das entradas dos Singles, é só escolher, e apontar a bicicleta. Há outros, mas estes já dão um bom empeno.



Single-Tracks em Folgosinho


Caminho Pedonal do São Tiago:
40°28'49.55"N 7°31'32.98"W
Trilho extremamente técnico, velocidade moderada, muita pedra, muito desnível. É o mais exigente técnicamente.

Trilho da Fonte do São Tiago:
40°29'7.03"N 7°31'30.81"W - Entrada em frente à fonte.
Trilho rápido, curto e fácil de voltar ao início por estradão.

Trilho do cruzamento:
40°29'15.28"N 7°31'19.86"W - Entrada perpendicular ao cruzamento e ao chegar à zona de pedras virar à direita. O resto penso ser bem visível.
Trilho rápido e com alguma exigência técnica. Curto, pouco desnível.

Trilho da ponte:
40°29'29.12"N 7°31'15.52"W - Necessário trepar para cima de um barranco do lado direito de quem desce.
Trilho Longo, com início técnico, mas depois muito fluído. Tem uma entrada a meio, numa curva com um buraco ao lado, para quem quiser evitar a zona mais técnica.

Trilho da clareira:
40°29'49.46"N 7°31'19.81"W - Descendo pelo estradão entrar na clareira à esquerda e continuar paralelo ao estradão por entre os montinhos de pedras.
Trilho rápido e fluído com relevés. Curto.

Continuação do anterior:
40°29'56.38"N 7°31'23.05"W
Mesma coisa

Idem idem :
40°30'0.82"N 7°31'23.53"W
Aspas aspas

Trilho do Poção:
40°30'16.21"N 7°31'6.56"W
Vereda que ladeia uma levada de água, ao fim de 200 metros a atravessa para o lado direito. Muito fácil

Calçada Romana da Serra de Baixo:
40°30'0.10"N 7°29'22.70"W
Calçada que mais se assemelha a um single track, com muitas curvas, pedra (óbvio), longuíssima, muito cansativa mas divertida.

Calçada Romana dos Galhardos:
40°28'54.12"N 7°30'52.24"W
Calçada menos divertida que a anterior mas mais cansativa e curta. Interessante do ponto de vista turístico.
 

DiogoG

New Member
O fim de semana passado foi palco de um novo desafio ao rigor climatério dos "Trilhos de Folgosinho".
Desta vez o pelotão resumiu-se a dois elementos, eu e o Pedro.
Após aquecimento efectuado através do alongar do percurso até à zona do Campo Redondo, decidimos subir em direcção à serra para observar "in loco" o ambiente gélido que a partir de Folgosinho se vislumbrava. Assim foi, dos "aprazíveis" 6º registados em Folgosinho, chegámos aos 0º, o vento, o frio e gelo constituíram presenças de respeito. Após uma breve paragem para contemplação, rumámos em direcção à "Serra de Baixo" para posteriormente seguirmos para Folgosinho através dos viveiros florestais.
Eis algumas imagens:



















Cumprimentos e boas pedaladas!
 

jv-

New Member
Este passado fim-de-semana houve 4 bravos que fizeram 300kms para conhecer os trilhos, mas infelizmente devido ás adversidades da meteorologia não chegaram ao topo destes.

Fica o registo de uma das descidas:

[video=youtube_share;zc4jSVWktH0]http://youtu.be/zc4jSVWktH0[/video]
 

Carlosparentee

New Member
mais uma descida desse dia, eu com a kona do JV :)
[video=youtube;72IyYamE6QQ]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=72IyYamE6QQ#t=0s[/video]
DA PARA VER EM HD
 
Last edited:

j.cruz

Member
Boas tardes!!
Aqui venho deixar umas peligrafias do grupo de Galhardos, que este ultimo domingo se fez aos valentes trilhos da nossa bela terra!!

27052012826.jpg


27052012828.jpg


Abraço
 

DiogoG

New Member
Os ultímos tempos têm sido bastante proliferos no que a exploração dos trilhos da Estrela diz respeito.
Apesar de nem todos terem sido registados fotograficamente, fica o testemunho de algumas dessas peripécias:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sábado, dia 02 de Junho

O pelotão resumiu-se a dois elementos, eu e o Fernando, mais uma vez partimos sem percurso definido, após subida à Portela de Folgosinho seguimos em direcção ao Covão da Ponte. Já junto ao Mondego, decidimos "atacar" o Corredor de Mouros atravês da encosta virada a S. Lourenço. No topo, o denso nevoeiro não permitiu grandes contemplações, razão pela qual rapidamente abandonámos o local e seguimos rumo à Sra. da Acedasse, local onde efectuámos uma pequena paragem antes do regresso a Folgosinho. Foram cerca de 36Km's onde o principal ponto de destaque foi o "choque térmico" registado no regresso. Dos 24º verificados nos Casais de Folgosinho, chegámos aos 13º, já em Folgosinho.











------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quarta Feira, dia 6 de Junho

Desta vez, fiz-me sozinho aos trilhos, o destino contemplou passagens por diversos pontos como a Santinha, Vale do Rossim e Covão da Ponte.
Infelizmente, as fotos resumem-se à primeira parte do percurso, a bateria da máquina não resistiu ao alongar da travessia.
Foram 46Km's integralmente percorridos no interior do parque Natural da Serra da Estrela.







------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sexta Feira, dia 8 de Junho

O aproximar do fim de semana serviu de tónico para se reunir um pelotão mais alargado.
Saímos de Folgosinho por volta das 10:30H, estabeleceu-se que o dia estaria por nossa conta e não haveria percurso previamente pensado.
Após passagem pelas Regadas, chegámos a Linhares da Beira, aldeia histórica onde parámos para almoçar. Já de estômago aconchegado, descemos para a Carrapichana, passámos por Vila Ruiva, Vila Franca, Ribamondego e Nabais. Foi um percurso bem mais rolante que o habitual, além do relevo menos acentuado, uma boa parte do trajecto foi feito em alcatrão. Foi mais uma bela jornada de convívio entre "Galhardos", além da boa disposição sempre presente há a registar os cerca de 50km's percorridos, algumas quedas, furos e muitas peripécias.





















Cumprimentos e boas pedaladas!
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

...Assim tá bem. Depois de umas boas pedalaads, nada como um belo reforço. :D

As fotos dão nos conta dos fantásticos trilhos quem têm por aí. Gosto mais deste cenário, (serra sem neve)! Muito obrigado pela partilha. ;)
 

DiogoG

New Member
As imagens foram captadas na zona do Posto de Vigia de S. Lourenço, na encosta sobranceira a Manteigas. Desta vez, a abordagem ao Corredor de Mouros foi feita atravês da vertente virada a Sudoeste da respectiva encosta.
 
Top