Pneus - pressão a mais?!

N3r0

New Member
Boas,

Apesar de só me ter registado hoje, já conheço o forum há algum tempo e foi um dos locais que visitei antes de decidir a compra a minha bicicleta.

Após reflectir e mediante o montante que tinha para gastar, acabei por ir à Decathlon comprar a RR 5.3.

Sei que não é a melhor bicicleta do mundo, mas até à data estou bastante satisfeito.

Queria uma bicicleta para fazer exercício (90% estrada) e que também fosse algo polivalente para puder andar em cidade (subir passeios e afins) e nalgum estradão em terra se fosse o caso.

Mediante isto e face às opiniões generalizadas, acabei por comprar a RR 5.3 e estou plenamente satisfeito com ela.

Após a minha breve apresentação, e como hoje aconteceu-me algo insólito o que me fez registar-me no forum para partilhar a minha experiência convosco.

A RR 5.3 vem com uns pneus Hutchinson Scorpion Airlight 2.0 e eu hà tempos troquei-os por uns Vittoria 1.5. Como a minha mulher está de férias e andamos juntos, com aqueles pneus para a acompanhar, nem dá para suar, eu hoje troquei novamente e recoloquei os pneus de origem.

A troca correu dentro da normalidade e segui as sugestões dadas pelo fabricante. Colocar a câmara de ar dentro do pneu, dar alguma pressão (para não trilhar) e depois colocar definitivamente o pneu dentro da jante. Após colocar o pneu na jante, por completo, verifiquei se em algum sítio o pneu poderia estar a trilhar a câmara de ar, como não estava, enchi a câmara de ar por completo.

Já tinha feito desta forma, aquando coloquei os Vittoria 1.5 e não tive qualquer problema.

Hoje quando troquei os pneus e depois de dar alguma pressão com uma bomba manual, fui imediatamente às Bombas e coloquei na pressão máxima indicada nos pneus que é de 80 psi.

Fomos dar a volta diária, de 25 km's em duas partes de 12,5 km (ida) + 12,5 km (regresso) e no regresso, quando faltariam sensivelmente 10 km's para o fim, ouço um barulho estranho, seguido imediatamente dum grande estouro e pensei, lá vou eu...

O pneu da frente rebentou e fui parar ao alcatrão.

Após a queda, verifiquei o pneu e a câmara de ar e noto que o pneu, na parte lateral, tem um rasgo de alguns cm's.

Acho isto tudo um bocado bizarro, porque eu ia numa estrada com bom piso em alcatrão e nem tinha passado por nenhuma cova.

Os 2 pneus estavam com a pressão semelhante, a máxima sugerida pelo fabricante que seria 80 psi.

Julgo que o pneu não aguentou a pressão que estava a sofrer e rasgou e após, a câmara sem a coesão do pneu acabou por arrebentar, o que será normal, julgo.

Como nunca me tinha acontecido nada do género e como, após fazer uma busca na net, verifiquei que não existe nenhuma história semelhante, deixo-vos a minha experiência. Como devem imaginar, além de me ter magoado um pouco, a bicicleta com 15 dias, ficou com alguns aranhões além da roupa que trazia, o que deixou algo chateado e com vontade em mandar vir com alguém. :)

No meio do azar, acabei por ter alguma sorte, porque no momento que isto se passou, não se encontrava a passar nenhum carro, porque fui parar ao meio da estrada, completamente descontrolado.

Se alguém com mais experiência do que eu, quiser transmitir se algo do género se passou, agradeço.

Cumps

PS - peço desculpa se este não for o tópico correcto para esta mensagem e caso não seja, agradeço a colocação no devido lugar.
 

Brunocec

New Member
Boas..tenho uma bicicleta igual e com os pneus iguais...se calhar não reparaste mas o pneu já podia estar fragilizado nessa zona..algum cortezinho ou isso...
Já andei com a pressão máxima nos pneus e nnca aconteceu nada..mas vou ter atenção.
 

N3r0

New Member
Se calhar, não digo que não, mas andei muito pouco com esses pneus e quase sempre em estrada.

Após uns 100 kms com esses pneus e como queria melhorar a média de velocidade, comprei também na Decathlon os Vittoria 1.5 e até hoje não tive qualquer problema.

