Boas
No Raposo, em Setúbal, vende-se IRC. Agora acho que só têm 1.95
K (kevlar), e custam 16€ cada. Penso que o da frente é mais 1€.
fftopic:
Eu comprei há um mês 1 par, e fiquei decepcionado. O pneu traseiro fez-me explodir 3 câmaras de ar. A primeira, a roda ainda não tinha sido montada e estava parada. A 2ª andou cerca de 50 metros. A terceira, já reforçada, andou cerca de 60 metros. Fui a loja e troquei o pneu por outro igual. Cheguei a casa, montei-o, fiz o teste dos 100 metros e pareceu ok. À noite quando fui dar uma volta, ao fim de 2000 metros, lá se foi outra câmara de ar. Mas não estou a falar de furos..são uns rasgos com 30 cms de comprimento. Foram direitas para o lixo, sem recuperassão possível. Voltei à loja, o Raposo, e troquei por um Larsen TT wirebead (arame) 1.90. Mas não antes de ouvir o dono da loja dizer-me que não sei montar cãmaras de ar.. enfim... um gajo paga para ouvir isto? Tenho um par destes já velhinhos e nunca deram problemas, 1.95
K também. Por descargo de consciência montei um michelin 2.00 XC A.T., e fiz 60 kms, na boa. Era o pneu que eu tinha antes. Montei um Hutchinson Rock 1.95 e fiz 20 kms, na boa. O problema não é da roda, suponho.. Deduzo que o problema seja do lote.
Reparei que este par de pneus que me deu problemas tem o cardado desalinhado.. O da frente ainda não deu raia, com 80kms feitos.
:back2topic:
Mas posso dizer que o da frente até é jeitoso. No alcatrão não oferece muita resistência, areia é um bocado mais manhoso, não se enterra, mas basta uma pequena guinada na direcção e lá vai a bike a dar de lado. Bastam toques para endireitar. Na lama ainda não tive oportunidade de experimentar, mas na estrada molhada metem-me medo, muito medo.
Nas descidas com calhau solto e terra rija tem tendência para perder a direcção e sair para fora das curvas. Com o piso mais mole, já agarra muito bem.
O de trás é um bom trepador, e ao ser fininho, 1.95, permite obter grandes acelerações. Fiz a maratona de Canhã 2008, 100kms, e quem foi sabe a quantidade de areia que por lá havia. No início enterrava-me cada vez que entrava na areia, mas a meio da prova já passava pelos gajos que ficavam enterrados. Foram precisos 50 kms para aprender a usá-los na areia, mas até se safam bem.
Frente
Vantagens: Direcção, Peso x Preço, Durabilidade x Preço.
Desvantagens: Alcatrão molhado, descidas com pedras soltas
Trás
Vantagens: Bom trepador, Peso x Preço, Aceleração.
Desvantagens: É fácil arrancar tacos no alcatrão, a borracha é um bocado mole. Descidas com terreno rijo e pedras soltas.
Quem gostar de fazer descidas sem travar muito, que ao fim ao cabo foi para isso que Deus as criou :mrgreen: deve comprar a versão 2.10 para ter mais segurança. Mas o ideal será mesmo procurar outros pneus com mais cardado e maior secção. Na minha opinião estes pneus são bons para uma miscelênea de pisos, mas não são notoriamente bons em nenhum. É um pneu "allaround".
Abraços