O que admiro mais é ter rebentado o pneu da frente, julgo que o de trás é o que suporta mais o nosso peso.

Fica o registo.

Cumps
 

Peixinhus

Active Member
Julgo que isso é pressão em demasia 80psi são 5,5 bar. A alta pressão aliada a algum defeito de fabrico deve ter levado a isso ou então tinhas algum dano já na lateral.

Abraços
 

joselord

Member
Bem, com 80psi não admira que tena rebentado, e tiveste sorte não partir o aro, já que tambem o aro deve ter limite de pressão a que é sujeito.
Pneu de btt mesmo para estrada com 60psi já é brutal, a não ser que peses uns belos 160kg ou mais...
Portanto não espanta em nada o que te aconteceu, e não vai ser facil veres estória igual na net :)
 

MRocha

New Member
80 psi é mesmo muita pressão e a maior parte dos aros de XC não estão concebidos para aguentar isso. Tenho um aro encostado, porque lhe meti um Kenda K-rad2.3 com 70 psi(tem um perfil redondinho e alto que dá uma superficie de contacto pequena e que diminui quanto maior for a pressão). Parecia quase um pneu de estrada a deslizar:p, mas ,ao fazer um cavalinho a parede lateral do aro dobrou para fora e está agora inclinada a 45graus. Se lhe tivesse metido mais pressão não sei o que aconteceria, mas não devia ser nada bom...

Mesmo os pneus que dizem aguentar essa pressão, que não são muitos, ganham alguma deformação com o uso continuado, caso se use 80psi . Quando há um rasgo ou um defeito, mesmo que pequeno, há problemas...

60 Psi, para um tipo de 70Kg, dão perfeitamente para rolar bem em alcatrão. Para rolar melhor só usando pneus mais finos, que, normalmente aguentam maiores pressões sem esforçar tanto o aro. É que quanto mais largo o pneu mais tendência o aro tem a abrir.
 

N3r0

New Member
Pois, respeito todas as vossas opiniões, mas eu limitei-me a respeitar as indicações do fabricante, o que faço por norma com tudo o que tenho.

Fica o registo da minha experiência, para os mais incautos que como eu julgam que estão a seguir as indicações do fabricante e poderão sofrer, como eu, alguns dissabores.

Depois se alguém pretender, poderei colocar fotos do estado do pneu. Julgo que o rasgo terá começado mesmo junto ao arame do mesmo (que fica encostado ao aro).

Cumps
 

ANTTEI

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80 PSI em rodas de XC?!!!!! Existem rodas wue não aguentam mais de 45..

Qual o objectivo d etanta pressão?
 

MRocha

New Member
Tens razão, N3r0... Os fabricantes deviam dizer, preto no branco, que a pressão máxima é a que os pneus aguentam em condições ideiais, durante um curto espaço de tempo e que nem todos os aros estão preparados para aguentar tal pressão. Ou então especificar como pressão máxima uma ligeiramente abaixo que não desse problemas.

Nos aros, alguns modelos trazem um autocolante com uma tabela que a cada medida de pneu faz corresponder uma pressão máxima.
 

N3r0

New Member
Tens razão, N3r0... Os fabricantes deviam dizer, preto no branco, que a pressão máxima é a que os pneus aguentam em condições ideiais, durante um curto espaço de tempo e que nem todos os aros estão preparados para aguentar tal pressão. Ou então especificar como pressão máxima uma ligeiramente abaixo que não desse problemas.

Nos aros, alguns modelos trazem um autocolante com uma tabela que a cada medida de pneu faz corresponder uma pressão máxima.

Nem mais. Sou Piloto Comercial de Aviões e para nós os manuais dos fabricantes são como biblias. Neste ramo, não há auto-didactas (se há não são profissionais), não se inventa nada. Quem inventa, vai-se dar mal... É uma questão de tempo.

O que está escrito pelos fabricantes, está testado, comprovado e ainda tem uma margem de erro/tolerância/segurança e é para ser seguido À RISCA.

A única coisa que refiro é que deveria de haver mais e melhor informação. Se o fabricante refere, por exemplo: "Pressão Max 80 PSI/5,5 Bar, Pressão Estrada 40PSI, etc.." Eu, como é óbvio, para a situação que iria usar os pneus, iria colocar a pressão recomendada.

Se o fabricante diz que a Max é de 80 psi, eu deduzi que estava testado, comprovado, assegurado, etc, etc.. E que tinha toda a segurança em utilizar aqueles valores, por muito absurdos que possam ser porque eu deduzo que o fabricante sabe mais de pneus do que eu e do que a maioria de nós, ou não?

Compreendo e respeito as vossas opiniões e aprendo muito com elas, até já referi que comprei a minha RR 5.3 tendo por base as vossas opiniões, mas esta situação, no meu ponto de vista é meio absurda e por isso é que a tratei como insólito na minha 1ª mensagem.

Em relação aos aros, já tive (e voltei hoje a colocar) os Vittoria 26 x 1.5 e a pressão max é de 6,5 bar e já os usei com essa pressão e não tive qualquer problema, mas confesso que neste caso nem reparei se no aro referia algo em relação a pressão máximas, eu "deduzi" que dava e que não haveria nenhum problema até pela conversa que tive com o vendedor da Decathlon.

Cumps
 
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N3r0

New Member
Esses pneus estavam com O DOBRO da pressão que deviam ter!

agirão:

Não sei onde te fundamentas para afirmar isso, mas nos Hutchinson Scorpion Airlight 2.0 que eu tenho, refere pressão max de 80 psi ou 5,5 bar. Se me pudesses elucidar agradecia.

Cumps
 

Kamoes

Active Member
Amigo, é bastante simples.

Isso é a pressão máxima que eles aguentam, não a que devem normalmente circular.


A velocidade máxima dum carro pode ser 200km/h, mas não é por isso que vamos andar sempre a essa velocidade... seja pelo piso, porque tem curvas e contra-curvas ou pelo trânsito.

Portanto, com um pneu é a mesma coisa. A máxima é 80, ou seja, isso deve ser lido como o esforço máximo que a tela do pneu pode aguentar... convém circular com ele sempre abaixo (máximo 60 ou 65, e isto apenas para estrada! ).

Em BTT, pelo(s) terreno(s) que percorremos, a pressão deve ser também mais baixa que em estrada, para conseguirmos ter tracção. Tudo o que for pressões acima de 45 psi já acho um exagero mesmo para pessoas com 90kg ou mais um pouco. Pessoas leves necessitam de menos pressão (30/35 máximo).


Tudo isto para ser seguro andar e não corrermos o risco de ele saltar do aro como aconteceu... e também para conseguirmos que o pneu se adapte ao terreno e tenhamos mais tracção.


Está esclarecido?


Abraço ;)
 

agirão

New Member
Amigo!
Qualquer afirmação não deve ser fundamentada por quem a profere. Deve ter uma proveniência com razões que levaram à sua existência.
Mas, vamos a factos!
Tenho contactos com pessoas bastante ligadas à comercialização de pneus para bicicletas e, mesmo, um amigo que conheci há anos num evento internacional em Portugal e que me despertou a curiosidade pela consistência em conhecimentos sobre pesquisa, fabrico e utilização de pneuspara bikes - engenheiro, francês e funcionário da Hutchinson...!
Após longas explicações que fez o favor de me dar, aconselhou-me a utilizar, referencinado o meu peso, a bicicleta utilizada (HT) e os aros (na altura, uns Mavic 819) e, ainda, o tipo de utilização, 37 PSI. Posso informar-te que peso 68 quilos (tenho a massa de 68 quilos).
Explicado o que me perguntas, acrescento: a pressão máxima é de 80 PSI, prevendo (pelo próprio valor de significado de "máximo") pressões intermédias entre 1 PSI e os 80 PSI.
É evidente que este valor de pressão máxima é alicerçada nas variadas massas dos variados utilizadores!
Metendo a foice em seara alheia, concerteza não utilizarão os mesmos pneus, com a mesma pressão num Cessna ou num Antonov! Penso eu...!
E, só tentámos ajudar! Desculpa...!
Poderás admitir a hipótese de o calibrador estar menos bom, ou de estar mais calor que estivesse nesse dia.
Com essa pressão, a bike saltaria bastante e, em terra, podia ser incontrolável, quer a subir, ou a curvar, ou mesmo a travar.
Boas voltas!
 

N3r0

New Member
Amigo, é bastante simples.

Isso é a pressão máxima que eles aguentam, não a que devem normalmente circular.


A velocidade máxima dum carro pode ser 200km/h, mas não é por isso que vamos andar sempre a essa velocidade... seja pelo piso, porque tem curvas e contra-curvas ou pelo trânsito.

Portanto, com um pneu é a mesma coisa. A máxima é 80, ou seja, isso deve ser lido como o esforço máximo que a tela do pneu pode aguentar... convém circular com ele sempre abaixo (máximo 60 ou 65, e isto apenas para estrada! ).

Em BTT, pelo(s) terreno(s) que percorremos, a pressão deve ser também mais baixa que em estrada, para conseguirmos ter tracção. Tudo o que for pressões acima de 45 psi já acho um exagero mesmo para pessoas com 90kg ou mais um pouco. Pessoas leves necessitam de menos pressão (30/35 máximo).


Tudo isto para ser seguro andar e não corrermos o risco de ele saltar do aro como aconteceu... e também para conseguirmos que o pneu se adapte ao terreno e tenhamos mais tracção.


Está esclarecido?


Abraço ;)

Boas companheiro,

Compreendo a analogia mas em relação a isso, permite-me acrescentar o seguinte:

Se um fabricante de carros, determina que a velocidade máxima é de 200 km/h, teremos a certeza que a utilização do veículo nessas condições o carro provocará um desgaste maior mas também sabemos que o carro/motor não vai "rebentar" se utilizarmos nessas condições por breves espaços de tempo.

Agradeço a tua colaboração e conselhos.

Cumps
 

N3r0

New Member
Amigo!
Qualquer afirmação não deve ser fundamentada por quem a profere. Deve ter uma proveniência com razões que levaram à sua existência.
Mas, vamos a factos!
Tenho contactos com pessoas bastante ligadas à comercialização de pneus para bicicletas e, mesmo, um amigo que conheci há anos num evento internacional em Portugal e que me despertou a curiosidade pela consistência em conhecimentos sobre pesquisa, fabrico e utilização de pneuspara bikes - engenheiro, francês e funcionário da Hutchinson...!
Após longas explicações que fez o favor de me dar, aconselhou-me a utilizar, referencinado o meu peso, a bicicleta utilizada (HT) e os aros (na altura, uns Mavic 819) e, ainda, o tipo de utilização, 37 PSI. Posso informar-te que peso 68 quilos (tenho a massa de 68 quilos).
Explicado o que me perguntas, acrescento: a pressão máxima é de 80 PSI, prevendo (pelo próprio valor de significado de "máximo") pressões intermédias entre 1 PSI e os 80 PSI.
É evidente que este valor de pressão máxima é alicerçada nas variadas massas dos variados utilizadores!
Metendo a foice em seara alheia, concerteza não utilizarão os mesmos pneus, com a mesma pressão num Cessna ou num Antonov! Penso eu...!
E, só tentámos ajudar! Desculpa...!
Poderás admitir a hipótese de o calibrador estar menos bom, ou de estar mais calor que estivesse nesse dia.
Com essa pressão, a bike saltaria bastante e, em terra, podia ser incontrolável, quer a subir, ou a curvar, ou mesmo a travar.
Boas voltas!

Boas companheiro,

Desculpa por me ter explicado mal, mas quando te pedi para fundamentares a tua afirmação, eu pretendia que me explicasses o motivo da tua afirmação, porque quando alguém tem uma afirmação, a mesma tem de ter por base algum conhecimento, até porque eu já sabia de antemão, o que está escrito no pneu em termos de pressão máxima admissível.

Agora, vamos por partes:

Em relação à pressão que se deve usar nos pneus, eu reconheço, com toda a humildade que me assiste, que não sei efectuar esses cálculos e só por isso é que usei a pressão máxima, face à utilização que iria dar aos pneus e na falta de melhor informação. Como eu, deverá haver mais pessoas que tenham esse procedimento e como tal, serve este tópico de aviso aos mesmos.

Compreendo a tua analogia, mas não será a melhor. Comparar a pressão dos pneus dum Cessna com um Antonov, é o mesmo que comparar a pressão dos pneus duma moto a um camião, ou mesmo duma bicicleta de estrada com uma de btt. Não pudemos comparar pressões em pneus com volumes diferentes. Não é preciso ter uma licença ou ser Engenheiro para saber isto. :)

Mas em relação a isto, garanto-te que tanto quanto tenho conhecimento, não haverá ninguém que acrescente ou diminua a pressão dos pneus consoante o avião vá cheio (carga ou passageiros) ou vazio. :)

Agradeço a tua colaboração e a de todos que colaboraram neste diálogo/discussão de ideias, mas o objectivo é de elucidar e enriquecer o conhecimento nalguns utilizadores que incautos, como eu, podem cometer alguns "erros" por falta de conhecimento.

Agora, o "desculpa" eu não percebi. A única coisa que te pedi, foi "fundamentar" a tua afirmação. Não estou aqui para defender ou atacar o que quer que seja, julgo que não o fiz contigo nem com ninguém, portanto não percebi o que queres dizer com isto.

Não coloco (nem coloquei) em causa o seguinte:

- Estar a usar uma pressão incorrecta nos pneus;
- O pneu estar fragilizado no ponto de ruptura;
- O pneu ter um defeito de fabrico;
- O calibrador estar defeituoso.

Agora, como certamente concordarás comigo, estranhei o facto de ter num pneu a pressão máxima, para uma utilização de bom piso (estrada) e o mesmo ter rebentado. Não foi numa cova e nem saí da estrada.
Simplesmente não julguei que estando a usar uma pressão máxima estaria desta forma a colocar em causa a minha segurança ou de outras pessoas. Até porque em relação a este ponto, vou-te relatar um episódio que tive na aquisição doutros pneus.

Eu, tinha estes pneus de origem e resolvi comprar uns mais finos. Como não queria um pneu completamente slick, escolhi numa loja (Decathlon) que não irei referir qual, uma alternativa e escolhi os Vittoria 26 x 1,5. Para quem não sabe, a pressão máxima desses pneus é de 6,5 bar. E na loja, chamei um dos colaboradores, onde expus as minhas dúvidas e questões. Após elucidar as mesmas, o funcionário referiu-me:

"No caso destes pneus, deve ter atenção no momento da montagem, porque este reflector (que o pneu possuí) deve estar no aro duma forma homogénea, senão vai sentir o pneu "saltar" na rodagem em estrada. A pressão máxima é de 6,5 bar, mas tenho conhecimento que alguns clientes só após usar 7,5 ou mesmo 8 bar é que conseguiram que o pneu "saltasse" e ficasse duma forma homogénea no aro."

Posso-te dizer que cheguei a casa, montei os pneus, fui a um calibrador e usei a pressão máxima nos pneus sugerida pelo fabricante e não tive qualquer problema não noto que os pneus saltassem duma forma irregular na estrada. Agora posso-te dizer que nunca me passou pela ideia exceder os limites impostos, tal como o funcionário me referiu, porque se o fabricante diz que é 6,5 bar é porque é 6,5 bar. Para mim isto sempre foi regra.

Mais uma vez, agradeço a tua ajuda e não precisas de ficar melindrado por esta troca de ideias/opiniões. O objectivo será enriquecer o forum com mais um tema e não como alguns podem pensar, fazer cavalo de batalha do que quer que seja.


Cumps e boas voltas.
 

Kamoes

Active Member
Se considerarmos então que o pneu cedeu em estrada, com a pressão máxima... deve ter algum problema de fabrico.


A pressão máxima deve ser entendida como o máximo que a tela do pneu suporta (dentro dos padrões de segurança da marca). Se um pneu, quando colocado com a pressão máxima descola/rebenta/salta do aro, só se pode atribuir a ele a culpa, já que não aguentou a pressão que o fabricante estipulou.


Não vamos fazer disto uma guerra, nem andar aqui aos galhardetes, por favor. Para a próxima, baixa-se um pouco a pressão e já não acontece isso ;)


Abraço.
 

jocufer

New Member
Caro amigo N3r0.

Como o mundo é pequeno... eu estava "in loco" aquando da sua reclamação na loja e ouvi as suas explicações/inquietações.

É de salientar desde já a sua preocupação na partilha desta situação que para maçaricos (como eu) constituem bons ensinamentos/alertas.

Abraço e cordiais saudações a todos uma x que esta é a minha primeira mensagem.



Agora já sei... 80 PSI é muitoooo
 
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